BILHETERIAS INTERNACIONAIS: DOM TORETTO BATE CINDERELLA.

Por Wanda de Andrade.

Velozes e Furiosos 7 já é a maior bilheteria de 2015

Em menos de duas semanas, Velozes e Furiosos 7 chegou aos US$ 800 milhões nas bilheterias mundiais, incluindo US$ 548 milhões no exterior e, pelo segundo fim de  semana consecutivo, se manteve na liderança das bilheterias norte-americanas com US$ 252,2 milhões acumulados.

Mas mesmo assim a bilheteria total norte-americana no fim de semana caiu para US$ 132.670.000, 40% abaixo do fim de semana anterior.

As 12 maiores somaram US$ 125.731.202, que comparados ao 15º fim de semana de 2014 (US$ 132.791.369), quando Capitão America 2 liderava as bilheterias, mostram uma diferença de pelo menos US$ 7 milhões.

 

A única estreia a figurar entre as 10 mais foi a décima adaptação de um romance de Nicholas Sparks, A Viagem Mais Longa, que estreou em terceiro lugar com US$ 13,5 milhões, bem abaixo das expectativas.

 

Surpreendentemente, quatro produções independentes  – A Mulher de Ouro, Corrente do Mal, While We’re Young e Não Olhe Para Trás – estão entre as Top 10 da semana. Todos em cartaz em menos de 2.000 salas (dois em menos de 750).

Todos eles com significativos aumentos de bilheteria ao abrir para mais salas.

 

Sem nenhuma estreia expressiva, a bilheteria total não teve uma queda maior porque todas as continuações tiveram ótimas sustentações e nenhum filme, com exceção de Velozes e Furiosos 7, caiu mais do que 35%.

 

Cada Um na Sua Casa já alcançou US$ 129,5 milhões em casa. No mercado internacional arrecadou US$ 15,2 milhões em 67 países ultrapassando a marca dos US$ 100 milhões, totalizando US$ 112,7 milhões no exterior, somando US$ 242,2 milhões no mundo todo.

 

No circuito independente, a estreia Ex-Machina foi promissora. Faturou US$ 249.956 em somente quatro salas e foi a melhor estreia independente do ano.

Vejamos os detalhes.

 

As Top Ten

  1. Velozes e Furiosos 7 está na 2ª semana e manteve a 1ª posição. Faturou US$ 60.591.000 (-59%) em 4.022 salas (+18), com uma MPS (média por sala) de US$ 15.065.Totaliza US$ 252.522.000

Com uma estreia de US$ 147 milhões na semana passada (a 9ª maior de todos os tempos), a queda de 60% na bilheteria era esperada. Mesmo assim, Velozes e Furiosos 7 é o 9º filme a chegar aos US$ 250 milhões em 10 dias nas bilheterias domésticas, e a perda de 59% da receita foi menor do que a dos dois filmes anteriores da série, que caíram mais de 60% em seu segundo fim de semana.

No domingo, ultrapassou a bilheteria total de Velozes e Furiosos 6 e se tornou a maior bilheteria da franquia e do ano (veja tabela abaixo). Sem nenhum concorrente de peso nas próximas duas semanas, deverá fechar com pelo menos US$ 350 milhões.

No mundo todo, Velozes e Furiosos 7  já é também a maior bilheteria da série com US$ 800 milhões.

 

  1. Cada Um na Sua Casa está na 3ª semana e também manteve a 2ª posição. Faturou US$ 19.000.000 (-30%) em 3.703 salas (-98), com uma MPS de US$ 5.131. Totaliza US$ 129.544.000

Cada Um na Sua Casa estabilizou-se bem no fim de semana. A perda de 30% da bilheteria no 3º fim de semana não é comum e permite prever uma bilheteria final em torno dos US$ 200 milhões, excelente para um filme de animação que não pertence a uma franquia. Com este resultado, a bilheteria acumulada de Cada Um na Sua Casa já é maior do que a de Os Croods e Como Treinar o Seu Dragão 2 à mesma altura.

E tem ótimas chances de manter o bom desempenho nas próximas semanas, pois nenhum outro filme de animação está programado até 19/6, quando estreia Divertida Mente, da Disney.

 

  1. A Viagem Mais Longa (The Longest Ride) recebeu nota “A” na pesquisa Cinemascore:, “C” na Criticwire e 32 na Metacritic. Faturou US$ 13.500.000 em 3.366 salas, com uma MPS de US$ 4.011. Totaliza: US$ 13.500.000.

A adaptação para as telas do livro de Nicholas Sparks, A Viagem Mais Longa estrelando Britt Robertson e Scott Eastwood (filho de Clint) estreou abaixo das expectativas. Mesmo assim, estreou melhor do que O Melhor de Mim, outra adaptação de Sparks (US$ 10 milhões) e empatou com Diário de Uma Paixão e Noites de Tormenta, adaptações anteriores de romances do autor. Custou cerca de US$ 34 milhões e deverá fechar em torno de US$ 30 milhões.

