BILHETERIAS INTERNACIONAIS MOSTRAM HOLLYWOOD EM MUDANÇA.

Por Wanda de Andrade. 

Hollywood está mudando. Das 106 indicações ao Oscar, somente 26 eram de filmes lançados em grandes circuitos, o que tornou 87º Oscar a edição mais independente da história da premiação da Academia de Holywood.

Em 2009, a Academia aumentou o número de indicados ao Oscar de melhor filme de 5 para até 10 concorrentes, misturando filmes de arte com filmes de ação, numa tentativa de aumentar a audiência da transmissão da entrega dos prêmios, que vem caindo ano a ano. Aliás este ano caiu de novo. Com uma média de 36,6 milhões de espectadores, a queda foi de 16% em relação à media de 43,7 milhões no ano passado. A menor audiência em seis anos.

Os dois principais concorrentes o Oscar de melhor filme, Boyhood: Da Infância à Juventude e Birdman ou (A Inesperda Virtude da Ignorância) têm um mal desempenho nas  bilheterias. US$ 25,295,890 e $37,733,306 respectivamente. Os dois são sucessos no circuito independnete e estão dando ótimo retorno em seus investimentos de US$ 4 milhões (Boyhood) e US$ 18 milhões (Birdman). Entretanto os dois são as menores bilheterias do Oscar desde que Guerra ao Terror foi escolhdo melhor filme em 2009 com  uma bilheteria total de US$ 145.352.

 

Embora as bilheterias de Sniper Americano e O Jogo da Imitação sejam mais animadoras, elas não escondem a queda da bilheteria total dos indicados em relação ao ano passado. Até 16 de fevereiro, os oito concorrentes somavam uma bilheteria global de US$ 999.5 milhões.  Muito aquém da bilheteria global final de US$ 1,99 bilhão arrecadada pelos nove indicados de 2014, liderados por Gravidade com US$ 716.4 milhões. Em 2013 os indicados somaram US$ 2,39 bilhões, liderados por As Aventuras de Pi com US$ 609 milhões.

 

Mas, mesmo com a queda comparativa das bilheterias, todos os oito concorrentes ao Oscar 2015, como são filmes de baixo orçamento, serão lucrativos. Comparando custo e faturamento, analistas do setor consideram O Jogo da Imitação o mais bem sucedido. A bilheteria global do filme foi de US$ 157,1 milhões (e contando), o que lhe dá o mais alto retorno do investimento de US$ 14 milhões. Sniper Americano faturou muito mais, já ultrapassou os US$ 400 milhões no mundo todo. Como custou US$ 59 milhões, precisará faturar US$ 600 milhões para dar o mesmo retorno de O Jogo da Imitação.

 

Mas as bilheterias menores não são privilégio dos concorrentes a melhor filme. Muitos dos indicados aos prêmios de atuação estão em filmes mais admirados do que vistos. Julianne Moore foi a vencedora por seu trabalho em Para Sempre Alice que até agora faturou somente US$ 7,9 milhões.  J.K. Simmons escolhido melhor ator coadjuvante por seu paepl em Whiplash, que faturou somente US$ 11,3 milhões nos EUA.

 

Em 2015, campeões de bilheteria foram os perdedores no Oscar: Uma Aventura Lego, Capitão America: Soldado Invernal, The Hobbit: A Batalha dos Cinco Exércitos, X-Men: Dias de um Futuro Esquecido, Garota Exemplar e Invencível.

Foram esnobados pelo Oscar.

Com isso, pela primeira vez, o Independent Spirit Awards e o Oscar acabaram premiando os mesmos filmes.

Birdman recebeu o prêmio de melhor filme nos Indies e no Oscar, e Richard Linklater (Boyhood) um dos favoritos ao Oscar, recebeu o Independent Spirit de melhor diretor. Julianne Moore e Patrícia Arquette ganharam os prêmios de melhor atriz e melhor atriz coajuvante nas duas premiações. E houveram mais coincidências.

Os Independent Spirit Awards são ofertados pela Film Independent, uma organização sem fins lucrativos criada para incentivar a produção fora dos grandes estúdios. Para ser elegível o filme deve possuir pelo menos 70 minutos de duração, ter custado menos que US$ 20 milhões e ter participado de pelo menos um dos seguintes festivais: Los Angeles, New Directors/New Films, New York, Sundance,Telluride e Toronto ou ainda ter sido exibido ao menos uma semana em alguma sala comercial entre 1 de janeiro e 1 de dezembro do ano em que concorre.

E agora é esperar a semana que vem para ver qual foi o efeito Oscar sobre as bilheterias dos escolhidos. No final das contas, se as premiações não beneficiarem a audiência da tansmissão ao vivo do Oscar, elas garantirão para cada filme uma longa vida no homevideo ou no video on demand.

Vejamos a semana.

 

As Top 10

Embora despencassem nas bilheterias, três lideres da semana passada – Cinquenta Tons de Cinza, Kingsman: Serviço Secreto e Bob Esponja: Um Herói Fora d´Água mantiveram suas posições sem dar muito espaço para as estreias, e McFarland dos EUA,  The Duff e A Ressaca 2, tiveram que se contentar com a 4ª, 5ª e 7ª posições respectivamente.

