Brasileiros disputam Festival de Cinema Pobre

O documentário “Uma Odisséia à Brasileira”, de Mariana Vitarelli Alessi, e a ficção “Velório em Família”, de Rosario Teresa Boyer e Edgardo Romano, serão os representantes brasileiros na 5ª edição do Festival de Cinema Pobre de Gibara, celebrado entre 16 e 22 de abril na cidade do leste cubano.
Com o objetivo de “estimular a execução de um cinema legítimo, altamente estético e ético, humilde em sua elaboração, alheio a todo projeto de elitismo cultural, mas propiciador de uma interação com as diversas comunidades”, o Festival foi criado pelo cineasta cubano Humberto Solás.
Filmes de mais noves países concorrerão com os brasileiros. São cinco categorias em disputa – ficção, documentário, obras experimentais / videoarte, projetos em maquete e roteiros. Os vencedores receberão o prêmios de até 6.000 dólares em equipamentos ou apoio à distribuição.
O festival será inaugurado na próxima segunda-feira, com a exibição do longa “Suzanne”, da cineasta francesa Viviane Candas, e do curta “Los elefantes Nunca Olvidan”, do venezuelano Lorenzo Vigas. “Suzanne” está entre os 11 selecionados ao Grande Prêmio de Ficção do Festival e “Los Elefantes” concorre entre os 25 curtas na competição.