BILHETERIAS: “PETER PAN” MORREU NA PRAIA, “A TRAVESSIA” CAMBALEOU E “PERDIDO EM MARTE” É LÍDER.

por Wanda de Andrade. 

O último fim de semana interrompeu a alta das bilheterias que vinha contecendo há cinco semanas. Apesar das continuações fortes, as Top 10 somaram somente US$ 106 milhões, cerca de 20% abaixo do mesmo fim de semana do ano passado.

As continuações Perdido em Marte e Hotel Transilvanis 2 não deram chances para Peter Pan, uma produção de US$ 150-milhões que teve que se contentar com a 3ª posição.

Perdido em Marte foi o melhor segundo  fim de semana desde Divertida Mente no fim de junho. Caiu somente 32% em seu segundo fim de semana, faturando US$ 37 milhões.

Hotel Transilvania 2  também resistiu bem. Caiu 39%, um pouco mais do que o primeiro filme. Mas sua bilheteria em 17 dias somou quase US$ 117 milhões, comparados aos US$ 102 milhões do filme anterior no mesmo período. Peter Pan, dirigido ao mesmo público levou uma fatia de sua audiência, e explica a queda maior em relação ao filme original. .

Um Senhor Estagiário caiu somente 26%, seguindo na quarta posição em seu terceiro fim de semana, se aproximando dos US$ 50 milhões. Não deverá chegar aos US$ 100 milhões em casa como os quatro filmes anteriores de Nancy Meyers, todos beneficiados pela temporada de Natal. Mas já é um sucesso, pois somadas,b as bilheterias nacionais e internacionais já estão quase nos US$ 100 mlhões. Nada mal para quem custou modestos US$ 58 milhões e abriu com US$ 17 milhões.

Com uma bilheteria de US$ 5 milhões em seu quarto fim de semana, Maze Runner: Prova de Fogo, que custou US$ 61 milhões, está um pouco à frente do filme original mas sua bilhetria internacional de US$ 168 milhões poderá tornar o segundo filme um sucesso maior do que o primeiro.

A Visita continua entre as Top 10 após cinco semanas, o que não é comum para um filme de terror. Perdeu 40% de suas salas e não irá triplicar a bilheteria de estreia, mas deverá se aproximar dos US$ 100 milhões. Mais um sucesso para a Universal.

A Travessia, que teve uma estreia decepcionante em salas IMAX na semana passada, não surpreendeu ninguém quando abriu para 2.509 salas no último fim de semana e faturou somente US$ 3.650.000. Mas ainda surpreende ver um filme de um diretor do calibre de Robert Zemeckis (Náufrago, O Expressso Polar), que tem um bom apelo nas bilheterias, faturar tão pouco. Especialmente com um filme com um A- na pesquisa CinemaScore.

Sicário: Terra de Ninguém se saiu muito melhor. Depois e estrear duas semanas antes em circuito limitado, caiu 39% e faturou US$ 7.350.000, totalizando US$ 26.706.016. Sua sustentação foi melhor do que a de Os Suspeitos, filme anterior de Denis Villeneuve (-48%), embora ele já tivesse faturado US$ 38 milhões em duas semanas. Se mantivar a boa sustentação, ajudado pelas bilheterias internacionais Sicário tem chances de chegar aos US$ 61 milhões como Os Suspeitos, o que será uma vitória pois custou três vezes menos.

Depois e chamar a atenção em festivais, Aliança do Crime teve a sorte de ser lançado antes da avalanche de filmes para adultos que acontecem no outono, mesmo que não tenha correspondido muito às expectativas. Caiu 46% neste fim de semana, mas está próximo dos US$ 60 milhões. Deve triplicar a bilheteria de abertura, o que não parecia provável há três semanas. O lançamento precoce pode não ter ajudado na corrida do Oscar, mas graças á bilheteria internacional poderá tornar o filme um sucesso financeiro.

Evereste não está emplacando nos EUA, mesmo que sua exibição previa em salas de grandes formatos tenha sido muito mais bem sucedida do que a de A Travessia. Já faturou o triplo da bilheteria de estreia em grande circuito, caiu 46% e está quase saindo de cartaz. No exterior já faturou US$ 120 milhões com destaque para China e Japão. Acabou dando certo.

Em lançamento restrito, Steve Jobs se saiu bem, faturando US$ 521.000 em quatro cinemas com uma MPS de US$ 130.236. É até agora a melhor média pos sala do ano. Estreia pra valer em 23/10.

