BILHETERIAS INTERNACIONAIS: THERE´S NO BUSINESS LIKE SHOW BUSINESS.

por Wanda de Andrade.

Fim de semana para produtor, exibidor e cinéfilo nenhum botar defeito. As bilheterias continuam em alta e três filmes de orçamentos baratos já quadruplicaram o investimento. Jennifer Lopes em alta e Johnny Depp em queda livre. Reviravoltas também no Oscar. Enquanto isso, o Hobbit caminha para o bilhão e Clint Eastwood se consagra mais uma vez aos 84 anos.

That´s entertainment!

Confirmando o bom desempenho da estreia na semana passada, Sniper Americano perdeu somente 28% da receita,  totalizando mais de US$ 200 milhões de bilheteria. Agora, o filme de Clint Eastwood está a caminho de se tornar a maior bilheteia de 2014 (estreou no Natal em Los Angeles e Nova York).

Entre as estreias,  O Garoto da Casa ao Lado (The Boy Next Door), com Jennifer Lopez se saiu bem, mas  Mortdecai: A Arte da Trapaça e Magia Estranha (Strange Magic) fracassaram.

Abrindo para 3.705 cinemas (+150), Sniper Americano arrecadou US$ 64 milhões no fim de semana. Escorado num forte boca-a-boca, e com pouca concorrência pela frente, deverá ter uma boa sustentação nas próximas semanas, devendo chegar aos US$ 350 milhões, ou mesmo, US$ 400 milhões.

Estreando em 2.602 salas, O Garoto da Casa ao Lado (The Boy Next Door) faturou em torno de US$ 15 milhões, com um público formado 71% por mulheres, das quais 60% tinham mais de 25 anos.  Com críticas variadas (nota B- na  CinemaScore) não deverá ultrapassar os US$ 40 milhões. De qualquer forma, qualquer estúdio ficaria feliz de ter produzido um filme que fez quase quatro vezes seu orçamento no fim de semana de estreia. Custou US$ 4 milhões.

 

As Aventuras de Paddington ficou na 3ª posição com US$ 12.4 milhões, uma perda de 35% da bilheteria de estreia. Totaliza US$ 40.1 milhões, podendo chegar aos US$ 70 milhões.

 

Padrinhos LTDA. perdeu 44% da bilheteria depois de faturar US$ 11.6 milhões. Uma sustentação melhor do que a dos filmes anteriores de Kevin Hart Policial em Apuros (49%) e Elas Querem Pensar Como Eles (48 %). Totaliza US$ 39.7 milhões, devendo chegar aos US$ 60 milhões totais.

 

Busca Implacável 3 ainda ficou entre os cinco melhores com US$ 7.6 milhões, totalizando US$ 76.1 milhões. Se mantiver o rítmo chega aos US$ 100 milhões.

 

O Jogo da Imitação  abriu para mais 414 cinemas e aumentou em 5% sua bilheteria chegando a US$ 7,14 milhões. Totaliza US$ 60,6 milhões, ultrapassando O Grande Hotel Budapeste, se tornando o maior filme independente em cartaz. Já ultrapassa os US$ 100 milhões globais, devendo chegar à mesma quantia em casa.

 

Magia Estranha, produzido por George Lucas, estreou com US$ 5.53 milhões, uma das piores estreias em grande circuito. Seu público era composto 56% por mulheres, das quais 38% tinham menos que 13 anos. Não deverá permanecer em cartaz em tantas salas , não devendo portanto, chegar aos US$ 15 milhões.

 

Estreando em 2.648 salas, Mortdecai: A Arte da Trapaça conseguiu apenas a 9ª colocação. Com péssimas críticas e boca-a-boca bastante desfavorável (C+ CinemaScore), deverá cair mais ainda na próxima semana, com chances de fechar em menos de US$ 10 milhões. Muito pouco para quem custou cerca de US$ 60 milhões.

Para onde está indo o Johnny Depp de Eduardo Mãos de Tesoura, Ed Wood ou Gilbert Grape?

Mortdecai: A Arte da Trapaça é seu terceiro fracasso sucessivo, seguindo Transcedence: A Revolução e O Cavaleiro Solitário (ele tem ainda um pequeno papel em Caminhos da Floresta) e sua pior estreia desde Enigma do Espaço (US$ 4 milhões), de 1999.

