BILHETERIAS: “MOANA” E “ANIMAIS FANTÁSTICOS” AINDA LIDERAM.

por Wanda de Andrade.

Repetindo o resultado da semana anterior, o novo desenho da Disney, Moana: Um Mar de Aventuras liderou as bilheterias seguido de Animais Fantásticos e Onde Habitam.

Mereceram, mas é verdade que não tiveram muita concorrência. A maior estreia da semana, Demolição não atraiu a atenção do público e faturou somente US$ 2,6 milhões, não orrespondedo as expectativas de uma abertura entre US$ 4 milhões e US$ 5 milhões.

 

Moana: Um Mar de Aventuras perdeu somente 50% da bilheteria do fim de semana anterior. Uma grande sustentação para um fim de semana pós-Thanksgiving, se considerarmos que nos dois anos anteriores, os principais filmes em cartaz (ambos da série Jogos Vorazes) caíram quase 60%. Com este resultado, a Disney totaliza em 2016 uma bilheteria de US$ 2,49 bilhões. Um recorde na indústria cinematográfica.

 

Na segunda posição, ficou Animais Fantásticos e Onde Habitam que faturou US$ 18,5 milhões, com uma queda de 59% em relação ao fim de semana anterior. Foi a maior queda entre as Top 10, mas ainda assim não muito grande, se considerarmos que o fim de semana que segue o feriado de Ação e Graças é sempre fraco.

 

Três filmes de resultados medianos mostraram força e caíram menos do que o usual: A Chegada, Até o Último Homem, e Aliados. O thriller de científica A Chegada teve a melhor sustentação das 10 Mais, perdendo apenas 36% da bilheteria. Faturou US$ 7,3 milhões, totalizando US$ 73 milhões. Abriu para mais 473 salas e uma bilheteria de US$ 100 milhões não está fora de cogitação, especialmente se receber alguma indicação para o Oscar. E num raro acontecimento, três filmes entre as Top 10 subiram de posição: A Chegada, Até o Último Homem e Trolls. Isto sem falar de Manchester à Beira-Mar, independente que subiu da 15ª para a 11ª posição e quase entra para as Top 10 estando em cartaz em apenas 156 salas.

 

Dominação fechou a lista com apenas US$ 2,6 milhões, quando era esperada uma bilheteria entre US$ 4-5 milhões.

 

O independente Manchester à Beira-Mar ficou na 11ª posição depois que abriu para mais 108 salas, totalizando 156 cinemas. Faturou US$ 2,6 milhões (US$ 15.151 de média por sala).  O filme de Kenneth Lonergan foi considerado o melhor filme do ano pelo National Board of Review, associação dos críticos norte-americanos e foi indicado para oito Critics Choice Awards. Seu astro Casey Affleck ganhou o prêmio de melhor ator no Gotham Awards e é forte candidato ao Oscar. Estreia no Brasil em 12 de janeiro.

 

Outra estreia independente da semana foi Jackie estrelando Natalie Portman, também forte candidata ao Oscar de melhor atriz. O filme foi lançado em três salas em Nova York e duas em Los Angeles. Faturou US$ 275.000 com a ótima média por sala de US$ 55.000.

 

E mais uma produção independente, Moonlight, continuou impressionando. Faturou US$ 915.750, e já totaliza US$ 9,9 milhões.

 

Finalmente, um destaque internacional. Sully: Herói do Rio Hudson, que estreou em mais 21 países, faturou US$ 11,2 milhões, totalizando US$ 75,9 milhões no mercao externo.

 

As 10 maiores bilheterias da semana faturaram US$ 84,2 milhões, uma queda de 3% em relação ao ano passado, quando Jogos Vorazes: Mockingjay Part 2 liderava as bilheterias com US$ 18,8 milhões, mas uma alta de 23, 6% em relação a 2014, quando Mockingjay Part 1 ficou na 1ª posição com US$ 22 milhões.

 

A temporada de premiações pré- Oscar já tem seus vencedores. Moonlight liderou os Gotham Awards e foi escolhido o melhor filme do ano pela Los Angeles Film Critics Association, e Manchester à Beira-Mar foi eleito o melhor filme do ano pelo National Board of Review.

O National Board of Review deu ainda o prêmio de melhor roteiro original e melhor ator para Casey Affleck (Manchester). Amy Adams foi escolhida a melhor atriz por seu papel em A Chegada.

