BILHETERIAS: “WARCRAFT” NAUFRAGA EM CASA, MAS EXPLODE NO MUNDO.

 Por Wanda de Andrade.

As três estreias da semana lideraram as bilheterias: Invocação do Mal 2, que contrariando a maldição das continuações em 2016 se saiu bem, Warcraft: O Primeiro Encontro de Dois Mundos, que fracassou em casa, mas foi sucesso no exterior, e Truque de Mestre: O 2º Ato que, se não fracassou, tão pouco fez o sucessso esperado.

 

Invocação do Mal 2 faturou US$ 40,35 milhões, quase igualando a bilheteria do filme anterior que foi US$ 41,8 milhões em julho de 2013. Com este resultado, somado ao faturamento internacional, faturou mais de US$ 90 milhões globais, mais do dobro do orçamento de produção que ficou em torno dos US$ 40 milhões.

 

Warcraft: O Primeiro Encontro de Dois Mundos quebrou todas as regras. Foi um desastre nos EUA, abrindo com US$ 24,3 milhões com um orçamento de uS$ 160 milhões, recebeu péssimas críticas e consequentemente não deve ficar muito tempo em cartaz. Deve encerrar a carreira com US$ 55-US$ 65 milhões nas bilheterias domésticas. Mas no exterior foi um negócio da China em todos os sentidos.

Lançado em 67% das 39 mil salas de cinema na China, a fantasia baseada no videogame do mesmo nome, estreou com US$ 156 milhões, quebrando diversos recordes.

Em sua estreia de cinco dias (estreou na 4ª feira) a produção da Legendary Entertainment faturou quase seis vezes mais do que os US$ 24,5 milhões faturados nos EUA. Em cinco dias já é o sexto maior filme do ano no país, maior do que a bilheteria final de Kung Fu Panda 3 (US$ 154 milhões) e Star Wars: O Despertar da Força, que faturou US$ 124 milhões em janeiro.

A estreia de Warcraft: O Primeiro Encontro de Dois Mundos vem confirmar que a indústria cinematográfica é agora um negócio global, e o lançamento internacional já é a locomotiva que há 10 anos era liderada pelos cinemas norte-americanos.

Segundo Zeng Maojun, presidente da Wanda Cinema Line China, a maior rede de cinemas do país, que aliás financiou o filme, seu país deverá ultrapassar o número de salas de cinemas norte-americanas em 2017, devendo chegar perto das 40 mil salas já no fim de 2016.

Quem deve estar sorrindo de orelha a orelha é Thomas Tull, fundador da Leendary Pictures que há 10 anos fixou-se na China, e no início do ano vendeu sua empresa para a Dalian Wanda pela modesta quantia de US$ 3,5 bilhões.

E tem mais. Comprovando que os chineses estão mesmo dando as cartas no cinema norte americano, a adaptação para o cinema do musical In the Hights, de Lin-Manuel Miranda, o grande vencedor do Tony Award (Oscar do teatro) e do prêmio Pulitzer de teatro com Hamilton, será dirigido por Jon M. Chu.

Truque de Mestre: O 2º Ato quase empatou com o filme original de 2013. Ficou apenas 22% abaixo do filme original. Melhor que a maioria das continuações lançadas este ano.

E tem mais uma conexão chinesa. Tando Invocação do Mal 2 como Truque de Mestre: O 2º Ato são dirigidos por diretores de origm chinesa: James Wan de Invocação do Mal 2 é americano de origem chinesa, e Jon Chu, de Truque de Mestre: O 2º Ato, é australiano com raízes na malásia e na China.

 

As continuações não deram grandes contribuições para as Top 10. A maior decepção foi Como Eu Era Antes de Você que parecia ser um azarão. Teve uma boa respostada do público (A na pesquisa Cinemascore) subiu dentro do fim de semana de estreia, mas não repicou a bilheteria no segundo fim de semana. Perdeu 51% da bilheteria apesar de ter aberto para mais 58 salas. As Tartarugas Ninja: Fora das Sombras caiu 58% e X-Men: Apocalipse caiu 56% no terceiro fim de semana e faturou somente US$ 10-milhões. A melhor sustentação foi de Angry Birds: O Filme, que caiu apenas 34%.

Com estreias fracas e continuações que não se sustentaram, o fim de semana ficou 47% abaixo do mesmo fim de semana do ano passado, quando Jurassic World – O Mundo dos Dinossauros estreou. Difícil de derrotar.

