BRLAB ABRE INSCRIÇÕES E ANUNCIA NOVIDADES.

O BrLab, tradicional evento de mercado e formação audiovisual e único laboratório internacional de desenvolvimento de projetos audiovisuais no Brasil, está com inscrições abertas para sua 11ª edição, que acontecerá no mês de outubro de 2021. O(a)s produtore(a)s e diretore(a)s interessado(a)s podem inscrever seus projetos através do site www.brlab.com.br entre os dias 26 de abril e 21 de maio.

O evento recebe inscrições de projetos de longa-metragem de ficção de qualquer país da América Latina e também de Portugal, da Espanha e da Itália, desde que já tenham definidos diretor(a) e produtor(a), pois ambos devem participar integralmente das atividades do workshop que incluem consultorias diversificadas, encontro de negócios, palestras, estudos de caso e, ainda, distribui importantes prêmios e estímulos ao final.

A décima primeira edição do BrLab acontecerá de 01 a 15 de outubro de 2021, com sua programação online como medida de segurança em decorrência da pandemia de COVID-19. Dessa forma, a necessária participação de profissionais de diversos países que caracterizam a programação e atividades do evento poderá ser mantida. Os projetos recebem consultoria e participam de encontros com profissionais renomados da indústria audiovisual mundial, em diferentes atividades.

Nesta décima primeira edição do evento, além da realização do Workshop principal para projetos em desenvolvimento, o BrLab promoverá uma nova edição do Workshop de Design de Audiência para projetos em fase de desenvolvimento, atividade organizada em parceria com o Projeto Paradiso, e uma nova edição do São Paulo Locarno Industry Academy, organizado em parceria com o prestigioso Festival de Locarno. Além dos workshops, o evento também promoverá, como todos os anos, uma programação especial aberta ao público que reúne diversos debates, palestras e máster classes (neste ano exclusivamente através de streaming) que são parte do BrPlot – Encontro de Roteiristas, programação organizada em parceria com a ABRA (Associação Brasileira de Autores Roteristas) e com curadoria de Gustavo Gontijo, Maíra Oliveira e Thiago Dottori.

Segundo Rafael Sampaio, diretor do BrLab, a novidade de 2021 é que, pela primeira vez, o BrLab promoverá uma nova categoria dedicada à promoção de encontros de qualidade direcionados à coprodução e financiamento de projetos audiovisuais, novo espaço dedicado a projetos que se encontrem em um estágio mais avançado de desenvolvimento e financiamento, aberto para países de toda a região. Os projetos interessados em participar desta nova seção deverão comprovar 30% de financiamento no Brasil ou no exterior e, então, realizar a mesma inscrição, indicando no ato da inscrição o interesse em participar do processo seletivo para ambas categorias. Os projetos selecionados participarão de reuniões de negócios criteriosamente organizadas pelo evento através de uma cuidadosa curadoria de projetos e convidados, e promoverá ainda um breve processo de formação preparatório para as rodadas. A seleção será em parceria com entidades do setor e instituições parceiras do evento no Brasil e exterior.

“Neste momento peculiar em que o cinema se encontra, acreditamos que é parte da nossa missão fundamental criar oportunidades, apesar das adversidades, através das novas formas de encontro e debate e, sobretudo, ativando a linda e sólida rede internacional de instituições e profissionais que constituímos ao longo de uma década em torno do BrLab, para conectar projetos latinos a possíveis parceiros de diversos locais do mundo, e vice-versa. A partir da constatação de que há muitos projetos já desenvolvidos “parados”, decidimos criar essa nova categoria no BrLab para projetos com 30% do orçamento captado, numa etapa mais avançada de desenvolvimento. Iremos oferecer a oportunidade aos selecionados de participarem de reuniões cuidadosamente organizadas através de um criterioso matchmaking, algo muito importante e que está na gênese da missão do BrLab que é promover encontros de qualidade que propulsionem ideias e talentos. Em 2020, foram 591 inscritos para somente 12 vagas. Essa nova categoria é uma forma também de ampliar o número de vagas a partir dessa edição”, afirma Rafael Sampaio, criador e diretor do BrLab.

Serviço:
11º BrLab – De 01 a 15 de outubro
Inscrições abertas: De 26/04 a 21/05
Para conferir o regulamento, histórico e para mais informações: http://www.brlab.com.br/