BILHETERIAS NOS EUA: OS PIORES RESULTADOS DESDE 1992.
por Wanda de Andrade.
Em 2017, apesar de aumento de 3,69% no valor do ingresso, que chegou a US$ 8,97, a bilheteria total de 2017 somou US$ 11.032.944.768 bilhões, comparados com US$ 11.371.639 bilhões arrecadados em 2016. Uma queda de 5,26%.
A venda de ingressos também caiu 5,8%, totalizando 1.239 bilhão. O pior resultado desde 1992.
Não se tem certeza se foi o preço mais alto do ingresso que afastou o púbico dos cinemas, mas o DEG, (Digital Entertainment Group] talvez tenha a resposta: os gastos com home vídeo em 2017 chegaram a US$ 20,5 bilhões, 5,26% acima de 2016.
Mas, se a bilheteria de 2017 teve altos e baixos, o mês de dezembro de 2017 foi certamente um dos pontos altos. No mês, foram vendidos mais de 148 milhões de ingressos, que geraram uma bilheteria de US$ 1.323 bilhão, a quinta maior bilheria do período comparada a anos anteriores.
A Disney liderou o market share com três flmes em cartaz. Faturou quase US$ 645 milhões liderados por Star Wars: The Last Jedi, que foi a segunda maior bilheteria de estreia (US$ 220 milhões), e se tornou a maior bilheteria de 2017 em apenas 17 dias de exibição. Terminou o ano com mais de US$ 531,511 milhões em casa, e mais de US$1, 22 bilhão no mundo todo. Já é a 6ª maior bilheteria dos EUA de todos os tempos, e a 12ª global.
A estrela do ano foi Gal Gadot, que estrelou Mulher Maravilha e Liga da Justiça que faturaram US$ 1,4 bilhão no mundo todo. Entre os homens, Vin Diesel (Velozes e Furiosos 8 e xXx: Reativado) foi o astro mais lucrativo, tendo os dois filmes liderados pelo ator faturado juntos mais de US$ 1,6 bilhão, seguido de perto por Dwayne “The Rock” Johnson, co-astro de Velozes e Furiosos 8 e que também estrelou Baywatch e Jumanji: Benvindos à Selva, que faturaram US$ 1,5 bilhão.
Jumanji dominou as bilheterias de janeiro 2018
Apesar da concorrência do novo Star Wars, janeiro foi liderado Jumanji: Benvindos à Selva, da Sony, que dominou as bilheteias do mês passado com mais de US$ 200 milhões, seguida de perto pela Fox, responsável por dois fortes concorrentes ao Oscar ainda em cartaz: The Post: A Guerra Secreta e O Rei do Show.
A Fox ficou na segunda posição do mês puxada por O Rei do Show com US$ 80 milhões e brevemente deverá se tornar a maior bilheteria de Hugh Jackman num filme fora da série X-Men, ultrapassando Les Misérables (US$ 148,8 milhões). The Post: A Guerra Secreta faturou US$ 59,5 milhões em janeiro depois que abriu grande circuito em 12/01.
A Disney ficou com a 3ª posição no market-share de janeiro, tendo faturado US$ 120,2 milhões, lierados por Star Wars: Os Últimos Jedi, que arrecadou US$ 94,5 milhões.
A semana de 16 a 22 de fevereiro
Se o ano começou em queda de 4% em relação a 2017, o lançamento de Pantera Negra, dos estúdios Disney e Marvel, virou o jogo. Liderou o fim de semana com uma das maiores bilheterias de estreia de todos os tempos com uma diferença de mais de US$ 175 milhões para o segundo colocado, tendo sido responsável pela venda de dois terços dos ingressos do fim de semana. Com isso, a bilheteria aumentou 5% em relação ao mesmo período do ano passado.
Com este sucesso, as outras estreias em grande circuito da semana, O Homem das Cavernas e Samson não se saíram bem.
Pedro Coelho, lançamento da Sony, ficou na 2ª posição com US$ 17,25 milhões totalizando US$ 48 milhões em 10 dias. Na 3ª posição ficou Cinquenta Tons de Liberdade, líder na semana anterior que caiu 56%. No exterior, já faturou US$ 47,7 milhões, totalizando US$ 190 milhões internacionais e US$ 268,9 milhões globais.
Jumanji: Benvindos à Selva, também da Sony, ficou na 4ª posição com US$ 7,9 milhões. Totalizou mais de US$ 377,6 milhões depois fim de semana prolongado pelo feriado de President’s Day, e já é a 2ª maior bilheteria de todos os tempos da Sony, ultrapassando Homem-Aranha 2, com chances de ultrapassar o Homem-Aranha original que fechou com US$ 403,7 milhões.
