BILHETERIAS: TOM CRUISE É SUCESSO DENTRO E FORA DE CASA.

As bilheterias da primavera seguem patinando enquanto o mercado cinematográfico prende a respiração à espera do início do verão. Daqui a duas semanas a nova temporada será disparada com o lançamento de “Homem de Ferro 3”, com expectativas de ser a melhor estreia do ano até agora. Por hora, contentemo-nos com a estreia acima das expectativas de “Oblivion” nos EUA e a de “G.I. Joe: Retaliação ” na China.

A cobertura da captura dos suspeitos do atentado da Maratona de Boston a partir da sexta-feira deixou todo mundo em frente da TV, mesmo assim, as bilheterias caíram pouco em comparação com semanas anteriores. As Top 10 da semana totalizaram cerca de US$ 98 milhões, comparados aos US$ 105 milhões da semana passada e aos US$ 106 milhões na mesma semana de 2012.

Na sexta-feira, a soma das bilheterias dos indicados ao Oscar de melhor filme de 2012 chegou a mais de US$ 1 bilhão. Este é somente o terceiro ano que isto acontece – os outros foram em 2009 e 2010 – e se deveu a seis dos nove indicados que faturaram mais de US$ 120 milhões. A maior bilheteria foi a de “Lincoln”: US$ 182.2 milhões, mas quem empurrou os indicados na reta final foi “O Lado Bom da Vida”, que faturou US$ 23.9 milhões depois da premiação, totalizando US$ 131 milhões.
Vejamos quem mais se deu bem na semana:

1. “Oblivion” – ESTREIA – recebeu uma avaliação”B-” na pesquisa Cinemascore e 55% de aprovação nas críticas apuradas pelo site Metacritic. Ainda assim, faturou US$ 38, 200,000 em 3,783 cinemas, com uma MPS (media por sala) de US$ 10,085. Foi a única estreia “wide” (mais de mil salas) da semana.
30 anos depois da estreia em “Negócio Arriscado”, a carreira de Tom Cruise parecia em declínio depois dos fracassos de “Jack Reacher” e “Rock of Ages”, e eis que “Oblivion” vem provar que o astro não estava fadado ao esquecimento. Foi sua melhor estreia desde “Missão Impossível 3″ em 2006.
Com um orçamento de US$ 120 milhões, o negócio arriscado provou que vai se pagar bem, e confirma a posição de Cruise como um astro de primeira grandeza.
Outro que também emerge bem do fim de semana foi seu diretor, co-roteirista e produtor Joseph Kosinski, de “Tron: O Legado”, que abriu com US$ 44 milhões e chegou aos US$ 400 milhões no mundo todo. Com dois filmes faturando acima dos US$ 300 milhões, Kosinski já tem lugar garantido entre os diretores em que se pode apostar. Quanto a Tom Cruise, está no nirvana. Ele foi citado pelo público com o principal motivo para ir assistir o filme, seguido pelo gênero e Morgan Freeman.

2. “42” está na segunda semana e caiu da 1ª para a 2ª colocação. Faturou
US$ 18, 025,000 (-34%) em 3.250 cinemas (+247), com um MPS de US$ 5,446, totalizando US$ 54, 057,000
Foi uma boa sustentação, embora a queda de 34% fosse maior do o esperado para um filme com uma rara nota “A+”. “Histórias Cruzadas”, que também recebeu a mesma nota, perdeu somente 23% da bilheteria da 1ª para a 2ª semana.

3. “Os Croods” está na 5ª semana e manteve a 3ª posição. Faturou US$ 9,500,000 (-28%) em 3.245 cinemas (-245), com uma MPS de US$ 2,766, totalizando US$ 154,898,000.
Está a caminho dos US$ 200 milhões em casa, e já fez muito mais que isto no exterior.

4. “Todo Mundo em Pânico 5 ” está na segunda semana e caiu da 2ª posição para a 4ª. Faturou US$ 6, 296,000 (-56%) em 3.402 cinemas (igual), com uma MPS de US$ 1,851. Totaliza US$ 22, 944,000.
Não deverá chegar aos US$ 40, 222,875 faturados na estreia por “Todo Mundo em Pânico 4 “.

5. “G.I. Joe: Retaliação” está na terceira semana e caiu da 4ª para a 5ª posição. Faturou US$ 5, 775,000 (-47%) em 3.175 cinemas (-360), com uma MPS de US$ 1,819, totalizando US$ 111, 211,000.
Ao que tudo indica cobrirá os custos de US$ 130 milhões em casa. Como a bilheteria internacional deverá ultrapassar os US$ 300 milhões vai dar lucro e deverá levar a Paramount a tentar um terceiro episódio de olho no mercado internacional.