Outro lançamento da semana, foi Ladrones, que estreou em apenas 375 salas. Embora não entrasse para as Top 10, o filme de Joe Menendez faturou US$ 1,3 milhão e ficou na 13ª posição. O filme é uma continuação de Ladrón que Roba a Ladrón, estrelando Fernando Colunga e Eduardo Yáñez. Fez uma média de US$ 3.560 por sala e recebeu nota A na pesquisa CinemaScore.

Vejamos como foi tudo isto e como a alta do dólar no mundo todo afeta também a renda internacional dos estúdios.

 

As Top Ten

  1. Perdido em Marte (20th Century Fox) – Está na 2ª semana e manteve a 1ª colocação. Faturou US$ 37.000.000 (-32%) em 3.854 salas (+23); MPS (média por sala): US$ 9.600; Totaliza: US$ 108.710.000

Com uma queda de somente 32%, Perdido em Marte liderou o fim de semana com uma bilheteria melhor do que a esperada de US$ 37 milhões em 3.854 salas. No segundo fim de semana já acumula uma bilheteria de US$ 108,7 milhões. O épico espacial estrelando Matt Damon está fazendo sucesso também no exterior, onde faturou mais US$ 58,1 milhões em 74 países, totalizando US$ 119 milhões internacionais e US$ 227,7 milhões globais em 10 dias.

Perdido em Marte está 12% à frente dos US$ 96,93 milhões faturados por Interstelar em 10 dias, e 11% atrás dos US$ 122,32 milhões faturados no mesmo tempo por Gravidade. Graças em parte à publicidade boca a boca e às ótimas críticas recebidas,  Perdido em Marte deve se sustentar bem até o final de outubro.

 

  1. Hotel Transilvania 2 (Sony) – Está na 2ª semana e manteve a 2ª colocação. Faturou US$ 20.300.000 (-39%) em 3.768 salas (+14); MPS: US$ 5.387; Totaliza: US$ 116.822.000

Hotel Transilvania 2 também teve uma boa sustentação, faturando US$ 20,3 milhões e mantendo a segunda posição.

Assim como Perdido em MarteHotel Transilvania 2 também ultrapassou a bareira dos US$ 100 milhões e se tornou um blockbuster no fim de semana. Depois de perder somente  39% da bilheteria, a animação da Sony acumula uma bilheteria de US$ 116,82 milhões em 17 dias. Está 14% à frente dos US$ 102,13 milhões faturados pelo filme original no mesmo espaço de tempo, o que deve garantir um terceiro filme.

 

  1. Peter Peter Pan (Pan/(Warner Bros.) – ESTREIA – Nota CinemaScore: B+; Criticwire: C-; Metacritic: 34: Faturou US$ 15.530.000 em 3.515 salas; MPS: US$ 4.418; Totaliza: US$ 15.530.000

Apesar de ter custado US$ 150 milhões, Peter Pan conseguiu atingir somente a terceira posição depois de faturar um décimo do orçamento: US$ 15,5 milhões. A crítica arrazou com o filme que acabou ficando em  23% no Roten Tomatoes e 34% no Metacritic. O público gostou um pouco mais, dando uma nota B+ na CinemaScore. Mas, a não ser que as plateias internacionais dêem uma boa ajuda, a história da origem de Peter Pan foi um grande erro, que não deverá ultrapassar os US$ 32-35 milhões, entrando para a lista dos grandes fracassos de 2015, ao lado de O Destino de Júpiter, Tomorrowland: Um Lugar Onde Nada é Impossível e Quarteto Fantástico.

Segundo o The Hollywod Reporter, se a receita cinematográfica chegar aos US$ 150 milhões globais, a Warner terá um retorno de cerca de US$ divididos entre a bilheteria, o homevideo e a televisão. Todavia, se somarmos as despesas de marketing em torno de US$ 125 milhões, o custo do filme sobe para US$ 275 milhões e a perda poderá se de US$ 140 milhões, diz a revista.

 

  1. Um Senhor Estagiário (Warner Bros.) – Está na 3ª semana e manteve a 4ª colocação. Faturou US$ 8.660.000 (-30%) em 3.224 salas (-96); MPS: US$ 2.686; Totaliza: US$ 49.574.000

Um Senhor Estagiário manteve a quarta posição com uma bilheteria de US$ 8,66 milhões na terceira semana. Perdeu somente 26% da renda da semana anterior. A menor queda entre as Top 10. Mantido por um forte boca a boca, tem nos mais velhos um público alvo cativo, que, aliado à falta de outras comédias em exibição, está contribuindo para o bom desempenho. Totaliza US$ 49,6 milhões, com um orçamento estimado entre US$ 35-40 milhões.

