“BLADE RUNNER 2049″ LIDERA BILHETERIAS, MAS NÃO CORRESPONDE ÀS EXPECTATIVAS.

 Por Wanda de Andrade.

 

Trinta e cinco anos depois da estreia do Blade Runner original dirigido por Ridley Scott (que também não foi sucesso instantâneo, mas posteriormente se tornou um cult), Blade Runner: 2049 chega às telas mundiais com tudo a favor: ótimas críticas, a direção de Denis Villeneuve em seguida a A Chegada premiado no Oscar, estrelado por Ryan Gosling em seu primeiro trabalho depois do sucesso La La Land e a expectativa dos fãs de diversas gerações.

 

Nada disso se refletiu nas bilheterias, e Blade Runner 2049, não correspondeu às expectativas, e faturou US$ 31,5 milhões. O site Boxoffice.Pro previu US$ 54 milhões, a própria Warner esperava entre US$ 45-US$ 50 milhões e o site de apostas Box Office Derby estimou US$ 37 milhões.

 

Mas as decepções não surgem do nada. Filmes de ficão científica dirigidos a adultos, com roteiros complicados e conceitos intelectualizados, acrescidos de todos os elementos e recursos de um filme de ação moderno, não caem no gosto dos jovens nem dos mais velhos, mesmo que sejam sequência de um filme cultuado.  Tudo isso junto e misturado não atraiu o público com menos de 25 aos que não conheceu o primeiro filme, de 1982. 86% da plateia tinha mais de 25 anos. Com isso, o filme de US$ 150 milhões, estreou 41% abaixo de Perdido em Marte, 33% abaixo de Interstelar, e 12% atrás de Alien: Covenant. Entretanto, abriu 30% acima do último filme de Denis Villeneuve, A Chegada.

 

As outras estreias wide, Depois Daquela Montanha e My Little Pony: O Filme também tiveram resultados inexpressivos e ficaram aquém das expectativas.

Depois Daquela Montanha, a adaptação do romance sobre dois sobreviventes de um desastre de avião, interpretados por Idris Elba e Kate Winslet, faturou somente US$ 10 milhões, pouco em relação ao orçamento de US$ 35 milhões. Seu diretor, Hany Abu-Assad, é conhecido por dois filmes palestinos indicados ao Oscar de filme estrangeiro Paradise Now e Omar.

My Little Pony: O Filme ficou na 4ª posição com US$ 8,8 milhões contra uma previsão de US$ 10 milhões. Os dois filmes receberam nota A- on CinemaScore, mas My Little Pony alcançou 57% no Rotten Tomatoes enquanto Depois Daquela Montanha teve um score de 46 %.

 

Este foi o 9º fim de semana consecutivo que um filme com classificação 18 anos -Blade Runner 2049 - dominou as bilheterias, seguindo as lideranças anteriores de Dupla Explosiva e Kingsman: O Círculo Dourado.

 

It: A Coisa ainda ficou na 3ª posição no quinto fim de semana de exibição. Totalizando US$ 304 milhões, deverá ultrapassar os US$ 325 milhões. Em todo o histórico das bilheterias norte-americans, somente três filmes com classificação indicativa de 18 anos conseguiram ultrapassar os US$ 300 milhões em casa: A Paixão de Cristo (US$ 370.2 milhões), Deadpool (US$ 363 milhões) e Sniper Americano (US$ 350,1 milhões).

 

Fechando as cinco maiores bilheterias, Kingsman: O Círculo Dourado faturou US$ 8,1 milhões no 3º fim de semana, não deendo ultrapassar os US$ 80 milhões totais.

 

O independente Victoria and Abdul abriu para mais 655 salas, totalizando 732 e obteve ótimos resultados. Faturou US$ 4,1 milhões. Acumulando US$ 5,9 milhões em casa. Judi Dench é a Rainha Vitória

 

A maior média por sala da semana foi de The Florida Project, que estreou com US$ 152.622 em somente quatro salas com uma MPS de US$ 38.336. De olho numa indicação para o Oscar, o filme estreia nas principais cidades semana que vem e no país todo em 27 de outubro.

