BILHETERIAS INTERNACIONAIS: MISSÃO IMPOSSÍVEL BATE QUARTETO FANTÁSTICO.

Por Wanda de Andrade.

Graças às péssimas críticas e à nota C- na pesquisa Cinemascore, Quarteto Fantástico teve uma das piores estreias de um filme de super-herói e grande orçamento, faturando apenas US$ 26,2 milhões, ficando atrás de Missão Impossível – Nação Secreta. The Gift pelo contrário, recebeu ótimas críticas, enquanto novo filme de  Meryl Streep, Ricki and the Flash: De Volta par Casa não passou da 7ª colocação.

É difícil haver quatro estreias numa mesma semana de verão. No último, além de Quarteto Fantástico, The Gift e Ricki and the Flash: De Volta Para Casa, estreou Shaun: O Carneiro, que ficou fora das Top 10, mas que já faturou mais de US$ 5 milhões no exterior.

Missão Impossível – Nação Secreta, em seu segundo fim de semana, perdeu somente 48% da bilheteria de estreia e faturou US$ 29,4 milhões, totalizando US$ 109,5 milhões.

A animação japonesa Dragonball Z: Resurrection F, estreou em circuito limitado.

Descompensada, em seu quarto fim de semana faturou quase tanto quanto a estreia Ricki and the Flash: De Volta Para Casa.  Nocaute, Férias Frustradas. Homem-Formiga e Minions também tiveram boas sustentações.

Férias Frustradas  ficou na quarta posição em seu segundo fim de semana, caindo meros 38%. Homem-Formiga, que cruzou os US$ 300 milhões no mundo todo na semana passada, veio logo atrás com US$ 7,8 milhões, totalizando  US$ 326,3 globais que incluem US$ 147,4 milhões em casa e US$ 178,9 milhões internacionais.

Minions ultrapassou os US$ 300 milhões em casa e os US$ 600 milhões no exterior, totalizando US$ 912,5 milhões no mundo todo. No exterior, faturou US$ 609,8 milhões ultrapassando Meu Malvado Favorito 2 (US$ 607,8 milhões).

As grandes bilheterias do verão não aparecem mais entre as Top 10, mas ainda faturam bastante.

Divertida Mente faturou US$ 335,4 milhões em casa e US$ 635,5 milhões no mundo, sem ter estreado na China. Jurassic World: O Mundo dos Dinossauros totaliza US$ 635,6 mlhões em casa e US$ 1,58 bihão no mundo todo.

No mesmo fim de semana do ano passado, as bilheteris de As Tartarugas Ninja e Guardiões da Galáxia em seu segundo fim de semana, totalizaram mais de US$ 107 milhões. Este ano, as duas maiores bilheterias da semana mal chegaram aos US$ 55,6 milhões, ou seja, nem a metade. Esta foi a razão da queda de 32% na soma das Top 10, que totalizaram US$ 115,5  milhões, resultando no fim de semana mais fraco de um mês de agosto desde 2009.

Vejamos o que aconteceu.

 

As Top 10

  1. Missão Impossível – Nação Secreta (Mission: Impossible – Rogue Nation/Paramount) – Está na 2ª semana e manteve a 1ª colocação. Faturou US$ 29.400.000 (-47%) em 3.988 salas (+32); MPS (média por sala): US$ 7.372; Totaliza: US$ 108.654.000

Tom Cruise não se intimidou com o Quarteto Fantástico e não cedeu a 1ª posição, faturando US$ 29.4 milhões, que significaram um queda de 47% em relação à estreia na semana anterior. Durante a semana, Missão Impossível – Nação Secreta ultrapassou os US$ 100 milhões. Arrecadou US$ 108,65 milhões em 10 dias., correspondendo às expectativas. Na realidade está 28% à frente dos US$ 85,10 milhões faturados em 10 dias por Missão: Impossível 3,  de 2006, que perdeu 48% em seu segundo fim de semana, faturando US$ 25,01 milhões. Deverá se segurar bem durante todo o mês de agosto, graças em parte, ao forte boca aboca  e em parte à falta de concorrência até a segunda metade do mês.

