BILHETERIAS INTERNACIONAIS: TERMINA O SEGUNDO MELHOR VERÃO DA HISTÓRIA DO CINEMA.

 

 

por Wanda de Andrade. 

 

Tradicionalmente o pior fim de semana do ano, o fim de semana que inclui o feriado do dia do trabalho (Labor Day) , marcou o fim do verão 2015, o segundo melhor da história do cinema.  Acompanhe os sucessos e fracassos do verão 2015 na próxima coluna.

Os super herois que lideraram a temporada como Vingadores: Era de Ultron, que teve uma das maiores bilheterias de estreia do ano, não deram as caras o último fim de semana, com Carga Explosiva: O Legado, quarto filme da série de Luc Besson, desta vez sem Jason Statham, não tendo passado da 5ª posição. Muito pelo contrário, foram as continuações que disputaram a primeira posição.

A liderança ficou por conta de War Room, o filme cristão lançado na semana passada, que conseguiu mandar  Straight Outta Compton: A História do N.A.W., que liderou as bilheterias por três fins de semanas consecutivos, para a segunda posição.

Surpreendentemente, A Walk in the Woods, estrelando Robert Redford e Nick Nolte, também ficou à frente de Carga Explosiva: O Legado.  Faturou US$ 8,2 milhões em 1.960 cinemas em três dias, e US$ 10,3 milhões se incluirmos o feriado de 2ª feira. Lançado na 4ª feira, totalizou US$ 12,2 milhões em seis dias.

Carga Explosiva: O Legado abriu com US$ 7,2 milhões nos três dias e US$ 9 milhões nos quatro, apesar de ter sido o segundo maior lançamento em número de salas de um fim de semana de Labor Day. Estreou em 3.434 salas, incluindo os cinemas IMAX.

Missão Impossível: Nação Secreta, que continua tendo um bom desepenho na 6ª semana, também derrotou Carga Explosiva: O Legado, faturando US$ 9,3 milhões nos quatro dias e cruzando os US$ 500 milhões no mundo todo.

Entre os lançamentos em menor número de salas, o desenho mexicano Un Gallo Con Muchos Huevos quase empata com O Agente da U.N.C.L.E., ficando com a 8ª posição, embora estivesse em cartaz em apenas 395 salas. O filme recebeu uma rara nota A+ na pesquisa CinemaScore.

Mas talvez o grande vencedor da semana tenha sido Divertida Mente que voltou as Top 10 com US$ 3,1 milhões. A produção da Pixar, que já era a maior bilheteria de animação de 2015, totaliza agora mais de US$ 350 milhões.

Os fins de semana que incluem um feriado contumam ter boas sustentações. Straight Outta Compton: A História do N.A.W. e Horas de Desespero perderam um pouco mais de 30% enquanto filmes fracos como O Agente da U.N.C.L.E.  e

. A Entidade 2 perderam menos de 30%. War Room foi ajudado pela expansão para mais 391 salas e caiu apenas 18%. Mas o melhor desempenho foi mesmo de Missão Impossível: Nação Secreta que caiu apenas 12% e tem agora chances de ultrapasar os US$ 200 milhões (já faturou meio bilhão no mundo todo).

No outro extremo ficou We Are Your Friends. Depois de uma péssima estreia na semana passada sua bilheteria caiu 64%. Apesar de não ter saido de cartaz em nenhuma sala, ficou na 27ª posição, uma das piores posições de um segundo fim de semana de um filme lançado em mais de mil (2.333) salas.

Comparando,  o fim de semana de 4 a 6 de setembro de 2015 está 25% à frente do mesmo fim de semana do ano passado, embora somente dois lançamentos Straight Outta Compton: A História do N.A.W. e Missão Impossível: Nação Secreta estejam tendo um bom desempenho. No ano passado, Guardiões da Galáxia, Tartarugas Ninja e Tiras, Só que Não lideravam as bilheterias. E provavelmente nenhum lançamento de agosto 2015 irá ultrapassar os US$ 50 milhões a não ser War Room.

As expectativas para setembro são melhores. Na próxima sexta-feira estreiam  The Perfect Man e The Visit, que deverão se sair melhor do que a maioria das estreias do início do mês, e no dia 19, estreiam os aguardados Aliança do Crime, com Johnny Depp, e Everest, que abriu o festival de Veneza com sucesso.

