BILHETERIAS: O PODEROSO CHEFINHO DEMITE A BELA E A FERA.

Por Wanda de Andrade.

Foi um fim de semana de surpresas.
A diferença foi pequena, mas o desenho da Fox e DreamWorks Animation, O Poderoso Chefinho surpreendeu e derrotou  A Bela e a Fera superando todas as previsões e expectativas da indústria. Enquanto isso, A Vigilante do Amanhã: Ghost in the Shell estreou na contra-mão, terminado na 3ª posição.

 

O Poderoso Chefinho faturou US$ 49 milhões em 3.773 salas depois de receber not A na pesquisa CinemaScore no dia da estreia, sendo que o público de mais de 18 anos deu nota A+.

 

A DreamWorks não sabia durante a produção do filme, que Donald Trump seria eleito presidente dos EUA, mas é difícil não fazer algumas ligações com o presidente. Principlmente porque quem faz a voz do chefinho é Alec Baldwin, que vem personificando Trump no programa humorístico da TV, Saturday Night Live. Embora o filme possa não ter agradado aos eleitores do presidente, a Fox revelou que O Poderoso Chefinho liderou as bilheterias do meio oeste, onde estão a maioria dos eleitores do atual ocupante da casa Branca. De qualquer forma, em muitas situações, o bebê mandão e suas posições ousadas e imaturas, não deixam de lembrar o presidente Trump.

 

Na segunda posição, A Bela e a Fera, que faturou US$ 47,5 milhões, elevou sua bilheteria doméstica para US$ 395,5 milhões em 17 dias, igualando com Batman: O Cavaleiro das Trevas, que fechou com US$ 533,3 milhões em casa.

 

Em terceiro lugar ficou A Vigilante do Amanhã: Ghost in the Shell, que arrecadou US$ 19 milhões em 3.440 salas, muito abaixo das expectativas. O público deu nota B na pesquisa CinemaScore feita na saída dos cinemas no dia da estreia. Este públcio era composto básicamente por hemens (61%) de homens.

Enquanto se especula a razão do fracasso, uma coisa é certa, o filme anterior no gênero estrelado por Scarlett Johansson, Lucy, que estreou com US$ 43,8 milhões, teve um público de estreia composto 50% por mulheres.

 

Power Rangers terminou na quarta posição com US$ 14,5 milhões, que significaram uma queda de 64% no segundo fim de semana, a pior entre as Top 10. Embora tenha tido uma boa estreia com US$ 40 milhões, o custo de US$ 100 milhões não suporta uma queda tão grande, o que tira as chances de uma continuação.

 

Fechando as cinco maiores bilheterias da semana, Kong: A Ilha da Caveira, que perdeu 40% faturando US$ 8,8 milhões. Totaliza US$ 147,8 milhões em casa, e US$ 329,5 milhões internacionais, aproximando-se dos US$ 500 milhões globais.

 

Logan também perdeu somente 40% e ficou na 6ª posição com US$ 6,2 milhões, totalizando US$ 211,8 milhões em casa, e Saia mais uma vez teve a melhor sustentação entre as Top 10, US$ 5,8 milhões, totalizando US$ 156.887.675 em casa, tendo custado somente US$ 4.5 milhões.

 

Duas estreias da semana anterior tiveram um desempenho relativamente bom. Vida caiu 55%, depois de uma estreia fraca e CHiPS” caiu menos que 47%, mas depois da estreia fraca, mal deve chegar aos US$ 20 milhões em casa.

 

Fechando as Top 10 ficou The Zookeeper’s Wife, que estreou em apenas 541 salas, faturando US$ 3,3 milhões. Nesta semana abre para mais 200 ou 300 salas.

 

As Top 10 faturaram aproximadamente US$ 163,8 milhões 14,7 % menos do que os US$ 192,1 milhões arrecadados pelas Top 10 na semana anterior e 32,6 % menos do que os US$ 243,4 milhões faturados pelas Top 10 no mesmo fim de semana do ano passado, quando Batman vs. Superman: A Liga da justiça liderou com US$ 166 milhões na estreia.

