“CAPITÃO AMÉRICA 2″ E “RIO 2″ BRIGAM NAS BILHETERIAS INTERNACIONAIS.

Parecia que Capitão América – O Soldado Invernal estava com a primeira colocação garantida entre as maiores bilheterias da semana, quando surpreendemente Rio 2 assumiu a liderança na 6ª feira e deu um susto no superherói. Mas no sábado, o Capitão América se recuperou e viu sua bilheteria subir 49% em relação aos US$ 11.9 milhões arrecadados na 6ª feira. Rio 2, que havia faturado US$ 12 milhões no primeiro dia, subiu somente 28% de sexta para sábado e acabou o fim de semana na 2ª posição.
As outras duas estreias disputaram a terceira posição. O Espelho faturou US$ 12 milhões com os quais derrotou o drama esportivo Draft Day, que fechou o fim de semana com US$ 9.7 milhões.

Filmes de superheróis frequentemente perdem bilheteria no 2º fim de semana, mas Capitão América – O Soldado Invernal
teve uma ótima sustentação. Perdeu 56% da bilheteria de estreia de US$ 95 milhões, menos do que o filme original (61%) e do que Thor: Um Mundo Sombrio (57%) e Homem de Ferro (58%).
Com mais US$ 60 milhões faturados no exterior, Capitão América – O Soldado Invernal chegou a mais de US$ 100 milhões internacionais no segundo fim de semana, totalizando US$ 476 milhões globais em somente duas semanas. Dados que nãoincluem a China.
Até o sábado era esperado Rio 2 faturasse em torno de US$ 45 milhões no fim de semana, mas a continuação terminou no mesmo patamar do filme anterior de US$ 39.2 milhões há três anos. Nos EUA, continuações costumam faturar mais que os filmes originais na primeira semana. Mas Blue, a arara azul de Saldanha, abafou nas bilheterias internacionais aonde já chega a US$ 125 milhões.
O Espelho teve uma sólida abertura, principalmente para quem custou tão pouco, depois de receber 71% de críticas positivas no site Roten Tomatoes. Quanto à nota “C” na pesquisa CinemaScore, ela foi a mesma de outros filmes de terror como Atividade Paranormal 4 ou Uma Noite de Crime.
O drama sobre futebol americano Draft Day marca mais um fracasso de Kevin Kostner nas bilheterias, seguindo 3 Dias para Matar e Operação Sombra: Jack Ryan.
The Grand Budapest Hotel adicionou mais 204 cinemas em seu circuito na 6ª semana de exibição, faturando US$ 4 milhões em 1.467 salas e totalizando quase US$ 40 milhões.
Muppets 2: Procurados e Amados e As Aventuras de Peabody & Sherman perderam ambos 64% da bilheteria para Rio 2. Divergente ainda ficou entre as cinco maiores bilheterias da semana depois de faturar US$ 7.5 milhões. A nova série para o público jovem adulto já totaliza US$ 124.5 milhões.
Com dois filmes faturando mais de US$ 39 milhões, as 10 Mais totalizaram cerca de US$ 136 milhões, mais de US$ 30 milhões acima do ano passado no mesmo fim de semana, com as bilheterias anuais totalizando cerca de US$ 285 milhões, ou seja 7% acima de 2013 à mesma altura.
Vejamos a semana.

1. Capitão América – O Soldado Invernal (Buena Vista) – Está na 2ª semana e manteve a 1ª solocação. Faturou US$ 41,398,000 (-56%) em 3.938 salas (igual); MPS (média por sala): US$ 10,518,000; Totaliza: US$ 159,006,000
Está se segurando melhor do que o primeiro Capitão América, que perdeu US$ 61% da 1ª para a 2ª semana, faturou somente US$ 25.5 milhões e ficou na 2ªposição. A bilheteria total de Capitão América – O Soldado Invernal já este se aproximando da biheteria total do 1º filme (US$ 174 milhões), devendo ultrapassá-la no próximo fim de semana. Com esta sustentação, e os próximos feriados, deverá ultrapassar os US$ 250 milhões podendo chegar até US$ 300 milhões em casa.

2. Rio 2 (Twentieth Century Fox) Estreia – Nota Cinemascore: A. Contagem Metacritic: 50 % de críticas positivas. Faturou US$ 39,000,000 em 3.948 salas; MPS: US$ 9,878; Totaliza: US$ 39,000,000
Abriu com mesma bilheteria do primeiro filme, quando é esperado que continuações de um filme de animação se saia melhor na estreia do que o filme original. Foi assim com Meu Malvado Favorito 2, que faturou na estreia 50% mais do que o anterior. Mas Rio 2 teve sua revanche no mercado internacional.

3. O Espelho (Relativity) Estreia – Nota Cinemascore: C. Contagem Metacritic: 61 % de críticas positivas. Faturou US$ 12,000,000 em 2.648 salas; MPS: US$ 4,532; Totaliza: US$ 12,000,000
Com um custo de produção baixíssimo (US$ 5 milhões) e nenhum grande nome no elenco, O Espelho já pode ser considerado um sucesso. Estreia no Brasil em 15/5 pela PlayArte.