Vejamos semana.

 

As Top Ten

  1. War Room (Sony) – Está na 2ª semana e subiu da 2ª para a 1ª colocação. Faturou US$ 9.350.000 (-18%) em 1.526 salas (+391); MPS (média por sala): US$ 6.127; Totaliza: US$ 24.663.000

War Room continuou superando as expectativas depois da ótima estreia na semana passada e deverá chegar a US$ 12,3 milhões no fim de semana. Se incluirmos o feriado nas bilheterias do fim de semana, atingiremos US$ 27,6 milhões em 11 dias.

O filme dos irmãos Kendrick, produzido por apenas US$ 3,5 milhões, subiu uma posição depois de perder somente 18% da bilheteria, tendo sido beneficiado por um forte boca a boca e pela expansão para mais 391 salas.

A pesquisa Rentrak de público mostrou que 60% da audiência eram mulheres com 85% delas tendo mais de 25 anos. 73% deste público afirmou que definitivamente recomendaria o filme.

 

  1. Straight Outta Compton: A História do N.A.W. (Universal) – Está na 4ª semana e caiu da 1ª para a 2ª colocação. Faturou US$ 8.850.000 (-33%) em 3.097 salas (-45); MPS: US$ 2.858; Totaliza: US$ 147.786.000

Depois de liderar as bilheterias por três fins de semana consecutivos, Straight Outta Compton: A História do N.A.W. caiu para a segunda posição com US$ 8,85 milhões. A história do grupo N.A.W perdeu somente 33% em relação ao fim de semana anterior e ficou apenas US$ 495.000 atrás de War Room. Sua bilheteria em quatro dias foi de US$ 11,23 milhões. Estreia no Brasil em 25/10.

 

  1. A Walk in the Woods (Broad Green) – ESTREIA – Nota Cinemascore: B; Criticwire: C+; Metacritic: 51; Faturou

US$ 8.400.000 em 1.960 salas; MPS: US$ 4.286; Totaliza: US$ 10.459.000

A comédia estrelada por Robert Redford e Nick Nolte. Dirigida por Ken Kwapis, é baseada num livro de Bill Bryson sobre uma caminhada de dois amigos na Appalachian Trail. Emma Thompson também está no elenco.

Apesar de ser considerado um dos astros mais atuantes de sua época, Robert Redford não emplaca um sucesso de bilheteria há anos. A Walk in the Woods é sua melhor bilheteria de um fim de semana desde Jogo de Espiões, de 2001. Sua bilheteria em seis dias coresponderá ao dobro da bilheteria total de Até o Fim. Se vai se manter, só o tempo dirá, já que as críticas não são de todo favoráveis.

85% de seu público tinham mais de 25 anos e 55% eram mulheres. A Walk in the Woods custou US$ 6 milhões e recebeu nota B na pesquisa CinemaScore.

 

  1. Missão Impossível: Nação Secreta (Paramount) – Está na 6ª semana e caiu da 3ª para a 4ª colocação. Faturou US$ 7.150.000 (-12%) em 2.849 salas (-246); MPS: US$ 2.510; Totaliza: US$ 180.387.000

Embora já seja um sucesso, Missão Impossível: Nação Secreta vai ter dificuldade em ultrapassar a bilheteria de Missão Impossível – O Protocolo Fantasma (US$ 694,7 milhões), embora ainda não tenha estreado na China o que pode fazer toda a diferença.  Acumula saudáveis US$ 180,39 milhões em 38 dias.

 

  1. Carga Explosiva: O Legado (Transporter Reloaded/Eurocorp) – ESTREIA – Nota Cinemascore: B-; Criticwire: C. Faturou

US$ 7.130.000 em 3.434 salas; MPS: US$ 2.076; Totaliza: US$ 7.130.000

O quarto filme da série Carga Explosiva faturou US$ 7,1 milhões entre sexta- feira e domingo, e US$ 8,7 milhões em quatro dias. Os filmes anteriores tiveram melhores reultados. O terceiro filme abriu com US$ 12,1 milhões em 2008, enquanto o segundo fez US$ 20,1 milhões no fim de semana de Labor Day de 2005.