 

Até o momento, as bilheterias dos EUA acumulam um total de mais de 5% acima das bilheterias 2016 à mesma altura e a venda de ingressos subiu 30% segundo a ComScore. Sucessos como Logan e A Bela e a Fera elevaram as bilheterias de março para mais de US$ 1 bilhão pela primeira vez na história do cinema.

 

No próximo fim de semana, estreiam Despedida em Grande Estilo (Going in Style) em mais de 3.000 salas, Smurfs e a Vila Perdida (Smurfs: The Lost Village) em mais de 3.400 salas e O Caso de Cristo (The Case for Christ) em 1.100 salas além de Gifted em 50 salas e Their Finest em somente quatro salas.

 

The Top Ten

  1. O Poderoso Chefinho (The Boss Baby/20th Century Fox) – ESTREIA – Nota CinemaScore: A-; Metacritic: 50; Faturou: US$ 49.000.000 em 3.773 salas; MPS (média por sala): US$ 12.987; Totaliza: US$ 49.000.000

Apesar da concorrência de A Bela e a Fera pelo mesmo público, O Poderoso Chefinho, que é o primeiro lançamento de animação em muitas semanas e chegou durante as férias de primavera quando o público infanto juvenil está ávido por filmes novos, surpreendeu todo mundo. Embora o público alvo seja o infantil, país levando seus filhos ao cinema são a maior garantia de venda de ingressos em filmes para a família nos dias de hoje. O trailer exibido nas seções de A Bela e a Fera também ajudou.

O público adulto não é normalmente o mais atraído pelos filmes da Pixar ou qualquer outro filme de animação, mesmo quando elogiados pela crítica. Mas cerca de US$ 16 milhões da receita de O Poderoso Chefinho vieram de adultos não acompanhados de crianças. O que significa um pouco menos da totalidade do público de A Vigilante do Amanhã: Ghost in the Shell que estreou no mesmo dia.

O Poderoso Chefinho faturou US$ 15,5 milhões na sexta-feira, incluindo US$ 1,5 milhão da noite na noite de quinta, e subiu a 28,4 % de sexta para sábado. Conquistou uma MPS (US$12,987) maior do que qualquer filme lançado em cerca 500 salas.

Internacionalmente, O Poderoso Chefinho abriu em mais 37 países faturando US$ 36,2 totalizando US$ 59 milhões internacionais, e US$ 108 milhões globais. O Poderoso Chefinho ainda vai ser lançado em 44 países incluindo Reino Unido e Suécia.

 

  1. A Bela e a Fera (Disney) – Está na 3ª semana e caiu da 1ª para a 3ª colocação. Faturou: US$ 47.543.000 (-47%) em 4.210 salas (igual); MPS: US$ 11.293.000; Totaliza: US$ 395.460.000

O filme que todo mundo acreditava que iria dominar as bilheterias mais uma semana, A Bela e a Fera, acabou derrotado por O Poderoso Chefinho. Perdeu 47,4 % da bilheteria faturando US$ 47,5 milhões, que corresponderam às expectativas, feitas com base na perda de 48,3% da semana anterior. O problema é que ninguém previu o sucesso de O Poderoso Chefinho.

Com US$ 395,4 milhões faturados até o momento, A Bela e a Fera já é a maior bilheteria doméstica norte-americana do ano, tendo ultrapassado a bilheteria total de Mogli: O Menino Lobo de US$ 364 milhões.

Internacionalmente, A Bela e a Fera faturou mais US$ 66,5 milhões em 55 países, totalizando US$ 480,8 internacionais e US$ 876,3 milhões globais.

 

  1. A Vigilante do Amanhã: Ghost em the Shell (Ghost in the Shell/Paramount) – ESTREIA – Nota CinemaScore: B; Metacritic: 53; Faturou: US$ 19.000.000 em 3.440 salas; MPS: US$ 5.523; Totaliza: US$ 19.000.000

A Vigilante do Amanhã: Ghost in the Shell desapontou com uma bilheteria de estreia de US$ 19 milhões e a terceira posição. O filme de ficção científica, estrelado por Scarlett Johansson como cyborg com cérebro humano, é baseado no mangá de Shirow Masamune e era previsto que faturasse entre US$ 20 e US$ 30 milhões. Entretanto, não justificou a fama dos quadrinhos japoneses. Talvez o público masculino já estivesse saturado de filmes de ação e aventura depois de lançamentos recentes como Logan, Kong: A Ilha da Caveira e Power Rangers.