Missão Impossível – Nação Secreta faturou US$ 4,3 milhões nos cinemas IMAX, que representaram 14,6% da arrecadação. Até agora, as salas IMAX contribuiram com US$ 15, 5 milhões para a receita doméstica de Missão Impossível – Nação Secreta.

 

  1. Quarteto Fantástico (Fantastic Four/20th Century Fox) – ESTREIA – Nota Cinemascore: C-; Criticwire: C-; Metacritic: 27; Faturou US$ 26.200.000 em 3.995 salas; MPS: US$ 6.558; Totaliza: US$ 26.200.000

Péssimas crícas, uma nota C- na pesquisa CinemaScore – a pior já concedida a um filme de super-herói e ainda um post do diretor, contribuiram para o fracasso da estreia de Quarteto Fantástico. Na quinta-feira, o diretor Josh Trank (Poder Sem Limites) colocou no Twitter que a versão final do filme não era sua, e que a sua teria sido melhor avaliada ( o tweet foi deletado mais tarde).

Esperava-se que Quarteto Fantástico faturasse pelo menos US$ 40 milhões, ou mesmo se aproximasse dos US$ 50 milhões., e ainda não se sabe se o mau desempenho afetará o lançamento do próximo filme dos super-heróis programado para junho de 2017.

Quarteto Fantástico ficou bem abaixo dos dois primeiros filmes, Quarteto Fantástico (US$ 56.1 milhões), de 2005,  e Quarteto Fantástico e o Surfista Prateado (US$ 58,1 milhões), de 2007. O filme de US$ 120 milhões estrelado por Miles Teller, Michael B. Jordan, Kate Mara e Jamie Bell, foi uma das piores estreias de um filme da Marvel,  e conseguiu se sair pior do que  O Besouro Verde, que abriu com uS$ 33,5 milhões em 2011.

No exterior, as coisa não se saíram melhor para o Quarteto Fantástico, que faturou US$ 34,1 milhões em 43 países, totalizando US$ 60,3 milhões no mundo todo.

 

  1. The Gift (STX) – ESTREIA – Nota Cinemascore: B; Criticwire: B-; Metacritic: 78; Faturou US$ 12.007.000 em 2.503 salas; MPS: US$ 7.286; Totaliza: US$ 12.007.000

The Gift se saiu bem entre as estreias da semana, faturando US$ 12 milhões em 2.503 salas e ficando na 3ª posição. Foi um ótimo começo para um filme que custou US$ 5 milhões. E o primero filem da nova distribuidora STX, lançada em 2014 pelo produtor Robert Simonds com o objetivo de fazer filmes de médio orçamento, segmento abandonado pelos estúdios em favor de aventuras de super-heróis.

O thriller de  Joel Edgerton estrelado por Jason Bateman, Rebecca Hall e pelo próprio Edgerton ultrapasssou todas as expectativas mais otimistas. Foi ajudado por ótimas críticas, além de servir como altenativa para quem não estava a fim de ver Quarteto Fantástico. Abriu com a mesma bilheteria de US$ 12,31 milhões arrecadada por O Doador de Memórias no ano pasado, e esperemos que tenha o mesmo poder de sustentação.

Sua bilheteria foi dominada pelo público feminino (53%)  e um pouco mais velha, com 73% acima  dos 25 anos.

 

  1. Férias Frustradas (Vacation (Warner Bros.) – Está na 2ª semana e caiu da 2ª para a 4ª colocação. US$ 9.145.000 (-38%) em 3.430 salas (+19); MPS: US$ 2.666; Totaliza: US$ 37.325.000

A retomada da franquia Férias Frustradas,  que inclui o primeiro Férias Frustradas e Férias Frustradas de Natal e narra as aventuras da família Griswold, ficou na 4ª posição com US$ 9,15 milhões. Estrelado por Ed Helms e Christina Applegate perdeu apenas 38% da bilheteria, mas ainda assim está abaixo das expectativas, tendo afaturado US$ 37,32 milhões em 12 dias. Está 17% abaixo dos US$ 45,06 milhões faturados em 10 dias por Tiras, Só Que Não (Let’s Be Cops), não chegando à metade da bilheteria arrecadada por Família do Bagulho, lançado na mesma época há dois anos atrás. Estreia no Brasil em 15/9.

