BILHETERIAS INTERNACIONAIS: THERE´S NO BUSINESS LIKE SHOW BUSINESS.
por Wanda de Andrade.
Fim de semana para produtor, exibidor e cinéfilo nenhum botar defeito. As bilheterias continuam em alta e três filmes de orçamentos baratos já quadruplicaram o investimento. Jennifer Lopes em alta e Johnny Depp em queda livre. Reviravoltas também no Oscar. Enquanto isso, o Hobbit caminha para o bilhão e Clint Eastwood se consagra mais uma vez aos 84 anos.
That´s entertainment!
Confirmando o bom desempenho da estreia na semana passada, Sniper Americano perdeu somente 28% da receita, totalizando mais de US$ 200 milhões de bilheteria. Agora, o filme de Clint Eastwood está a caminho de se tornar a maior bilheteia de 2014 (estreou no Natal em Los Angeles e Nova York).
Entre as estreias, O Garoto da Casa ao Lado (The Boy Next Door), com Jennifer Lopez se saiu bem, mas Mortdecai: A Arte da Trapaça e Magia Estranha (Strange Magic) fracassaram.
Abrindo para 3.705 cinemas (+150), Sniper Americano arrecadou US$ 64 milhões no fim de semana. Escorado num forte boca-a-boca, e com pouca concorrência pela frente, deverá ter uma boa sustentação nas próximas semanas, devendo chegar aos US$ 350 milhões, ou mesmo, US$ 400 milhões.
Estreando em 2.602 salas, O Garoto da Casa ao Lado (The Boy Next Door) faturou em torno de US$ 15 milhões, com um público formado 71% por mulheres, das quais 60% tinham mais de 25 anos. Com críticas variadas (nota B- na CinemaScore) não deverá ultrapassar os US$ 40 milhões. De qualquer forma, qualquer estúdio ficaria feliz de ter produzido um filme que fez quase quatro vezes seu orçamento no fim de semana de estreia. Custou US$ 4 milhões.
As Aventuras de Paddington ficou na 3ª posição com US$ 12.4 milhões, uma perda de 35% da bilheteria de estreia. Totaliza US$ 40.1 milhões, podendo chegar aos US$ 70 milhões.
Padrinhos LTDA. perdeu 44% da bilheteria depois de faturar US$ 11.6 milhões. Uma sustentação melhor do que a dos filmes anteriores de Kevin Hart Policial em Apuros (49%) e Elas Querem Pensar Como Eles (48 %). Totaliza US$ 39.7 milhões, devendo chegar aos US$ 60 milhões totais.
Busca Implacável 3 ainda ficou entre os cinco melhores com US$ 7.6 milhões, totalizando US$ 76.1 milhões. Se mantiver o rítmo chega aos US$ 100 milhões.
O Jogo da Imitação abriu para mais 414 cinemas e aumentou em 5% sua bilheteria chegando a US$ 7,14 milhões. Totaliza US$ 60,6 milhões, ultrapassando O Grande Hotel Budapeste, se tornando o maior filme independente em cartaz. Já ultrapassa os US$ 100 milhões globais, devendo chegar à mesma quantia em casa.
Magia Estranha, produzido por George Lucas, estreou com US$ 5.53 milhões, uma das piores estreias em grande circuito. Seu público era composto 56% por mulheres, das quais 38% tinham menos que 13 anos. Não deverá permanecer em cartaz em tantas salas , não devendo portanto, chegar aos US$ 15 milhões.
Estreando em 2.648 salas, Mortdecai: A Arte da Trapaça conseguiu apenas a 9ª colocação. Com péssimas críticas e boca-a-boca bastante desfavorável (C+ CinemaScore), deverá cair mais ainda na próxima semana, com chances de fechar em menos de US$ 10 milhões. Muito pouco para quem custou cerca de US$ 60 milhões.
Para onde está indo o Johnny Depp de Eduardo Mãos de Tesoura, Ed Wood ou Gilbert Grape?
Mortdecai: A Arte da Trapaça é seu terceiro fracasso sucessivo, seguindo Transcedence: A Revolução e O Cavaleiro Solitário (ele tem ainda um pequeno papel em Caminhos da Floresta) e sua pior estreia desde Enigma do Espaço (US$ 4 milhões), de 1999.
