BILHETERIAS INTERNACIONAIS: “KUNG FU PANDA 3″ É O LÍDER DA SEMANA.

Por Wanda de Andrade.

Nenhuma continuação na lista dos Top Ten perdeu mais de 34% da bilheteria e a soma das 10 maiores, liderada por Kung Fu Panda 3, ficou quase 40% acima do mesmo fim de semana do ano passado e o total de US$ 117.500.000 deste fim de semana impressiona nesta época do ano.

Este foi o 12º fim de semana, em 13, que as franquias lideraram (as anteriores foram James Bond, Jogos Vorazes, Star Wars, Policial em Apuros), e desde que Perdido em Marte saiu de cartaz em outubro somente O Regresso conseguiu liderar as bilheterias sem ser   continuação.

 

Enquanto isto, os bons ventos continuam soprando para Fox. Kung Fu Panda 3 é seu quarto filme a liderar as bilheterias em cinco meses. Série histórica que começou com Maze Runner: Prova de Fogo.

 

As melhores sustentações da semana foram O Regresso (-22%) e Star Wars: O Despertar da Força (-23%), que, apesar de ter perdido 809 salas em seu 7º fim de semana, viu sua média por sala subir.

 

A maior perda de semana foi a de 13 Horas: Os Soldados Secretos de Benghazi, queda surpreendente para um filme que conta a história verdadeira de uma ação militar norte-americana no exterior, não devendo ultrapassar os US$ 60 milhões. Renda fraca para um filme de Michael Bay que custou US$ 50 milhões. Assim, vai depender do mercado internacional para se tornar lucrativo.

 

As três estreias, Horas Decisivas, estrelando Chris Pine e Casey Affleck, a paródia Cinqüenta Tons de Preto, de Marlon Wayan e o western de Natalie Portman tantas vezes adiado Jane Got a Gun tiveram dificuldades.

Horas Decisivas estreou com US$ 10,1 milhões em 3.143 salas.  Embora tenha recebido nota A- na pesquisa CinemaScore, acabou na 4ª posição.

Cinquenta Tons de Preto, parodiando 50 Tons de Cinza, acabou na 9ª posição com uma bilheteria de US$ 6,2 milhões depois de receber nota C na pesquisa CinemaScore. A boa notícia é que custou somente US$ 5 milhões.

Jane Got a Gun, western com Natalie Portman, não passou da 17ª posição. A pior estreia da atriz.

 

O concorrente ao Oscar A Grande Aposta cruzou os US$ 100 milhões nas bilheterias globais fechando a semana com US$ 60,9 milhões em casa e US$ 41,8 milhões no exterior.

Star Wars: O Despertar da Força, que ainda ficou na 3ª posição, já se aproxima dos US$ 900 milhões em casa e dos US$ 2 bilhões globais.

As três estreias da semana anterior, prejudicada pela nevasca, ficaram entre a 6ª e a 8ª posição, com boas sustentações. Boneco do Mal ficou em sexto lugar depois de perder somente 27% da bilheteria, Tirando o Atraso caiu 32%, assim como A 5ª Onda.

A transmissão direta para o cinema – The Metropolitan Opera’s The Met: Live in HD – da ópera Turandot na Metropolitan Opera House de Nova York no sábado, faturou mais que Jane Got a Gun, arrecadando US$ 2,5 milhões em 900 salas.

Vejamos a semana.

 

AsTop Ten

  1. Kung Fu Panda 3 (20th Century Fox) – ESTREIA – Nota CinemaScore: A; Metacritic: 65; Faturou US$ 41.000.000 em 3.955 salas; MPS (média por sala): US$ 10.367; Totaliza: US$ 41.000.000.

Foi uma abertura média para os padrões da Dreamworks Animation. Estreou com US$ 10,5 milhões na 6ª feira e subiu 74% no sábado.

Comparando com bilheterias anteriores ajustadas pela inflação, a estreia de Kung Fu Panda 3 foi a 19ª entre os 32 lançamentos da companhia desde O Príncipe do Egito de 1998.

A animação é a primeira coprodução norte-americana com a China e o primeiro filme de uma major norte-americana a estrear simultaneamente nos dois países.

Kung Fu Panda 3, distribuído pela Fox para a DreamWorks Animation, custou cerca de US$ 145 milhões e deverá faturar mais o menos a mesma coisa que o filme anterior, Kung Fu Panda 2, de 2011, que estreou com US$ 47,7 milhões e fechou com US$ 162,5 milhões. O filme original de 2008 abriu com US$ 60,2 milhões e faturou US$ 215 milhões no total. O filme anterior da Dreamworks, Cada Um na Sua Casa, estreou com US$ 52,1 milhões em março de 2015 e fechou com US$ 386 milhões globais.