 

  1. Sicario: Terra de Ninguém (Lionsgate) – Está na 4ª semana e caiu da 3ª para a 5ª colocação. Faturou US$ 7.350.000 (-39%) em 2.620 salas (igual); MPS: US$ 2.805; Totaliza: US$ 26.706.000

O thriller estrelado por Emily Blunt, Benicio Del Toro e Josh Brolin, e adorado pela crítica, perdeu somente 39,5% da bilheteria e teve uma sólida sustentação, mas não está indo tão bem de público quanto de crítica. Totaliza US$ 26,71 milhões em 24 dias, sendo que as duas primeiras semanas foram em pequeno circuito.

 

  1. Maze Runner: Prova de Fogo (20th Century Fox) – Está na 4ª semana e caiu da 5ª para a 6ª colocação. Faturou

US$ 5.250.000 (-33%) em 2.838 salas (-481); MPS: US$ 1.850; Totaliza: US$ 70.643.000

 

  1. A Travessia (Sony) – Está na 2ª semana e subiu da 11ª para a 7ª colocação. Faturou US$ 3.650.000 (+134%) em 2.509 salas (+2.061); MPS: US$ 1.455; Totaliza: US$ 6.361.000

Peter Pan não foi a única bomba da semana. A Travessia que abriu de 448 salas Imax e outros formatos premium para mais de  2.500 cinemas teve um aumento de 134%, mas que significaram somente US$ 3,6 milhões nas bilheterias. Custou US$ 35 milhões e tem claras ambições no Oscar tanto para seu diretor Robert Zemeckis como para a equipe técnica. Sua média por sala foi de US$ 1.455 mesmo assim com a ajuda dos altos preços das salas especiais. A Travessia totaliza US$ 6,36 milhões, apesar das ótimas críticas e da nota A+ (a máxima) na pesquisa CinemaScore.

 

  1. Aliança do Crime (Warner Bros.) – Está na 2ª semana e caiu da 6ª para a 8ª colocação. Faturou US$ 3.130.000 (-46%) em 2.057 salas (-771); MPS: US$ 1.522; Totaliza: US$ 57.569.000

 

  1. Evereste (Universal) – Está na 4ª semana e caiu da 7ª para a 9ª colocação. Faturou US$ 3.030.000 (-46%) em 2.120 salas (-889); MPS: US$ 1.429; Totaliza: US$ 38.210.000

Evereste, que tentou a mesma estratégia de lançamento de A Travessia no mês passado, faturou US$ 13,2 milhões quando abriu para cinco vezes mais salas, com um aumento de 81% comparados ao aumento de 134% conseguido por A Travessia. De certa forma, A Travessia está se saindo melhor, principalmente por que custou modestos US$ 35 milhões.

 

  1. 10. A Visita (Universal) – Está na 2ª semana e caiu da 8ª para a 10ª colocação. Faturou US$ 2.420.000 (-%) em 1.759 salas (-537); MPS: US$ 1.376; Totaliza: US$ 61.055.000

 

As Independentes

Além de Steve Jobs, que não é exatamente um filme independente (é da Universal) , mas que estreou em somente quatro salas, outra estreia em pequeno circuito que chamou a atenção: foi o indicado coreano ao Oscar, The Throne.

Entre as continuações He Named Me Malala (Fox Searchlight), não atingiu o patamar de filmes anteriores do diretor Davis Guggenheim.  Houveram ainda diversas estreias que fizeram sucesso em festivais, mas não nos cinemas. Muitos estrearam em VOD e também na Netflix.

 

Steve Jobs (Universal) – recebeu not B+ na Criticwire e 83 na Metacritic. Faturou US$ 521.000 em quatro salas com uma MPS de US$ 130,236. Estreia em 60 salas neste fim de semana e em grande circuito no fim de semana seguinte.

 

Ladrones (Lionsgate) – faturou US$ 1.335.000 em 375 salas com uma MPS de US$ 3.560.

 

The Throne (Sado/Showbox) – faturou US$  21.000 em um cinema.

Este drama histórico coreano já é um sucesso em seu país. Está se aproximando dos US$ 40 milhões em casa. Estreou num cinema espcializado em filmes coreanos de Los Angeles sem ações de marketing ou críticas, mas mesmo assim obteve um ótimo resultado. Ajudado talvez por ser a indicação do país ao Oscar de filme estrangeiro.