Dizem que ele abriu mão de seu fantástico salário de US$ 20 milhões e teria recebido apenas US$ 6 milhões ou US$ 8 milhões) e está recebendo o mesmo por seu trabalho em Black Mass, a ser lançado em setembro. Depois destas aventuras, ele resolveu voltar à Alice No País das Maravilhas, filme que o tornou um mega star, previsto para 2016 e fazer mais um Piratas do Caribe, com lançamento previsto para 2017.
Felizmente seu star power continua firme no exterior. Sombras da Noite, de 2012, que faturou somente US$ 79 milhões nos EUA, acabou arrecadando US$ 246 milhões globais.
Whiplash: Em Busca da Perfeição, abriu para 567 salas e faturou US$ 787,000, totalizando US$ 7.6 milhões. Produzido por US$ 3.3 milhões, já faturou o dobro e ainda levou uma merecida indicação ao Oscar de melhor filme e mais quatro outras.
Juntos os Top Ten faturaram US$ 137 milhões, 46% mais que no mesmo fim de semana do ano passado, e as bilheterias anuais estão 10% acima da do ano passado à mesma altura., e acima de qualquer outro ano desde 2010 quando Avatar estava em cartaz.
Independentes
Numa semana independente dominada pelos concorrentes ao Oscar, Cake: Uma Razão Para Viver não teve uma boa estreia e O Jogo da Imitação se tornou o maior título independente de 2014.
Cake, que deu a Jennifer Aniston uma indicação ao Globo de Ouro e uma do SAG , mas foi esnobada pelo Oscar, estreou em 482 cinemas faturando US$ 1,003,000 com uma MPS (média por sala) de US$ 2,081. Resultádo insignificante.
A estratégia de segurar o lançamento de Para Sempre Alice para depois das indicações ao Oscar continua dando dividendos. O filme, que deve dar a estatueta a Julianne Moore, abriu de 12 para 38 salas em seu segundo fim de semana. Faturou US$ 411,000 com uma ótima MPS de US$ 10,816, totalizando US$ 715,000.
O Oscar também não foi simpático a Selma, embora o fosse indicado a melhor filme. O que ajudou o filme de Ava Duvernay a faturar mais US$ 5,500,000 em 2.046 salas, totalizando US$ 39,220,000 em cinco semanas, devendo chegar aos US$ 50 milhões finais.
Também na 5ª semana estão Dois Dias e Uma Noite, indicado pela Bélgica ao Oscar de filme estrangeiro mas que não passou na primeira triagem e Leviatã, concorrendo pela Rússia.
O primeiro, dos irmãos Dardenne, abriu de 15 para 32 salas no 5º fim de semana. Faturou US$ 114,000 totalizando US$ 424,000, devendo chegar à marca do US$ 1 milhão. Surpreendentemente Juliete Binoche concorre ao Oscar de melhor atriz.
Leviatã abriu de 6 para 11 salas, faturando US$ 72,4000, totalizando US$ 272,100.
Foxcatcher: Uma História Que Chocou o Mundo manteve-se em cartaz em 516 cinemas em seu 11º fim de semana. Estrelando Channing Tatum e os indicados ao Oscar Steve Carell e Mark Ruffalo, o filme de Bennett Miller faturou US$ 581,000, totalizando US$ 10,985,000.
O indicado a melhor filme A Teoria de Tudo abriu de 509 para 858 cinemas e faturou US$ 1,300,000, totalizando US$ 29,093,000.
O agora favorito Birdman ou A Inesperada Virtude da Ignorância abriu de 471 para 833 salas e faturou US$ 1,915,000 em seu 15º fim de semana. Como resultado subiu da 15ª para a 13ª posição. Totaliza US$ 30,913,000 sendo dos filmes que mais está se beneficiando da temporada de premiações.
Boyhood – Da Infãncia à Juventude, de Richard Linklater, está em cartaz há 29 semanas e ainda faturou US$ 197,000 em 197 cinemas, totalizando US$ 24,919,000. Custou US$ 4 milhões e é um dos filmes mais baratos já indicado ao Oscar melhor filme.
Internacional
The Hobbit: A Batalha dos Cinco Exércitos dominou as bilheterias internacionais com US$ 54.3 milhões, a maior parte vinda da China, onde esreou com US$ 49.5 milhões. Totaliza US$ 616.9 milhões no exterior e mais de US$ 866 milhões no mundo todo.
Em cartaz em 57 países, Busca Implacável 3 faturou US$ 26.3 milhões com um ótimo desempenho no Brasil, onde faturou USS$ 2.1 milhões (mais que o dobro do filme anterior). Totaliza US$ 150 milhões no exterior e US$ 236 milhões no mundo todo.
