BRASIL QUER MARCAR PRESENÇA EM CANNES

O mais famoso e prestigiado festival internacional de filmes do mundo completa este ano 60 anos de vida e o Programa Cinema do Brasil estará presente. Trinta e seis empresas brasileiras, entre produtoras e agentes de vendas, deverão levar um portifólio de 29 filmes e 36 projetos para serem apresentados e negociados durante o 60º Festival Internacional de Cannes, que acontece entre os dias 16 e 27 de maio. Esta será a segunda vez que o Cinema do Brasil vai à Cannes. Na avaliação do presidente do programa, André Sturm, as perspectivas para este ano são as melhores possíveis.
O Brasil conta com um total de três longas-metragens e três curtas-metragens em mostras oficiais do Festival. Os representantes brasileiros na Semana da Crítica (Semaine de la Critique) são o longa “Via Láctea” (escolhido como filme de abertura da seleção), de Lina Chamie, e os curtas “Um ramo”, de Juliana Rojas e Marco Dutra, “Saliva”, de Esmir Filho. “Sabá”, curta de Thereza Menezes e Gregório Graziosi foi selecionado para o Cinéfondation. Outro longa nacional é “Mutum”, de Sandra Kogut, que encerra a Quinzena dos Realizadores (Quinzaine des réalisateurs). O terceiro longa-metragem, “El baño del Papa”, é uma co-produção da O2 Filmes com o Uruguai e França, dirigido por César Charlone (fotógrafo de Cidade de Deus) em parceria com Enrique Fernandes. Este filme foi escolhido para Um Certo Olhar (Un Certain Regard). Fora do circuito da seleção oficial do Festival, está o premiado longa-metragem “A Casa de Alice”, de Chico Teixeira. O Filme foi escolhido para ser exibido no Pavillon des Cinemas du Sud. Além desses títulos, o Brasil terá cerca de 20 filmes nacionais com exibição no mercado Marché du Film.
Outro filme brasileiro destaque em Cannes é o clássico de Mário Peixoto “Limite”, de 1931, que teve a restauração finalizada em 1977.Ele vai ser exibido na seção Cannes Classics e na abertura do World Cinema Foundation, uma instituição criada pelo diretor norte-americano Martin Scorsese com o objetivo de arrecadar fundos para a restauração de filmes antigos.