BILHETERIAS NORTE-AMERICANAS DESTE FINAL DE SEMANA: “THE ROOMMATE” SAI NA FRENTE.

O fim de semana do Super Bowl (final do campeonato de basquete) sempre é um fim de semana difícil para as bilheterias norte-americanas, especialmente no domingo.

O filme que se deu melhor no último fim de semana foi “The Roommate”, estrelando Minka Kelly e Leighton Meester. Fez US$ 15, 6 milhões, o que lhe garante a oitava bilheteria de um filme vs. Super Bowl. Faturou US$ 6,4 milhões na sexta e US$ 6,85 milhões no sábado. Estreou em 2.800 salas de 2.534 cinemas. Espectadores na saída do cinema deram grau B para o filme, numa pesquisa do CinemaScore. Mesmo assim, sua bilheteria ficou à frente de outras estréias de Super Bowl anteriores como “O Mistério das Duas Irmãs” (The Uninvited)” e “O Olho do Mal” (The Eye). Mas, perdeu feio para “Quando Um Estranho Chama” (When a Stranger Calls) e “ O Pesadelo” (Boogeyman), e principalmente para Dear John que fez US$ 30,5 milhões ano passado. Interessante notar que “The Roommate” é o oitavo ano consecutivo que um filme da Sony lidera o fim de semana da final de basquete.

“Santuario” também não agüentou a concorrência da TV. Nem o fato de ter sido produzido por James Cameron parece ter tido muita influência. Em exibição em 3.300 telas de 2.787 cinemas, o filme do diretor Alister Grieson não chegou aos US$ 10 milhões no fim de semana. 17% da receita foram de 178 salas IMAX 3D. Surpreendentemente, 47% da platéia eram homens e 53% mulheres, das quais 35% tinham menos de 30 anos.

“Sexo sem Compromisso” (No Strings Attached) se segurou bem, e caiu da segunda para a terceira colocação. Perdeu 37% da receita da semana anterior para esta. Fez US$ 8,4 milhões, totalizando US$ 51,8 milhões em 17 dias. É o terceiro filme com Natalie Portman liderando o elenco feminino, seguindo “V de Vingança” (V for Vendetta) e “Cisne Negro”, e o sexto do co-astro Ashton Kutcher, que ultrapassa os US$ 50 milhões de bilheteria. .

“O Discurso do Rei” (The King’s Speech) perdeu apenas 25% da bilheteria, faturou US$ 8,3 milhões acumulando US$ 84,1 milhões em 73 dias. Depois das várias indicações ao Oscar, o filme de Tom Hooper subiu da quinta para a quarta colocação e deverá chegar facilmente aos US$ 100 milhões.

Seus concorrentes ao Oscar, “Cisne Negro” e “O Vencedor” também mantiveram seu desempenho da semana anterior. “Cisne Negro” caiu 34%, fez US$ 3,4 milhões e já totaliza US$ 95,9 milhões em 66 dias. “O Vencedor” caiu 27%, fez US$ 2,9 milhões e acumula uma bilheteria de US$ 82.5 milhões em 59 dias. “Bravura Indômita” teve uma queda de somente 37%, faturou US$ 4,8 milhões, subindo para US$ 155 milhões em 47 dias.

“Ritual, em sua segunda semana de exibição, teve a maior queda entre os lançamentos wide: 62%. Uma queda considerada normal para lançamentos do mesmo gênero. Fez US$ 5,6 milhões em 2.985 cinemas e totalizou US$ 23,7 milhões em 10 dias.

Em sua segunda semana de exibição, “Assassino a Preço Fixo” teve a queda padrão para um filme de Jason Statham: 53%. Faturou US$ 5,4 milhões acumulando US$ 20,1 milhões em 10 dias. “O Besouro Verde” caiu 46% ao faturar US$ 6,1 milhões. Com uma arrecadação de US$ 87,2 milhões em 24 dias, está quase alcançando a bilheteria final de “Segurando as Pontas” (Pineapple Express).

Independentes

“Biutiful”, que deu a Javier Bardem uma indicação ao Oscar de melhor ator, fez US$ 731.209 ao abrir de 57 para 177 salas, fazendo uma média de US$ 4.131 por sala. O filme de Alejandro González Iñárritu concorre ainda ao Oscar de melhor filme estrangeiro.

Numa temporada de Oscar financeiramente forte, alem de “Biutiful,” outros indicados ao Oscar deram um salto na bilheteria

“127 Horas,” da Fox Searchlightl, em exibição em apenas 899 salas, teve uma expansão de 36% no número de salas. Não vai chegar aos US$ 100 milhões, mas já tem garantidos pelo menos US$ 20 milhões, depois que foi indicado ao Oscar de melhor filme. O filme de Danny Boyle estrelado por James Franco, também indicado ao Oscar, e um de seus apresentadores da cerimônia de entrega, faturou US$ 1.370.000, com uma média de US$ 1.524 por sala. Já acumula US$ 15.700.000 e foi o segundo menor faturamento entre os indicados ao Oscar, mas a maior bilheteria entre os lançamentos limitados (entre 100 e 999 salas).