Sniper Americano já arrecadou US$ 47.5 milhões no mercado internacional. Estreia esta semanana França, Brasil, Mexico, Espanha, Japão e Alemanha., mas já totaliza US$ 248.2 milhões no mundo todo.
E o Oscar vai para…
Três indicados ao Oscar de melhor filme estão entre os Top 10 e cinco entre os primeiros 16.
No último fim de semana mais duas imortantes premiações foram divulgadas. E elas antecipam a premiação da Academia de Hollywood.
O sindicato dos produtores (PGA – Producers Guild of America) escolheu Birdman ou A Inesperada Virtude da Ignorância e não o favorito Boyhood – Da Infância à Juventude, como o melhor filme, acirrando a disputa pelo Oscar.
Segundo a revista The Hollywood Reporter, 18 dos 25 filmes vencedores do Oscar de melhor filme, incluindo os últimos sete, ganharam o prêmio máximo dos produtores.
Menos de 24 horas depois, Birdman derrotou novamente Boyhood na premiação do SAG – Screen Actor Guild . O filme de Alejandro G. Inarritu venceu o maior prêmio (elenco), e na segunda surpresa da noite Eddie Redmayne, de A Teoria de Tudo, derrotou o franco favorito Michael Keaton como melhor ator.
Os outros vencedores do SAG foram: a favorita Julianne Moore, de Para Sempre Alice, escolhida melhor atriz. J.K Simmons, de Whiplash, melhor ator coadjuvante e Patricia Arquette, de Boyhood, a melhor atriz coadjuvante.
E porque as vitórias no SAG podem se repetir na noite da entrega do Oscar?
Porque a premiação do SAG antecipa o que a comunidade artística acha dos concorrentes ao Oscar. E 1.200 membros do SAG, escolhidos aleatoriamente, votam no Oscar, e significam 19% dos 6.124 membros da Academia. Isto é mais do que o dobro do que qualquer outra categoria (diretores, produtores etc.). Mas é importante notar: os quatro prêmios de atuação coincidem mais nas duas premiações do que na escolha de melhor elenco e melhor filme.
Birdman ou A Inesperda Virtude da Esperança depois de ganhar o prêmio máximo do PGA e do SAG está despontando como favorito ao Oscar de melhor filme vencendo Boyhood, que levou o Globo de Ouro. Até hoje, somente dois filmes que levaram os dois prêmios não venceram o principal Oscar. Foram eles: Apollo 13 (1995) e Pequena Miss Sunshine (2006). Além do mais o tema de Birdman é muito próximo e apreciado pelos membros da Academia; o próprio show business. Dois dos últimos três vencedores do Oscar de melhor filme eram relacionados ao cinema : O Artista (2011) e Argo (2012).
Entre os prêmios de atuação, Moore, Simmons e Arquette venceram ainda o Critics’ Choice e o Globo de Ouro além do SAG. Até hoje, o únicos atores que receberam os três prêmios mas não o Oscar foram Russell Crowe por Uma Mente Brilhante (2001), Eddie Murphy por Dreamgirls (2006) e Julie Christie por Longe Dela (2007).
A próxima pista será dada pelo DGA Awards no dia 7/2, já que o prêmio do sindicatbo do diretores costuma coincidir com o Oscar da categoria, quase sempre atrelado ao de melhor filme.
Bilheterias Americanas | |||
Renda | Renda | ||
Semana | Total | ||
(US$) | (US$) | ||
1 | Sniper Americano | $ 64,365,000 | $ 200,137,113 |
2 | O Garoto da Casa ao Lado | $ 15,000,530 | $ 15,000,530 |
3 | As Aventuras de Paddington | $ 12,391,000 | $ 40,062,430 |
4 | Padrinhos LTDA. | $ 11,600,000 | $ 39,676,500 |
5 | Busca Implacável 3 | $ 7,600,000 | $ 76,051,054 |
6 | O Jogo da Imitação | $ 7,136,000 | $ 60,642,281 |
7 | Magia Estranha | $ 5,534,000 | $ 5,534,000 |
8 | Selma | $ 5,500,000 | $ 39,219,774 |
9 | Mortdecai: A Arte da Trapaça | $ 4,125,000 | $ 4,125,000 |
10 | Caminhos da Floresta | $ 3,886,000 | $ 121,494,661 |
Fonte: Rentrak |