BILHETERIAS INTERNACIONAIS: “NOÉ” NAVEGA TRANQUILO.

Noé dominou as bilheterias do fim de semana nos EUA, mas Capitão América – O Soldado Invernal roubou a cena no mercado internacional e Frozen – Uma Aventura Congelante se tornou a maior bilheteria de um filme de animação da história do cinema. E não foram os únicos filmes que brilharam.

Enquanto o personagem bíblico vivido por Roussel Crowe superava as expectativas faturando US$ 44 milhões em casa, o Capitão América arrecadava US$ 74 milhões pelo mundo afora e Frozen – Uma Aventura Congelante ultrapassava Toy Story 3 se tornando a maior bilheteria de animação da história do cinema com o US$ 1.072 bilhão no mundo todo,
outros filmes, com menos estardalhaço também fizeram suas conquistas.
Rio 2 foi a maior estreia de uma animação no Brasil com US$ US$ 7.3 milhões. Foi a melhor abertura do ano até agora no país, e já acumula uma bilheteria de quase US$ 30 milhões no exterior, sem ter sido lançado na maior parte dos mercados mais importantes.
Uma Aventura Lego é o primeiro filme de 2014 a chegar aos US$ 400 milhões no mundo todo, sendo dos poucos filmes atuais a faturar mais em casa do que no exterior. Totaliza US$ 248.3 milhões em casa e US$ 152.2 milhões internacionalmente sem ter sido lançado na Austrália e Alemanha.
The Grand Budapest Hotel está para se tornar a maior bilheteria internacional de Wes Anderson. Além dos US$ 8.8 milhões em sua primeira semana em circuito expandido nos EUA, subindo da 7ª para a 6ª posição, acrescentou US$ 7.5 milhões no mercado internacional somando US$ 45.1 milhões. Totaliza US$ 69.5 milhões globais, ficando atrás somente de Os Excêntricos Tenenbaums, que faturou US$ 71.4 milhões em 2001. Moonrise Kingdom, do ano passado, fez US$ 45.5 milhões em casa e US$ 68.2 milhões globais.
300: A Ascensão do Império sem muito alarde já chegou aos US$ 100 milhões na quarta semana em casa. Mas os US$ 101.4 milhões arrecadados nos EUA equivalem a menos da metade dos US$ 213 milhões faturados no exterior. O Reino Unido liderou com US$ 52.5 milhões.
Em 2013, as bilheterias internacionais atingiram o recorde de US$ 35.9 bilhões, graças à China. A China é o primeiro pais fora dos EUA a faturar mais de US$ 3 bilhões nas bilheterias.
Mas se compararmos o crescimento anual, 2013 não cresceu tanto quanto 2012. Em 2013, as bilheterias globais cresceram 4% em relação a 2012, enquanto em 2012 cresceram 6% em relação a 2011. Os números são da MPAA, revelados na CinemaCon, feira anual dos exibidores.
Ainda em 2013, as bilheterias norte-americanas totalizaram US$ 10.92 bilhões, 1% acima de 2012, que havia crescido 6% em relação a 2011.
As Top 10 da semana totalizaram US$ 127 milhões, ligeiramente abaixo dos US$ 137 milhões faturados no 13º fim de semana de 2013. É o primeiro fim de semana em queda depois de 17 fins de semana consecutivos em alta. Mas tem uma explicação. Ano passado o 13º fim de semana era de Páscoa. Mas com Capitão América – O Soldado Invernal chegando na semana que vem, abril promete ser um ótimo mês nas bilheterias.
Vejamos a semana.

1. Noé (Paramount) – Estreia – Nota Cinemascore: C. Contagem Metacritic: 68 % de críticas positivas. Faturou US$ 44,000,000 em 3.567 salas; MPS (média por sala): US$ 12,335,000; Totaliza: US$ 44,000,000.
Noé abriu na sexta-feira com US$ 15.19 milhões (incluindo as pré-estreias da quinta) e subiu 16% no sábado. Um bom indício.
O filme de Darren Aronofsky, que custou US$ 125 milhões, três vezes mais do que o previsto, teve também um bom começo de carreira internacional, faturando US$ 51 milhões em 22 países.
O próximo fim de semana será crucial para determinar se o filme será realmente um sucesso (precisa de US$ 300 milhões para chegar lá), mas quem vai determinar é o Capitão América – O Soldado Invernal.

2. Divergente (Lionsgate) – Está na 2ª semana e caiu da 1ª para a 2ª colocação. Faturou US$ 26,500,000 (-51%) em 3.936 salas (igual); MPS: US$ 6,733; Totaliza: US$ 92,560,000.
Perdeu menos bilheteria do que os dois Jogos Vorazes, porém, ambos tiveram bilheterias muito maiores, o que justifica uma queda maior. Mas a receita acumulada de Divergente em duas semanas permite sonhar com uma bilheteria final de US$ 150 milhões. A bilheteria internacional está mais devagar já que foi lançado em poucos países, mas as continuações estão a caminho, já que o orçamento de US$ 85 milhões vai ser recuperado facilmente.