4. Draft Day (Lionsgate) Estreia – Nota Cinemascore: B+. Contagem Metacritic: 53 % de críticas positivas. Faturou US$ 9,750,000 em 2.781 salas; MPS: US$ 3,506; Totaliza: US$ 9,750,000
Apesar do orçamento relativamente baixo (pouco mais de US$ 20 milhões) e da boa reação do público, que lhe deu nota A+ na pesquisa Cinemascore, US$ 9,750,000 não é um bom resultado para Kevin Costner, depois do sucesso na TV com The Hatfields and the McCoys.

5. Divergente (Lionsgate) – está na 4ª semana e caiu da 3ª para a 5ªposição. Faturou US$ 7,500,000 (-42%) em 3.110 salas (-521); MPS: US$ 2,412; Totaliza: US$ 124,877,000
Mantendo um desempenho razoável, este início de franquia deverá chegar aos US$ 150 milhões em casa, ou seja, a 3ª melhor estreia do ano, atrás de Capitão América – O Soldado Invernal e Uma Aventura Lego.
As bilheterias internacionais ainda estão devagar, pelo menos se comparadas com as séries Crepúsculo e Jogos Vorazes. Mas, para quem se baseia num livro muito menos conhecido e custou menos de US$ 100 milhões, está se saindo muito bem.

6. Noé (Paramount) – Está na 3ª semana e caiu da 2ª para a 6ª posição. Faturou US$ 7,450,000 (-56%) em 3.282 salas (-289); MPS: US$ 3,282; Totaliza: US$ 84,872,000
Teve uma queda maior do que a média, devendo ter que batalhar muito para chegar aos US$ 100 milhões em casa.

7. God’s Not Dead – Está na 4ª semana e caiu da 4ª para a 7ª posição. Faturou US$ 4,485,000 (-42%) em 1.860 salas (+102); MPS: US$ 2,411; Totaliza: US$ 40,700,00
Ainda está abrindo para mais salas, e com o apoio da plateia evangélica poderá se sair bem na Semana Santa.

8. The Grand Budapest Hotel (Fox Searchlight) – Está na 6ª semana e caiu da 6ª para a 8ª posição. Faturou US$ 4,050,000 (-34%) em 1.467 salas (+204); MPS: US$ 1,467; Totaliza: US$ 39,470,000
Está a somente US$ 6 milhões da bilheteria de Moonrise Kingdom, filme anterior de Wes Anderson, e caminhando para mais de US$ 50 milhões totais.

9. Muppets 2: Procurados e Amados (Buena Vista) – Está na 4ª semana e caiu da 5ª para a 9ª posição. Faturou US$ 2,193,000(-64%) em 2.261 salas (-791); MPS: US$ 970; Totaliza: US$ 45,670,000
Afetado por Rio 2, teve uma boa queda no fim de semana, mas os próximos feriados deverão ajudar na recuperação.

10. As Aventuras de Peabody & Sherman (Twentieth Century Fox) – Está na 6ª semana e caiu da 7ª para a 10ª posição. Faturou US$ 1,825,000 (-64%) em 2.001 salas (-930); MPS: US$ 912; Totaliza: US$ 105,215,000
Se não tivesse custado US$ 145 milhões, estaria bem, mas também foi afetado pela estreia de Rio 2. Porém a bilheteria internacional de US$ 250 milhões poderá ajudar a cobrir o orçamento.

Independente
Foi um fim de semana forte de lançamentos independentes, todos adquiridos nos festivais de Cannes e Toronto do ano passado.
O que se saiu melhor foi Only Lovers Left Alive, da Sony Pictures Classics, que estreou muito bem em quatro cinemas de Nova York e Los Angeles. Será lançado no Brasil em 7/8 pela Paris.
The Railway Man, distribuído pela Weinstein Company, estrelando Colin Firth e Nicole Kidman, também teve uma boa estreia, embora menos espetacular, apesar das críticas variáveis.
Dois filmes da Sony Classics ficaram entre as 10 mais da semana. The Raid 2 chegou a 11ª colocação e Lunchbox, que ficou na 19ª classificação geral, aproximando-se do US$ 1.8 milhão, já é o maior lançamento legendado do ano.
Only Lovers Left Alive recebeu uma nota A na pesquisa Criticwire e 78% de críticas positivas no Metacritic. Faturou US$ 97,000 em quatro cinemas com uma MPS de US$ 24,250.
The Railway Man recebeu uma nota “B+” na pesquisa Criticwire e 56% de críticas positivas no site Metacritic. Faturou US$ 64,500 em quatro salas com um MPS de US$ 16,125
Joe, que recebeu uma nota B+ na pesquisa Criticwire e 72% de críticas positivas no site Metacritic, já está disponível em VOD e faturou US$ 106,000 em 48 salas com uma MPS de US$ 2,208.
Entre as continuações, a Sony Clasics abriu The Raid 2 para 954 cinemas (+928) faturando US$ 1,014,000 (+ 630%) na 3ª semana, acumulando uma bilheteria de mais de US$ 1.4 milhão.
A melhor estreia da semana anterior, Sob a Pele, com Scarlett Johansson, faturou US$ 309,000 em 54 (+50) salas. Estreia no Brasil em 15/5 pela Paris.
A Recompensa (Dom Hemingway), também lançado na semana passada, estrelando Jude Law, faturou somente US$ 70,000 em 42 salas (+38). Estreia no Brasil em 15/5 pela H2O.
Frankie and Alice permaneceu em cartaz nas mesmas 171 salas, mas perdeu 64% da bilheteria inicial fraca de US$ 125,000.
Outras quatro continuações independentes faturaram mais de US$ 50,000 no fim de semana: Lunchbox, arrecadou US$ 310,000 em 129 (+26), totalizando US$ 1,762,000. Cesar Chavez, que faturou US$ 275,000 em 305 (-359) salas, e já acumula uma bilheteira de US $5.1 milhões. Le Week-End faturou US$ 267,000 em 145 (+42) salas, totalizando mais de US$ 1.2 milhão. Por fim Finding Vivian Maier, que continua encontrando seu público, tendo faturado US$ 108,000 em 20 (+6) salas, com uma sólida MPS, totalizando US$ 5,000 em três fins de semana.