E o verão 2016 já preocupa. O faturamento no período entre 6/5 e 12/6 foi US$ 1,24 bilhão, 22% abaixo dos US$ 1,597 bilhão faturados entre 1/5 e 14/6 de 2016.

A boa notícia: até o momento, a bilheteria 2016 ainda está mais de 4% acima da de 2015, embora esta margem seja inferior à do início do verão. Como ainda existem possíveis blockbusters para estrear até o fim do verão, incluindo Procurando Dory, com uma bilheteria esperada de mais de US$ 100 milhões, e Um Espião e Meio (Central Intelligence) estrelando Dwayne Johnson e Kevin Hart, que também poderá ter bons resultados, nem tudo está perdido.

 

Vejamos a semana.

 

As Top Ten

 

  1. Invocação do Mal 2 (The Conjuring 2 /Warner Bros.) – ESTREIA – Nota CinemaScore: A-; Metacritic: 64; Faturou:

US$ 40.350.000 em 3.343 salas; MPS (média por sala): US$ 12.070; Totaliza: US$ 40.350.000

Invocação do Mal 2 liderou as bilheterias com US$ 40,35 milhões e foi o primeiro filme de terror a chegar à prieira posição desde Ouij: O Jogo ds Espíritos de outubro de 2014.

Estreou precedido de ótimas críticas e recebeu nota A- na pesquisa CinemaScore, fato raro para um filme de terror.

O primeiro Invocação do Mal, que também recebeu um A- na CinemaScore, faturou US$ 318 milhões globais com um orçamento de US$ 20 milhões. A continuação custou o dobro.

Com a concorrência de Uma Noite de Crime 3, que estreia dentro de três semanas, não dá para estimar se o filme em cartaz vai repetir os US$ 137,40 milhões do primeiro, ou se está mais para Annabelle, que faturou US$ 84,27 milhões.

 

  1. Warcraft: O Primeiro Encontro de Dois Mundos (Warcraft /Universal) – ESTREIA – Nota CinemaScore: B+; Metacritic: 32; Faturou: US$ 24.356.000 em 3.400 salas; MPS: US$ 7.164; Totaliza: US$ 24.356.000

Normalmente um filme de US$ 160-milhões que fatura US$ 24 milhões na estreia seria considerado uma bomba para os estúdios e produtores. Mas não Warcraft.

Adaptações de videogame não costumam fazer muito sucesso com o público americano. Mas fazem no mundo. A bilheteria dos EUA correspondeu a menos de 10% da internacional, num sinal evidente que as grandes produções visam o mercado internacional. Com a diversificação de investidores, da China e do resto do mundo, agradar ao público norte americano tornou-se menos importante.

 

  1. Truque de Mestre: O 2º Ato (Now You See Me 2 /Lionsgate) – ESTREIA – Nota CinemaScore: A-; Metacritic: 48; Faturou:

US$ 23.025.000 em 3.232 salas; MPS: US$ 7.124; Totaliza: US$ 23.025.000

Truque de Mestre: O 2º Ato, de Jon M. Chu, estreou com US$ 23.02 milhões, isto é 21,5% abaixo dos US$ 29,35 milhões faturados na estreia pelo filme original, e não deve se igualar à sua bilheteria total de US$ 117,72 milhões.

Recebeu nota A- na pesquisa CinemaScore, e custou US$ 90 milhões, difíceis de recuperar totalmente. Faturou US$ 22.8 milhões totalizando US$ 45,8 milhões.

 

  1. As Tartarugas Ninja: Fora das Sombras (Paramount) – Está na 2ª semana e caiu da 1ª para a 4ª colocação. Faturou:

US$ 14.800.000 (-58%) em 4.071 salas (igual); MPS: US$ 3.635; Totaliza: US$ 61.040.000

O vencedor das bilheterias da semana passada, perdeu 58,1% da receita, um pouco mais do que a queda de 56,5% sofrida pelo filme anterior no segundo fim de semana. Totaliza US$ 61,03 milhões em 10 dias, quase 50% atrás dos US$ 117,76 milhões faturados pelo segundo filme no mesmo espaço de tempo.

 

  1. 5. X-Men: Apocalipse (20th Century Fox) – Está na 3ª semana e caiu da 2ª para a 3ª colocação. Faturou: US$ 10.000.000 (-56%) em 3.585 salas (-568); MPS: US$ 2.789; Totaliza: US$ 136.374.000

X-Men: Apocalipse caiu 56,2% em seu terceiro fim de semana faturando US$ 10 milhões, seguindo uma tendência de queda já revelada no segundo fim de semana. Quedas maiores do que as verificadas pelos outros filmes dos super-heróis. X-Men: Apocalipse arrecadou US$ 136,37 milhões em 17 dias, 28% menos do que os US$ 189.55 milhões faturados por X-Men: Dias de um Futuro Esquecido e 13,3% menos do que X-men: Primeira Classe no mesmo período.

