BILHETERIAS: “IT” SOBREVIVE; “MÃE!” MORRE AO CHEGAR.

As boas críticas recebidas não ajudaram o filme de terror Mãe!, de Darren Aronofsky, a encontrar seu público. E quem viu não gostou: deu a baixíssima nota F na pesquisa Cinemascore.

Muito pelo contrário, o terror It: A Coisa, lançado na semana passada, continuou atraindo multidões e rendeu US$ 60 milhões no segundo fim de semana. Com este resultado, sua bilheteria acumulada em 10 dias é de US$ 218 milhões, um recorde para o mês de setembro. O recorde anterior era de Crocodile Dundee, com US$ 174,8 milhões.

No exterior, It: A Coisa faturou US$ 60,3 milhões em 56 países, o que eleva seu total internacional para US$ 152,6 milhões e global para US$ 371.3 milhões. Nada mal para quem custou US$ 30 milhões.

 

Com uma abertura de US$ 7,5 milhões em 2.368 salas Mãe! faturou abaixo dos US$ 11 milhões esperados, e bem abaixo do orçamento de US$ 30 milhões.

Além do diretor famoso, o filme de Darren Aronofsky (Cisne Negro) tem um elenco de primeira linha, incluindo Jennifer Lawrence, Javier Bardem, Michelle Pfeiffer. Alguns críticos gostaram, o que acabou dando ao filme nota 68 % no Rotten Tomatoes. Mas a nota dada pelo público, F na pesquisa CinemaScore e o boca a boca ruim em torno da violência explícita, fizeram de Mãe! a pior bilheteria da carreira de Jennifer Lawrence.

 

Entre os dois filmes de terror Assassino: O Primeiro Alvo ficou na segunda posição com US$ 14,8 milhões em 3.154 salas, com um orçamento de US$ 33 milhões. O filme de ação estrelado por Dylan O’Brien e Michael Keaton faturou a mesma e não chegarambilheteria de De Volta ao Jogo (John Wick), qure faturou US$ 14 milhões na estreia e acabou totalizando US$ 43 milhões em casa. Assassino: O Primeiro Alvo alcançou 36 % no Rotten Tomatoes e B+ on CinemaScore.

 

Fechando as cinco maiores da semana estão De Volta Para Casa com US$ 5,3 milhões no segundo fim de semana, e Dupla Explosiva com US$ 3,5 milhões

 

No total, as outras continuções entre as Top 10 se sustentaram melhor, agora sem a concorrência do furacão Irma e os jogos da NFL, para não falar das estreias que não representaram uma ameaça, já que faturaram juntas somente US$ 23 milhões.

 

Feito na América, o novo filme de Tom Cruise, continuou sua carreira internacional antes de estrear nos EUA em 29/9. Faturou US$ 12 milhões em 53 países, totalizando US$ 48,8 milhões.

 

Homem-Aranha: De Volta ao Lar ficou mais uma semana, a 11ª, entre as 10 mais. Ocupou a 9ª posição com US$ 1,8 milhão, se juntando à A Bela e a Fera, Estrelas Além do Tempo e La La Land como os únicos fimes de 2017 que conseguiram o feito. Agora 2017 já é um recordista do século 21. Desde 1999, quatro filmes não ficavam na liderança por 11 semanas.

 

E é possível que Dunkirk ainda se mantenha entre as Top 10 na próxima semana.

 

As top 10 faturaram US$ 101,6 ilhões, uma alta de 43% em relação ao ano passado e de 6% em relação ao 2015.

 

À esta altura, as bilheterias norte-americana estavam mesmo precisando de um refresco. Graças a It: A Coisa a bilheteria anual está 5% atrás da de 2016 à mesma altura, quando antes de seu lançamento esta diferença era de 7%.   Para tirar esta diferença, todas as semanas até o fim do ano, precisarão faturar cerca de US$ 27 milhões. (Antes de A Coisa seria preciso faturar US$ 30 mlhões por semana). Até o momento, a bilheteria anual de 2017 totaliza US$ 7.9 bilhões.

 

No próximo fim de semana a Fox lança Kingsman: O Círculo Dourado em 3.900 salas e a Warner Bros. estreia LEGO Ninjago: O Filme no mesmo número de salas e Entertainment Studios mai um filme de terro: Friend Request

Vejamos a semana

 

As Top 10

 

  1. It: A Coisa (Warner Bros.) Está na 2ª semana e manteve a 1ª colocação. Faturou: US$ 60.000.000 (-51%) em 4.148 salas (+45); MPS (média por sala: US$ 14.465; Totaliza: US$ 218.711.000

 

It: A Coisa continuou na liderança das bilheterias depois de perder 51% da receita, faturando US$ 60 milhões em 4.103 salas. A maior bilheteria de um segundo fim de semana de um filme de terror. A adaptação do livro de Stephen King totaliza US$ 218,7 milhões domésticos. Ultrapassou Corra! (US$ 175,5 milhões) e se torna assim o segundo maior filme de terror de todos os tempos, atrás somente de O Exorcista, de 1973. Mais uma vez público e crítica não concordaram. O filme recebeu apenas 35% de tomates frascos no Rotten Tomatoes, enquanto o público concedeu nota B+  na pesquisa CinemaScore.