 

  1. Homem-Formiga (Buena Vista) – Está na 4ª semana e caiu da 3ª para a 5ª colocação. Faturou US$ 7.826.000 (-39%) em 2.910 salas (-412); MPS: US$ 2.689; Totaliza: US$ 147.436.000

Homem-Formiga foi a alternativa de aventura para quem não acreditou no Quarteto Fantástico. Com isso perdeu somente 39%  da bilheteria. Graças a sua boa sustentação, faturou US$ 147,44 milhões em 24 dias, estando somente 6% atrás dos US$ 156,97 milhões faturados em 14 dias por Capitão América: O Primeiro Vongador.

A bilheteria global está em US$ 326,3 milhões e ainda não estreou nos lucrativos mercados da Ásia: China, Japão e Coreia. .

 

  1. Minions (Universal) – Está na 5ª semana e caiu da 4ª para a 6ª colocação. Faturou US$ 7.400.000 (-40%) em 3.123 salas (-452); MPS: US$ 2.370; Totaliza: US$ 302.754.000

Minions ultrapassou os US$ 300 milhões em casa neste fim de semana, depois de faturar US$ 7,37 milhões. A animação computadorizada da Illumination Entertainment chegou aos US$ 302,72 milhões em 31 dias.

Sua bilheteria global ultrapassou os US$ 900 milhões no fim de semana, o que faz de Minions a setima maior bilheteria de animação de todos os tempos. Deverá atingir a marca do US$ 1 bilhão antes de estrear na China em 13/9, o que fará os simpáticos personagens se tornarem a maior bilheteria da série Meu Malvado Favorito.

 

  1. Ricki and the Flash: De Volta Para Casa (Sony) - ESTREIA – Nota Cinemascore: B; Criticwire: B-; Metacritic: 54; Faturou US$ 7.000.000 em 1.603 salas; MPS: US$ 4.367; Totaliza: US$ 7.000.000

Ricki and the Flash: De Volta Para Casa  prometia ser um bem sucedido filme para o público adulto como foram os sucessos anteriores de Meryl Streep O Diabo Veste Prada, Julie e Julia e Um Divã Para Dois. Mas o mal desempenho na estreia – US$ 7 milhões em 1.648 salas – cortou as esperanças da Sony. Comparando, há três anos Um Divã Para Dois  abriu com US$ 14 milhões. Ficou na 7ª posição e foi uma das piores estreias de Meryl Streep num filme em grande ciercuito.

O público de Meryl Streep tende a ser mais velho, instruido, e mais atento às críticas. Embora seus filmes mais recentes não tenham sido bem recebidos pela imprensa especializada. Segundo o Metacritic, há nove anos que Streep não lidera um filme com mais de 75% de críticas positivas, (equivalentes a três estrelas num total de quatro no sistema de classificação com estrelas). Incluindo Ricki, 10 de seus últimos 15 longas metragens ficaram abaixo dos 60 – média favorável no entender do Metacritic. Recebeu uma sólida  nota B do público votante no Cinemascore.

A equipe do filme é chefiada por ninguem menos do que Jonathan Demme, com roteiro de Diablo Cody, tendo como atração extra a filha de Streep no filme, interpretada por sua filha na vida real, Mamie Gummer. O resultado final vai depender de como o filme ira se comportar no próximo fim de semana quando abrir para 2.000 salas. De qualquer forma ainda bem que custou somente US$ 18 milhões.

Mas os filmes de Streep tem um histórico de boa sustentação e talvez seja cedo para julgar.

 

  1. Descompensada (Trainwreck (Universal) – Está na 4ª semana e caiu da 6ª para a 8ª colocação. Faturou US$ 6.300.000 (-34%) em 2.525 salas (-435); MPS: US$ 2.495; Totaliza: US$ 91.102.000

O público feminino jovem continuou a prestigiar a comédia de Amy Schumer, que perdeu somente 34% da bilheteria, faturando US$ 6,3 milhões totalizando US$ 91,1 milhões. Se lembrarmos que A Espiã que Sabia de Menos e A Escolha Perfeita 2 também eram liderados por mulheres, veremos que as maiores comédias deste verão eram estreladas pelo sexo feminino.

