BILHETERIAS INTERNACIONAIS: “PENSE COMO ELES TAMBÉM” LIDERA FIM DE SEMANA FRACO.

Este verão, os estúdios programaram seus filmes em função da Copa do Mundo. Assim, os lançamentos do último fim de semana eram destinados ao público dos EUA, e dois dos principais lançamentos deverão fazer mais bilheteria em casa do que no exterior.

Liderando os lançamentos, e a semana, Pense Como Eles Também, de Tim Story, faturou mais que o dobro de Jersey Boys: Em Busca da Música, que acabou ficando na 4ª colocação. Baseado num sucesso da Broadway, Jersey Boys, de Clint Eastwood, atingiu o público adulto, que não costuma correr para os cinemas no primeiro fim de semana. Assim a Warner espera uma carreira duradoura, apesar do início desapontador.

Com a ausência de grandes lançamentos, a soma das 10 maiores bilheterias faturou menos US$ 140 milhões do que os US$ 232 milhões faturados no mesmo fim de semana do ano passado, quando Universidade Monstros, Guerra Mundial Z e Homem de Aço faturaram juntos US$ 190 milhões. As esperanças do verão ficam agora por conta de Transformers: A Era da Extinção, já que nenhum lançamento desde Jogos Vorazes: Em Chamas, de novembro do ano passado, fez mais de US$ 100 milhões na abertura. Este foi o nono fim de semana consecutivo liderado por uma estreia.

No fim de semana, Malévola ultrapassou os US$ 500 milhões mundiais e se tornou a maior bilheteria de Angelina Jolie e Como Treinar o Seu Dragão2 entrou para o livro de recordes depois de estrear no Brasil com US$ 6.8 milhões, desafiando a Copa do Mundo.

Por falar em Copa do Mundo, até a semana passada ela já tinha recebido 274 milhões de acessos no Facebook, muito mais do que o Super Bowl ou o Oscar, e liderado a audiência histórica de canais de esportes nos EUA.

Vejamos a semana.
1. Pense Como Eles Também – Estreia – Nota Cinemascore: A-. Contagem Metacritic: 37 % de críticas positivas. Faturou US$ 30,000,000 em 2225 salas; MPS (média por sala): US$ 13,483,000; Totaliza: US$ 30,000,000. Liderando a semana, Pense Como Eles Também teve uma bilheteria de estreia menor do que o filme anterior, Pense Como Eles, de 2012 (US$ 33.6 milhões). Foi uma das menores estreias na dianteira do verão. Uma das possíveis razões foi a data do lançamento, programada contra fortes concorrentes lançados anteriormente, principalmente Anjos da Lei 2, que continuou atraindo o público. É bem verdade que estreou em menos salas do que qualquer outro filme da temporada desde Fahrenheit 9/11 em 2004. Mas, com a maioria dos filmes em cartaz em 3 ou 4 mil salas, a MPS, que é mais importante do que o total, foi boa. É mais um vencedor da temporada fora dos padrões. Filmes liderados por afrodescendentes ou mulheres não costumam fazer sucesso fora do Dia dos Namorados, Páscoa ou fim de agosto. Pense Como Eles Também é o sexto filme em sete do diretor Tim Story, a estrear na 1ª posição. Como tanto Pense Como Eles como Ride Along perderam quase 50% da bilheteria no segundo fim de semana, qualquer coisa perto disso será um bom sinal. Mas não deve chegar aos US$ 91.5 milhões faturados pelo primeiro filme. Como custou somente US$ 24 milhões, certamente não vai ficar no prejuízo.

2. Anjos da Lei 2 – Está na 2ª semana e caiu da 1ª para a 2ª posição. Faturou US$ 29,000,000 (-49%) em 3306 salas (igual); MPS: US$ 8,772; Totaliza: US$ 111,450,000. O filme anterior, Anjos da Lei, que estreou com US$ 42 milhões, perdeu 44% da receita no segundo fim de semana e acabou faturando US$ 138 milhões. Com esta queda ligeiramente maior (49%), mas já tendo arrecadado mais de US$ 110 milhões, tudo indica que Anjos da Lei 2 irá ultrapassar o primeiro. Com o modesto orçamento de US$ 50 milhões deverá ser um sucesso financeiro também.

3. Como Treinar o Seu Dragão 2 – Está na 2ª semana e caiu da 2ª para a 3ª posição. Faturou
US$ 25,300,000 (-49%) em 4268 salas (+15); MPS: US$ 5,928; Totaliza: US$ 95,177,000. Embora a queda de 49% seja grande para uma segunda semana de uma sequência de um filme de animação, o filme já deverá atingir US$ 100 milhões no meio da semana. O primeiro filme perdeu somente 34% da bilheteria no 2º fim de semana, embora tenha estreado com US$ 29 milhões. Mas Como Treinar o Seu Dragão 2 não deverá empatar com a bilheteria de US$ 212 milhões que o filme anterior fez em casa.
Depois da estreia fraca na semana passada, havia esperança que o filme tão bem avaliado (A na pesquisa Cinemascore e 77% de críticas positivas no Metacritic) fosse se sair tão bem como seu antecessor: devagar no começo, mas com longa vida. Infelizmente isto parece que não vai se repetir. As previsões são de chegue aos US$ 170 milhões finais.