A Vigilante do Amanhã: Ghost in the Shell estreou bem abaixo dos filmes de ficção científica anteriores, incluindo Lucy também com Scarlett Johansson, que faturou US$ 37 milhões na estreia, 48,7 % acima de A Vigilante do Amanhã: Ghost in the Shell.

Suas críticas não foram muito favoráveis incluindo as baixas classificações de 49% no on Rotten Tomatoes e B no CinemaScore. Seu público era 61% masculino e 76 % tinham mais de 25 anos.

A Vigilante do Amanhã começou com US$ 7,6 milhões na sexta-feira, incluindo US$ 1,8 milhão na 5ª feira à noite, batendo O Poderoso Chefinho naquela noite. No sábado caiu 12,5 %, faturando US$ 6,7 milhões.

Internacionalmente faturou US$ 40,1 milhões em 52 países, ficando na 2ª posição internacional, totalizando US$ 59,1 milhões globais. O filme custou US$ 110 milhões e foi produzido pela Paramount, DreamWorks e Reliance Entertainment. Estreia na China e no Japão na próxima semana.

 

  1. Power Rangers (Lionsgate) – Está na 2ª semana e caiu da 2ª para a 4ª colocação. Faturou: US$ 14.500.000 (-64%) em 3.693 salas (igual); MPS: US$ 3.926; Totaliza: US$ 65.062.000

A maior queda do fim de semana foi Power Rangers, que perdeu 64%. Com este desempenho não deverá ultrapassar os US$ 90 milhões, lembrando que US$ 100 milhões é a marca a ser atingida para um filme ser considerado um blockbuster. Foi uma grande decepção para a Lionsgate, que previa continuações.

Internacionalmente, A Vigilante do Amanhã: Ghost in the Shell faturou US$ 40,1 milhões em 50 países liderados pela Rússia. Ainda não estreou no Japão e estreia na próxima semana na China.

 

  1. Kong: A Ilha da Caveira (Warner Bros.) – Está na 4ª semana e caiu da 3ª para a 5ª colocação. Faturou: US$ 8.800.000 (-40%) em 3.141 salas (-525); MPS: US$ 2.802; Totaliza: US$ 147.848.000

Em seu quarto fim de semana, Kong: A Ilha da Caveira faturou US$ 8,8 milhões, totalizando US$ 147,8 milhões em casa. Internacionalmente faturou US$ 34,6 milhões em 68 países, totalizando US$ 477,3 milhões globais.

 

  1. Logan (20th Century Fox) – Está na 5ª semana e caiu da 5ª para a 6ª colocação. Faturou: US$ 6.200.000 (-40%) em 2.323 salas (-840); MPS: US$ 2.669; Totaliza: US$ 211.868.000

 

  1. Saia (Universal) – Está na 6ª semana e caiu da 6ª para a 7ª colocação. Faturou: US$ 5.814.000 (-34%) em 1.844 salas (-630); MPS: US$ 3.153; Totaliza: US$ 156.888.000

Saia teve a menor perda da semana (34%) apesar de saído de cartaz em cerca de um quarto dos cinemas. O que significa que ainda ficará mais u mês em exibição nos EUA, devendo chegar aos US$ 180 milhões, que o tonará o maior filme de terror do século XXI até o momento, com um orçamento de US$ 4,5 milhões e um elenco pouco conhecido.