 

  1. Pixels (Sony) – Está na 3ª semana e caiu da 5ª para a 9ª colocação. Faturou US$ 5.430.000 (-48%) em 2.864 salas (-859); MPS: US$ 1.896; Totaliza: US$ 57.645.000

A comédia com Adam Sandler caiu 48% e faturou US$ 5,4 milhões totalizando US$ 57.6 milhões em casa e US$ 130,6 milhões globais.

 

  1. Nocaute (Weinstein) – Está na 3ª semana e caiu da 7ª para a 10ª colocação. Faturou US$ 4.764.000 (-37%) em 2.274 salas (-498); MPS: US$ 2.095; Totaliza: US$ 40.726.000

O drama sobre o mundo do box ainda ficou entre as Top 10 com US$ 4,8 milhões, uma queda de 38%, totalizando US$ 40,7 milhões nas biheterias norte-americanas e US$ 54.600.841 no mundo todo.

 

As Independentes

Diary of a Teenage Girl, da Sony Pictures Classics, faturou US$ 54.525 em quatro salas, com uma MPS de US$ 13.631.

Phoenix, suspense passado na II Guerra Mundial e já em cartaz no Brasil, faturou US$ 135.810 em 27 salas, totalizando  US$ 259.492 (+ 138%). Cop Car estreou em três salas  e em VOD. Faturou  US$ 27.000 com uma MPS de US$ 9.000. É dirigido por Jon Watts, que irá dirigir o próximo filme do Homem-Aranha.

Kahlil Gibran’s The Prophet, dirigido por Salma Hayek baseado o famoso livro, estreou em duas salas US$ 26.601 com uma MPS de US$ 13.300. A animação foi lançado no último festival de Cannes.

Outra animação, Dragonball Z: Resurrection F (FUNimation) já faturou mais de US$ 5 milhões, graças ao marketing dirigido ao público masculino jovem.

The End of the Tour liderou as expansões da segunda semana, mas somente seis outros filmes, incluindo o indiano Bajrangi Bhaijaan, ultrapassaram os US$ 50,000 entre os filmes em cartaz há mais tempo.

Por último, mas não menos importante, a Radius-TWC divulgou que a estreia na direção de Chris Evans, Before We Go, já faturou US$ 1,1 milhão em VOD em seu terceiro fim de semana. Só estreia nos cinemas em setembro.

 

As Internacionais

Continuando a liderar as bilheterias internacionais pelo segundo fim de semana consecutivo, Missão Impossível: Nação Secreta abriu em mais 18 países faturando US$ 65,5 milhões totalizando US$ 156,7 milhões. A bilheteria global está em US$ 265,4 milhões.

Nação Secreta, estreou com US$ 6,5 milhões na India, quebrando diversos récordes. Foi a melhor estreia de Tom Cruise no país.. Na Rússia também foi a melhor estreia tanto de um filme da série e como de Cruise, com US$ 5,5 milhões. Na maioria dos países, Missão Impossível – Nação Secreta está se saindo melhor do que Missão Impossível – Protocolo Fantasma. Na próxima semana estreia na França e no Brasil, com a China programada para 8/9.

Quarteto Fantástico faturou US$ 34,1 milhões em 43 países, o que dificulta a recuperação do investimento de US$ 120 milhões.

Minions está a caminho do US$ 1 bilhão depois de faturar US$ 18,2 milhões no exterior.

As quarta e quinta colocações ficaram com dois filmes chineses:  fantasia Monster Hunt e o policial Veteran, com US$ 16,4 milhões e US$ 15,2 milhões, respectivamente. Monster Hunt é maior bilheteria de um filme chinês de todos os tempos: US$ 312 milhões.

 

Bilheterias Americanas
Renda Renda
Semana Total
(US ) (US )
1 Missão Impossível – Nação Secreta $29,400,000 $108,654,207
2 Quarteto Fantástico $26,200,000 $26,200,000
3 The Gift $12,007,000 $12,007,000
4 Férias Frustradas $9,145,000 $37,324,780
5 Homem-Formiga $7,826,000 $147,436,546
6 Minions $7,370,280 $302,724,400
7 Ricki And The Flash:De Volta Para Casa $7,000,000 $7,000,000
8 Descompensada $6,274,625 $91,076,455
9 Pixels $5,430,000 $57,645,304
10 Nocaute $4,764,000 $40,725,841
Fonte: Rentrak