BILHETERIAS MUNDIAIS: “GUARDIÕES DA GALÁXIA” LIDERA O ANO.

Num fim de semana prolongado pelo feriado de Labor Day (o Dia do Trabalho nos EUA não é 1º de maio), Guardiões da Galáxia continuou na liderança das bilheterias norte-americanas.

As estreias da semana, Assim na Terra Como no Inferno e O Homem Novembro, não se saíram bem e ficaram com a 5 e a 6ª posições, atrás das continuações Guardiões da Galáxia, As Tartarugas Ninja, Se Eu Ficar e Vamos Ser Tiras. Felizmente estas continuações se sustentaram bem, caso contrário a diferença entre o total das Top 10 deste ano (US$ 80 milhões) e os US$ 85 milhões faturados por elas no mesmo fim de semana do ano passado, teria sido ainda maior.

Entre os independentes, Chef cruzou a marca dos US$ 30 milhões depois de voltar a ser exibido o país todo.
Mas, apesar do sucesso de Guardiões da Galáxia e As Tartarugas Ninja no final da temporada, as bilheterias do verão 2014 tiveram o pior desempenho em oito anos. O resultado final só será divulgado no decorrer da semana, mas o faturamento do verão 2014 deverá ultrapassar por muito pouco o total de US$ 4 bilhões. Uma diferença de 15% em relação ao total de US$ 4,75 bilhões arrecadados no verão do ano passado. A maior queda ano a ano dos últimos tempos.
Guardiões da Galáxia foi um dos poucos destaques do verão e já é a maior bilheteria de 2014 com US$ 274.6 milhões, ultrapassando o Capitão América: O Soldado Invernal.

Naturalmente houveram sucessos como Anjos da Lei 2 e Planeta dos Macacos: O Confronto, continuações que se saíram melhor do que os filmes originais, assegurando mais um episódio. Algumas franquias como O Incrível Homem-Aranha 2 se sustentaram sem muito brilho, mas Os Mercenários 3 deverão se aposentar, embora esteja indo bem em países estrangeiros como no Brasil.
Pela primeira vez em 13 anos, nenhum filme chegou aos US$ 300 milhões em casa. Com exceção de Guardiões da Galáxia e A Culpa é das Estrelas filmes originais não ficaram entre as maiores bilheterias.

Em compensação, se os sucessos foram poucos, os fracassos também. Os Mercenários 3, Jersey Boys – em Busca da Música e Sex Tape: Perdido na Nuvem não se saíram tão mal como O Cavaleiro Solitário e R.I.P.D. – Agentes do Além no ano passado
Voltando à semana, as Top 12 somaram US$ 85.8 milhões em três dias, o segundo pior fim de semana do ano.
Em seu segundo fim de semana, Sin City: A Dama Fatal caiu 66% faturando US$ 2.2 milhões, caindo da 8ª para a14ª posição. Em 10 dias totalizou somente US$ 10.8 milhões – menos do que o filme original fez no primeiro dia.

Um fato notável é que cinco outros filmes com orçamentos iguais ou inferiores a US$ 25 milhões: Se Eu Ficar, Vamos Ser Tiras, Quando o Jogo Está Alto, O Doador de Memórias e A 100 Passos de Um Sonho, estão entre as Top 10.
E por último, mas não menos importante, uma reviravolta no home vídeo.
A Culpa é das Estrelas é o primeiro título sem ser um filme de ação ou aventura a ser oferecido em plataformas digitais três semanas antes que o DVD ou Blu ray estejam disponíveis em 16 de setembro.
O filme já tem 9,7 milhões de seguidores no Facebook, 730,000 no Twitter, quase 179.000 no Tumblr e 376,954 no Instagram, recorde para um filme.
Um grande golpe na pirataria, e, se a moda pega junto ao público feminino, também nas locadoras e varejistas.
Vejamos a semana.

1. Guardiões da Galáxia (Buena Vista) – Está na 5ª semana e manteve a 1ª posição. Faturou US$ 16,313,000 (-5%) em 3.462 salas (+91); MPS (média por sala): US$ 4,712; Totaliza: US$ 274,610,000
Com quase US$ 16.5 milhões, Guardiões da Galáxia é a oitava maior bilheteria de um quinto fim de semana em todos os tempos. Abriu para mais salas e perdeu somente 5% da receita, o que é raro num Labor Day. Totaliza US$ 274.61 milhões em 31 dias. Embora o verão esteja terminando, ainda tem chances de chegar aos US$ 300 milhões.