6. “The Place Beyond the Pines” está na 4ª semana e subiu da 10ª para a 6ª posição. Faturou US$ 4, 746,000 (+23%) em 1.542 cinemas (+1,028), com uma MPS de US$ 3,077. Totaliza US$ 11,448,000. Triplicou o número de salas, mas subiu somente 23% na bilheteria, afinal já está na 4ª semana. Mas já ultrapassa a bilheteria do filme anterior do diretor Derek Cianfrance: “Namorados Para Sempre” (US$ 9.7 milhões). Estreia no Brasil em 28/6 pela Paris Filmes.

7. “Invasão à Casa Branca” está na quinta semana e manteve a 7ª posição. Faturou US$ 4, 500,000 (-38%) em 2.638 cinemas (-297), com uma MPS de US$ 1,706. Totaliza US$ 88, 801,000.
A maior surpresa do ano continua se sustentando bem em seu segundo mês e jávai se aproximando dos US$ 100 milhões. Como custou
US$ 70 milhões, precisa da bilheteria internacional (ainda não estreou na maioria dos países) para ser lucrativo.

8. “A Morte do Demônio” está na terceira semana e caiu da 5ª para a 8ª posição. Faturou US$ 4, 100,000 (-62%) em 2.823 cinemas (-202), com uma MPS de US$ 1,452, totalizando US$ 48, 445,000.
Vem caindo rapidamente, e sua bilheteria já é um sexto da de duas semanas atrás, quando estreou na 1ª posição. Como custou US$ 17 milhões irá se pagar.

9. “Jurassic Park – O Parque dos Dinossauros” está na terceira semana e caiu da 6ª para a 9ª posição. Faturou US$ 4, 000,000 (-55%) em 2,330 cinemas (-448), com uma MPS de US$ 1,715. Totaliza US$ 38, 500,000.
Seu futuro passa pela China, embora já tenha demonstrado que o interesse pela 3D se mantém.

10. “Oz: Mágico e Poderoso” está na sétima semana e caiu da 8ª posição para a 10ª. Faturou US$ 3, 048,000 (-37%) em 2.045 cinemas (-459), com uma MPS de US$ 1,490. Totaliza US$ 223, 800,000
Já está quase terminando seu tempo de exibição, mas encerra a carreira como a maior bilheteria do ano. Embora deva chegar aos US$ 500 milhões, faturou menos do que se esperava.

INDEPENDENTES

Enquanto “Oblivion” foi a única estreia de estúdio, os produtores independentes fizeram seis lançamentos, os quais, ou já estrearam no Brasil ou não tem lançamento previsto. Os que mais se destacaram foram: “Home Run”, da Samuel Goldwin Film, foi lançado em 381 cinemas, faturou estimados US$ 1.62 milhões com uma MPS de US$ 4,260 e ficou na 12ªposição.
“Filly Brown” da Lionsgate/Pantelion ficou logo atrás com US$ 1.36 milhão, enquanto “The Lords of Salem”, de Rob Zombie, decepcionou com US$ 622,000 em 354 cinemas.
Entre estreias e continuações, o circuito independente decepcionou na semana, e talvez a bilheteria mais significativa tenha sido a de “Amor Pleno” (To the Wonder), de Terrence Malick , com Rachel Weisz, Ben Affleck, Javier Bardem, Rachel McAdams. Foi muito acessado no VOD e no iTunes, mas a Magnólia não revelou seus números do cinema. Estreia no Brasil em 31/5 pela Paris Filmes.
“Sem Proteção” (The Company You Keep), filme de ação de Robert Redford, estrelando Robert Redford, Shia LaBeouf, Susan Sarandon, Nick Nolte faturou US$ 425,000 em 84 cinemas, com uma MPS de mais de US$ 5,000. Estreia no Brasil em 24/5 pela Imagem.
“Renoir”, de Gilles Bourdos, distribuído nos EUA pela Samuel Goldwyn Films está em cartaz há 4 semanas. Faturou US$ 148,869 em 56 cinemas (+7), totalizando US$ 665,736 EUA. Estreia no Brasil em 5/7 pela Europa.