 

Saindo de uma estreia espetacular, Cinquenta Tons de Cinza perdeu 73% da bilheteria em seu segundo fim de semana. Ainda assim, manteve a liderança das bilheterias da semana com US$ 23,2 milhões. Foi uma queda maior do que a de qualquer filme da série Crepúsculo e a segunda maior  de um filme exibido em mais de 1.300 cinemas. A primeira foi a da refilmagem de Sexta-feira 13 que caiu 80% no mesmo fim de semana de 2009.  As pésssimas críticas (25 % no Rotten Tomatoes) e um boca a boca fraco (C+ CinemaScore) contribuiram para o tombo.

Cinquenta Tons de Cinza já acumula US$ 130,1 milhões nos EUA, devendo fechar abaixo dos US$ 170 milhões. Um bom número, embora não corresponda ao que a estreia prometia. Como custou US$ 40 milhões e faturou dez vezes seu orçamento em apenas 10 dias, não há o que reclamar.  Liderou também no mercado internacional e sua bilheteria total já ultrapassa os US$ 400 milhões.

Uma curiosidade: as maiores vendas de ingressos de Cinquenta Tons de Cinza foram dos estados conservadores e super religiosos Mississippi e Arkansas.

 

Em seu segundo fim de semana, Kingsman: Serviço Secreto perdeu 52% da bilheteria depois de faturar US$ 17,5 milhões. O que indica que o boca a boca não foi dos melhores. Totaliza US$ 67,1 milhões, com chances de chegar aos US$ 100 milhões.

 

Bob Esponja: Um Herói Fora d´Água manteve-se na 3ª posição com US$ 15,5 milhões (queda de 51%). Totaliza US$ 125.2 milhões, e deverá chegar aos US$ 155 milhões.

 

Etreando em 2.755 cinemas, McFarland dos EUA liderou os lançamento da semana com US$ 11,3 milhões. Mas saiu na 4ª posição. Ainda assim, foi melhor estreia entre os lançamentos ligados ao esporte liderados por Kevin Costner. Seu público era composto por homens e mulheres em partes iguais e ligeiramente mais velho (60 % acima dos 25 anos). Recebeu nota A na pesquisa CinemaScore, o que sugere um bom boca a boca e que poderá chegar aos US$ 30 milhões. Custou US$ 25 milhões.

 

The Duff ficou na 5ª posição com US$ 11 milhões em 2.575 salas. Empata com outros filmes do gênero como Meninas Malvadas e A Mentira.  Segundo a CBS Films, 75% do público na estreia desta comédia romântica juvenil era feminino,  68% tinham menos de 25 anos e 48% menos de 18. Recebeu nota A- na pesquisa  CinemaScore e boas críticas e, como não terá concorrência nas próxima semanas, poderá chegar aos US$ 30 milhões. Nada mal para quem custou US$ 8,5 milhões.

 

Na sexta posição, Sniper Americano liderou os concorrentes ao Oscar em cartaz, faturando US$ 9.6 milhões (menos 41%),  totalizando  US$ 319,6 milhões. A safra deste ano de concorrentes ao Oscar é a de menor faturamento desde 2011, mas Sniper Americano foi o concorrente de maior bilheteria desde Toy Story 3 em 2010. Foi-se o tempo em que a maior bilheteria costumava levar o Oscar de melhor filme. Está a caminho de ultrapassar The Hunger Games: A Esperança—Parte 1 e se tornar a maior bilheteria de 2014.

 

Estreando em 2.880 cinemas,  A Ressaca 2 ficou n 7ª posição com somente US$ 5,8 milhões. 58% abaixo do primeiro filme, que estreou com US$ 14 milhões. Entre as estreias de 2015, saiu-se um pouco melhor do que os fracassos  Hacker (US$ 3.9 milhões) e Mortdecai: A Arte da Trapaça (US$ 4,2 milhões), empatando com Magia Estranha (US$ 5,5 milhões).

O espaço de cinco anos entre o primeiro e o segundo filme é problemático. O ideal é que as continuações de comédias sejam lançadas dois ou três anos depois do filme original. E as péssimas críticas também não ajudaram.

63% do público eram homens e 76% tinham menos de 25 anos. Este público deu nota C-  à pesquisa Cinemascore, o que sugere que o filme vai desaparecer em breve, e será surpresa se chegar aos US$ 15 milhões.

 

As Top 10 perderam cerca de US$ 1 milhão em relação ao fim de semana anterior. A primeira queda significativa num 2015 promissor. Mas soma total das bilheterias ficou em US$ 117 milhões, 4,6% acima do mesmo fim de semana do ano passado, quando Uma Aventura Lego dominava a cena. Até o momento as bilheterias 2015 estão 10% das de 2014 à mesma altura.

 

Os Independentes

Relatos Selvagens teve uma ótima estreia, Para Sempre Alice se deu bem ao expandir e muitos indicados ao Oscar tiveram um ótimo fim de semana.

