CAIXA BELAS ARTES EXIBE MOSTRA EM HOMENAGEM A BERGMAN.

Para celebrar o nascimento de um dos maiores cineastas de todos os tempos, o sueco Ingmar Bergman (14/07/1918 – 30/07/2007), o CAIXA Belas Artes, de 19 a 25 de julho, presenteia os cinéfilos com uma mostra composta por nove dos seus filmes menos revisitados, porém, não menos geniais que os seus mais famosos clássicos.

Batizada de “Mostra Lado B”, a maravilhosa seleção nos dará a oportunidade de (re)avaliar a grandiosidade artística de obras que outrora dividiram a opinião da crítica ou não receberam a devida atenção do público.

Com curadoria de André Sturm e Juliana Brito, a programação coloca lado a lado filmes realizados em épocas diversas, ao longo de três décadas: “Noites de Circo” (1953), “Sorrisos de Uma Noite de Amor” (1955), “O Rosto” (1958), “Através de Um Espelho” (1961), “O Silêncio” (1963), “Persona” (1966), “A Hora do Amor” (1971), “O Ovo da Serpente” (1977) e “Sonata de Outono” (1978).

A escolha de cada filme pontua fases importantes da carreira do cineasta, a começar por “Noites de Circo”, obra incompreendida pela crítica e pelo público à época de seu lançamento, e que representa o marco inicial de sua longa parceria com o diretor de fotografia Sven Nykvist, uma colaboração que resultou em dois Oscars de Melhor Fotografia, o primeiro deles por “Gritos e Sussurros”, em 1974, e depois por “Fanny & Alexander”, em 1984. Após essa dura decepção, Bergman veio a encantar o mundo com a deliciosa comédia “Sorrisos de Uma Noite de Amor”, primeiro grande sucesso de bilheteria de sua carreira, que serviu também para que ele se reconciliasse definitivamente com o público.  Com bela fotografia de Gunnar Fischer, outro colaborador recorrente de Bergman, “O Rosto”, cuja trama se passa no século XIX, pode ser visto como um atípico filme de “terror” na filmografia do diretor, no qual ele arrisca-se a repetir o universo dos artistas do palco, assim como ocorreu no subestimado “Noites de Circo”, mais uma vez reunindo parte dos atores de “O Sétimo Selo”, entre eles  Max Von Sydow, Gunnar Björnstrand e Bibi Andersson. Dando início à Trilogia do Silêncio, completada por “Luz do Inverno e “O Silêncio”, “Através de Um Espelho” tem como principal particularidade o fato de ser o primeiro filme de Bergman ambientado na Ilha de Faro. Com história inspirada em outro filme dele próprio, “Prisão”, de 1949, esse drama psicanalítico deu a ele o segundo Oscar de Melhor Roteiro Original, em 1963, precedido por “Morangos Silvestres”, que recebeu a estatueta em 1960. Eleito um dos 10 melhores filmes de 1963 pela conceituada revista francesa Cahiers du Cinéma, “O Silêncio” remete diretamente a temas abordados em “Persona” e “Gritos e Sussurros”: a morte e a solidão humana. Um filme essencial, porém, pouco reprisado nos últimos anos. De volta à Ilha de Faro, Bergman realizou uma das suas maiores obras-primas: “Persona”. Apontado pela crítica de arte Susan Sontag como “o melhor filme da história do Cinema”, este filme pode ser considerado um divisor de águas na carreira de Bergman por ser o seu último realizado em preto e branco e o primeiro com Liv Ullmann, uma das suas atrizes prediletas com quem ele manteve um relacionamento de cinco anos. “A Hora do Amor”merece atenção especial por ser a primeira produção de Bergman em língua inglesa e por ter a primeira inclusão de um ator não escandinavo em seu elenco, o americano Elliott Gould. Curiosamente, por exigências dos produtores americanos, a obra foi filmada duplamente, uma versão falada em sueco e outra em inglês, mas foi esta última a que permaneceu para a posteridade.  “O Ovo da Serpente”, produzido pelo italiano Dino De Laurentis, também é falado em inglês e reúne elenco internacional, tendo Liv Ullmann como protagonista. Mal recebida pela crítica em seu lançamento, hoje a obra é considerada por muitos a melhor reprodução do surgimento do nazismo já feita pelo Cinema e, por este e por outros motivos, merece lugar especial em qualquer retrospectiva do cineasta. “Sonata de Outono”, o nono e último filme da lista, traz um dos maiores duelos de atuações já vistos nas telas: Ingrid Bergman, indicada ao Oscar, e Liv Ulmann como mãe e filha se reencontrando após sete anos de distância. Com direção de arte em cores outonais e enquadramentos primorosos, este filme, em seus 99 minutos, nos proporciona uma inesquecível aula de cinema.

Desta forma, o CAIXA Belas Artes completa o seu magnífico painel dedicado a um dos artistas mais geniais que passaram pela Terra nos últimos 100 anos, felizmente imortalizado por um conjunto de obras de inestimável valor. Com duração de apenas uma semana, esta “Mostra Lado B” é para se assistir reverenciando a tela. Bendito Belas, bendito Bergman!

Confira:

ESPECIAL “MOSTRA LADO B”: com nove filmes em homenagem ao centenário de nascimento do diretor Ingmar Bergman.