 

Os top 12 da semana faturaram US$ 99,7 milhões, 16 % acima do fim de semana anterior e acima também de mesmo fim de semana de 2016 quando os 12 mais faturaram US$ 95.613.417 milhões, liderados por A Garota do Trem, com US$ 24,5 milhões.

 

As bilheterias anuais (US$ 99.743.097) estão 4,3 % atrás do ano passado à mesma altura (US$ 104.318.265).

 

No próximo fim de semana estreiam A Morte te Dá Parabéns (Happy Death Day), da Universal e Blumhouse em mais de 3.000 salas, O Estrangeiro (The Foreigner), da STX com Jackie Chan, Marshall, da Open Road em circuito reduzidob e Professor Marston & the Wonder Women, da Annapurna.

 

Vejamos como foi a semana.

 

As Top 10

  1. Blade Runner 2049 (Warner Bros.) ESTREIA – Nota CinemaScore: A-; Metacritic: 81; Faturou: US$ 31.525.000 em 4.058 salas; MPS (média por sala): US$ 7.769; Totaliza: US$ 31.525.000

Blade Runner 2049, a muito esperada continuação de Blade Runner: O Caçador de Androides, cultuado fime de Ridley Scott de 1982, estreou com US$ 31,5 milhões em 4.058 salas. Uma má estreia para um filme que custou US$ 150 milhões. É um filme longo (163 minutos) e para complicar voltado para o público masculino (71 %) e mais velho com 86% da plateia tendo mais de 25 anos, dos quais 63% tinham mais de 35. Para esta geração aficionada por filmes do gênero – a maioria homens e se recordavam do filme anterior, 2049 foi um lançamento extraordinário, mas o mesmo não se pode dizer do do público mais jovem. Para estes, Blade Runner 2049 não diz grande coisa.

 

  1. Depois Daquela Montanha (20th Century Fox) – ESTREIA – Nota CinemaScore: A-; Metacritic: 47; Faturou: US$ 10.100.000 em 3.088 salas; MPS: US$ 3.271; Totaliza: US$ 10.100.000

Estreando na 2ª colocação, Depois Daquela Montanha não foi além dos US$ 10,1 milhões, embora seja estrelado por Kate Winslet e Idris Elba, e tenha também recebido nota A- na pesquisa CinemaScore. Seu público era 58% feminino e 42% masculino, com 81% do total tendo idade superior a 25 anos. Recebeu críticas variadas, embora as atuações do elenco principal tenham sido sempre muito elogiadas. Custou US$ 35 milhões.

 

  1. It: A Coisa It (Warner Bros.) Está na 5ª semana e caiu da 2ª para a 3ª colocação. Faturou: US$ 9.655.000 (-43%) em 3.605 salas (-312); MPS: US$ 2.678; Totaliza: US$ 304.933.000

Ainda mantendo a 3ª posição no quinto fim de semana, It: A Coisa faturou US$ 9,7 milhões, perdendo 43%, mas chegando aos US$ 300 milhões em casa. É o quinto filme de 2017 a chegar lá. Totaliza US$ 304, 9 milhões em casa, US$ 298,8 nas bilheterias interncionais e US$ 600 milhões globais. Com a proximidade das festas de Halloween, Pennywise poderá chegar aos US$ 350 milhões domésticos e com vistas aos US$ 700 milhões totais.

 

  1. My Little Pony: O Filme (My Little Pony /Lionsgate) – ESTREIA – Nota CinemaScore: A-; Metacritic: 41; Faturou: US$ 8.800.000 em 2.528 salas; MPS: US$ 3.481; Totaliza: US$ 8.800.000

Destinado a um público bastante diferente dos filmes anteriores, temos a animação infantil My Little Pony: O Filme que estreou com US$ 8,8 milhões em 2.528 salas com uma respeitável MPS de US$ 3.481.A animação de classificação livre recebeu críticas variadas, mas, como não tem concorrência nos próximos meses, deverá se manter em cartaz por muito tempo.

