“CAPITÃO AMÉRICA 2″ DOMINA AS BILHETERIAS INTERNACIONAIS DO FIM DE SEMANA.

Programada oficialmente para começar em 4 de julho, a temporada cinematográfica do verão americano está começando cada vez mais cedo. Esta semana já chegou o Capitão América – O Soldado Invernal e Rio 2 estreia na semana que vem.
Mas a verdadeira onda de blockbusters começa em maio. A partir daí, nos quatro meses seguintes, os estúdios vão despejar nos cinemas um filme – ou às vezes dois ou três – por semana, com esperança de faturar pelo menos US$ 100 milhões cada um só nos EUA. Pelo menos X-Men: Dias de Um Futuro Esquecido, Como Treinar o Seu Dragão2 e Transformers: A Era da Extinção deverão chegar lá.

Ano passado foi um verão de recordes nas bilheterias, embora com quantidade menor de blockbusters. Não que o número de lançamentos tenha sido menor. Mas o excesso de lançamentos levou à canibalização de muitos deles. No verão de 2013 foram lançados 23 filmes com orçamentos superiores a US$ 75 milhões. Será que Hollywood repete este ano a façanha de faturar mais com menos filmes?
Na CinemaCon, a feira onde os estúdios apresentam seus lançamentos para os donos de cinemas, exibidores já pressentiram que nem todos os filmes que deverão quebrar os recordes de abertura do fim de semana, com exceçãode O Espetacular Homem-Aranha 2: A Ameaça de Electro e Transformers: A Era da Extinção.
Entretanto, alguns executivos dos estúdios e outros tantos proprietários de cinemas ficaram felizes com a recepção que filmes como Godzilla e Planeta dos Macacos: O Confronto tiveram.
Haja fôlego, a temporada está apenas começando, mas o verdadeiro duelo será travado em 2016, quando Captain America 3 e Superman-Batman, ainda sem título, estreiam em 6 demaio.
Capitão América – O Soldado Invernal abriu o espetáculo com US$ 96.2 milhões, mas ainda não destronou o recordista anterior era Homem de Ferro que abriu com US$ 98.6 milhões em 2008. A crítica adorou o filme, com 89% de críticas positivas no Rotten Tomatoes. E também o publico que deu nota “A” na pesquisa CinemaScore.
Com Capitão América sendo alvo de tanta devoção, Noé perdeu 61% de seus fieis, caindo para a segunda posição depois de já ter faturado US$ 178 milhões no mundo todo.
Mas outro filme religioso, God’s Not Dead, provou que Deus não está morto, e continuou a atrair um público fiel, subindo de posição. O único que parece não ter salvação é Arnold Schwarzenegger. Seu filme foi sabotado e faturou apenas US$ 1.9 milhão, acumulando apenas US$ 8.8 milhões em duas semanas.
Mesmo assim, as bênçãos da divindade que protege Hollywood caíram sobre as bilheterias no fim de semana. Uma Aventura Lego, que cruzou os US$ 250 milhões em casa, enquanto As Aventuras de Peabody & Sherman chegava aos US$ 100 milhões e a Disney atingia a marca do US$ 1 bilhão global com a venda de ingressos em 2014. Frozen: Uma Aventura Congelante ultrapassou Batman – O Cavaleiro das Trevas no fim de semana e assumiu a 9ª posição entre as maiores bilheterias de todos os tempos.
Mas voltemos as 10 mais da semana.

1. Capitão América – O Soldado Invernal (Buena Vista) Estreia – Nota Cinemascore: A. Contagem Metacritic: 69 % de críticas positivas. Faturou US$ 96,200,000 em 3.938 salas; MPS (média por sala): US$ 24,429; Totaliza: US$ 96,200,000
Com a ajuda de entradas mais caras, o segundo filme do herói da Marvel estabeleceu um novo recorde de estreia no mês de abril. Foi a melhor estreia desde Jogos Vorazes Em Chamas, em novembro. Com um resulto melhor ainda do que o filme anterior da Marvel Thor: O Mundo Sombrio e quase 50% acima do primeiro filme do Capitão América. 57% da plateia tinham mais de 25 anos, comprovando que o público adulto voltou aos cinemas. A única coisa que o Capitão América não foi capaz, foi de salvar a 3D, que contribuiu com somente 23% da bilheteria.

2. Noé (Paramount) – Está na 2ª semana e caiu da 1ª para a 2ª colocação. Faturou US$ 17,000,000 (-61%) em 3.571 salas (+4); MPS: US$ 4,761; Totaliza: US$ 72,341,000.
Fo uma grande queda nas bilheterias domésticas, mas ainda assim mostrou boa resistência diante do Capitão América. Vai precisar de uma ótima bilheteria internacional para recuperar o orçamento de US$ 125 milhões.