 

A partir do momento em que as críticas passaram a ser levadas em conta na escolha dos indicados ao Oscar – embora pareça o contrário, é raro um filme receber uma indicação ao prêmio de melhor filme sem ter tido pelo menos 70% de críticas positivas contabilizadas no site Metacritic, e a maioria dos vencedores do prêmio de melhor filme tem pelo menos 80% ou 90% de avaliações positivas no site.

Assim já podemos antever pelo menos um premio na noite do Oscar para estas boas Metascores: Moonlight (99), Manchester à Beira-Mar (96), Jackie (93), La La Land (91), os estrangeiros Toni Erdmann (94) e Elle (89), a animação The Red Turtle (La Tortue Rouge) (92), e os documentários The Tower (92) e 13th (90).

Segundo os sites Metacritic e Rotten Tomatoes, Moonlight e Manchester à Beira-Mar certamente serão lembrados pelos eleitores do Oscar. A conferir.

 

E por último, o brasileiro Não Devore Meu Coração vai fazer sua estreia mundial no festival de Sundance. No elenco estão Cauã Reymond, Eduardo Macedo, Adeli Gonzales, Zahy Guajajara, Claudia Assunção e Ney Matogrosso. A direção é de Felipe Bragança, roteirista de O Céu de Suely e Praia do Futuro, ambos de Karim Aïnous.

 

No próximo fim de semana, não se esperam grandes mudanças, já que somente um filme será lançado em grande circuito: A Última Ressaca do Ano (Office Christmas Party) em 2.800 salas. Miss Sloane abre para 1.600 salas, e o aspirante ao Oscar La La Land: Cantando Estações, que acaba de ser indicado em 12 categorias para o Critics Choice Awards estreia em menos de mil salas.

Vejamos a semana.

 

As Top 10 

  1. Moana: Um Mar de Aventuras (Disney) – Está na 2ª semana e manteve a 1ª colocação. Faturou:

US$ 28.373.000 (-49.9%) em 3.875 salas (igual); MPS (média por sala): US$ 7.322; Totaliza: US$ 119.888.330

Estima-se que chegará aos US$ 350 milhões, e será a 3ª maior bilheteria de animação de 2016, atrás somente de Procurando Dory e Pets: A Vida Secreta dos Bichos, mas à frente de Zootopia.

 

  1. Animais Fantásticos e Onde Habitam (Warner Bros.) – Está na 3ª semana e manteve a 2ª colocação. Faturou: US$ 18.545.000 (-58.9%) em 3.988 salas (-156); MPS: US$ 4.650; Totaliza: US$ 183.507.403

Animais Fantásticos e Onde Habitam em seu terceiro fim de semana, faturou quase a mesma coisa que Harry Potter e as Relíquias da Morte: Parte 1, que estreou muito melhor. Já tendo faturado mais de US$ 180 milhões,  com perspectivas de uma ótima sustentação no Natal, poderá chegar aos US$ 230 milhões em casa.

 

  1. A Chegada (Paramount) – Está na 4ª semana e subiu da 5ª para a 3ª colocação. Faturou: US$ 7.300.000 (-36.3%) em 2.915 salas (+473); MPS: US$ 2.504; Totaliza: US$ 73.078.514

Numa surpreendente subida para terceira posição, ultrapassando Aliados e Doutor Estranho, A Chegada perdeu somente 36,3% da bilheteria, a menor queda entre as Top 10, repetindo o feito da semana anterior, quando perdeu somente 5,6% da receita. Com este desempenho, tornou-se a segunda menor perda em um filme no fim de semana que sucede o de Thanksgivein nos últimos 15 anos, atrás apenas de A Invenção de Hugo Cabret, que caiu 33,5% no fim de semana pós Thanksgiving de 2011. Uma prova que a propaganda boca a boca está funcionando.

 

  1. Aliados (Paramount) – Está na 2ª semana e manteve a 4ª colocação. Faturou: US$ 7.050.000 (-44.5%) em 3.160 salas (igual); MPS: US$ 2.231; Totaliza: US$ 28.927.432

Aliados estrelando Brad Pitt e Marion Cotillard, faturou US$ 7,1 milhões no segundo fim de semana, totalizando US$ 28,9 milhões. Faturou ainda US$ 12,1 milhões em 36 países. Na China, onde Brad Pitt é considerado um dos maiores astros internacionais, Aliados faturou somente US$ 3,6 milhões em 10 mil salas.