 

  1. 4. Get Hard está na 3ª semana e caiu da 3ª para a 4ª posição. Faturou US$ 8.635.000 (-34%) em 3.132 salas (-80), com uma MPS de US$ 2.757. Totaliza: US$ 71.201.000 em 17 dias

Get Hard teve uma boa sustentação e sua perda de bilheteria de 34% ficou dentro dos padrões. Uma agradável surpresa depois da queda brusca no segundo fim de semana.  A bilheteria acumulada de US$ 71,2 milhões já é maior do que a de Os Padrinhos, sucesso recente de Kevin Hart (S$ 64.5 milhões). Poderá chegar aos US$ 90 milhões, recuperando o orçamento de US$ 40 milhões.

 

  1. Cinderela está na quinta semana e caiu da 4ª para a 5ª posição. Faturou US$ 7.225.000 (-29%) em 3.025 salas (-379), com uma MPS de US$ 2.388. Totaliza US$ 180.773.000

A bilheteria doméstica de US$ 181 milhões e a global de quase US$ 600 milhões (custou US$ 95 milhões) indica que o estrago causado por Cada Um na Sua Casa não foi muito grande,  e que deveremos ter outras versões dos desenhos Disney com atores e cenários reais (live action).

Comparando, Cinderela está 10.5% atrás dos US$ 202,01 milhões arrecadados por Malévola em 31 dias.

 

  1. A Série Divergente: Insurgente está na quarta semana e caiu da 5ª para a 6ª posição. Faturou US$ 6.850.000 (-32%) em 3.118 salas (-324) com uma MPS de US$ 2.202. Totaliza: US$ 114.848.000

Insurgente não está tendo o aumento de bilheteria que as franquias costumam obter no segundo fim de semana. Na verdade está US$ 10 milhões atrás de Divergente à mesma altura. Mas o primeiro filme caiu 43% em seu quarto fim de semana, logo Insurgente está tendo uma sustentação melhor, com resultados semelhantes no exterior, e uma bilheteria global de US$ 250.148,147.

 

  1. A Mulher de Ouro está na segunda semana e manteve a posição. Faturou US$ 5.852.000 (+180%) em 1.504 salas (+1.246), com uma MPS de US$ 3.891. Totaliza US$ 9.303.000

Depois de uma estreia modesta, esta produção independente, estrelada por  Helen Mirren e Ryan Reynolds abriu para 1.504 salas faturando US$ 5,85 milhões, totalizando US$ 9.3 milhões em 12 dias, devendo chegar aos US$ 25 milhões.

Com um um orçamento de US$ 10 milhões,  o drama sobre a tentativa de recuperar as obras de arte confiscadas pelos nazistas teve uma alta de 180% nas bilheterias e já é um sucesso financeiro.

 

  1. Corrente do Mal está na quinta semana e caiu da 6ª para a 8ª posição. Faturou US$ 2.027.000 (-19%) em 1.633 salas (-22), com uma MPS de US$ 1.241. Totaliza: US$ 11.798.000

A queda de 34% na bilheteria e de quase 50% na MPS na semana passada levava a crer que o boca a boca não tinha funcionado tão bem quanto o esperado. Agora, em quase o mesmo número de salas perdeu somente 19% da receita  e já se pode prever uma biheteria final em torno de US$ 15 milhões.

 

  1. Não Olhe Para Trás está na quarta semana e subiu da 17ª posição para 9ª. Faturou US$ 1.600.000 (+360%) em 739 salas (+656), com uma MPS de US$ 2.165. Totaliza: US$ 2.497.000

Depois de três semanas em circuito limitado, Não Olhe Para Trás (Danny Collins) )abriu para o país todo com bons resultados, devendo chegar aos US$ 6 milhões.

 

  1. While We’re Young está na 3ª semana e subiu da 14ª para a 10ª posição. Faturou US$ 1.377.000 (+185%) em 246 salas (+212) com uma MPS de US$ 5.598. Totaliza: US$ 2.355.000

Em seu terceiro fim de semana, While We’re Young abriu para 246 salas e deu ao diretor Noah Baumbach seu melhor fim de semana, embora sua melhor bilheteria continue sendo A Lula e a Baleia, com US$ 7,37 milhões. Como ainda vai expandir seu circuito pelo menos uma vez mais, poderá igualar sua bilheteria.

 

As Independentes

Quatro estreias de peso - Ex Machina, Dior et Moi, Acima das Nuvens (Clouds of Sils Maria) e Get Elly juntaram-se a boas continuações fortalecendo o circuito independente nos EUA.