 

  1. O Regresso (20th Century Fox) – Está na 6ª semana e caiu da 1ª para a 2ª colocação. Faturou US$ 12.400.000 (-22%) em 3.380 salas (-381); MPS: US$ 3.724; Totaliza: US$ 138.171.000

Graças às 12 indicações ao Oscar e ao star power de Leonardo DiCaprio, O Regresso manteve a 2ª posição no quarto fim de semana de exibição. DiCaprio, que recebeu o prêmio de melhor ator em filme do SAG (sindicato dos atores) no sábado, é o mais forte candidato ao Oscar da categoria.

Depois de perder somente 22% da bilheteria em relação à semana anterior, prejudicada pela neve, O Regresso de Alejandro González Iñárritu continua a exceder às expectativas com US$ 138,17 milhões em 24 dias de exibição. O Regresso está 28% à frente dos US$ 108,01 milhões faturados pelo filme anterior de DiCaprio, Ilha do Medo.

 

  1. Star Wars: O Despertar da Força (Buena Vista) – Está na 7ª semana e caiu da 2ª para a 3ª colocação. Faturou US$ 10.782.000 (-23%) em 2.556 salas (-809); MPS: US$ 4.218; Totaliza: US$ 895.426.000

Star Wars: O Despertar da Força também perdeu somente 23% da bilheteria, o que pode ser considerado um feito, já que saiu de cartaz em 809 salas. Com a bilheteria recorde de US$ 895,43 milhões em 45 dias, o sétimo filme da série Star Wars está a somente US$ 4,57 milhões de se tornar o primeiro filme a chegar aos US$ 900 milhões nos EUA.

 

  1. Horas Decisivas (The Finest Hours /Buena Vista) – ESTREIA – Nota CinemaScore: A-; Metacritic: 58; Faturou US$ 10.327.000 em 3.143 salas; MPS: US$ 3.286; Totaliza: US$ 10.327.000

Horas Decisivas, que custou US$ 70 milhões, é baseado num desastre real ocorrido em 1952 na costa da Nova Inglaterra, e representa um grande risco para a Buena Vista.

A alta no orçamento se deveu aos efeitos especiais sofisticados nas cenas de tempestade no meio do oceano e o filme vai depender muito dos resultados no exterior para se pagar.

O drama de ação estrelado por Chris Pine correspondeu às expectativas e embora tenha estreado um pouco abaixo (6,5%) dos US$ 11,05 milhões faturados na estreia por No Coração do Mar e deve se sustentar melhor, pois não estreou uma semana antes de Star Wars: O Despertar da Força.

Horas Decisivas subiu 30% no sábado em relação à sexta-feira e recebeu nota A- na pesquisa Cinemascore (A-). O que são bons indícios.

 

  1. Policial em Apuros 2 (Universal) – Está na 3ª semana e caiu da 3ª para a 5ª colocação. Faturou US$ 8.346.000 (- 33%) em 2.412 salas (-780); MPS: US$ 3.460; Totaliza: US$ 70.775.000

A comédia com censura PG-13 da Universal estrelando Ice Cube e Kevin Hart se sustentou muito melhor neste fim de semana do que no anterior, e acumula US$ 70,78 milhões em 17 dias. Está abaixo das expectativas e 24% atrás dos US$ 92,70 milhões faturados nos mesmos 17 dias pelo filme original, de 2014, que caiu 43,5% em seu terceiro fim de semana, mas faturou US$ 12.04 milhões.

 

  1. Boneco do Mal (STX) – Está na 2ª semana e caiu da 5ª para a 6ª colocação. Faturou US$ 7.894.000 (-27%) em 2.671 salas (igual); MPS: US$ 2.955; Totaliza: US$ 21.528.000

Filmes de horror costumam despencar no 2º fim de semana, mas Boneco do Mal caiu apenas 27%. O melhor desempenho entre as estreias da semana passada, e superior também ao desempenho do recente A Floresta, podendo chegar aos US$ 35 milhões. Como custou US$ 10 milhões, está a caminho do lucro.

 

7 – Tirando o Atraso (Lionsgate) – Está na 2ª semana e caiu da 4ª para a 7ª colocação. Faturou US$ 7.575.000 (-32%) em 2.912 salas (igual); MPS: US$ 2.601; Totaliza: US$ 22.821.000

 

  1. A 5ª Onda (Sony) – Está na 2ª semana e caiu da 6ª para a 8ª colocação. Faturou US$ 7.000.000 (-32%) em 2.908 salas (igual); MPS: US$ 2.407; Totaliza: US$ 20.188.000

 

  1. Cinquenta Tons de Preto (Fifty Shades of Black /Open Road) – ESTREIA – Nota CinemaScore: C; Metacritic: 26; Faturou US$ 6.187.000 em 2.075 salas; MPS: US$ 2.982; Totaliza: US$ 6.187.000

Cinquenta Tons de Preto ficou bem abaixo das outras paródias dos irmãos Wayans.

Acabou estreando na 9ª posição, com somente US$ 6,19 milhões, ficando abaixo das expectativas que já não eram muito otimistas, e 30% atrás dos US$ 8,84 milhões faturados na estreia por Inatividade Paranormal 2. Com uma nota C na pesquisa Cinemascore, não deve ir muito além.