Se continuar neste ritmo, ultrapassa os US$ 300 milhões nos próximo 15 dias.

 

  1. Assassino: O Primeiro Alvo (American Assassin/Lionsgate) – ESTREIA – Nota CinemaScore: B+; Metacritic: 46; Faturou: US$ 14.800.000 em 3.154 salas; MPS: US$ 4.692; Totaliza: US$ 14.800.000

Assassino: O Primeiro Alvo dirigido por Michael Cuesta, é estrelado por Dylan O’Brien como um agente da CIA que se une a um veterano da guerra fria (Michael Keaton) para impedir que terroristas iniciem uma nova guerra mun. dial. O filme, coadjudado por Sanaa Lathan e Shiva Nega, é baseado no romance de Vince Flynn, e recebeu nota B+ CinemaScore. Custou

US$ 33 milhões.

Seu público é predominantemente masculino (55%), dos quais 29% tinham menos de 35 anos.

 

  1. Mãe! (Mother! (Paramount) – ESTREIA – Nota CinemaScore: F; Metacriticic:  75; Faturou: US$ 7.500 em 2.368 salas; MPS: US$ 3.167; Totaliza: US$ 7.500.000

O thriller psicológico Mãe! suplantou A Última Casa da Rua (US$ 12,3 milhões) e conseguiu ser a menor bilheteria de um filme estrelado por Jennifer Lawrence.

Com roteiro de Darren Aronofsky, Mãe! narra a história de uma casal chamado Mãe (Lawrence) e Ele (Bardem) cuja vida tranquila é ameaçada quando um misterioro casal de estranhos — Homem (Ed Harris) e Mulher (Michelle Pfeiffer) — aparecem para conhecer o poeta vivido por Bardem, que está passando por um bloqueio criativo. Custou US$ 30 milhões.

Apesar de ser estrelado por Lawrence, que atrai grande público, Mãe! não conseguiu superar o temido F na pesquisa Cinemascore. Normlmente uma nota C significa que o filme é muito fraco. Notas D e F são muito raras. A crítica foi mais generosa e o filme pontuou 68% no Rotten Tomatoes.

 

  1. De Volta Para Casa (Open Road) – Está na 2ª semana e caiu da 2ª para a 4ª colocação. Faturou: US$ 5.334.000 (-38%) em 3.036 salas (+96); MPS: US$ 1.757; Totaliza: US$ 17.135.000

De Volta Para Casa omântica estrelada por Reese WItherspoon e dirigida pelo estreante Hallie Meyers-Shyer, ficou na 4ª posição com US$ 5,3 milhões, depois de perder somente 38% da bilheteria, totalizando US$ 17,1 milhões em 10 dias.

 

  1. Annabelle: A Criação do Mal (Warner Bros.) – Está na 6ª semana e caiu da 4ª para a 6ª colocação. Faturou: US$ 2.600.000 (-35%) em 2.117 salas (-886); MPS: US$ 1.228; Totaliza: US$ 99.900.000

Annabelle: Creation, que se aproxima dos US$ 100 milhões é o único filme lançado em agosto a chegar lá em casa. O quarto filme da franquia Invocação do Mal faturou US$ 2,6 milhões, totalizando US$ 99,9 milhões em casa. Faturou US$ 191.2 milhões no exterior e US$ 300 milhões globais.

 

  1. Wind River (Weinstein) Está na 7ª semana e caiu da 5ª para a 7ª colocação. Faturou: US$ 2.554.000 (-18%) em 2.619 salas (-271); MPS: US$ 975; Totaliza: US$ 29.122.000

 

  1. 8. A Bailarina (Weinstein) – Está na 4ª semana e caiu da 6ª para a 8ª colocação. Faturou: US$ 2.118.000 (-13%) em 2.416 salas (-275); MPS: US$ 877; Totaliza: US$ 18.660.000

 

  1. Homem-Aranha: De Volta ao Lar (Sony) – Está na 11ª semana e caiu da 7ª para a 9ª colocação. Faturou: US$ 1.875.000 (-7%) em 1.436 salas (-221); MPS: US$ 1.306; Totaliza: US$ 330.262.000

Homem-Aranha: De Volta ao Lar está hà 11 semanas entre as Top 10. Ao faturar US$ 1,8 milhão garantiu sua permanência entre as 10 maiores bilheterias da semana por 11 períodos consecutivos, e vem se juntar ao seleto clube que se mantiveram por tanto tempo no topo.