Ficando na 5ª posição, o filme da Warner dirigido por Clint Eastwood, 15:17: Trem para Paris, perdeu 39% da bilheteria, faturando US$ 7,7 milhões e se aproximando dos US$ 27 milhões em 11 dias de exibição.
O Rei do Show faturou US$ 5,1 milhões, caindo somente 21%, totalizando US$ 154,4 milhões e ultrapassando o musical vencedor do Oscar do ano passado La La Land. A canção tema do filme, This is Me, de Benj Pasek e Justin Paul, que venceram o Oscar de melhor canção original em 2017 com City of Stars, de La La Land, também foi indicada ao Oscar de melhor canção e já tendo recebido o Globo de Ouro.
Na 7ª posição ficou a estreia O Homem das Cavernas, da Lionsgate, que faturou US$ 3,15 milhões e recebeu nota “B” na pesquisa CinemaScore, enquanto Samson não ultrapassou a 11ª posiçao.
No total, as 12 maiores bilheterias do fim de semana de 16 a 18 de fevereiro somaram US$ 260,4 milhões, quase o dobro das 12 mais do mesmo fim de semana do ano passado.
Graças principalmente a Pantera Negra a bilheteria anual que estava abaixo da de 2017 subiu para US$ 285.948.406, comparados com US$ 150.631.026 em 2017 à mesma altura.
No próximo fim de semana estreiam Aniquilação, com Natalie Portman e A Noite do Jogo, com Jason Bateman e Rachel McAdams.
Pantera Negra
Elogiado pela crítica e com resultados de bilheteria acima dos outros indicados ao Oscar, Pantera Negra, o mais novo sucesso da Disney/Marvel, faturou em três dias de exibição mais do que outros concorrentes de sucesso como Dunkirk e Corra em toda sua carreira.
Dentro de Marvel Cinematic Universe, Pantera Negra, o 18º lançamento do estúdio, é o nono a estrear com mais de US$ 100 milhões. Foi ainda a segunda maior bilheteria da Marvel, atrás apenas de Os Vingadores (US$ 207,4 milhões) ultrapassando a estreia com US$ 191 milhões de Vingadores: Era de Ultron. Sua bilheteria de estreia (US$ 192.023.000) Utrapassou a estreia de A Bela e a Fera no ano assado (US$174.780.616) e quase dobrou a renda inicial de Velozes e Furiosos 7, outro filme dirigido por um afro-descendente.
No filme, que teve o custo de produção de US$ 200 milhões, Chadwick Boseman é o astro principal no papel de T’Challa/Pantera Negra, contracenando com Lupita Nyong’o, Michael B. Jordan, Daniel Kaluuya, Letitia Wright, Winston Duke, Angela Bassett, Forest Whitaker e Andy Serkis.
O enredo, uma história sobre o poder e o orgulho da reça negra no mundo de super-heróis, acompanha a coroação de T’Challa como rei de Wakanda, uma nação do continente africano tecnologicamente avançada, rica em vibranium, a fonte do poder da Pantera Negra. O público deu nota “A+” ao filme na pesquisa CinemaScore (o único filme anterior da Marvel a receber a mesma nota foi Os Vingadores).
Além do mais, recebeu a inédita nota de 97% positivos para um filme de ação com super-herói no Rotten Tomatoes. A nota mais alta até agora para um filme do gênero havia sido a de Batman: O Cavaleiro das Trevas, de Christopher Nolan e Homem de Ferro, de Jon Favreau, que chegarama a 94%.
O CD com a trilha sonora de Kendrick Lamar, Black Panther: The Album estreou em primeiro lugar na Billboard 20, o que não acontecia desde a trilha sonora de Esquadrão Suicida.
Pantera Negra também fez sucesso no mercado internacional totalizando US$ 169 milhões, tendo quebrado recordes em diversos países. Ainda não foi lanaçado nos maiores mercados como China, Rússia e Japão, mas já totaliza US$ 361 milhões globais.
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Bilheterias Americanas | |||
Renda | Renda | ||
Semana | Total | ||
(US$ ) | (US$ ) | ||
1 | Pantera Negra | 235.000.000 | 235.000.000 |
2 | Pedro Coelho | 23.100.000 | 54.072.542 |
3 | Cinquenta Tons de Liberdade | 19.435.000 | 78.626.455 |
4 | Jumanji: Benvindos à Selva | 10.000.000 | 379.678.565 |
5 | 15:17: Trem para Paris | 9.140.000 | 26.887.717 |
6 | O Rei do Show | 6.250.000 | 155.628.356 |
7 | O Homem das Cavernas | 4.200.000 | 4.200.000 |
8 | Maze Runner: Cura Mortal | 3.165.000 | 54.645.126 |
9 | A Maldição da Casa Winchester | 2.615.000 | 22.245.179 |
10 | The Post: A Guerra Secreta | 2.460.000 | 77.069.372 |