 

  1. 13 Horas: Os Soldados Secretos de Benghazi (Paramount) – Está na 3ª semana e caiu da 7ª para a 10ª colocação. Faturou US$ 6.000.000 (-34%) em 2.803 salas (-114); MPS: US$ 2.141; Totaliza: US$ 42.574.000.

 

As Independentes

Os indicados ao Oscar de melhor filme, atualmente em circuitos limitados, tiveram ótimas sustentações no fim de semana.

A Grande Aposta arrecadou US$ 3 milhões em 983 salas com uma MPS de US$ 3.052, com uma queda de somente 6%, apesar de ter saído de cartaz em 368 salas. Totaliza US$ 60,90 milhões em 52 dias.

Brooklyn faturou US$ 1,72 milhão em 748 cinemas, com uma MPS de US$ 2.293. O filme dirigido por John Crowley e indicado ao Oscar de melhor filme e estrelando Saoirse Ronan praticamente não perdeu a bilheteria da semana anterior quando estava em cartaz em mais 214 salas. Brooklyn ultrapassou os US$ 30 milhões ao faturar US$ 30,39 milhões em 87 dias de carreira.

O Quarto de Jack faturou US$ 1,22 milhão em 795 salas com uma MPS de US$ 1.532.  O filme de Lenny Abrahamson indicado para melhor filme no Oscar e estrelado por Brie Larson, também indicada, perdeu somente 9% da receita da semana anterior, quando estava em cartaz em mais 67 salas.  O Quarto de Jack faturou US$ 9,88 milhões em 108 dias.

Spotlight: Segredos Revelados teve desempenho semelhante, faturando US$ 1,12 milhão em 715 salas com uma MPS de US$ 1.567. O filme dirigido por Tom McCarthy também indicado ao Oscar de melhor filme e estrelado por Michael Keaton e Mark Ruffalo perdeu 12% da bilheteria da semana anterior quando estava em cartaz em mais 315 salas. Totaliza em US$ 34,69 milhões em 87 dias.

Anomalisa está na 4ª semana e faturou US$ 355.000 em 169 salas (+26), totalizando US$ 1.932.000. Perdeu somente 2% da bilheteria.

A Garota Dinamarquesa está na 10ª semana e faturou US$ 242.000 em 224 salas (-570), totalizando US$ 10.315.000

A premiação do Screen Actors Guild dada à sueca Alicia Vikander deu um novo fôlego ao filme estrelado pelo também candidato ao Oscar Eddie Redmayne.  Saiu de cartaz em muitas salas, e se não levar nenhum Oscar pode estar em fim de carreira.

O Filho de Saul, indicado da Hungria ao Oscar de filme estrangeiro, está na 7ª semana e faturou US$ 168.175 em 55 salas (+21), totalizando US$ 720.006

Está tendo um ótimo desempenho para um filme legendado, mas não se compara com Ida, vencedor do prêmio dois anos atrás.

Trumbo está na 13ª semana e faturou US$ 66.472 em 78 salas (-58), totalizando US$ 7.623.000

Com a indicação de Bryan Cranston ao Oscar de melhor ator poderá chegar aos US$ 8 milhões.

Enquanto os indicados prosperavam, a estreia Jane Got a Gun, da Weinstein, foi um fracasso. Recebeu nota 52 do site Metacritic e faturou somente US$ 803.000 em 1.210 salas com uma MPS de US$ 664.

 

As Internacionais

Kung Fu Panda 3 estreou na China ao mesmo tempo que nos EUA. Na China foi a maior estreia de um filme de animação com US$ 58,3 milhões. No total, Kung Fu Panda 3 faturou US$ 75,7 milhões em seis países.

 

O Regresso faturou US$ 24,3 milhões em 7.363 salas em 61 países, elevando a US$ 136.5 milhões totalizando US$ 274,8 milhões globais.

 

Star Wars: O Despertar da Força faturou US$ 12,6 milhões no exterior no sétimo fim de semana. Totaliza $1.087.800,000 internacionais e $1.983.226,000 globais. Faturou US$ 83,3 milhões no Japão, US$ 176,4 milhões no Reino Unido, US$ 121,1 milhões na China, US$ 106,1 milhões na Alemanha e US$ 86, 3 na França.

 

 

Bilheterias Americanas
Renda Renda
Semana Total
(US ) (US )
1 Kung Fu Panda 3 $41.000.000 $41.000.000
2 O Regresso $12.400.000 $138.171.368
3 Star Wars: O Despertar da Força $10.782.000 $895.426.000
4 Horas Decisivas $10.327.000 $10.327.000
5 Policial em Apuros 2 $8.345.520 $70.775.210
6 Boneco do Mal $7.894.000 $21.527.916
7 Tirando o Atraso $7.575.000 $22.821.010
8 A 5ª Onda $7.000.000 $20.188.149
9 Cinqüenta Tons de Preto $6.186.648 $6.186.648
10 13 Horas: Os Soldados Secretos de Benghazi $6.000.000 $42.573.845
Fonte: Rentrak