 

  1. Doutor Estranho (Disney) – Está na 5ª semana e caiu da 3ª para a 5ª colocação. Faturou: US$ 6.486.000 (-52.8%) em 2.935 salas (-73); MPS: US$ 2.210; Totaliza: US$ 215.309.117

Doutor Estranho faturou US$ 6,5 milhões, totalizando US$ 215,3 milhões. O filme estrelado por Benedict Cumberbatch-já ultrapassou Thor: O Mundo Sombrio (US$ 206 milhões) em casa, totalizando US$ 634,9 milhões globais e ficando à frente de Homem de Ferro 2 (US$ 624 milhões).

 

  1. Trolls (20th Century Fox) – Está na 5ª semana e subiu 7ª para a 6ª colocação. Faturou: US$ 4.600.000 (-56.8%) em 3.156 salas (-166); MPS: US$ 1.458; Totaliza: US$ 141.371.445

 

  1. Até o Último Homem (Lionsgate) – Está na 5ª semana e subiu da 9ª para a 7ª colocação. Faturou: US$ 3.400.000 (-38.4%) em 2.494 salas (+162); MPS: US$ 1.363; Totaliza: US$ 57.264.956

 

  1. Papai Noel às Avessas 2 (Broad Green) – Está na 2ª semana e caiu da 7ª para a 8ª colocação. Faturou:

US$ 3.288.699 (-46.8%) em 2.495 salas (+25); MPS: US$ 1.117; Totaliza: US$ 14.289.742

 

  1. Almost Christmas (Universal) – Está na 4ª semana e caiu da 8ª para a 9ª colocação. Faturou: US$ 2.500.350 (-56.1%) em 1.566 salas (-213); MPS: US$ 1.607; Totaliza: US$ 38.147.500

 

  1. Dominação (Incarnate /High Top) – ESTREIA – Nota CinemaScore: C; Metacritic: 32; Faturou: US$ 2.600.000 em 1.737 salas; MPS: US$ 1497; Totaliza: US$ 2.600.000

Dominação, dirigido por Brad Peyton, é mais um filme de terror barato (US$ 5 milhões). Estrelando Aaron Eckhart, o filme foi lançado em dois formatos e promovido com mais ênfase nas mídias digitais.

Estreando simultaneamente em 1.737 cinemas e em VOD (vídeo on demand), a distribuidora deu preferência a cinemas que tradicionalmente exibem filmes de terror, com uma divulgação que não custou muito. O estúdio já revelou que se o filme estreasse entre US$ 4-5 milhões seria um sucesso, mas a distribuição digital deve ajudar a, pelo menos, recuperar o investimento.

 

  1. Manchester à Beira-Mar (Manchester by the Sea/Roadside Attractions) – Está na 3ª semana e subiu da 15ª para a 11ª colocação. Faturou: US$ 2.363.500 (+92.8%) em 156 salas (+108); MPS: US$ 15.151; Totaliza: US$ 4.423.443

 

 

As Independentes

Estreias

Jackie (Fox Searchlight) – Nota Metacritic: 79; participou dos festivais de Veneza, Toronto, Nova York, AFI 2016

Faturou: US$ 275.000 em 5 salas; MPS: US$ 55.000

O segundo, de três lançamentos no ano, do chileno Pablo Larraín (O Clube e Neruda), teve um ótimo desempenho em sua estreia em poucas salas de Nova York e Los Angeles, faturando um pouco mais que Manchester à Bbeira-Mar há duas semanas atrás, mas fez a maior média pos sala da semana. Com Natalie Portman no papel de Jackeline Kennedy sendo apontada como uma das favoritas ao Oscar, o filme estreou melhor do que Brooklyn no ano passado. Abre para mais salas nas próximas semanas devendo chegar a 40 por ocasião do Natal.

 

O Que Está Por Vir (L´avenir/Things to Come” (IFC) – Nota Metacritic: 87; participou dos festivais de Berlim, Telluride, Toronto, Nova York 2016. Faturou US$ 33.090 em 3 salas; MPS: US$ 11.030

Isabelle Huppert em alta depois que recebeu o prêmio de melhor atriz do New York Film Critics por seu papel em Elle, e agora por seu trabalho em O Que Está Por Vir. Aqui ela interpreta uma professora de filosofia às voltas com o fim do casamento e o declínio de sua carreira. Apesar das ótimas críticas, a abertura nas três salas onde estreou no circuito de arte Nova York/Los Angeles não foi espetacular. Abre em mais cinco cidades esta semana, e amplia o circuito no Natal. Estreia em 22 de dezembo no Brasil.

