“Brasil Plural” mostra o cinema brasileiro aos europeus

Começa amanhã (10), na cidade alemã de Munique, a décima edição do Brasil Plural, uma das maiores mostras itinerantes de cinema brasileiro na Europa. Neste ano, o evento exibirá onze curtas we cinco longas.
Os curtas são Atrocidades Maravilhosas (doc/18min/RJ), de Lula Carvalho, Pedro Peregrino e Renato Martins; Início do Fim (ficção/7min/RS), de Gustavo Spolidoro; O lobinho nunca mente (ficção/9min/RJ), de Ian SBF; O presidente dos Estados Unidos (ficção/20min/PE), de Camilo Cavalcante; Oficina Perdiz (doc/20min/DF), de Marcelo Díaz; A vida ao lado (ficção/13min/DF), de Gustavo Galvão; Sob o encanto da luz (ficção/18min/DF), de Dirceu Lustosa; Os irmãos Willians (animação/11min/SP), de Ricardo Dantas; Os fiéis (ficção/16min/SP), de Danilo Solferini; Almas em chamas (animação/11min/SP), de Arnaldo Galvão; e Cine Holiúdy – O astista contra o caba do mal (ficção/15min/CE), de Halder Gomes.
Os longas que os europeus verão são 2 filhos de Francisco, de Breno Silveira (2005), Cabra Cega (foto), de Toni Venturi (2005), A Negação do Brasil, de Joel Zito Araújo (2000), Iracema, uma Transa Amazônica, de Jorge Bodanzky e Orlando Senna (1974) e Janela da Alma, João Jardim e Walter Carvalho (2002).
Doze cidades da Alemanha, Áustria e Suíça vão receber a mostra: Munique, Salzburgo, Frankfurt, Colônia, Jena, Hamburgo, Berlim, Freiburgo, Bremen, Stuttgart, Bern e Würzburg. Serão mais de quatro meses de itinerância pela Europa, terminando em janeiro de 2008.
Veja no site do Brasil Plural toda a programação, os filmes, as atividades de cada cidade, os debates e outros eventos:
www.brasilplural.org