Relatos Selvagens, filme argentino indicado ao Oscar de melhor filme estrangeiro, faturou US$ 85.100 em somente quatro salas, com um média por sala de US$ 21,275.  Recebeu uma nota B+ na pesquisa Cinemascore e 74 no Metacritic.

 

Embora sem nenhuma indicação ao Oscar, What We Do In The Shadows também teve um bom fim de semana. Abriu de 2 para 16 cinemas em seu segundo fim de semana e viu sua bilheteria subir 116%, faturando US$ 142.000, com uma MPS de US$ 8,875. Totaliza US$ 236,000 uma seman antes de estrear em 25 países.

 

O musical The Last Five Years abriu de 3 para 36 cinemas em seu segundo fim de semana, mas só cresceu 1% na bilheteria. Faturou US$ 42.421 totalizando US$ 102.772 nos cinemas e US$ 605.000 em VOD.

 

Em seu terceiro fim de semana, Old Fashioned expandiu de 224 para 298 cinemas, mas perdeu 65% da bilheteria depois de faturar US$ 350.000. Totaliza US$ 1.607.000.

 

Timbuktu, abriu de 33 para 53 cinemas em seu quarto fim de semana e faturou US$ 119.000. Totaliza US$ 481.000 e tem chances de chegar a US$ 1 milhão.

 

Dois outros concorrentes ao Oscar de melhor filme estrangeiro também estão em cartaz.

Dois Dias, Uma Noite, com Marion Cotillard indicada a melhor atriz perdeu 26 salas, mas continua em cartaz em 94 onde faturou US$ 94.000. Totaliza US$ 1.250.900.

Leviatã abriu de 29 para 43 salas e faturou US$ 83.000, totalizando US$ 704.200.

 

Para Sempre Alice se beneficiou com o Oscar. Abriu de 502 para 765 cinemas em seu sexto fim de semana e faturou US$ 2.166.000 com uma ótima MPS de US$ 2.831 totalizando US$ 7.963.000. Com a vitória de Juliane Moore deve chegar aos US$ 10 milhões.

 

Sr. Turner, de Mike Leigh, com diversas indicações nas categorias técnicas e artísticas foi de 95 para 120 salas e faturou US$ 189.000. A biografia do pintor J.M.W. Turner faturou US$ 3.007.000 em 10 semanas e deverá atingir a mesma bilheteria de US$ 3,205,706 de Um Ano Mais o filme anterior de Mike Leigh.

 

A Teoria de Tudo abriu de 466 para 545 cinemas e teve uma aumento de 23% na receita. Faturou US$ 566.000, totalizando  US$ 34,145,000.

 

Birdman estava em cartaz em 481 salas e caiu para 407, mas perdeu somente 3% da bilheteria. Totaliza US$ 37,733,00.  Depois do Oscar deverá dar uma boa subida.

 

Internacionais

O destaque internacional ficou por conta de Cinquenta Tons de Cinza e Sniper Americano que ultrapassaram os US$ 400 milhões nas bilheterias globais.

 

Cinquenta Tons de Cinza continuou n liderança as bilheterias internacioanis depois de faturar US$ 68.1 milhões em 58 países. Teve uma queda de 56%, mas ainda assim já totaliza US$ 410.6 milhões no mundo todo.

 

Sniper Americano faturou US$ 100 milhões no mercdo internacional, chegando a US$ 428.1 milhões no mundo todo.

 

Kingsman: Serviço Secreto foi a segunda maior bilhetria intenacional com US$ 33 milhões em 54 países. Totaliza US$ 153,7 milhões no mundo todo.

 

Na 3ª posição ficou a produção chinesa Dragon Blade, que também faturou  US$ 33 milhões e se beneficiou das festas do Ano Novo chinês. Embora financiado com dinheiro chinês seus atoes são americanos como John Cusack e Adrien Brody.

 

A quarta e a quinta posições ficaram com From Vegas to Macau 2, produção de Hong Kong, que faturou US$ 29 milhões e Bob Esponja: Um Herói Fora d´Água, que arrecadou US$ 21,9 milhões.

 

A Teoria de Tudo ultrapassou os US$ 100 milhões nas bilheterias globais depois de faturar US$ 2,7 milhões no exterior.

 

Bilheterias Americanas
Renda Renda
Semana Total
(US ) (US )
1 Cinquenta Tons de Cinza $23,245,800 $130,148,310
2 Kingsman: Serviço Secreto $17,525,000 $67,105,949
3 Bob Esponja: Um Heroi Fora d´Água $15,500,000 $125,171,834
4 McFarland dos EUA $11,315,000 $11,315,000
5 The Duff $11,025,000 $11,025,000
6 Sniper Americano $9,650,000 $319,607,179
7 A Ressaca 2 $5,800,000 $5,800,000
8 O Destino de Jupiter $3,660,000 $39,516,979
9 O Jogo da Imitação $2,556,000 $83,911,902
10 As Aventuras de Paddington $2,289,000 $67,660,766
Fonte: Rentrak