Com apenas uma indicação, “Namorados Para Sempre” (indicação a melhor atriz para Michelle Williams), lançado um ano depois do lançamento em Sundance, fez US$ 815.000 depois de abrir para 450 salas (+ 35). Com uma media de US$ 1.811, o filme da Weinstein Company subiu sua receita total para US$ 7.297.000. Nenhum filme que tenha custado US$ 1 milhão, com censura 17 anos, pode almejar tanto. Estréia no Brasil em 10 de junho pela Paris.

“Reencontrando a Felicidade”, (Rabbit Hole), que deu mais uma indicação ao Oscar de melhor atriz para Nicole Kidman abriu de sete para 131 salas em seu oitavo fim de semana. Fez US$ 118.000, totalizando US$ 1.720.000. Estréia em seis de maio também pela Paris.

“Another Year”, filme de Mike Leigh indicado ao Oscar de melhor roteiro, mais que dobrou suas salas desde o último fim de semana, abrindo de 91 para 236. Fez US$ 501.922 com uma ótima média de US$ 2.127 por sala. Distribuído pela Sony Classics já arrecadou US$ 1.704.000 desde a abertura em 29 de dezembro.

“O Mágico”, que concorre ao Oscar de melhor animação, abriu de 25 para 68 cinemas em seu sétimo fim de semana. Embora elogiado pela crítica, vale lembrar que o publico norte-americano não gosta de filme estrangeiro. Mas mesmo assim, o desenho francês ainda fez US$ 205.000 numa média por sala de US$ 3.015. Um aumento de 53% em relação à semana passada. Em exibição num circuito pequeno (platform, menos de 100 salas) já arrecadou US$ 784.000.

“A Minha Versão do Amor” (Barney´s Version) de Richard J. Lewis, indicado ao Oscar de melhor maquiagem, está em cartaz em 119 cinemas e faturou US$ 456.053. Estrelado por Paul Giamatti (que ganhou o Globo de Ouro por sua interpretação), Dustin Hoffman, Minnie Driver e Rosamund Pike, fez uma ótima média de US$ 5.333 e acumulou US$2.937.785. Estréia no Brasil em 4/3 pela Califórnia.

Outra indicação ao Oscar de melhor maquiagem, “Caminho da Liberdade” [The Way Back), de Peter Weir com Colin Farrell, Ed Harris e Saoirse Ronan perdeu 72% da bilheteria e fez US$ 147.000 em 145 salas. Totaliza US$ 2.538.000.

The Other Woman, estrelando Natalie Portman, deve ter estreado em Nova York e Los Angeles, mas seus números não foram divulgados.

Finalmente, mesmo sem concorrer a nenhum Oscar, “The Company Men” esta se mantendo em cartaz em 231 salas. O filme da Weinstein Company faturou US$ 564.000 com uma média de US$ 2.442, totalizando US$ 2.341.000.

De um modo geral, o fim de semana foi fraco (total de US$ 88.000.000), numa queda estimada de 22,8% em relação ao mesmo fim de semana do ano passado (US$ 114.042.000), liderado por “Querido John” (Dear John). Foi o 13º fim de semana consecutivo em queda. Até o momento (6/2/11) as bilheterias de 2011 (US$ 862.856,000) estão 27,5% abaixo das de 2010, quando totalizavam US$ 1.190.401.000.
Mas pelo menos esse fim de semana tem uma atenuante: o Super Bowl XLV foi o programa de TV com maior índice de audiência da história da televisão. Mais de 111 milhões de pessoas assistiram a final entre os Green Back Packers e os Pittsburgh Steelers. Em 2010 a audiência do Super Bowl foi de 106,5 milhões de espectadores. Não justifica, mas explica.

Nota: Até fecharmos a coluna, as bilheterias internacionais ainda não haviam sido divulgadas.

Veja no quadro abaixo aa dez maiores bilheterias da semana (renda semanal/ renda total), em US$:

1 “The Roommate” 15.600.000 / 15.600.000

2 “O Santuário” 9.225.000 / 9.225.000

3 “Sexo Sem Compromisso” 8.400.000 / 51.788.000

4 “O Discurso do Rei 8.310.000 / 84.125.000

5 “O Besouro Verde” 6.100.000 / 87.222.000

6 “O Ritual” 5.565.000 / 23.677.000

7 “Assassino a Preço Fixo” 5.370.000 / 20.080.000

8 “Bravura Indômita” 4.750.000 / 155.012.000

9 “O Dilema” 3.448.000 / 45.740.000

10 “Cisne Negro” 3.400.000 / 95.888.000

Fonte: Box Office Mojo