3. Muppets 2: Procurados e Amados (Buena Vista) – Está na 2ª semana e caiu da 2ª para a 3ªcolocação. Faturou 11,373,000 (-33%) em 3.194 salas (igual); MPS: US$ 3,561; Totaliza: US$ 33,210,000.
Se saiu melhor no segundo fim de semana do que o filme original que caiu 62%. Mas está com dificuldades para cobrir o orçamento de US$ 50-milhões. Deverá chegar aos US$ 60 milhões em casa, menos do que o primeiro filme.

4. As Aventuras de Peabody & Sherman (Twentieth Century Fox) – Está na 4ª semana e caiu da 3ª para a 4ªcolocação. Faturou US$ 9,500,000 (-20%) em 3.299 salas (-308); MPS: US$ 2,880; Totaliza: US$ 94,909,000.
Boa sustentação para a produção da DreamWorks Animation. Já ultrapassa Turbo, que fechou com US$ 282 milhões no mundo todo. No quarto fim de semana Turbo faturou US$ 2,351,000, o que permite inferir que As Aventuras de Peabody & Sherman poderá chegar aos US$ 130 milhões em casa. No mercado internacional já faturou US$ 102 milhões (incluindo China, mas não Japão, onde só estreia em novembro). Turbo fechou com US$ 200 milhões no exterior, mas a Fox terá que esperar até novembro para fechar a contas de As Aventuras de Peabody & Sherman.

5. God’s Not Dead (Freestyle) – Está na 2ª semana e caiu da 4ª para a 5ª colocação. Faturou US$ 9,075,000 (-1%) em 1.178 salas (+398); MPS: US$ 7,704; Totaliza: US$ 22,028,000.
Esta produção independente perdeu muito pouca receita ajudada pelo aumento de 50% das salas, derrubando assim as previsões de que seria um filme de uma semana só.

6. The Grand Budapest Hotel (Fox Searchlight)- Está na 4ª semana e subiu da 7ª para a 6ª posição. Faturou US$ 8,825,000 (+30%) em 977 salas (+673); MPS: US$ 9,033; Totaliza: US$ 24,457,000.
Continua abrindo para mais salas, superando filmes semelhantes como O Exóico Hotel Marigold que fizeram a mesma trajetória, estreando em poucos cinemas e depois expandindo para circuitos maiores.
Ainda não atingiu o número máximo de salas, mas a esta altura tudo indica que irá ultrapassar facilmente os US$ 50 milhões.

7. Sabotage (Open Road) Estreia – Nota Cinemascore: B. Contagem Metacritic: 39 % de críticas positivas. Faturou US$ 5,330,000 em 2.486 salas; MPS: US$ 2,144; Totaliza: US$ 5,330,000.
O nome de Arnold Schwarzenegger já não é garantia de uma boa estreia. Este é o terceiro filme do ator a fracassar as bilheterias. E também o de pior desempenho depois de sua volta às telas. Estreou ainda mais fraco do que Rota de Fuga (US$ 9.9 milhões) e O Último Desafio (US$ 6.3 milhões).

8. Need for Speed (Buena Vista) – Está na 3ª semana e caiu da 6ª para a 8ª posição. Faturou US$ 4,335 (-45%) em 2.705 salas (-410); MPS: US$ 1,603; Totaliza: US$ 37,753,000
Esta produção da DreamWorks não está se saindo bem nos EUA, mas está tendo um bom desempenho internacional. O que deve garantir uma continuação. Totaliza US$ 59.56 milhões na China.

9. 300: A Ascensão do Império (Warner Bros.) – Está na 4ª semana e caiu da 5ª para a 9ª posição. Faturou US$ 4,300,000 (-49%) em 2.601 salas (-484); MPS: US$ 1,653; Totaliza: US$ 101,145,000
A bilheteria doméstica já está acima dos US$ 100 milhões, mas ainda abaixo da do filme original que já havia acumulado US$ 179 milhões depois de faturar US$ 11.4 milhões no quarto fim de semana.

10. Sem Escalas (Universal) – Está na 5ª semana e caiu da 8ª para a 10ª posição. Faturou US$ 4,100,000 (-%) em 2.515 salas (-430); MPS: US$ 1,625; Totaliza: US$ 85,200,000
Está se segurando bem e a caminho de uma bilheteria global de mais de US$ 175 milhões. Como custou US$ 50 milhões terá tudo para virar uma franquia se Liam Neeson, que já está comprometido com a franquia Busca Implacável, se interessar.