INTERNACIONAL

“G.I. Joe: Retaliação” teve a melhor bilheteria internacional da semana com US$ 40 milhões. A maior parte da receita veio da China onde o filme abriu com US$ 33 milhões. O que significa quatro vezes mais do que “G.I.Joe: A Origem de Cobra”, e também mais do a bilheteria final do filme. “Retaliação” já faturou US$ 211.7 milhões no exterior, totalizando US$ 322.9 milhões no mundo todo, mais do qua “A Origem de Cobra”, que fechou com US$ 302 milhões.
Depois de estrear no mundo todo uma semana antes dos EUA, “Oblivion”, que liderou as bilheterias domésticas, faturou mais US$ 33.7 milhões em 61 países. Só estreia na China e no Japão em maio.
Sucesso no exterior, “Os Croods” faturou mais US$ 23.4 milhões no fim de semana, totalizando US$ 272.3 milhões. Está a poucos dias de ultrapassar “Como Treinar o Seu Dragão” (US$ 277 milhões), e poderá chegar a US$ 350 milhões.
Mas a estratégia mundial de Hollywood, baseada principalmente no mercado chinês está abalada.
No ano passado, “Missão Impossível – Protocolo Fantasma” liderou as bilheterias chinesas por 23 semanas seguidas. E parecia que outros filmes norte-americanos seguiriam o exemplo. Mas alguma coisa aconteceu no caminho.
Segundo o site Chinafilmbiz.com, no primeiro trimestre do ano, a venda de ingressos de filmes americanos na China – incluindo filmes como “O Hobbit: Uma Jornada Inesperada” e “Operação Skyfall” — caiu 65%,para cerca de US$ 200 milhões, enquanto a venda de filmes locais subia 128%, para mais de US$ 500 milhões.
Quando “Homem de Ferro 3” estrear vai encontrar pela frente um romance local chamado “So Young”, sobre uma mulher chinesa que reencontra seu namoradinho de escola. Quem vai vencer a parada não se sabe.
O que se sabe é que uma sucessão de filmes chineses como “Lost in Thailand” e “Finding Mr. Right” (a versão chinesa de “Sintonia de Amor”) derrotou inesperadamente “Oz: Mágico e Poderoso”, “O Hobbit” e “João Pé de Feijão”.
Esta mudança de rumo, ou de preferências, pode ter origem numa reação das autoridades chinesas, que o New York Times está chamando de manipulação de mercado. Quando os filmes americanos começaram a dominar as bilheterias chinesas, as autoridades locais impuseram dois meses de bloqueio, que impediu os filmes americanos de estrear no verão.
Forçaram ainda a estreia simultânea de “Batman – Cavaleiro das Trevas Ressurge” e “O Espetacular Homem-Aranha”, para baterem de frente. Como se não bastasse, prometeram pagar aos donos de cinema um bonus anual se a receita dos filmes locais se equiparasse à dos filmes estrangeiros.
Mas observadores e executivos suspeitam de que a população esteja cansando do mesmo gênero de filmes de ação. Esta é a opinião de RobCain, que além de dirigir o Chinafilmbiz.com atua como consultor de produtores e outros membros da indústria cinematográfica na China.
Richard L. Gelfond, principal executivo da Imax Corporation na China, que exibe tanto filmes americanos quanto chineses, achava que o cinema chinês estava sendo dominado pelos americanos, mas ultimamente ele já não tem tanta certeza. “Anteriormente, os filmes chineses não tinham nenhum apelo para uma população que agora tem nível superior de instrução”, disse ele. “Mas agora eles estão mudando. Além do mais, as autoridades do país atrazaram o lançamento dos blockbusters americanos para deixarem estrear em países próximos e poder ser pirateados antes do lançamento cinematográfico na China, minando o público potencial”.
O mercado chines é de crucial importância para o cinema americano, que espera que ele ultrapasse o americano em 2018. No momento a grande esperança é “Homem de Ferro 3” filmado parcialmente na China. Além do mais o filme conta com cenas exclusivas para o público chinês. Só que
ainda não foi liberado.
Demonstrando a diferença de gostos entre chineses e americanos, os filmes de lingua inglesa favoritos dos chineses em 2013 foram “Cloud Atlas,” que não faturou muito nos EUA, e “As Aventuras de Pi”, cujo temas espirituais agradaram em cheio aos chineses.

Bilheterias Americanas

Renda Renda
Semana Total
FILME (US$ ) (US$ )
1 “Oblivion” 38,151,555 38,151,555
2 “42” 18,025,000 54,057,101
3 “Os Croods” 9,500,000 154,897,742
4 “Todo Mundo em Pânico 5 ” 6,296,000 22,943,592
5 “G.I. Joe: Retaliação” 5,775,000 111,211,266
6 “The Place Beyond the Pines” 4,745,888 11,447,790
7 “Invasão à Casa Branca” 4,500,000 88,801,252
8 “A Morte do Demônio” 4,100,000 48,444,950
9 “Jurassic Park – O Parque dos Dinossauros” 4,007,600 38,478,690
10 “Oz: Mágico e Poderoso” 3,048,000 223,770,000
Fonte: Rentrak

Bilheterias Internacionais
Renda Global Renda Inter. Renda Global
Semana Semana Total
FILME (US) (US) (US) Países
1 “Oblivion” 71,851,555 33,700,000 150,151,555 61
2 “G.I. Joe: Retaliação ” 45,775,000 40,000,000 322,911,266 63
3 “Os Croods” 32,900,000 23,400,000 429,397,742 69
4 “42” 18,025,000 54,057,101 1
5 “Invasão à Casa Branca” 12,300,000 7,800,000 111,001,252 14
6 “Todo Mundo em Pânico 5 ” 9,796,000 3,500,000 30,943,592 6
7 “A Morte do Demônio” 6,400,000 2,300,000 61,744,950 33
8 “The Place Beyond the Pines” 6,345,888 1,600,000 22,547,790 7
9 “Les Profs” 5,750,000 5,750,000 5,750,000 1
10 “Oz: Mágico e Poderoso” 4,548,000 1,500,000 478,570,000 57
Fonte: Rentrak