2. As Tartarugas Ninja (Paramount) – Está na 4ª semana e manteve a 2ª posição. Faturou US$ 11,750,000 (-30%) em 3.543 salas (-321); MPS: US$ 3,316; Totaliza: US$ 162,406,000
Manter a 2ª colocação na 4ª semana é para poucos. Perdeu somente 30% da bilheteria e faturou US$ 11.75 milhões em três dias e continua superando as expectativas totalizando US$ 162.41 milhões em 24 dias. A Paramount estima uma bilheteria de US$ 15.5 milhões para os quatro dias do fim de semana prolongado.

3. Se Eu Ficar (Warner Bros.) Está na 3ª semana e caiu da 1ª para a 2ª posição. Faturou US$ 9,260,000 (-41%) em 3.003 salas (+96); MPS: US$ 3,084; Totaliza: US$ 29,822,000
Depois de perder somente 41% na 3ª semana, faturou US$ 9.26 milhões em três dias. Nada mal para um filme destinado ao público feminino jovem. Comparando, A Culpa é das Estrelas caiu 69% no 3º fim de semana. Totaliza US$ 29.8 milhões em 10 dias.

4. Assim na Terra Como no Inferno – (As Above,So Below/(Universal) – Estreia – Nota Cinemascore: C-. Contagem Metacritic: 36 % de críticas positivas. Faturou US$ 8,342,000 em 2.640 salas; MPS: US$ 3,160; Totaliza: US$ 8,342,000
Em cartaz em 2.640 salas faturou US$ 8.3 milhões no fim de semana, 39% dos quais na sexta-feira, uma parcela alta para um fim de semana de feriado. De produção barata (US$ 5 milhões), não parece ter recebido um grande investimento em marketing, mas estreando em tantas salas deveria faturar em torno de US$ 10 milhões,
Com um “C-” na pesquisa CinemaScore e uma audiência onde 64% têm menos de 25 anos, deve perder fôlego rapidamente e fechar em torno de US$ 25 milhões.
Lançado com uma grande campanha digital, o thriller segue um grupo de exploradores que descobre forças ocultas quando entra em catacumbas sob as ruas de Paris. Estreia no Brasil em 25/9

5. Vamos Ser Tiras (20th Century Fox) – Está na 3ª semana e caiu da 4ª para a 5ª posição. Faturou
US$ 8,200,000 (-24%) em 3.010 salas (-130); MPS: US$ 2,724; Totaliza: US$ 57,322,000
Filme de produção barata, perdeu somente 24% da bilheteria e já ultrapassou os US$ 50 milhões, tendo chegado aos US$ 57.32 milhões em 19 dias.

6. O Homem Novembro (The November Man/Relativity) – Estreia – Nota Cinemascore:B+. Contagem Metacritic: 38% de críticas positivas. Faturou US$ 7,660,000 em 2,776 salas; MPS: US$ 2,759; Totaliza: US$ 9,351,000
Com um orçamento de cerca de US$ 20 milhões, O Homem Novembro atraiu um público formado 55% por homens, com 83% deles com mais de 25 anos.
O filme segue um ex-agente da CIA (Pierce Brosnan) chamado para mais uma missão na qual terá que concorrer com um antigo discípulo. Olga Kurylenko e Luke Bracey completam o elenco.
As críticas desfavoráveis podem estar prejudicando o filme, embora o público tenha gostado, dando uma nota B+ na pesquisa Cinemascore. Estreia no Brasil em 24/11.

7. Quando o Jogo Está Alto (When the Game Stands Tall /Sony) – Está na 2ª semana e caiu da 5ª para a 7ª posição. Faturou US$ 5,650,000 (-33%) em 2.673 salas (igual); MPS: US$ 2,114; Totaliza: US$ 16,320,000
Mais um filme barato (US$ 15 milhões) que continua a surpreender. O filme sobre futebol americano que foi a surpresa da semana passada, sem nomes conhecidos no elenco e uma verba de marketing mínima, estreou na 5ª posição com US$ 9.1 milhões. Confirmando as previsões, está a caminho de uma bilheteria em torno dos US$ 25 e US$ 30 milhões.