Dizem que ele abriu mão de seu fantástico salário de US$ 20 milhões e teria recebido apenas US$ 6 milhões ou US$ 8 milhões) e está recebendo o mesmo por seu trabalho em Black Mass, a ser lançado em setembro. Depois destas aventuras, ele resolveu voltar à Alice No País das Maravilhas, filme que o tornou um mega star, previsto para 2016 e fazer mais um Piratas do Caribe, com lançamento previsto para 2017.

Felizmente seu star power continua firme no exterior. Sombras da Noite, de 2012, que faturou somente US$ 79 milhões nos EUA, acabou arrecadando US$ 246 milhões globais.

 

Whiplash: Em Busca da Perfeição, abriu para 567 salas e faturou US$ 787,000, totalizando US$ 7.6 milhões.  Produzido por US$ 3.3 milhões, já faturou o dobro e ainda levou uma merecida indicação ao Oscar de melhor filme e mais quatro outras.

 

Juntos os Top Ten faturaram US$ 137 milhões, 46% mais que no mesmo fim de semana do ano passado, e as bilheterias anuais estão 10% acima da do ano passado à mesma altura., e acima de qualquer outro ano desde 2010 quando Avatar estava em cartaz.

 

Independentes

Numa semana independente dominada pelos concorrentes ao Oscar, Cake: Uma Razão Para Viver não teve uma boa estreia e O Jogo da Imitação se tornou o maior título independente de 2014.

Cake, que deu a Jennifer Aniston uma indicação ao Globo de Ouro e uma do SAG , mas foi esnobada pelo Oscar, estreou  em 482 cinemas faturando US$ 1,003,000 com uma MPS (média por sala) de US$ 2,081. Resultádo insignificante.

A estratégia de segurar o lançamento de Para Sempre Alice para depois das indicações ao Oscar continua dando dividendos. O filme, que deve dar a estatueta a Julianne Moore, abriu de 12 para 38 salas em seu segundo fim de semana. Faturou US$ 411,000 com uma ótima MPS de US$ 10,816, totalizando US$ 715,000.

 

O Oscar também não foi simpático a Selma, embora o fosse indicado a melhor filme. O que ajudou o filme de Ava Duvernay a faturar mais US$ 5,500,000 em 2.046 salas, totalizando US$ 39,220,000 em cinco semanas, devendo chegar aos US$ 50 milhões finais.

 

Também na 5ª semana estão Dois Dias e Uma Noite, indicado pela Bélgica ao Oscar de filme estrangeiro mas que não passou na primeira triagem e Leviatã, concorrendo pela Rússia.

O primeiro, dos irmãos Dardenne, abriu de 15 para 32 salas no 5º fim de semana. Faturou US$ 114,000 totalizando US$ 424,000, devendo chegar à marca do US$ 1 milhão. Surpreendentemente Juliete Binoche concorre ao Oscar de melhor atriz.

Leviatã abriu de 6 para 11 salas, faturando US$ 72,4000, totalizando US$ 272,100.

 

Foxcatcher: Uma História Que Chocou o Mundo manteve-se em cartaz em 516 cinemas em seu 11º fim de semana. Estrelando Channing Tatum e os indicados ao Oscar Steve Carell e Mark Ruffalo, o filme de Bennett Miller faturou US$ 581,000, totalizando US$ 10,985,000.

 

O indicado a melhor filme A Teoria de Tudo abriu de 509 para 858 cinemas e faturou US$ 1,300,000, totalizando US$ 29,093,000.

 

O agora favorito Birdman ou A Inesperada Virtude da Ignorância abriu de 471 para 833 salas e faturou US$ 1,915,000 em seu 15º fim de semana. Como resultado subiu da 15ª para a 13ª posição. Totaliza US$ 30,913,000 sendo dos filmes que mais está se beneficiando da temporada de premiações.

 

Boyhood – Da Infãncia à Juventude, de Richard Linklater, está em cartaz há 29 semanas e ainda faturou US$ 197,000 em 197 cinemas, totalizando US$ 24,919,000. Custou US$ 4 milhões e é um dos filmes mais baratos já indicado ao Oscar  melhor filme.

 

Internacional

The Hobbit: A Batalha dos Cinco Exércitos dominou as bilheterias internacionais com US$ 54.3 milhões, a maior parte vinda da China, onde esreou com US$ 49.5 milhões. Totaliza US$ 616.9 milhões no exterior e mais de US$ 866 milhões no mundo todo.