 

  1. Vida (Sony) – Está na 2ª semana e caiu da 4ª para a 8ª colocação. Faturou: US$ 5.625.000 (-55%) em 3.146 salas (igual); MPS: US$ 1.788; Totaliza: US$ 22.369.000

 

  1. CHiPS (Warner Bros.) – Está na 2ª semana e caiu da 7ª para a 9ª colocação. Faturou: US$ 4.055.000 (-47%) em 2.464 salas (igual); MPS: US$ 1.646; Totaliza: US$ 14.367.000

 

  1. The Zookeeper’s Wife (Focus) – ESTREIA – Nota Metacritic: 58; Faturou: US$ 3.349.000 em 541 salas; MPS: US$ 6.191; Totaliza: US$ 3.349.000

O drama independente passado na II Guerra Mundial estreou em 541 salas e faturou mais de US$ 3,3 milhões   garantindo a 10ª colocação entre as maiores bilheterias da semana. The Zookeeper’s Wife, que atraiu um público mais velho e mais feminino. Dirigido pelo neozelandês Niki Caro (Encantadora de Baleias/Whale Rider) e estrelado por Jessica Chastain, conta como os zeladores do zoológico de Varsóvia salvaram animais e pessoas durante o cerco dos nazistas. Abre para mais 800 ou 1.000 salas na próxima semana.

Niki Caro vai dirigir a próxima adaptação live action da Disney, Mulan, uma produção de mais de US$ 100 milhões.

 

As Independentes

O destaque da semana independente foi, como já vimos, The Zookeeper’s Wife que conseguiu entrar para as To 10 apesar de estrear em apenas 561 salas, cerca de 1.500 a menos que qualquer filme entre as Top 10.

 

T2: Trainspotting abriu de 59 para 140 salas, faturando US$ 400.000 (+ 2,7%), totalizando US$ 1.177.507. Com este resultado, subiu da 18ª para a 14ª posição.

 

O filme chinês The Devotion of Suspect X faturou US$ 330.000 em 43 salas (MPS: US$ 7.674) e o documentário David Lynch: The Art of Life arrecadou US$ 12,126 em uma sala.

 

Equanto isso, numa época em que os anúncios de filmes no jornalismo impresso vêm escasseando, a Netflix publicou anúncios de duas páginas no New York Times e no Los Angeles Times promovendo filmes que fizeram sucesso no festival de Sundance como: The Discovery, estrelando Robert Redford e Rooney Mara, que teve breve lançamento em poucos cinemas e não divulgou a bilheteria, I Don’t Feel at Home in This World Anymore, o vencedor do Grande Prêmio na categoria drama do festival, Burning Sands e Deidra & Laney Rob a Train.

A Netflix também promoveu o documentário em três episódios sobre a II Guerra Mundial, Five Came Back, produzido por Steven Spielbeg, que estreou em dois cinemas de arte para poder concorrer à premiação do início do ano, assim como foi feito com o vencedor do Oscar O.J.: Made in America. Difícil concorrência para o cinema independente.

 

Bilheterias Americanas
Renda Renda
Semana Total
(US$ ) (US$ )
1 O Poderoso Chefinho 49.000.000 49.000.000
2 A Bela e a Fera 47.543.000 395.459.842
3 A Vigilante do Amanhã 19.000.000 19.000.000
4 Power Rangers 14.500.000 65.062.170
5 Kong: A Ilha da Caveira 8.800.000 147.848.204
6 Logan 6.200.000 211.867.637
7 Saia 5.813.715 156.887.675
8 Vida 5.625.000 22.369.239
9 CHIPS 4.055.000 14.367.366
10 The Zookeeper’s Wife 3.349.475 3.349.475
Bilheterias Internacionais
Renda Renda
Semana Global Total
(US$ ) (US$ )
1 A Bela e a Fera 66.500.000 876.259.842
2 O Poderoso Chefinho 85.200.000 108.000.000
3 A Vigilante do Amanhãl 59.100.000 59.100.000
4 Kong: A Ilha da Caveira 43.400.000 477.348.204
5 Power Rangers 22.600.000 97.762.170
6 The Devotion of Suspect X 22.530.000 22.695.000
7 Smurfs: A Vila Perdida 15.100.000 15.100.000
8 Vida 11.925.000 50.969.239
9 Logan 11.400.000 585.367.637
10 Extraordinary Mission 8.200.000 8.375.000
Fonte: Rentrak.Comscore