BILHETERIAS INTERNACIONAIS: OS CAMPEÕES DO PRIMEIRO TRIMESTRE.

Três filmes de 2015 ultrapassam os US$ 300 milhões.

Por Wanda de Andrade.

Ainda no primeiro trimestre, os lançamentos de 2015 Kingsman: Serviço Secreto, Cinderela e Busca Implacável 3 já ultrapassaram os US$ 300 milhões e Bob Esponja: Um Herói Fora d´Água está quase lá.  

Na semana, o ótimo desempenho das estreias Cada Um na Sua Casa e Get Hard, que ficaram na 1ª e na 2ª posições, ajudou a levantar as bilheterias do fim de semana em quase 10% em relação ao mesmo fim de semana do ano passado. As Top 10 totalizaram US$ 144 milhões, um aumento de US$ 19 milhões que manteve as bilheterias anuais 4% à frente das de 2014 à mesma altura.

2015 está sendo um ótimo ano para filmes para a família. No ano passado, somente quatro filmes do gênero chegaram aos US$ 150 milhões em casa. Este ano, Bob Esponja: Um Herói Fora d´Água e Cinderela já chegaram lá, e Cada Um na Sua Casa poderá juntar-se a eles. Na verdade as próximas estreias animadas Divertida Mente (2/7 no Brasil), Minions (25/6), Snoopy & Charlie Bronw:Peanuts (17/12) e O Bom Dinossauro (17/12) também têm chance de chegar lá.

O resto da programação da semana não teve um bom desempenho, e três filmes perderam mais de 50% da bilheteria da semana anterior: O Franco Atirador (-59%), A Série Divergente: Insurgente (-58%) e Noite Sem Fim (56%).

Entre os independentes, While We´re Young, de Noah Baumbach e O Sal da Terra, o documentário sobre Sebastião Salgado, tiveram uma boa estreia.

Na próxima semana estreia Velozes e Furiosos 7, com expectativas de faturar US$ 100 milhões ou mais. A primavera chegou.

Vejamos a semana.

 

 

As Top Ten

 

  1. Cada Um na Sua Casa ( Home/20th Century Fox)

Estreando em 3.708 salas, com uma MPS (média por sala) de US$ 14.563 e faturando US$ 54.000.000, Cada Um na Sua Casa superou as expectativas e ficou entre as maiores bilheterias da Dreamworks Animation. O desenho original (ainda não é uma franquia) foi a melhor estreia do estúdio desde Madagascar 3: Os Procurados (US$ 60,3 milhões) do verão de 2012, e a terceira melhor estreia de um filme original desde Kung Fu Panda (US$ 60,2 milhões) e  Monstros vs. Aliens (US$ 59,3 milhões). Foi a segunda maior estreia de 2015, atrás apenas de Bob Esponja: Um Herói Fora d´Água.

Fora Como Treinar o Seu Dragão 2, a  Dreamworks Animation, teve maus resultados em 2014. O estúdio anunciou em fevereiro que lançou um prejuizo de US$ 57,1 milhões referente a Os Pinguins de Madagascar e As Aventuras de Peabody e Sherman.

Enquanto a crítica foi dura com Cada Um na Sua Casa (Criticwire: B-; Metacritic: 55) o público gostou e foi mais generoso, dando nota A na pesquisa CinemaScore na saida dos cinemas, o que garantiu um bom boca a boca. Seu público era composto 60% por mulheres, e 57 % delas tinham menos de 25 anos.

Deverá fechar entre US$ 150-200 milhões, com mais uma boa receita internacional. Um bom resultado para quem custou US$ 130 milhões sem o marketing. Tudo que a DreamWorks Animation está precisando.

 

  1. Get Hard (Warner Bros.)

Get Hard, que recebeu nota B na pesquisa CinemaScore e custou US$ 40 milhões, marca a estreia na direção do roteirista e produtor Etan Cohen, e é estrelado por Will Ferrell e Kevin Hart. Homens constituíram a maior parte da audiência (54%) e 61% deles tinham mais de 25 anos.

Get Hard faturou US$ 34.610.000 em 3.176 salas, com uma MPS de US$ 10.901.000. Foi a terceira maior bilheteria de Ferrell e a segunda de Hart, atrás de Policial em Apuros.

Recebeu péssimas críticas (Criticwire: C-; Metacritic: 34) e como deverá enfrentar Velozes e Furiosos 7 na próxima semana deverá sair de cartaz em pouco tempo. Contudo poderá chegar aos US$ 100 milhões graças ao star power de

Will Ferrell e Kevin Hart, que independe de críticas.