E quatro produções independentes  – A Mulher de Ouro, Corrente do Mal, While We’re Young e Não Olhe Para Trás – estão entre as Top 10 da semana.

Ex-Machina recebeu nota “B+” na pesquisa Criticwire e 77 na Metacritic: 77. Faturou US$ 249.956 em 4 salas com uma  MPS de US$ 62.489

Menos de um mês depois de While We’re Young ter sido a melhor estreia de 2015, Ex-Machina superou seu resultado.

Dirido por Alex Garland, o thriller de ficção científica faturou US$ 250.000 em somente quatro salas, com uma média de  US$ 62.500 por sala, superior à de US$ 56.922 alcançada por While We’re Young, sendo até agora a melhor média do ano. Prededido de ótimas críticas deverá estrear no país todo nas próximas semanas.

Acima das Nuvens, dirigido por Olivier Assayas, faturou US$ 70.000 em 3 salas com a ótima MPS de US$ 23.333.

Dior and I (Dior et Moi) recebeu nota “A-“ na Criticwire e 69 no Metacritic. Faturou US$ 50.573 em 2 salas com uma  MPS de US$ 25.287

About Elly recebeu nota “A-“ na Criticwire e 88 no Metacritic. Faturou US$ 15.113 em uma sala com uma MPS de US$ 15.113. Totaliza: US$ 18.871. Do mesmo diretor de A Separação, Asghar Farhadi, é anterior a ele e teve uma ótima estreia.

Lost River recebeu nota “C+” na Criticwire e 42 no Metacritic e já está disponível em VOD. Faturou US$ 18.000 em  3 salas, com uma MPS de US$ 6.000. Totaliza: US$ 18.000

A estreia na direção do ator Ryan Gosling foi lançada em três cinemas de Los Angeles e Nova York e teve um bom desempenho na sexta-feira, mas despencou no domingo.

Black Souls recebeu nota “B” na Criticwire e 70 no Metacritic. Faturou US$ 6.300 em duas salas com uma MPS de US$ 3.150. Filme italiano com boa carreira em festivais reebeu boas críticas em Nova York, mas que não se traduziram em boa bilheteria. Filme legendado, de diretor desconhecido e atores idem, teve dificuldade em achar seu público.

 

As Internacionais

Depois de faturar US$ 195 milhões em 22.000 cinemas de 66 países, Velozes e Furiosos 7 ultrapassou os US$ 800 milhões globais em menos de duas semanas e deverá ser o primeiro filme da franquia a chegar ao US$ 1 bilhão. Sua bilheteria

internacional total está em US$ 548 milhões. Com este resultado a bilheteria total da franquia ultrapasou os  US$ 3 bilhões nas bilheterias mundiais.

Velozes e Furiosos 7 teve uma ótima estreia na China, onde estreou na 1ª posição com estimados US$ 68,6 milhões. Foi ainda a melhor bilheteria em um único dia de todos os tempos no país. Nos países em já estava em cartaz, os melhores desempenhos foram: México com US$ 39,7 milhões, Reino Unido (US$ 39,1 milhões), Alemanha (US$ 28,3 milhões), Brasil (US$ 23,5 milhões) e Argentina (US$ 16,3 milhões).

Cinderela ficou entre as cinco maiores bilheterias mundiais depois de faturar US$ 12,6 milhões, totalizando US$ 436,8 milhões no mundo todo.

Kingsman: Serviço Secreto faturou US$ 9 milhões e totaliza US$ 392 milhões globais.

 

Bilheterias Americanas
Renda Renda
Semana Total
(US ) (US )
1 Velozes e Furiosos 7 $60,591,430 $252,521,900
2 Cada Um na Sua Casa $19,000,000 $129,553,497
3 A Viagem Mais Longa $13,500,000 $13,500,000
4 Get Hard $8,635,000 $71,200,580
5 Cinderela $7,225,000 $180,773,726
6 A Série Divergente: Insurgente $6,850,000 $114,848,147
7 A Mulher de Ouro $5,852,000 $9,302,898
8 Corrente do Mal $2,027,000 $11,798,261
9 Não Olhe Para Trás $1,603,016 $2,513,665
10 While We’re Young $1,377,108 $2,355,139
Fonte: Rentrak

 

 

10 Maiores Bilheterias de 2015

1 Velozes e Furiosos 7 $252,522,000
2 Cinderela $180,773,000
3 Cinquenta Tons de Cinza $165,776,000
4 Bob Esponja: Um Herói Fora d´Água $161,305,000
5 Cada Um na Sua Casa $129,554,000
6 Kingsman: Serviço Secreto $124,539,000
7 A Série Divergente: Insurgente $114,848,000
8 Busca Implacável 3 $89,084,269
9 As Aventuras de Paddington $75,349,000
10 Get Hard $71,201,000
Fonte: Boxofficemojo