 

  1. Como Eu Era Antes de Você (Warner Bros.) – Está na 2ª semana e caiu da 3ª para a 6ª colocação. Faturou: US$ 9.210.000 (-51%) em 2.762 salas (+58); MPS: US$ 3.335; Totaliza: US$ 36.823.000

Como Eu Era Antes de Você perdeu 50,8% na segunda semana. Resultado surpreendente para um filme destinado ao público mais velho e com ótimo boca a boca (recebeu nota A na Cinemascore).

 

  1. Angry Birds: O Filme (Sony) – Está na 4ª semana e caiu da 5ª para a 7ª colocação. Faturou: US$ 6.700.000 (-34%) em 3.083 salas (-401); MPS: US$ 2.173; Totaliza: US$ 98.169.000

Programado na época certa e sem concorrentes até a próxima semana, Angry Birds: O Filme vem tendo bons retornos. Não vai ser um dos maiores sucessos animados do ano, mas foi o mais barato. Logo pode-se dizer que foi um sucesso.

 

  1. Alice Através do Espelho (Buena Vista) – Está na 3ª semana e caiu da 4ª para a 8ª colocação. Faturou: US$ 5.545.000 (-51%) em 2.898 salas (-865); MPS: US$ 1.913; Totaliza: US$ 62.437.000

Alice Através do Espelho perdeu 51% faturando US$ 5,54 milhões e totalizando US$ 62,43 milhões em 17 dias, incríveis 76,4% menos do que Alice no País das Maravilhas, que faturou US$ 265.43 milhões nos mesmos 17 dias.

 

  1. Capitão América: Guerra Civil (Buena Vista) – Está na 6ª semana e caiu da 6ª para a 9ª colocação. Faturou: US$ 4.300.000 (-45%) em 2.101 salas (-983); MPS: US$ 2.047; Totaliza: US$ 396.857.000

Capitão América: Guerra Civil caiu 45,1% faturando US$ 4,30 milhões na 6ª semana e totaliza US$ 396,85 milhões em 38 dias continuando sua trajetória como a maior bilheteria do ano. Está 61,8% à frente dos US$ 245,12 milhões faturados em 38 dias por Capitão América: O Soldado Invernal, e também um pouco à frente dos US$ 394,28 milhões faturados no mesmo período por Homem de Ferro 3, mas 9,4% atrás dos US$ 438, 15 arrecadados 38 dias por Vingadores: Era de Ultron.

 

  1. Mogli: O Menino Lobo (Buena Vista) – Está na 9ª semana e caiu da 9ª para a 10ª colocação. Faturou: US$ 2.721.000 (-39%) em 1.496 salas (-494); MPS: US$ 1.819; Totaliza: US$ 352.650.000

Perdeu 38,8% da bilheteria, mas totaliza US$ 352.64 milhões em 59 dias.

 

As Independentes

No último fim de semana os documentários se saíram melhor do que os filmes de ficção no circuito independente.

De Palma (A24) e The Music of Strangers: Yo-Yo Ma and the Silk Road Ensemble (The Orchard) tiveram bons resultados as duas cidades que foram lançados. Estreando num circuito um pouco maior Genius (Roadside Attractions), um retrato da cena literária de Nova York em 1920, não se saiu tão bem.

Os melhores resultados vieram das duas continuações Love & Friendship (Roadside Attractions) e The Lobster (A24).

 

De Palma (A24) – ESTREIA – Nota Metacritic: 83; esteve nos festivais de Veneza e Toronto 2015; Faturou: US$ 30.856 em 3 salas; MPS: US$ 10,285

Ajudado por ótimas críticas, o documentário sobre o diretor Brian de Palma, co-dirigdo por Noah Baumbach e Jake Paltrow teve uma ótima bilheteria para o gênero, e deve abrir para mais salas.