Horário: Quinta-feira (19/07) “Ovo da Serpente” (35mm), às 20h30 / Sexta-feira (20/07), “Noites de Circo”, às 20h30; Sábado (21/07), “Sonata de Outono” (DCP), às 12h30; “O Silêncio”, às 20h30 / Domingo (22/07) “Persona” (DCP), às 12h30; “Sorrisos de Uma Noite de Amor”, às 20h30 / Segunda-feira (23/07) “O Rosto”, às 20h30 / Terça-feira (24/07) “A Hora do Amor”, às 20h30 / Quarta-feira (25/07) “Através de Um Espelho”, às 20h30.

Sala 2 – Candido Portinari

Ingressos: Mesmos valores da programação normal

Sinopses:

O OVO DA SERPENTE

(The Sepent’s Egg)

Estados Unidos; Alemanha Ocidental, cor, 119min., drama, idioma: inglês e alemão (legendado), 18 anos.

Elenco: Liv Ullmann, David Carradine e Gert Fröbe.

Berlim, novembro de 1923. Abel Rosenberg é um trapezista judeu desempregado, que descobriu recentemente que seu irmão, Max, se suicidou. Logo ele encontra Manuela, sua cunhada. Juntos eles sobrevivem com dificuldade à violenta recessão econômica pela qual o país passa. Sem compreender as transformações políticas em andamento, eles aceitam trabalhar em uma clínica clandestina que realiza experiências em seres humanos.

NOITES DE CIRCO

(Gycklarnas afton)

Suécia, 1953, p/b, 93min, drama, idioma: sueco (legendado), 14 anos.

Elenco: Ake Grönberg, Harriet Anderson e Hasse Ekman.

No interior da Suécia, uma decadente companhia circense se prepara para um novo espetáculo. No entanto, Albert, o diretor do circo, vive uma relação infernal com sua jovem amante, Anna, que também faz parte da trupe.

 

SONATA DE OUTONO

(Höstsonaten)

Suécia; França; Reino Unido e Alemanha Ocidental, 1978, cor, 99min, drama, idioma: inglês e sueco (legendado), 12 anos.

Elenco: Ingrid Bergman, Liv Ullmann e Gunnar Björnstrand.

Após ter sido uma mãe ausente por anos, Charlotte, uma renomada pianista, vai até a casa de sua filha Eva para lhe fazer uma visita. Ela se surpreende ao encontrar sua outra filha, Helena, que tem problemas mentais. Eva tirou Helena da clínica onde Charlotte a havia internado para cuidar dela em casa. A tensão entre mãe e filha começa a crescer devagar até elas colocarem as verdades sobre a mesa.

O SILÊNCIO

(Tystnaden)

Suécia, 1963, p/b, 96 min., drama, idioma: sueco, inglês, espanhol, alemão e francês (legendado), 16 anos.

Direção: Ingmar Bergman

Elenco: Ingrid Thulin, Gunnel Lindblom e Birger Malmsten.

Duas irmãs pouco próximas, Ester e Anna, e o filho de Anna, um menino de dez anos, viajam rumo à Europa Central em meio à Guerra. Ester adoece e os três se mudam para um hotel em uma pequena cidade chamada Timoka.

ATRAVÉS DE UM ESPELHO

(Sasom i en spegel)

Suécia, 1961, p/b, 89 min., drama, idioma: sueco (legendado), 16 anos.

Direção: Ingmar Bergman

Elenco: Harriet Anderson, Gunna Björnstrand e Max Von Sydon.

Afetada por crises de loucura, Karin entra em conflito com seus familiares durante as férias de verão numa ilha remota, onde passa a acreditar que está recebendo visitas de Deus.

PERSONA

(Persona)

Suécia, 1961, p/b, 85 min., drama, idioma: sueco (legendado), 16 anos.

Direção: Ingmar Bergman

Elenco: Bibi Anderson, Liv Ullmann e Margaretha Krook.

Uma enfermeira é escalada para cuidar de uma atriz muda e percebe que suas personalidades estão se fundindo.

 

SORRISOS DE UMA NOITE DE AMOR

(Sommarnattens leende)

Suécia, 1955, p/b, 108min., drama, idioma: sueco (legendado), 14 anos.

Direção: Ingmar Bergman

Elenco: Ulla Jacobsson, Eva DahlBeck e Harriet Anderson.

No final do século XIX, uma atriz é a anfitriã na casa de campo de sua mãe quando um grupo de pessoas a visita. Todos acabam envolvidos em situações amorosas, inclusive a empregada.

O ROSTO

(Ansiktet)

Suécia, 1958, p/b, 101min., drama, idioma: sueco (legendado), 14 anos.

Direção: Ingmar Bergman

Elenco: Gunna Björnstrand, Ingrid Thulin e Max Von Sydow.

A Trupe do Mágico Albert Vogler chega a uma pequena cidade onde um grupo de céticos espera desmascará-lo.

A HORA DO AMOR

(The touch)

Suécia e EUA, 1971, cor, 115min., drama, idioma: sueco, inglês e francês (legendado), 14 anos.

Direção: Ingmar Bergman

Elenco: Max Von Sydow, Elliott Gould e Bibi Andersson.

Arqueólogo americano, trabalhando na Suécia, se apaixona pela mulher do médico local e os dois mantém um caso de amor. Ela fica sem saber se prefere a liberdade ou a segurança do casamento