Carga Explosiva: O Legado, dirigido ao público mais jovem está se beneficiando da salas IMAX. Seu público era composto 61% por homens, com 67% deles com idade superior a 25 anos, que deram ao filme uma nota B- na pesquisa CinemaScore. Com um custo de produção de US$ 30 milhões, terá que se sair muito bem no mercado internacional para se pagar.

 

  1. Horas de Desespero (Weinstein) – Está na 2ª semana e caiu da 4ª para a 6ª colocação. Faturou US$ 5.445.000 (-33%) em 3.415 salas (+60); MPS: US$ 1.594; Totaliza: US$ 18.446.000

O thriller de ação estrelado por Owen Wilson, Pierce Brosnan e Lake Bell perdeu 33% da biheteria e totaliza US$ 18,.45 milhões em 12 dias, o que o coloca 3% à frente dos US$ 17,98 milhões arrecadados no mesmo período por November Man: Um Espião Nunca Morre, também com Pierce Brosnan. Em quatro dias faturou cerca de US$ 7 milhões.

 

  1. O Agente da U.N.C.L.E. (Warner Bros.) – Está na 5ª semana e caiu da 6ª para a 7ª colocação. Faturou US$ 3.445.000 (-22%) em 2.102 salas (-604); MPS: US$ 1.639; Totaliza: US$ 39.374.000

 

  1. Un Gallo con Muchos Huevos (Pantelion) – ESTREIA – Nota Cinemascore: A+; Faturou US$ 3.400.000 em 395 salas; MPS: US$ 8.608; Totaliza: US$ 3.400.000

Un Gallo con Muchos Huevos produção mexicana distribuida pela Lionsgate e Pantalion, estreou com US$ 3,40 milhões em três dias em somente 395 salas. A animação por computador, falada em espanhol com legendas e clasificação PG-13 fez a ótima MPS de US$ 8.608, a melhor da semana. Faturou US$ 4.6 milhões nos quatro dias  e deve abrir para 580 salas nas próximas semanas.

 

  1. A Entidade 2 (Focus) – Está na 3ª semana e caiu da 5ª para a 9ª colocação. Faturou US$ 3.377.000 (-28%) em 2.651 salas (-148); MPS: US$ 1.274; Totaliza: US$ 23.717.000

 

  1. Divertida Mente (Buena Vista) – Está na 12ª semana e subiu da 20ª para a 10ª colocação. Faturou US$ 3.146.000 (+133%) em 2.967 salas (+2.204); MPS: US$ 1.060; Totaliza: US$ 348.219.000

 

As Independentes

De um modo geral, o mercado independente esteve fraco neste fim de verão, com algumas exceções.

A maioria dos lançamentos da semana, incluindo o dumentário de Alex Gibney. Steve Jobs: The Man in the Machine, saiu simultaneamente em VOD.

Exibido em uma única sala, Black Panthers: Vanguard of the Revolution, sobre o grupo Panteras Negras, fez a melhor MPS dos último anos.

A Walk in the Woods, com Robert redford,  acabou na 3ª posição entre as Top 10.

Grandma, ainda em pequeno circuito está indo muito bem e Mistress America já faturou mais de US$ 500.000. ,

Dois filmes indianos faturaram mais de US$ 600,000 no fim de semana: Bhale Bhale Magadivoi e a produção de Bollywood, Welcome Back, que estrearam em 90 e 135 salas respectivamente.

E a estreia da semana passada A Que Horas Ela Volta? faturou US$ 56.000 (+133%) em 15 salas (+12) com uma MPS de US$ 3.733, totalizando US$ : 92.671 em duas semanas

O filme de de Ana Muylaert, estrelando Regina Casé, continua recebendo ótimas críticas e estreou em mais cidades, e teve um ótimo desempenho, mas ainda depende de um bom boca a boca para ter uma boa sustentação e se tornar um sucesso que lhe garanta uma indicação ao Oscar de filme estrengeiro.

Vejamos os números de algumas estreias.