 

Continuações

Lion (Weinstein) está na 2ª semana e faturou US$ 120,234 em 7 salas (+3); MPS: US$ 17.176; Totaliza: US$ 279.382

A Weinstein abriu o filme estrelado por Dev Patel, Nicole Kidman e Rooney Mara para mais algumas salas em Los Angeles para que pudesse ser visto pelos eleitores de diversas organizações que fazem premiações. Como o filme está tendo um bom boca à boca – caiu apenas 3% – os resultados são razoáveis, esperando-se números ainda melhores quando abrir para mais salas esta semana.

 

Miss Sloane (EuropaCorp) está na -2ª semana e faturou US$ 44.000 em 4 salas (+1); MPS: US$ 11.000; Totaliza: US$ 123,036

O drama político de John Madden estrelado por Jessica Chastain como uma poderosa lobista caiu somente 26%. Abriu somente para mais uma sala antes do lançamento nacional nesta semana.

 

Manchester à Beira-Mar (Roadside Attractions) Veja os números entre as Top 10.

Sua MPS foi a maior do ano em poucas salas. O filme de Kenneth Lonergan estrelando Casey Affleck e Michelle Williams, está em alta na temporada de premiações. Faturou US$ 2.363.500 (+92.8%) em 156 salas (+108); MPS: US$ 15.151; Totaliza: US$ 4.423.443

 

Loving (Focus) – Está na 5ª semana e faturou US$ 997.000 (- 41,2%) em 446 salas (+25); MPS: US$ 2.235. Totaliza: US$ 5.592.166

Teve uma queda de bilheteria maior do que a da maioria dos filmes em cartaz, mas esta produção sobre recismo e direitos civis ainda mantem uma boa bilheteria.

 

 Moonlight (A24) – Está na 7ª semana e faturou US$ 915.750 (-24,9%) em 574 (-44) salas; Totaliza: US$ 9.896.000

À medida que a temporada das premiações avança, o filme melhor avaliado pela crítica no ano, mantem um bom desempenho, se aproximando dos US$ 10 milhões, embora esteja em cartaz em menos de 1.000 salas.

 

As Internacionais

Animais Fantásticos e Onde Habitam liderou as bilheterias internacionais no fim de semana, faturando US$ 60,4 milhões em 67 países.

O filme derivado da série Harry Potter já acumula US$ 607,9 milhões globais. Saiu-se especialmente bem na China,

onde faturou US$ 15,5 milhões, totalizando US$ 72,.5  milhões  em duas semanas. No Japão arrecadou US$ 6 milhões.

 

A animação japonesa Your Name ficou na 2ª posição depois de faturar US$ 40,9 milhões graças a uma ótima estreia na China. Totaliza US$ 243,1 milhões no mundo todo. Your Name conta a história de dois adolescentes que trocam de corpos.

 

Moana: Um Mar de Aventuras ficou na 3ª posição internacional depois de faturar US$ 32 milhões no exterior, totalizando US$ 177,4 milhões globais em duas semanas. Já estreou na China onde faturou US$ 21,3 milhões.

 

Anjos da Noite: Guerras de Sangue e Aliados ficaram na 4ª e na 5ª posições faturando US$ 16,3 milhões e US$ 121 milhões, respectivamente. Aliados acumula US$ 53,7 milhões globais, total decepcionante frente a seu custo de US$ 85 milhões e ao star power de Brad Pitt.

 

Bilheterias Americanas
Renda Renda
Semana Total
(US ) (US )
1 Moana: Um Mar de Aventuras 28.373.000 119.888.330
2 Animais Fantásticos e Onde Habitam 18.545.000 183.507.403
3 A Chegada 7.300.000 73.078.514
4 Aliados 7.050.000 28.927.432
5 Doutor Estranho 6.486.000 215.309.177
6 Trolls 4.600.000 141.371.445
7 Até o Último Homem 3.400.000 57.264.956
8 Papai Noel às Avessas 2 3.288.699 14.289.743
9 Dominação 2.659.000 2.659.000
10 Almost Christmas 2.500.350 38.147.500
Fonte: Boxofficemojo.com