3. Divergente (Lionsgate) – Está na 3ª semana e caiu da 2ª para a 3ª colocação. Faturou US$ 13,000,000 (-49%) em 3.631 salas (-305); MPS: US$ 3,580; Totaliza: US$ 114,029,000.
Apesar da concorrência do Capitão América, a queda do filme estrelado pela nova queridinha de Hollywood, Shailene Woodley, ficou dentro dos padrões. E, se não atingiu as expectativas, já tem um ótimo resultado para quem custou modestos US$ 85 milhões. O suficiente para garantir continuações. Sem lançamentos destinados ao público jovem adulto nas próximas semanas, deverá se estabilizar.

4. God’s Not Dead (Freestyle) – Está na 3ª semana e subiu da 5ª para a 4ª posição. Faturou US$ 7,726,000 (-12%) em 1.758 salas (+580); MPS: US$ 4,395; Totaliza: US$ 32,520,000
Não será impossível que esta produção de US$ 2 milhões termine como o maior lançamento independente do ano, podendo mesmo ultrapassar The Grand Budapest Hotel. Expandindo para um circuito maior do que planejado inicialmente, e com potencial para expandir ainda mais, está se sustentando acima da média.

5. The Grand Budapest Hotel (Fox Searchlight) – Está na 5ª semana e subiu da 6ª para a 5ª posição. Faturou US$ 6,300,000 (-26%) in 1,263 salas (+286); MPS: US$ 4,988; Totaliza: US$ 33,380,000
Ainda em ascenção no ranking, perdeu um pouco da bilheteria embora tenha aberto para mais salas. A MPS caiu de US$ 8,741 na semana passada, em parte por causa do aumento de salas. Mas já ultrapassou o circuito do filme anterior de Wes Anderson, Moonrise Kingdom. Certamente vai chegar aos US$ 50 milhões.

6. Muppets 2: Procurados e Amados (Buena Vista) Estána 3ª semana e caiu da 3ª para a 6ª posição. Faturou US$ 6,285,000 (-44%) in 3,052 salas (-142); MPS: US$ 2,059; Totaliza: US$ 42,142,000.
Não deverá chegar aos US$ 88 milhões faturados nos EUA pelo primeiro filme. Mesmo com as férias escolares de abril não irá atingir os US$ 70 milhões em casa e US$ 125 milhões totais. Com um orçamento de produção de US$ 50 milhões vai ter dificuldade para se pagar. Como a Disney é a campeã do faturamento pós-cinemas, ainda terá valido à pena.

7. As Aventuras de Peabody & Sherman (Twentieth Century Fox) – Está na 5ª semana e caiu da 4ª para a7ªposição. Faturou US$ 5,300,000 (-42%) em 2.931 salas (-368); MPS: US$ 2,931; Totaliza: US$ 102,202,000
Com mais de US$ 100 milhões em casa já pode ser considerado um sucesso nacional, mas ainda não chegou aos US$ 250 milhões globais. Com um orçamento de US$ 145 milhões, o filme da Dreamworks Animation ainda terá que lutar para se tornar lucrativo. Só a China e o Japão poderão salvar.

8. Sabotage (Open Road) – Está na 2ª semana e caiu da 7ª para a 8ªposição. Faturou US$ 1,908,000 (-64%) em 2.486 salas (igual); MPS: US$ 767; Totaliza: US$ 8,767,000.
A perda de 2/3 da bilheteria vem provar que Arnold Schwarzenegger está com os dias contados como ator principal. Vai ter dificuldade para chegar aos US$ 12 milhões em casa.

9. Need for Speed (Buena Vista) Está na 4ª semana e caiu da 8ª para a 9ª posição. Faturou US$ 1,836,000 (-57%) em 1.779 salas (-926); MPS: US$ 1,032; Totaliza: US$ 40,839,000
Não está tendo uma carreira surpreendente em casa, mas está próximo dos US$ 200 milhões no mundo todo. E não estreou na Coreia da Sul, Japão e França.

10. Sem Escalas (Universal) – Está na 6ª semana e manteve a 10ª posição. Faturou US$ 1,800,000 (-54%) em 1.724 salas (-791); MPS: US$ 1,724; Totaliza: US$ 88,100,000
Já deve estar em fim de carreira, mas se manteve o tempo todo entre as Top 10, apesar de ter caído mais da metade neste fim de semana. Ficará em torno dos US$ 100 milhões em casa, mas os US$ 200 milhões de faturamento total terão justificado, com folga, o orçamento de US$ 50 milhões.