 

Black Panthers: Vanguard of the Revolution recebeu nota B+ no Criticware e 82 no Metecritic. Esteve nos festivais de

Sundance, San Francisco, Seattle 2015. Faturou US$ 20.215 em uma sala, toalizando US$ 28.580

Recebeu ótimas críticas mas inegavelmente existe um grande interessse sobre o grupo ativista da década de 60. Estreou somente no prestigiado cinema Film Forum, de Nova York de olho na temporada de premiações. Acabou sendo a melhor MPS de um filme independnete em muitos anos

 

Steve Jobs: The Man in the Machine recebeu nota A- na pesquisa Criticwire: e 72 na Metacritic. Esteve nos festivais de : South by Southwest, San Francisco, Seattle 2015. Faturou US$ 138.500 em 70 salas; MPS: US$ 2.037, resultado muito bom para quem já está disponível em VOD

 

Before We Go recebeu nota C+ na Criticwire e 31 na Metacritic. Esteve nos festivais de Toronto 2014, Seattle 2015. Faturou US$ 19,150 em 21 salas com uma MPS de US$ 900.

A comédia romântica que marca a estreia de Chris Evans na direção foi lançada um ano depois de sua exibição no festival de Toronto e seis semanas depois de já estar disponível em VOD, onde já havia faturado mais de US$ 1.6 milhão. Sobrou pouco para as telonas.

 

Dragon Blade recebeu nota C na pesquisa Criticwire e 41 na Metacritic. Faturou US$28.000 em 14 salas, com uma MPS de US$ 2.000

O filme estrelado por Jackie Chan, coadjuvado por John Cusack,  também foi lançado inicialmente em VOD. Este épico chinês sobre os guerreiros de seu país contra soldados romanos na Rota da  Seda embora chegasse aos cinemas, sempre teve o homevideo como público alvo.

 

As Internacionais

O Exterminador do Futuro: Gênesis faturou US$ 11,5 milhões (-51%) em sete páises, com a parte do leão vinda da China, onde faturou US$ 11,4 milhões liderando as bilheterias por três fins de semana. Gênesis faturou US$ 109 milhões no país, o que significa quase um terço da bilheteria internacional de US$ 346.3 milhões, e exatamente um quarto da bilheteria global de US$ 435,92 milhões. Deverá encerrar sua carreira na China com cerca de US$ 120 milhões já que Missão Impossível: Nação Secreta estreou na última terça-feira ocupando a maioria das salas do Exterminador do Futuro. 

Missão Impossível: Nação Secreta  faturou US$ 9,4 milhões (-39%) em 64 países totlizando US$ 328,7 milhões internacionais e US$ 511,187 milhões globais.

Divertida Mente faturou US$ 7,1 milhões (-35%) em 36 páises em sua 12ª semana de exibição, e acumula uma bilheteria internacional de US$ 386,2 milhões e US$ 734,.419 milhões globais, e já é a quarta maior bilheteria da Pixar, ultrapassando os US$ 734 milhões de Up: Altas Aventuras.

No fim de semana, Jurassic World: O Mundo dos Dinossauros se tornou,o quarto filme a ultrapassar o US$ 1 blhão nas bilheterias internacionais, graças à bilheteria de US$ 2,7 milhões (-31%) arrecadada em 29 países incluindo US$ 2,3 milhões no Japão. Acumula US$ 1,003 bilhão no exterior e US$ 1.650.500 bilhão no mundo todo. A Universal também se tornou o primeiro estúdio cinematográfico a cruzar a soma de US$ 6 bilhões dentor de um mesmo ano.

 

 

Bilheterias Americanas
Renda Renda
Semana Total
(US$) (US$ )
1 War Room $9.350.000 $24.663.458
2 Straight Outta Compton: A História do N.W.A. $8.848.840 $147.784.545
3 A Walk In The Woods $8.250.000 $10.250.000
4 Missão Impossível – Nação Secreta $7.150.000 $180.386.692
5 Carga Explosiva: O Legado $7.130.000 $7.130.000
6 Horas de Desespero $5.445.000 $18.446.079
7 O Agente da U.N.C.L.E. $3.445.000 $39.379.148
8 Um Gallo con Muchos Huevos $3.400.000 $3.400.000
9 A Entidade 2 $3.377.000 $23.716.893
10 Divertida Mente $3.146.000 $348.219.280
Fonte: Rentrak