 

  1. Dunkirk (Warner Bros.) – Está na 9ª semana e caiu da 8ª para a 10ª colocação. Faturou: US$ 1.305.000 (-30%) em 1.478 salas (-632); MPS: US$ 883; Totaliza: US$ 185.142.000

 

As Independentes

 

Estreias

Brad’s Status (Annapurna) – ESTREIA – Metacritic: 70; Festivais: Toronto 2017; Faturou: US$ 100.179 em 4 salas; MPS: US$ 25.045

O terceiro roteiro assinado por Mike White no ano (depos de Beatriz at Dinner e Emoji: O Filme), é o segundo filme dirigido por ele depois de Amor pra Cachorro, de 2007.

Seguindo o sucesso no festival de Toronto, o filme com Ben Stiller estreou num outono sobrecarregado, mas conseguiu bons resultados nos quatro cinemas em que estreou em Nova York e Los Angeles. A bilheteria foi a melhor bilheteria independente das últimas cinco semanas.

 

The Force (Kino Lorber) – ESTREIA – Festivais: Sundance, São Francisco e Seattle 2017; Faturou: US$ 19.500 em 4 salas; MPS:  US$ 4.750

Vencedor da categoria de melhor direção de documentário longa em Sundance, teve uma boa recepção, antes mesmo de ser resenhado em Nova York e Los Angeles, cidades onde estreia nesta 6ª feira.

 

Manolo: The Boy Who Made Shoes for Lizards (Music Box) – ESTREIA – Metacritic: 50; Faturou: US$ 7.440 em 3 salas; MPS: US$ 2.480

Documentários sobre moda sempre fazem sucesso n circuito de cinemas de arte das grandes cidades. Este, sobre o designer de sapatos Manolo Blahnik teve uma resposta inicial fraca em Nova York e Los Angeles dates.

 

As Internacionais

Lançado em mais 10 países no fim de semana, It: A Coisa continua batendo recordes nas bilheterias internacionais, gerando  US$ 60,3 milhões em 56 mercados, com uma queda de somente 37%, totalizando US$ 152,6 milhões internacionais e US$  371.3 milhões globais.

 

Planeta dos Macacos: Guerra surpreendeu na China, onde estreou com US$ 62,3 milhões apesar da concorrência de Homem-Aranha: De Volta ao Lar. A bilheteria do filme ficou 42% acima da do último filme da franquia e 20% maior do que a de Logan, no país. Planeta dos Macacos: Guerra totaliza US$ 287,9 milhões internacionais e US$ 433,7 milhões.

 

Alien: Covenant estreou no último país que estava faltando com uma bilheteria de US$ 2.6 milhões no Japão, totalizando US$ 162 milhões internacionais. Com US$ 236,3 globais, é o segundo filme da série Alien na bilheteria internacional, atrás apenas dos US$ 167 milhões de Prometheus

 

Mãe! estreou em 16 países, faturando US$ 6 milhões incluindo US$ 1,3 milhões na França, US$ 1,1 milhão n Reino Unido e na Rússia. Estreia no Brasil em 21/9.

 

Assassino: O Primeiro Alvo foi lançado em 41 países onde faturou US$ 6.2 milhões. Estreia no próximo fim de semana na França, Brasil e México.

 

Bilheterias Americanas
Renda Renda
Semana Total
(US $) (US $ )
1 It: A Coisa 60.000.000 218.710.619
2 Mãe! 14.800.000 14.800.000
3 O Assassino: O Primeiro Alvo 7.500.000 7.500.000
4 De Volta Para Casa 5.334.160 17.135.244
5 Dpla Explosiva 3.550.000 70.357.040
6 Annabelle: A Criação do Mal 2.600.000 99.900.361
7 Terra Selvagem 2.553.586 29.122.401
8 A Bailarina 2.117.930 18.659.716
9 Homem-Aranha: De Volta ao Lar 1.875.000 330.262.248
10 Dunkirk 1.305.000 185.141.652
Bilheterias Internacionais
Renda Renda
Semana Global Total
(US ) (US )
1 It: A Coisa 120.300.000 371.310.619
2 Homem-Aranha: De Volta ao Lar 63.235.000 433.747.510
3 Dunkirk 21.000.000 21.000.000
4 Dupla Explosiva 16.975.000 861.262.248
5 Annabelle: A Criação do Mal 13.500.000 13.500.000
6 De Volta Para Casa 12.000.000 48.800.000
7 Feito na América 7.600.000 141.447.040
8 Memoir Of A Murderer 7.005.000 508.341.652
9 Meu Malvado Favorito 3 6.700.000 291.100.361
10 Emoji: O Filme 6.278.000 356.890.610
Fonte: Rentrak.Comscore