 

Em cartaz em 57 países, Busca Implacável 3 faturou US$ 26.3 milhões com um ótimo desempenho no Brasil, onde faturou USS$ 2.1 milhões (mais que o dobro do filme anterior). Totaliza US$ 150 milhões no exterior e US$ 236 milhões no mundo todo.

 

Sniper Americano já arrecadou US$ 47.5 milhões no mercado internacional. Estreia esta semanana França, Brasil, Mexico, Espanha, Japão e Alemanha., mas já totaliza US$ 248.2 milhões no mundo todo.

 

E o Oscar vai para…

Três indicados ao Oscar de melhor filme estão entre os Top 10 e cinco entre os primeiros 16.

No último fim de semana mais duas imortantes premiações foram divulgadas. E elas antecipam a premiação da Academia de Hollywood.

O sindicato dos produtores (PGA – Producers Guild of America) escolheu Birdman ou A Inesperada Virtude da Ignorância e não o favorito Boyhood – Da Infância à Juventude, como o melhor filme, acirrando a disputa pelo Oscar.

Segundo a revista The Hollywood Reporter, 18 dos 25 filmes vencedores do Oscar de melhor filme, incluindo os últimos sete, ganharam o prêmio máximo dos produtores.

Menos de 24 horas depois, Birdman derrotou novamente Boyhood na premiação do SAG – Screen Actor Guild . O filme de Alejandro G. Inarritu venceu o maior prêmio (elenco), e na segunda surpresa da noite Eddie Redmayne, de A Teoria de Tudo, derrotou o franco favorito Michael Keaton como melhor ator.

Os outros vencedores do SAG foram: a favorita Julianne Moore, de  Para Sempre Alice, escolhida melhor atriz. J.K Simmons, de Whiplash, melhor ator coadjuvante e Patricia Arquette, de Boyhood, a melhor atriz coadjuvante.

E porque as vitórias no SAG podem se repetir na noite da entrega do Oscar?

Porque a premiação do SAG antecipa o que a comunidade artística acha dos concorrentes ao Oscar. E 1.200 membros do SAG, escolhidos aleatoriamente, votam no Oscar, e significam 19% dos 6.124 membros da Academia. Isto é mais do que o dobro do que qualquer outra categoria (diretores, produtores etc.). Mas é importante notar: os quatro prêmios de atuação coincidem mais nas duas premiações do que na escolha de melhor elenco e melhor filme.

Birdman ou A Inesperda Virtude da Esperança depois de ganhar o prêmio máximo do PGA e do SAG está despontando como favorito ao Oscar de melhor filme vencendo Boyhood, que levou o Globo de Ouro. Até hoje, somente dois filmes que levaram os dois prêmios não venceram o principal Oscar. Foram eles: Apollo 13 (1995) e Pequena Miss Sunshine (2006). Além do mais o tema de Birdman é muito  próximo e apreciado pelos membros da Academia; o próprio show business. Dois dos últimos três vencedores do Oscar de melhor filme eram relacionados ao cinema : O Artista (2011) e Argo (2012).

Entre os prêmios de atuação, Moore, Simmons e Arquette venceram ainda o Critics’ Choice e o Globo de Ouro além do SAG. Até hoje, o únicos atores que receberam os três prêmios mas não o Oscar foram Russell Crowe por Uma Mente Brilhante (2001), Eddie Murphy por Dreamgirls (2006) e Julie Christie por Longe Dela  (2007).

A próxima pista será dada pelo DGA Awards no dia 7/2, já que o prêmio do sindicatbo do diretores costuma coincidir com o Oscar da categoria, quase sempre atrelado ao de melhor filme.

 

 

Bilheterias Americanas
Renda Renda
Semana Total
(US$) (US$)
1 Sniper Americano $ 64,365,000 $ 200,137,113
2 O Garoto da Casa ao Lado $ 15,000,530 $ 15,000,530
3 As Aventuras de Paddington $ 12,391,000 $ 40,062,430
4 Padrinhos LTDA. $ 11,600,000 $ 39,676,500
5 Busca Implacável 3 $ 7,600,000 $ 76,051,054
6 O Jogo da Imitação $ 7,136,000 $ 60,642,281
7  Magia Estranha $ 5,534,000 $ 5,534,000
8 Selma $ 5,500,000 $ 39,219,774
9 Mortdecai: A Arte da Trapaça $ 4,125,000 $ 4,125,000
10 Caminhos da Floresta $ 3,886,000 $ 121,494,661
Fonte: Rentrak