8. O Doador de Memórias (Weinstein) – Está na 3ª semana e caiu da 7ª para a 8ª posição. Faturou US$ 5,253,000 (-18%) em 2.805 salas (-198); MPS: US$ 1,873; Totaliza: US$ 31,526,000.
Teve um desempenho melhor do que na semana anterior, quando perdeu 45% da bilheteria entre a estreia e a 2ª semana. Meryl Streep deve ser a responsável pelo feito, já que o filme teve somente 46% de críticas positivas no Metacritic. Além do mais, o público também gostou já que deu uma nota nota B+ na pesquisa CinemaScore. Custou entre US$ 20 e US$ 30 milhões e, com a colaboração das bilheterias internacionais, acabará se pagando.

9. A 100 Passos de Um Sonho (Buena Vista) – Está na 4ª semana e manteve a 9ª posição. Faturou US$ 4,603,000 (-14%) em 1.918 salas (-26); MPS: US$ 2,400; Totaliza: US$ 39,398,000
Tal sustentação (-14%) não é surpresa para um filme que recebeu uma nota A na pesquisa Cinemascore, apesar de somente 55% de críticas favoráveis contabilizadas pelo site Metacritic. Estrelando Helen Mirren, 59% do público eram mulheres, e 87% tinham mais do que 26 anos e mais de 40% tinham mais de 50. Deve estar recebendo forte boca a boca, já que na semana passada perdeu 22% da bilheteria. Como custou US$ 22 milhões, já se pagou na bilheteria doméstica.

10. Os Mercenários 3 (Lionsgate) – Está na 3ª semana e caiu da 6ª para a 10ª posição. Faturou US$ 3,500,000 (-46%) em 2.564 salas (-657); MPS: US$ 1,365; Totaliza: US$ 33,139,000
A pior estreia da franquia (US$ 15.9 milhões) perdeu quase 60% da bilheteria em seu segundo fim de semana, mas neste se saiu um pouco melhor, perdendo 46%. Em casa foi prejudicado pela pirataria, mas está se saindo bem nas bilheterias internacionais onde ocupa a 8ª posição. Já estreou em 37 países, totalizando US$ 8,8 milhões no fim de semana. Comparando, faturou US$ 59 milhões no exterior contra US$ 33.1 milhões em casa.

INDEPENDENTES
Entre as estreias independentes, o filme mexicano Cantinflas estreou com US$ 2.63 milhões em 382 salas. Bem menos do que os US$ 7.8 milhões faturados por outro mexicano Não Aceitamos Devoluções no mesmo fim de semana do ano passado. Ainda assim, foi um bom resultado já que foi um lançamento voltado basicamente para o público de origem hispânica.
Biografia do conhecido ator mexicano, Cantinflas recebeu uma nota B na pesquisa Criticwire. Faturou US$ 2,625,000 em 382 salas com uma MPS de US$ 6,872.

The Last of Robin Hood – Recebeu uma nota C+ na pesquisa Criticwire e 49% de críticas positivas no Metacritic. Faturou US$ 26,000 em duas salas com uma MPS de US$13,000.
O filme retrata os últimos dias do ator Errol Flynn.

Starred Up –Nota A- na pesquisa Criticwire e 83% de críticas positivas no Metacritic. Faturou US$ 11,000 em duas salas com uma MPS de US$ 5,500. Disponível também em Video on Demand, vai abrir para mais salas em setembro.

Vida de Crime (Life of Crime) –Nota B- na pesquisa Criticwire e 58% de críticas positivas no Metacritic. Faturou US$ 99,500 em 36 salas com uma MPS de US$ 2,763. Já disponível em VOD.
Com um elenco capaz de atrair os fãs do VOD (Jennifer Aniston, Mos Def, Tim Robbins, John Hawkes entre outros) e um roteiro baseado num romance de Elmore Leonard muito popular entre o público mais velho, Vida de Crime abre para mais salas em 12 de setembro. Estreia n Brasil em 25/12

The Notebook (Sony Pictures Classics) –Nota B na pesquisa Criticwire e 55% de críticas positivas no Metacritic.
Filme húngaro sobre a II Guerra Mundial de visual impactante filmado em Cinemascope preto e branco. Focado na vida de irmãos mandados para viver com a avó no campo durante a guerra e seus problemas para se adaptar à nova vida.

Continuações
O Amor é Estranho (Love Is Strange) – Faturou US$ 261,270 em 27 salas (+22) com uma MPS: US$ 9.691.Totaliza: US$ 424,761. Estreia no Brasil em 25/12

O Casamento de May – Em cartaz no Brasil, este filme rodado na Jordânia faturou US$ 7,071 em 7 salas com uma MPS de US$ 1,010; Totaliza: US$ 11,705.