INDEPENDENTES
A melhor estreia da semana foi Sob a Pele (Under the Skin), estrelando Scarlett Johansson, que fez a melhor média por sala do fim de semana (US$ 35,000), em quatro salas de Nova York e Los Angeles, faturando US$ 140,000. Obteve uma nota “A-“ na pesquisa Criticwire e 76% de crítica positivas no Metacritic.
Scarlett Johansson está quase irreconhecível de cabelo preto, totalmente diferente de seu outro filme em cartaz: Capitão América – O Soldado Invernal. Estreia no Brasil em 8/5 pela Paris.
Entre as outras estreias independentes, A Recompensa (Dom Hemingway) não se saiu tão bem, totalizando US$ 32,000 em quatro salas com uma MPS de US$ 8,000. Jude Law também aparece quase irreconhecível debaixo de uma barba rala. Recebeu uma nota “B” na Criticwire e 52% de críticas positivas no Metacritic. Estreia no Brasil no dia 24/4 pela H2O
Frankie & Alice, estrelando Halle Berry, se saiu um pouco melhor. Lançado em 171 salas, faturou US$ 350,000 com uma MPS de US$ 2,047. O filme estrelado por Berry e Stellan Skarsgard estava programado para estrear em 2011 e
Halle Berry recebeu um Globo de Ouro por sua intepretação de uma mulher esquisofrênica. Não sei se os críticos concordaram com premiação, pois o filme recebeu uma nota “C+” na Criticwire e 47% de críticas positivas no Metacritic.
A Weinstein lançou dois filmes franceses: Os Infiéis, já lançado no Brasil e De l´Autre Côté du Péril estrelando Omar Sy, de Os Intocáveis.
As continuações foram lideradas por Bad Words, que quase entrou para as Top 10, ficando na 11ª posição. Faturou US$ 1,624,000 em 1,074 salas (+232), totalizando US$ 5,952,000. Cesar Chavez, na 2ª semana permaneceu em cartaz em 664 salas, caiu 66% e faturou US$ 975,000, totalizando US$ 4.6 milhões.
The Raid 2 não se saiu tão bem quanto o filme original, The Raid: Redemption, faturando US$ 143,000 em 26 (+19) salas.
Finding Vivian Maier, apesar de ter sido liberado em VOD na semana, faturou US$ 93,700 em 14 (+11) salas.

INTERNACIONAL
Capitão América – O Soldado Invernal faturou US$ 107 milhões no fim de semana no exterior, onde está mostrando mais força do que o filme original. Está em cartaz em 51 países (92% do mercado internacional), e totaliza US$ 207 milhões, mais do que o primeiro filme (US$ 194 milhões).
Estreou com US$ 39.2 milhões na China, a melhor estreia da Disney no país, e liderou as bilheterias russas com US$ 7.4 milhões. Teve boa sustentação nos demais países onde já está em cartaz. Estreia no Brasil na próxima semana e no dia 19/4 no Japão.
Noé faturou US$ 45.6 milhões. Estreou o Brasil com US$ 8.5 milhões, a quarta maior bilheteria de estreia de todos os tempos no país e a maior para um filme original (não franquia).
Antes de estrear nesta semana nos maiores mercados, Divergente já faturou US$ 11.1 milhões no exterior.
Frozen: Uma Aventura Congelante totalizou US$ 1.097 bilhão no mundo todo. No Japão já arrecadou US$ 75.1 milhões e lidera as bilheterias há quatro semanas. Se continuar neste ritmo no país, deverá ultrapassar Transformers: O Mundo Sombrio (US$ 1.124 bilhão).
A Universal está distribuindo mundialmente Ocho Apellidos Vascos, a maior bilheteria espanhola de todos os tempos. Ficou na 11ª posição entre as maiores bilheterias internacionais e ainda não tem estreia prevista no Brasil.

Bilheterias Americanas
Renda Renda
Semana Total
FILME (US ) (US )
1 Capitão América – O Soldado Invernal $96,200,000 $96,200,000
2 Noé $17,000,000 $72,341,000
3 Divergente $13,000,000 $114,029,000
4 God’s Not Dead $7,726,000 $32,520,000
5 The Grand Budapest Hotel $6,300,000 $33,380,000
6 Muppets 2: Procurados e Amados $6,285,000 $42,142,000
7 As Aventuras de Peabody & Sherman $5,300,000 $102,202,000
8 Sabotage $1,908,000 $8,767,000
9 Need for Speed $1,836,000 $40,839,000
10 Sem Escalas $1,827,000 $88,138,000
Fonte: Rentrak

Bilheterias Internacionais
Renda Global Renda Inter. Renda Global
Semana Semana Total
FILME (US) (US) (US) Países
1 Capitão América – O Soldado Invernal $203,300,000 $107,100,000 $303,300,000 51
2 Noé $62,600,000 $45,600,000 $178,541,161 46
3 Divergente $24,100,000 $11,100,000 $136,429,140 45
4 Rio 2 $22,200,000 $22,200,000 $55,500,000 12
5 As Aventuras de Peabody & Sherman $16,500,000 $11,200,000 $239,601,925 66
6 Grand Budapest Hotel… $11,800,000 $5,500,000 $87,680,427 35
7 Uma Aventura Lego $8,700,000 $7,300,000 $410,606,303 35
8 Frozen: Uma Aventura Congelante $8,573,000 $8,200,000 $1,097,312,000 10
9 Muppets 2: Procurados e Amados $8,185,000 $1,900,000 $52,242,000 11
10 God’s Not Dead $7,725,685 $32,520,000 1
Fonte: Rentrak