Independentes
Foram quatro estreias no circuito independente norte-americano no último fim de semana, nenhuma delas com lançamento programado no Brasil.
Duas delas deverão abrir para circuitos comerciais: Cesar Chavez e The Raid 2, da Sony Pictures Classics.
Dois outros – Finding Vivian Maier e Mistaken for Strangers são documentários e já estão disponíveis em VOD.
Entre as continuações, o drama cristão God’s Not Dead, que está entre as Top 10 e o documentário Jodorowsky’s Dune, lançamento da Sony Pictures Classics, também não têm lançamento previsto no Brasil.
Rob The Mob abriu de 1 para 5 salas. Estrelado por Michael Pitt, Andy García, Ray Romano e Aida Turturro, faturou US$ 25,625, com uma MPS de US$ 5,125. Sem data de estreia no Brasil.
Enemy, do diretor canadense Denis Villeneuve estrelando Jake Gyllenhaal e Isabella Rosselini, abriu de 96 para 120 salas em seu teceiro fim de semana, faturando US$ 132,206 com uma MPS de US$ 1,102. Totaliza US$ 777,517. Baseado no romance O Homem Duplicado, de José Saramago, estreia no Brasil em 8 de maio pela Imagem.
Também no terceiro fim de semana sem estreia prevista no Brasil, está Bad Words.
Lunchbox abriu de 36 para 73 salas, com um aumento de bilheteria de 70,1%, o que não é pouco para um quinto fim de semana. Faturou US$ 312,650, com a ótima MPS US$ 4,283 devendo chegar breve à marca do US$ 1 milhão.

Internacional
Lançado uma semana antes dos EUA, Capitão América – O Soldado Invernal abriu com US$ 75.2 milhões em 32 países que representam 57% do mercado internacional. Está se saindo melhor do que o filme original Capitão America: O Primeiro Vingador, que fechou em US$ 193.9 milhões. O Soldado Invernal ainda não foi lançado em mercados chave como Rússia, China, Japão, Brasil e Austrália.
Lançado em 22 países, Noé faturou US$ 33.6 milhões no fim de semana. Abriu com US$ 17.2 milhões na Rússia, o que prova que, enquanto Obama e Putin não chegam a um acordo sobre uma nova guerra da Crimeia, o cinema desconhece fronteiras e se faz entender.
As Aventuras de Peabody & Sherman faturou US$ 17.8 milhões na abertura que incluiu a China (US$ 7.8 milhões) e Austrália (US$ 3.4 milhões). Já arrecadou US$ 123.1 milhões fora dos EUA.
Rio 2 abriu com US$ 7.3 milhões in Brasil, recorde para um filme de animação. A continuação da Blue Sky Animation já totaliza US$ 29.7 milhões no exterior, e estreia nos EUA em 11 de abril.
Need for Speed está se saindo super bem no exterior onde já faturou mais de US$ 130 milhões, com US$ 60 milhões vindos da China. Poderá chegar aos US$ 200 milhões globais.
Frozen – Uma Aventura Congelante ainda fez US$ 7.5 milhões no Japão, totalizando US$ 50 milhões em três semanas de exibição no país.

Bilheterias Americanas
Renda Renda
Semana Total
FILME (US ) (US )
1 Noé $44,000,000 $44,000,000
2 Divergente $26,500,000 $95,260,008
3 Muppets 2: Procurados e Amados $11,373,000 $33,210,000
4 As Aventuras de Peabody & Sherman $9,500,000 $94,908,813
5 God’s Not Dead $9,075,421 $22,028,439
6 The Grand Budapest Hotel $8,825,000 $24,456,815
7 Sabotage $5,330,000 $5,330,000
8 Sem Escalas $4,335,000 $37,753,000
9 Need for Speed $4,300,000 $101,145,414
10 300: A Ascensão do Império $4,086,975 $85,167,150
Fonte: Rentrak
Bilheterias Internacionais
Renda Global Renda Inter. Renda Global
Semana Semana Total
FILME (US) (US) (US) Países
1 Noé $77,600,000 $33,600,000 $95,100,000 23
2 Capitão América – O Soldado Invernal $75,200,000 $75,200,000 $75,200,000 32
3 Divergente $27,300,000 $800,000 $98,260,008 7
4 As Aventuras de Peabody & Sherman $27,300,000 $17,800,000 $218,808,813 64
5 Need For Speed $17,635,000 $13,300,000 $168,153,000 56
6 Grand Budapest Hotel… $16,325,000 $7,500,000 $69,556,815 30
7 Muppets 2: Procurados e Amados $14,673,000 $3,300,000 $40,710,000 15
8 Rio 2 $14,100,000 $14,100,000 $29,700,000 3
9 300: A Ascensão do Império $13,100,000 $8,800,000 $314,245,414 66
10 God’s Not Dead $9,075,421 $22,028,439 1
Fonte: Rentrak