 

  1. Kingsman: O Círculo Dourado (20th Century Fox) – Está na 3ª semana e caiu da 1ª para a 5ª colocação. Faturou: US$ 8.100.000 (-52%) em 3.488 salas (-550); MPS: US$ 2.322; Totaliza: US$ 79.964.000

Kingsman liderou as bilheterias no dois últimos fins de semana e totaliza US$ 80 milhões em casa e US$ 253,6 globais.

 

  1. Feito na América (Universal) – Está na 2ª semana e caiu da 3ª para a 6ª colocação. Faturou: US$ 8.073.000 (-52%) em 3.031 salas (+7); MPS: US$ 2.663; Totaliza: US$ 30.445.000

Embora tenha faturado quase a mesma coisa que Kingsman no fim de semana, Feito na América, estrelado por Tom Cruise, totaliza bem menos do que o herói de Colin Firth (US$ 80 milhões), mas visa os US$ 50 milhões finais, que seriam a pior bilheteria de Tom Cruise nos últimos 30 anos.

 

  1. Lego Ninjago: O Filme (Warner Bros.) – Está na 2ª semana e caiu da 4ª para a 7ª colocação. Faturou: US$ 6.750.000 (-42%) em 3.611 salas (-436); MPS: US$ 1.869; Totaliza: US$ 43.824.000

 

  1. Victoria & Abdul (Focus) – Está na 3ª semana e subiu da 11ª para a 8ª colocação. Faturou: US$ 4.142.000 (+272%) em 732 salas (+655); MPS: US$ 5.658; Totaliza: US$ 5.958.000

Entre o prováveis concorrentes ao Oscar, Victoria & Abdul, de Stephen Frears, subiu para as To 10 depois que adicionou 655 salas a seu circuito. Faturou US$ 4,1 milhões, com uma MPS de US$ 5.659 totalizando US$ 6 milhões domésticos em três semanas. A rápida expansão desta biografa da Rainha Vitória e sua amizade com um indiano que ousou enfrentá-la está respondendo bem à abertura, atraindo um grande público para verificar o trbalho da querida atriz. Ficou na 8ª posição ente as maiores bilheterias da semana apesar de estar em cartaz em apenas 732 cinemas. É um ótimo resultado sobretudo se levarmos em conta que recebeu críticas variadas (57 at Metacritic).

 

  1. Além da Morte (Sony) – Está na 2ª semana e caiu da 5ª para a 9ª colocação. Faturou: US$ 3.800.000 (-42%) em 2.552 salas (igual); MPS: US$ 1.489; Totaliza: US$ 5.958.000

 

  1. A Guerra dos Sexos (Fox Searchlight) – Está na 3ª semana e caiu da 6ª para a 10ª colocação. Faturou: US$ 2.400.000 (-30%) em 1.822 salas (+609); MPS: US$ 1.317; Totaliza: US$ 7.678.000

Apesar de expandir 50% o número de salas, Guerra dos Sexos cresceu apenas 30% na bilheteria, faturando US$ 2,4 milhões, totalizando quase US$ 7,7 milhões em casa.

 

As Independentes

 

Semana independente animada.

Além do afastamento de Harvey Weinstein da bem sucedida e respeitada empresa que leva seu nome por assédio sexual a diferentes mulheres nos últimos três anos, The Florida Project teve uma boa estreia e Victoria & Abdul subiu para as Top10. Dame Judi Dench provou que seu star power continua intacto, assim como o da diretora Agnès Varda, do alto de seus 89 anos.

 

Estreias

The Florida Project (A24) recebeu nota 94 no Metacritic: 94 e esteve nos festivais de Cannes, Toronto, Nova York 2017

Faturou US$ 152.622 em 4 salas; MPS: US$ 38.156

O sexto filme de Sean Baker vem em seguida a seu sucesso de crítica anterior Tangerine, de dois anos atrás, e fez a maior MPS da semana.