Internacional
Rio 2 já está em exibição em 61 países, e faturou US$ 61.4 milhões no fim de semana. Sua melhor estreia foi na China, onde faturou US$ 12.1 milhões (mais do que o dobro do antecessor). Está em exibição em 68,525 salas e atraiu 2,2 milhões de espectadores.
No mundo todo, Rio 2 está estreando muito melhor do que o filme anterior, o que sugere que ele poderá ultrapassar os US$ 341 milhões de Rio.
Continua a estourar no Brasil onde faturou US$ 2.2 milhões em 914 cinemas em seu 3º fim de semana, totalizando US$ 18.9 milhões, 112% acima do primeiro filme. Foi também a segunda maior abertura de um filme de animação na Índia, atrás apenas de A Era do Gelo 4.
Enquanto isso, Frozen: Uma Aventura Congelante chegou aos US$ 1.112 bilhão no mundo todo, subindo para a 8ª posição entre as maiores bilheterias de todos os tempos. Continua sendo a segunda maior bilheteria de um filme original (não continuação) nas bilheterias internacionais. Deverá ultrapassar A Era do Gelo 4 (US$ 716 milhões) como a maior bilheteria de animação de todos os tempos no mercado internacional. Capitão América – O Soldado Invernal estreou no Brasil, Trinidad & Tobago, Hungria e Turquia no fim de semana, liderando em quase todos os países onde está em cartaz. No Brasil atraiu 1,1 milhão de espectadores faturando R$ 15,600 milhões.
Está fazendo uma carreira impressionante na China onde faturou US$ 80.26 milhões em 10 dias. Vendeu 6.538 ingressos e está em exibição em 226.486 salas, todas em 3D. Comparando, O Hobbit: A desolação de Smaug faturou US$ 60 milhões em 10 dias. A notícia é foi divulgada ontem e é mais recente do que a tabela publicada abaixo pela Rentrak na 2ªfeira. Logo o faturamento internacional do Capitão America é o dobro do que se acreditava antes da divulgação dos dados pela Entregroup Resarch, de Pequim.
Ainda no segundo trimestre, estarão em cartaz, além do Capitão América – O Soldado Invernal e Rio 2, O Incrível Homem Aranha 2: A Ameaça de Eletro e Transformers: A Era da Extinção.

Bilheterias Americanas
Renda Renda
Semana Total
FILME (US ) (US )
1 Capitão América – O Soldado Invernal $41,398,000 $159,006,000
2 Rio 2 $39,000,000 $39,000,000
3 O Espelho $12,000,000 $12,000,000
4 Draft Day $9,750,000 $9,750,000
5 Divergente $7,500,000 $124,877,000
6 Noé $7,450,000 $84,872,000
7 God’s Not Dead $5,485,000 $40,700,000
8 The Grand Budapest Hotel $4,050,000 $39,470,000
9 Muppets 2: Procurados e Amados $2,193,000 $45,670,000
10 As Aventuras de Peabody & Sherman $1,825,000 $105,215,000
Fonte: Rentrak

Bilheterias Internacionais
Renda Global Renda Inter. Renda Global
Semana Semana Total
FILME (US) (US) (US) Países
1 Capitão América – O Soldado Invernal $101,998,000 $60,600,000 $476,706,000 55
2 Rio 2 $101,300,000 $62,300,000 $164,200,000 63
3 Noé $43,650,000 $36,200,000 $246,871,635 54
4 Divergente $30,700,000 $23,200,000 $175,176,993 63
5 O Espelho $13,300,000 $1,300,000 $13,300,000 4
6 The Grand Budapest Hotel $11,250,000 $7,200,000 $103,769,555 38
7 Uma Aventura Lego $9,960,000 $9,500,000 $424,718,771 36
8 Draft Day $9,750,000 $9,750,000 1
9 Frozen: Uma Aventura Congelante $8,372,000 $8,000,000 $1,112,532,000 7
10 As Aventuras de Peabody & Sherman $5,625,000 $3,800,000 $249,214,979 37
Fonte: Rentrak