Boyhood: Da Infância à Juventude – Está na 8ª semana e faturou US$ 1,500,000 (-10%) em 640 salas (-94). Totaliza: US$ 18,500,000.
Além de já ter ultrapassado US$ 18 milhões, vem aumento sua MPS semana a semana. Estreia no Brasil em 23/10.

Magia ao Luar está em cartaz há seis semanas e faturou US$ 824,618 (-32%) em 438 salas (-349); Totaliza: US$ 8,014,000.

Mesmo Que Nada Dê Certo – Está na 10ª semana e faturou US$ 784,000 (+2,094%) em 335 (+296) salas. Totaliza: US$ 15,325,000. Relançamento visando a temporada de indicações ao Oscar (especialmente melhor canção) ainda fez uma MPS superior a US$ 2,000. Estreia no Brasil em 18/09

O Homem Mias Procurado – Está na 6ª semana e faturou US$ 585,400 (-31%) em 333 salas (-100). Totaliza: US$ 14,922,000.
Um dos sucessos independentes do verão deveria ter estreado no Brasil no dia 28/08.

Será Que (What If) está na 4ª semana e faturou US$ 300,000 (-55%) em 197 salas (-483). Totaliza: US$ 2,896,000
A comédia romântica com Daniel Radcliffe vai chegando ao fim de carreira, mas sua MPS está melhor do que há duas semanas atrás. Estreia no Brasil em 25/09.

Chef chegou aos US$ 30 milhões no fim de semana e é, junto com O Grande Hotel Budapeste, o segundo filme independente de 2014 a atingir a marca.

INTERNACIONAL
Planeta dos Macacos: O Confronto abriu com US$ 47 milhões na China. A quarta maior abertura do país atrás apenas dos dois Transformers e Homem de Ferro 3. Já acumula uma bilheteria de mais de US$ 611 milhões no mundo todo. Com a estreia no Japão deverá atingir os US$ 700 milhões.
Lucy faturou US$ 31.2 milhões depois de estrear com US$ 4.3 milhões no México, US$ 2.6 milhões no Japão e US$ 2.4 milhões no Brasil, onde liderou as bilheterias no fim de semana.
Guardiões da Galáxia abriu na 1ª posição na Alemanha com US$ 7 milhões; Já faturou 74 % mais do que Capitão America: O Soldado Invernal, mas 17% menos que Thor: O Mundo Sombrio. Ainda não estreou no Japão, Itália e China.

Bilheterias Americanas
Renda Renda
Semana Total
FILME (US ) (US )
1 Guardiões da Galáxia $16,313,000 $274,600,000
2 As Tartarugas Ninja $11,750,000 $162,405,980
3 Se Eu Ficar $9,260,000 $29,821,521
4 Assim na Terra, como no Inferno Above, So Below $8,342,400 $8,342,400
5 Vamos Ser Tiras $8,200,000 $57,321,521
6 O Homem Novembro $7,660,000 $9,351,474
7 Quando o Jogo Está Alto $5,650,000 $16,320,092
8 O Doador de Memórias $5,253,000 $31,525,650
9 A 100 Passos de Um Sonho $4,603,000 $39,400,000
10 Os Mercenários 3 $3,500,000 $33,139,049

Bilheterias Internacionais
Renda Global Renda Inter. Renda Global
Semana Semana Total
FILME (US) (US) (US) Países
1 Planeta dos Macacos: O Confronto $52,025,000 $51,200,000 $613,344,991 30
2 Guardiões da Galáxia $36,013,000 $19,700,000 $547,700,000 69
3 Lucy $33,876,510 $31,200,000 $269,355,825 53
4 As Tartarugas Ninja $24,750,000 $13,000,000 $274,505,980 44
5 No Olho do Tornado $15,400,000 $12,900,000 $89,643,370 52
6 Vamos Ser Tiras $14,800,000 $6,600,000 $67,121,521 24
7 Se Eu Ficar $13,860,000 $4,600,000 $34,421,521 11
8 Os Mercenários 3 $12,300,000 $8,800,000 $92,139,049 37
9 Como Treinar o Seu Dragão 2 $11,640,000 $10,500,000 $593,670,227 24
10 Hércules $10,400,000 $9,800,000 $174,664,908 30
Fonte: Rentrak