 

  1. 3. A Série Divergente: Insurgente (Lionsgate)

Entre as continuações, A Série Divergente: Insurgente, a estreia que liderou a semana passada, caiu para a 3ª colocação depois de perder 58% da bilheteria e faturar US$ 22.075.000 em 3.875 salas (igual). Totaliza US$ 86,4 milhões. Comparando, o primeiro filme da série, Divergente, caiu 53% no segundo fim de semana depois de faturar US$ 25,6 milhões. Deverá chegar aos US$ 130 ou US$ 140 milhões.

 

  1. Cinderela (Buena Vista)

Apesar das ótimas críticas e do bom boca a boca, a sustentação de Cinderela não foi notável, e na terceira  semana caiu da 2ª para a 4ª posição. Faturou US$ 17.515.000 (-50%) em 3.815 salas (-33) com uma MPS de US$ 4.591. Mesmo assim, já faturou US$ 150 milhões em 17 dias , e deverá se tornar a maior bilheteria de 2015 na semana que vem.

 

  1. Corrente do Mal (Radius/TWC)

O filme de terror independente Corrente do Mal abriu de 32 para 1.218 salas e subiu da 19ª para a 5ª posição com estimados US$ 4,02 milhões (+1.066%). Ótimo resultado, considerando principalmente que o filme dependeu praticamente do boca a boca, das midias sociais e das ótimas críticas, sem muito marketing. Totaliza US$ 4.755.000, mas não deverá ultrapassar os US$ 15 milhões.

 

  1. Kingsman: Serviço Secreto

Está na 7ª semana e caiu da 5ª para a 6ª posição. Faturou US$ 3.050.000 em 1.785 salas (-438), totalizando US$ 119.424.000. No exterior já ultrapassou os US$ 200 milhões, totalizando US$ 328,4 milhões no mundo todo.

 

  1. Noite Sem Fim (Warner Bros.)

Está na 3ª semana e caiu da 3ª para a 7ª posição. Faturou US$ 2.205.000 (-56%) em 2.377 salas (-794), totalizando US$ 23.823.000.

 

  1. O Exótico Hotel Marigold 2

Está na quarta semana e caiu da 7ª para a 8ª posição. Faturou US$ 2.185.000 (-38%) em 1.498 salas (-518). Totaliza US$ US$ 28.135.000.

 

  1. Do You Believe?

Está na segunda semana e caiu da 6ª para a 9ª colocação. Faturou US$ 2,150,000 (-40%) em 1.356 salas (+36), totalizando US$ 7.052.000

 

  1. O Franco Atirador

Está na segunda semana e caiu da 4ª posição para a 10ª. Faturou US$ 2.045.000 (-60%) em 2.816 salas (igual), totalizando US$ 8.810.000.

 

As independentes

Depois de três semanas fracas, o circuito idependente começa a se recuperar.

While We We’re Young, o filme mais comercial já feito por Noah Baumbach, estreou ainda melhor do que o também independente Corrente do Mal há três semanas e entrou para as Top 10 na 5ª posição.

As outras estreias de peso incluiram O Sal da Terra  e Serena (Magnolia), que apesar de ter Jennifer Lawrence and Bradley Cooper o elenco não impressionou muito.

Vejamos como foi isso.

 

While We’re Young, estrelando Ben Stiller e Naomi Watts, recebeu ótimas críticas ( B+ na Criticwire e 77 na Metacritic). Faturou US$ 242.152 em 4 salas com uma incrível MPS de US$ 60.538, a melhor de 2015.

Exibido no último festival de Nova Iorque, While We’re Young é o sétimo filme de Baumbach e sua ótima estreia permite prever que será o mais lucrativo. A melhor bilheteria do diretor é, até agora, A Lula e a Baleia com US$ 7.372.734 e seu único filme a faturar mais de US$ 5 milhões. A maior parte do público de While We’re Young tinha entre 20 e 25 anos. Estreia no Brasil em 4/6 pela Mares Filmes.

 

O Sal da Terra, já em cartaz no Brasil, estreou em quatro salas e faturou US$ 44.936, com uma MPS de US$ 11.234. Foi lançado no Festival de Cannes do ano passado, e recebeu ótimas críticas: A- no  Criticwire e 84 no Metacritic.

É o terceiro documentário de Wim Wender a ser indicado ao Oscar. Embora este tenha sido um bom resultado, o filme não se beneficiou das ótimas críticas de Nova Iorque e Los Angeles, que foram publicadas na época da indicação ao Oscar. Também não ajudou muito o fato de Sebastião Salgado não ser tão conhecido pelo público americano médio como os biografados de Buena Vista Social Club, que fechou com US$ 3,5 milhões, ou Pina, que estreou com US$ 68.000 em três salas.

 

Serena recebeu nota C- na Criticwire e 34 na Metacritic. Já disponivel em VOD, faturou US$ 110.000 em 60 salas com uma MPS de US$ 1.833.