O retrato humano que Baker faz da pobreza da cidade de Orlando em The Florida Project não estreou tão bem quanto Moonlight: Sob a Luz do Luar (US$ 100.000 de MPS) do mesmo gênero, mas superou Tangerine que estreou com US$ 60.683 com uma MPS de US$ 15.171 em quatro salas.

 

Faces, Places (Visages, Villages/Cohen) recebeu nota 96 no Metacritic e Cannes, Telluride, Toronto, Nova York 2017

Faturou US$ 29.807 em 5 salas; MPS: US$ 5.961

A diretora francesa Agnès Varda, 89, é a diretora mais velha em atividade e seu filme é até o momento o mais bem avaliado do ano.  Sua bilheteria empata com a de seu filme anterior As Praias de Agnès de 2008, que fez uma bilheteria total de US$ 239.000. Abre para diversos cinemas de arte do país nas próximas semanas.

 

As Internacionais

 

Never Say Die, de Meahua Funage, adaptado de uma peça de teatro de 2014, totalizou US$ 221 milhões nas bilheterias internacionais, segundo a comScore. Faturou US$ 46 milhões em dois dias na China.

 

Ao contrário dos EUA, Blade Runner 2049 corresponde as expectativas no exterior, estreando com US$ 50,2 milhões em 63 países, que correspondem a 61% do mercado internacional, ficando n 1ª posição em 45 países. Estreia dia 10 de novembro na China e 27 outubro no Japão.

Em exibição na maioria dos países da Ásia, o filme faturou US$ US$ 81.725 milhões globais, que correspondem a seu custo de produção, e como somente metade do equivalente do preço do ingresso vai para os produtores,

Blade Runner: 2049 na deve se tornar lurativo para os financiadores. .

 

It: A Coisa é no momento a maior bilheteria global do ano, tendo ultrapassado os US$ 600 milhões no mundo todo.

 

Kingsman: O Círculo de Ouro ficou na distente 3ª posição internacional com US$ 25,5 milhões em 69 países. Sua bilheteria interncional totaliza US$ 173,6 milhões — 45% mais do que o filme anterior. Estreia em 11/10 a França, 20/10 na China e 5/01 no Japão.

 

O drma de arts marciais chinês Chasing The Dragon estrelado por Andy Lau e Donnie Yen, ficou na 5ª posição internacional com US$ 17.6 milhões em oito países. Totaliza US$ 60 milhões globais.

 

Bilheterias Americanas
Renda Renda
Semana Total
(US$ ) (US$  )
1 Blade Runner 2049 31.525.000 31.525.000
2 Depois Daquela Montanha 10.100.000 10.100.000
3 It: A Coisa 9.655.000 304.933.478
4 My Little Pony: O Filme 8.800.000 8.800.000
5 Kingsman: O Círculo Dourado 8.100.000 79.964.425
6 Feito na América 8.073.000 30.444.960
7 Lego Ninjago: O Filme 6.750.000 43.823.663
8 Victoria And Abdul 4.142.000 5.957.394
9 Além da Morte 3.800.000 12.329.602
10 A Guerra dos Sexos 2.400.000 7.677.575
Bilheterias Internacionais
Renda Renda
Semana Global Total
(US$ ) (US$ )
1 Blade Runner 2049 50.200.000 81.725.000
2 Never Say Die 66.000.000 221.000.000
3 Kingsman: O Círculo Dourado 25.500.000 253.564.425
4 It: A Coisa 19.800.000 603.733.478
5 Chasing The Dragon 17.600.000 60.221.727
6 O Estrangeiro 17.000.000 67.300.000
7 Fortress. The 14.375.000 14.515.000
8 Depois Daquela Montanha 3.600.000 13.700.000
9 Lego Ninjago: O Filme 6.900.000 77.423.663
10 My Little Pony: O Filme 3.800.000 12.600.000