 

Winter on Fire: Ukraine’s Fight for Freedom (Netflix) recebeu nota A- Criticwire e 80 no Metacritic. Esteve nos festivais de Veneza, Teluride e Toronto 2015.

Um dos mais aclamados documentários do ano, com forte presença em festivais (ganhou o prêmio do juri popular – People’s Choice Doc – em Toronto) estreou na Netflix na sexta-feira. Estreou também em alguns cinemas de Nova York e Los Angeles para poder se inscrever no Oscar e receber atenção da crítica. Naturalmente também para poder publicar  anuncios nas páginas de cinema dos jornais, reforçando a presença on line do filme, mais do que nos cinemas.

Na próxima semana a Netflix lança Beasts of No Nation, sobre a presença de crianças nas guerrilhas africanas, no país todo em cinemas especializados ou “de arte” , principalmente na cadeia Landmark, e também em VOD. Naturalmente as outras cadeias de cinemas já avisaram que vão boicotar o filme. O que pareece não preocupar muito a produtora. Em tempo: A Netflix não divulga seu faturamento nem on line nem nos cinemas.

 

As Internacionais

Apesar da bilheteria internacional recorde, os estúdios podem perder US$ 3 bilhões por causa da diferença cambial.

Graças ao ano recorde da Universal, e ao crescimento explosivo das bilheterias chinesas, as bilheteias internacionas estão 6% à frente do ano passado à mesma altura, e podem ultrapassar os US$ 38 bilhões pela primeira vez na história, segundo cálculos da Rentrak, divulgados na última sexta-feira.

A má notícia é que a taxa de câmbio desfavorável pode resultar num prejuizo de até US$ 3 bilhões no fim do ano.

Isto significa entre 10% e 12% da receita internacional.

Não foi só o Real que despencou frente o dólar. O Euro perdeu cerca de 19% de seu valor comparado à moeda norte-americana e o rublo (Rússia) chegou a uma perda de 38%. O Brasil perdeu 24%, a Austrália 15%, o Japão 15%, o México 14%, e o Reino Unido 9%.

Com o trio de blockbusters Jurassic World, Velozes e Furiosos 7 e Minions, a Universal chegou a uma receita internacional de US$ 4 bilhões.  Mas por causa da diferença do câmbio o estúdio poderá perder pelo menos US$ 400 milhões. O mesmo acontece com os outros estúdios.

Mais uma vez a salvação vem da China. A China, cuja bilheteria cresceu incríveis 47%, mesmo tendo problemas na economia, mas não teve problemas sérios com o yuan frente ao dólar,  garantindo uma remessa de royalties  estável.

À medida que o dolar sobe em relação às moedas estrangeiras, o lucro de um filme quando convertido par a moeda americana cai, pois se o dólar está valendo US$ 2,00, o lucro é dividido por dois , mas se o dólar sobe para R$ 4,00, o lucro será dividido por quatro para chegar ao valor na moeda norte-americana.

Enquanto isso, Peter Pan estreou em 52 países, que representam mais de 40% do mercado internacional, faturando US$ 20,5 milhões. O mal desempenho internacional preocupa a Warner responsável pela produção de US$ 150 milhões. Para se tornar lucrativo, Peter Pan precisa faturar pelo menos US$ 400 milhões. Por enquanto só conseguiu US$ 40,6 milhões no mundo todo.

Com Peter Pan indo mal, Perdido em Marte continuou liderando as bilheterias internacionais. Faturou US$ 58,1 milhões em 74 países, ultrapassando os US$ 200 milhões no mundo todo. Chegou a US$ 227,7 milhões, devendo recuperar os US$ 108 milhões gastos na produção.

 

Bilheterias Americanas
Renda Renda
Semana Total
(US ) (US )
1 Perdido em Marte $37.000.000 $108.710.329
2 Hotel Transilvania 2 $20.300.000 $116.821.641
3 Peter Pan $15.530.000 $15.530.000
4 Um Senhor Estagiário $8.660.000 $49.574.047
5 Sicario: Terra de Ninguém $7.350.000 $26.706.016
6 Maze Runner: Prova de Fogo $5.250.000 $70.643.390
7 A Travessia $3.650.000 $6.361.499
8 Aliança do Crime $3.130.000 $57.568.791
9 Evereste $3.031.600 $38.211.815
10 A Visita $2.418.625 $61.053.150
Fonte: Rentrak