4. Jersey Boys: Em Busca da Música – Estreia – Nota Cinemascore: A-. Contagem Metacritic: 54 % de críticas positivas. Faturou: US$ 13,515,000 em 2905 salas; MPS: US$ 4,652; Totaliza: US$ 13,515,000. Adaptações de musicais não tem desempenho igual nos cinemas. Mamma Mia!, que abriu com US$ 27.8 milhões no verão de 2008, e Hairspray, que estreou com US$ 27.5 milhões no verão de 2007 foram sucessos. Já Rock of Ages faturou somente US$ 14.4 milhões no verão de 2012. Recentemente, algumas adaptações de musicais da Broadway chegaram aos US$ 100 milhões, incluindo Les Misèrables, mas Rent e Os Produtores fracassaram. Jersey Boys: Em Busca da Música, a não ser que tenha uma boa sustentação, deve entrar para a lista dos fracassos. Em casa, apesar do sucesso na Broadway (a preços exorbitantes) parece que vai atrair somente os mais velhos que conheceram os sucessos do grupo The Four Seasons, o que reduz as chances de se salvar no mercado internacional. Do público de estreia, 71% tinham mais de 50 anos e 84% mais de 35. Somente 8% tinham menos de 25. Deve ter sido a plateia mais velha de um lançamento wide. Com uma nota “A-” na pesquisa CinemaScore (os com mais de 25 anos deram “A”) estima-se que o filme vá terminar com uma bilheteria em torno de US$ 50 milhões, mas senior citizens que não aguentaram os preços atuais da Broadway, terão sua chance no cinema.

5. Malévola – Está na 4ª semana e caiu da 3ª para a 5ª posição. Faturou US$ 13,012,000 (-30%) em 3450 salas (-173); MPS: US$ 3.772; Totaliza: US$ 185,980,000. Com uma queda insignificante para a 4ª semana de exibição, deverá chegar ao fim de carreira com uma bilheteria superior a US$ 200 milhões, maior que Homem-Aranha 2 e Godzilla. E se sair melhor ainda no exterior. Será Angelina Jolie a nova Cruella de Vil?

6. No Limite do Amanhã – Está na 3ª semana e caiu da 4ª para a 6ª posição. Faturou US$ 10,340,000 (-37%) em 3212 salas (-293); MPS: US$ 3,219; Totaliza: US$ 74,511,000. Outra queda modesta para uma 3ª semana, o que fez todo mundo respirar aliviado, principalmente Tom Cruise, já que o filme custou tão caro. Mas já estreou em todos os grandes mercados, faltando apenas o Japão, onde Cruise é muito popular. A concorrência de Transformers: A Era da Extinção na próxima semana poderá atrapalhar os planos de atingir US$ 350 milhões no mercado internacional.

7. A Culpa é das Estrelas – Está na 3ª semana e caiu da 5ª para a 7ª posição. Faturou US$ 8,600,000 (-42%) em 3340 salas (+67); MPS: US$ 2,575; Totaliza: US$ 98,728,000. Sustentou-se melhor do que na semana anterior, quando caiu da 1ª para a 5ª posição. Está se aproximando da marca dos US$ 100 milhões, parecendo que se manterá em cartaz por mais algumas semanas, já que não tem concorrente à vista.

8. X-Men: Dias de um Futuro Esquecido – Está na 5ª semana e caiu da 6ª para a 8ª posição. Faturou US$ 6,200,000 (-37%) em 2681 salas (-361); MPS: US$ 2,313; Totaliza: US$ 216,794,000. Ótima sustentação, talvez a melhor entre os blockbusters do verão. No mundo todo já se aproxima dos US$ 700 milhões. Também deverá sentir o impacto de Transformers: A Era da Extinção, mas ainda ficará em cartaz por algum tempo.

9. Chef – Está na 7ª semana e subiu da 10ª para a 9ª posição. Faturou US$ 1,845,000 (-35%) em 961 salas (-141); MPS: US$ 1,929; Totaliza: US$ 16,942,000. Subir de posição na 7ª semana é raro, principalmente para um filme independente em circuito menor. Já se aproxima dos US$ 20 milhões.

10. Godzilla – Está na 6ª semana e caiu da 7ª para a 10ª posição. Faturou US$ 1,820,000 (-45%) em 1365 salas (-723); MPS: US$ 1,333; Totaliza: US$ 194,915,000. Depois de perder um terço das salas, até que se segurou bem, devendo chegar aos US$ 200 milhões em casa.