Escalar Jennifer Lawrence e Bradley Cooper num filme independente não tem o mesmo efeito que num filme de estúdio, embora sua diretora, a dinamarquesa Susanne Bier, já tenha recebido o Oscar de filme estrangeiro por Num Mundo Melhor. Mas Serena deve ter uma boa sustentação em alguns cinemas e abrir para mais salas aos poucos. Mas o sucesso maior virá do VOD.

 

Com boa sustetação no segundo fim de semana, Danny Collins, com Al Pacino, Annette Bening e Jennifer Garner, faturou  US$ 231.000 em 29 salas (+24), com uma MPS de US$ 7.966 (a melhor entre as continuações). Totaliza US$ 327.500.

 

Mais ou menos um ano depois de estrear no festival de Sundance e ser indicado ao Independent Spirit Award, o filme japonês do diretor  David Zellner, Kumiko, The Treasure Hunter, que estreou na semana passada, abriu de 4 para 30 salas e faturou US$ 91.000 totalizando US$ 147.300.

 

Em seu terceiro fim de semana, o documentário de Ethan Hawke, Seymour: An Introduction abriu de 17 para 31 salas e faturou US$ 94.000. O filme sobre a vida do professor e pianista Seymour Bernstein totaliza US$ 209.200.

 

O drama de guerra 71  abriu de 116 para 121 salas no quinto fim de semana. Faturou US$ 193.000, totalizando  US$ 988.000 e é quase certo que chegará à marca do milhão.

 

Para Sempre Alice abriu para 401 salas em seu 11º fim de semana. O filme que custou US$ 5 milhões faturou US$ 371.000, totalizando US$ 1.871.000, a melhor bilheteria independente de 2015.

 

What We Do In The Shadows teve um ótimo sétimo fim de semana depois que abriu de 134 para 146 salas, perdendo apenas  15% e faturando US$ 254.000. Totaliza US$ 2.191.000.

 

As Internacionais

Cinderela ultrapassou os US$ 300 milhões nas bilheterias mundiais depois que estreou em alguns mercados chave.

O filme da Disney com personagens reais liderou as bilheterias internacionais no fim de semana, faturando US$ 38,7 milhões depois de estrear na Espanha, Reino Unido, Brasil, França e Austrália. Totaliza US$ 186,2 milhões no exterior. Se estrear bem no Japão tem chances de atingir os US$ 300 milhões nas bilheterias internacionais.

 

A Série Divergente: Insurgente continua fazendo uma carreira internacional melhor do que o filme anterior da série. Faturou US$ 29,9 milhões em seu segundo fim de semana. Na França está 40% acima de Divergente, 25% acima no Reino Unido, 76% no Brasil e 29% no México. Insurgente já faturou US$ 180,1 milhões no mundo todo, e está a caminho de ultrapassar os US$ 288,7 milhões mundiais faturados por Divergente, embora as bilheterias norte-americanas tenham ficado abaixo do esperado.

 

Kingsman: Serviço Secreto ultrapassou os US$ 300 milhões mundiais depois de faturar US$ 25 milhões nas bilheterias internacionais no último fim de semana. As bilheterias internacionais estão agora em US$ 208,3 milhões. A maior parte da receita do fim de semana veio da China, onde estreou com US$ 20,2 milhões. Acredita-se que feche com US$ 250 milhões no exerior.

 

Cada Um na Sua Casa, melhor bilheteria da semana nos EUA, ficou na 4ª posição no exterior. Faturou US$ 24 milhões em 64 países totalizando US$ 102.2 milhões no mundo todo bsem ter estreado em 10 dos principais mercados.

 

Coincidindo com a estreia nos EUA, Get Hard estreou com US$ 4,6 milhões em nove países. Faturou US$ 2 milhões no Reino Unido e US$ 1,35 milhão na Austrália.

 

Golpe Duplo ficou entre as cinco maiores bilheterias internacionais, faturando US$ 8,2 milhões em 62 países. Totaliza US$ 134,3 milhões no mundo todo.

 

Bilheterias Americanas
Renda Renda
Semana Total
(US ) (US )
1 Cada Um na Sua Casa $54,000,000 $54,000,000
2 Get Hard $34,610,000 $34,610,000
3 A Série Divergente: Insurgente $22,075,000 $86,393,823
4 Cinderela $17,515,000 $150,022,529
5 Corrente do Mal $4,021,000 $4,755,463
6 Kingsman: Serviço Secreto $3,050,000 $119,423,759
7 Noite Sem Fim $2,205,000 $23,822,518
8 O Exótico Hotel Marigold 2 $2,185,000 $28,134,803
9 Do You Believe? $2,150,000 $7,051,559
10 O Franco Atirador $2,044,746 $8,809,611