 

O Mestre dos Gênios (Genius /Roadside Attractions) – ESTREIA – Nota Metacritic: 55; esteve no festival de Berlim 2016; Faturou: US$ 105.280 em 16 salas; MPS: US$ 6.517

O lançamento em mais salas do que o comum para o gênero diminuiu a MPS. Passado no mundo do círculo literário de Nova York na década de 20 do qual faziam parte Ernest Hemingway, F. Scott Fitzgerald e Thomas Wolfe entre outros, tendo no elenco Colin Firth, Nicole Kidman, Jude Law e Guy Pearce, o filme despertou m interesse inicial, mas não obteve boas críticas e não enfrentou bem a concorrência de Love & Friendship. Mas teve um aumento de 75% no público entre sexta e sábado, indicando que atraiu um público mais velho. Abre para mais 50 cidades na próxima semana. Estreia em setembro no Brasil.

 

The Music of Strangers: Yo-Yo Ma and the Silk Road Ensemble (The Orchard) – ESTREIA – Nota Metacritic: 68; esteve nos festivais de Toronto 2015, Berlim e São Francisco 2016; Faturou US$ 30.083 em 3 salas; MPS: US$ 10.028

Documentário sobre o famoso celista Yo-Yo-Ma. Até o fim do mês abre para 100 salas.

 

Love & Friendship (Roadside Attractions) – Está na 5ª semana e faturou US$ 1.520.600 em 826 salas (+7); Totaliza: US$ 9.537.000

Na 5ª semana perdeu somente 25% da bilheteia e ainda abriu para mais (poucas) salas. Bom sinal. Estreia em 26/10 no Brasil

 

The Lobster (A24) – Também na 5ª semana, faturou US$ 991.984 (-32%) em 560 salas (igual); Totaliza: US$ 5.557.000

Perdeu 32% da bilheteria, um pouco mais que Love & Friendship, mas esta fantasia romântica continua fazendo uma boa carreira no país todo se tornando um dos maiores lançamentos independentes do ano.

 

As Internacionais

As cinco maiores bilheterias internacionais da semana foram:

 

1 -Warcraft – Apesar de ter estreado na segunda posição nos EUA, Warcraft dominou as bilheterias internacionais com  a US$ 29,8 milhões em 51 países e US$ 156 milhões na estreia de cinco dias na China. Lançado antes em diversos países, atingiu a soma global de US$ 286,1 milhões. As outras amiores bilheterias foram: US$ 19.9 milhões na Russia, US$ 12 ,1 milhões na Alemanha, US$ 9 ,1 milhões na França, US$ 7,3 milhões no Reino Unido, US$ 5 milhões na Corei do Sul, US$ 4,7 milhões no Brasil, and US$ 4,2 milhões na Espanha.

 

2 – Invocação do Mal 2 está fazendo uma boa carreira também no exterior. Faturou US$ 50 milhões em 45 países e US$ 90.350 milhões no mundo todo.

 

3 – Truque de Mestre: O 2º Ato faturou US$ 20,1 milhões em 30 países, totalizando US$ 22,8 milhões no exterior e US$ 45,8 milhões globais. Faturou US$ 6,1 milhões na Rússia, US$ 4,1 milhões na Austrália, US$ 2,2 milhões em Taiwan, US$ 1,8 milhão no Brasil, e US$ 1,8 milhão em Hong Kong, devendo estrear em mais países nos próximos meses.

 

4 - X-Men: Apocalipse, em cartaz em 76 países, faturou US$ 25 milhões no fim de semana, uma queda de 70,3%. Totaliza US$ 342 milhões no exterior e US$ 478,3 milhões globais, incluindo US$ 90,6 milhões na China, US$ 24,5 milhões no Reino Unido, US$ 20,9 milhões na Coreia, US$ 18.2 milhões no México e US$ 17,3 milhões no Brasil.

 

5 – As Tartarugas Ninja: Fora das Sombras faturou US$ 13,3 milhões em 44 países totalizando US$ 55,3 milhões internacionais e US$ 116,3 milhões globais.

 

Bilheterias Americanas
Renda Renda
Semana Total
(US ) (US )
1 Invocação do Mal 2 $40.350.000 $40.350.000
2 Warcraft: O Primeiro Encontro de Dois Mundos $24.355.975 $24.355.975
3 Truque de Mestre: O 2º Ato $23.025.000 $23.025.000
4 As Tartarugas Ninja: Fora das Sombras $14.800.000 $61.039.783
5 X-Men: Apocalipse $10.000.000 $136.374.195
6 Como Eu Era Antes de Você $9.210.000 $36.822.578
7 Angry Birds: O Filme $6.700.000 $98.169.623
8 Alice Através do Espelho $5.544.821 $62.437.432
9 Capitão América: Guerra Civil $4.300.195 $396.857.343
10 Mogli: O Menino Lobo $2.721.250 $352.649.939
Fonte: Rentrak/Comscore