Independentes
As duas maiores estreias independentes da semana já têm data de estreia no Brasil: A Pele de Venus, de Roman Polanski, e Third Person, de Paul Haggis.
A Pele de Venus recebeu uma nota B na pesquisa Criticwire e 68% de críticas positivas no Metacritic. Faturou US$ 26,200 em 2 salas, com uma MPS de US$ 13,100. O filme, que já está disponível em VOD nos EUA, conta a história de um diretor (Mathieu Almaric) entrevistando atrizes para o papel principal de uma peça que vai encenar. Sua mulher (Emmanuelle Seigner) luta para ficar com o papel. Estreia em 17 de julho no Brasil com distribuição da Califórnia.
Third Person, da Sony Pictures Classics, será lançado no Brasil em setembro pela PlayArte. Recebeu uma nota “C-” na pesquisa Criticwire e 35% de críticas positivas no Metacritic. Faturou US$ 42,046 em 5 salas, com uma MPS de US$ 8,419. Com Olivia Wilde, Liam Neeson, Mila Kunis, Kim Bassinger, Adrian Brody e James Franco.
Como um Chef (Cohen Media) recebeu ma nota “A-” na pesquisa Criticwire e 34% de críticas positivas no Metacritic: 34. Faturou US$ 10,894 em uma sala. Não confundir com a comédia Chef, de Jon Favreau, que estreia em 10 de julho pela Imagem. Assim como o filme de Favreau, esta comédia de Daniel Cohen, estrelando Jean Reno, gira em torno de um chef de cozinha tentando reinventar seu restaurante. Entre as continuações programadas para o Brasil continuam em cartaz nos EUA:
Chef, de Favreau, que continua entre os Top 10.
O Grande Hotel Budapeste, que estreia em 3 de julho pela Fox, está em cartaz há 16 semanas e faturou US$ 141,000 em 112 salas (-37), totalizando US$ 58,355,000
A Imigrante – Está em cartaz há seis semanas e faturou US$ 86,000 em 110 salas (-30), totalizando US$ 1,856,000. Programado para setembro, sai no Brasil pela Europa. O filme do diretor James Gray tem no elenco Jeremy Renner, Marion Cotillard e Joaquin Phoenix.

Internacional
A ótima estreia no Brasil fez com que Como Treinar o Seu Dragão 2 totalizasse US$ 43.5 milhões no exterior e liderasse as bilheterias internacionais. Foi a segunda melhor estreia de um filme de animação no país. Sua bilheteria brasileira foi três vezes maior do que a do filme anterior, e ficou 10% acima da de Meu Malvado Favorito 2. Os Dragões lideraram ainda as bilheterias de 30 países totalizando US$ 172.4 milhões.
Malévola faturou US$ 20.3 milhões na China e chegou aos US$ 500 milhões no mundo todo.
Frozen – Uma Aventura Congelante faturou US$ 3.4 milhões no Japão, único país onde ainda está em cartaz. Perdeu somente 12% da bilheteria na 15ª semana, sempre na liderança do ranking. Sua bilheteria internacional já está em US$ 858.4 milhões, totalizando US$ 1.259 bilhão no mundo todo.

Bilheterias norte-americanas – Filmes de Estúdio no final de semana (fonte: BoxOfficeMojo)
Filme Semana (US$) Total (US$)
1. Pense Como Eles Também 30,000,000 30,000,000
2. Anjos da Lei 2 29,000,000 111,450,130
3. Como Treinar o Seu Dragão 2 25,300,000 95,176,735
4. Jersey Boys: Em Busca da Música 13,515,000 13,515,000
4. Malévola 13,012,000 185,980,000
6. No Limite do Amanhã 10,340,000 74,511,493
7. A Culpa é das Estrelas 8,600,000 98,728,333
8. X-Men: Dias de um Futuro Esquecido 6,200,000 216,794,250
9. Chef 1,845,000 16,942,191
10. Godzilla 1,820,000 194,915,084

Bilheterias internacionais – Filmes de Estúdio no final de semana (fonte: Rentrak)
Filme Semana (US$) Global (US$) Países
1. Como Treinar o Seu Dragão 2 68,800,000 172,376,735 54
2. Malévola 57,712,000 521,580,000 55
3. Anjos da Lei 2 43,100,000 149,650,130 31
4. No Limite do Amanhã 31,840,000 292,811,493 66
5. Pense Como Eles Também 30,000,000 30,000,000 1
6. A Culpa é das Estrelas 28,600,000 163,728,333 46
7. X-Men: Dias de um Futuro Esquecido 17,500,000 694,094,250 48
8. Godzilla 16,820,000 477,315,084 58
9. Jersey Boys: Em Busca da Música 15,115,000 15,115,000 10
10. Juntos e Misturados 7,175,000 63,726,391 37

Wanda de Andrade é especializada em mercado cinematográfico.