CAPITÃO AMÉRICA CONTINUA DOMINANDO AS BILHETERIAS.

por Wanda de Andrade.

Depois de faturar US$ 72,56 milhões em 4.226 salas Capitão América: Guerra Civil manteve a primeira posição nas bilheterias norte-americanas pelo segundo fim de semana consecutivo. A continuação, estrelando Chris Evans, Robert Downey Jr., e Scarlett Johansson, foi o oitavo melhor segundo fim de semana da história do cinema. A perda de 59,5 % da bilheteria no segundo fim de semana está dentro dos padrões para uma estreia muito forte e foi quase igual (59,4 %) à de Vingadores: A Era de Ultron no ano passado, à de Capitão América: Soldado Invernal (56,6%) em 2014 e à de Homem de Ferro 3 (58,4%) em 2013.

 

Capitão América: Guerra Civil está se aproximando do US$ 1 bilhão no mundo todo em apenas duas semanas, somando US$ 295 milhões em 10 dias de exibição nos EUA. Comparando, a soma das bilheterias das duas estreias em grande circuito da semana – Jogo do Dinheiro e The Darkness – foi menor que um terço da bilheteria de Capitão América no segundo fim de semana.

 

Mas não foi só o Capitão América que fez sucesso. Em seu quinto fim de semana, Mogli: O Menino Lobo continuou tendo uma ótima sustentação, faturando US$ 17,8 milhões em 3.970 salas mantendo a segunda posição. Totaliza US$ 311,8 milhões na bilheteria doméstica e US$ 828,1 milhões internacionais.

 

Com estes resultados, a Disney foi responsável por 75% da bilheteria do fim de semana, retendo 30% de participação na bilheteria de 2016.

 

Dois filmes de estúdios major estrearam na semana ficando com a 3ª e 4ª posição: Jogo do Dinheiro e The Darkness.

O suspense financeiro da Sony, Jogo do Dinheiro, dirigido por Jodie Foster, superou as expectativas, depois de uma estreia ruidosa no último festival de Cannes. Faturou US$ 15 milhões em 3.104 salas. O filme reúne George Clooney e Julia Roberts pela primeira vez desde Doze Homens e Outro Segredo (Ocean’s Twelve), de 2004, e se saiu melhor do que outras produções de um grande estúdio com grandes astros, sendo sua bilheteria de estreia mais ou menos igual à de Ponte dos Espiões, de Steven Spielberg.

 

The Darkness ficou na 4ª posição com modestos US$ 5,18 milhões em 1.755 salas, correspondendo às expectativas que já não eram muito boas. O filme de terror sobrenatural estrelando Kevin Bacon abriu com US$ 2,13 milhões na sexta-feira, caiu 13,1 % no sábado e 35,1 % no domingo, correspondendo à nota “C”, dada pelo público na pesquisa Cinemascore.

 

As outras continuações caíram dentro do padrão normal entre 35% e 42%, com exceção de O Maior Amor do Mundo, que perdeu 70% da bilheteria, mas ainda conseguiu ficar na 5ª posição, já tendo mais que triplicado sua bilheteria de estreia.

 

No próximo fim de semana, teremos três grandes estreias (pelo menos no número de salas): Angry Birds: O Filme, da Sony, Vizinhos 2, da Universal e Dois Caras Legais (The Nice Guys), da Warner, estrelando Ryan Reynolds e Russell Crowe. E no dia 27 mais uma adaptação de quadrinhos Marvel: X-Men: Apocalipse que estreia no mercado internacional (menos China e Japão) uma semana antes dos EUA.

Vejamos como foi a semana.

 

As Top 10

 

  1. Capitão América: Guerra Civil (Buena Vista) – Está na 2ª semana e manteve a 1ª colocação. Faturou: US$ 72.563.000 (-59%) em 4.226 salas (igual); MPS (média por sala): US$ 17.171; Totaliza: US$ 295.892.000

A bilheteria de US$ 295,89 milhões faturada em 10 dias por Capitão América: Guerra Civil é a sétima maior para o período em toda a história do cinema.
Com este resultado, o filme está apenas 5,5% atrás dos US$ 313,40 milhões faturados no mesmo período por Vingadores: A Era de Ultron , mas 86,2 % à frente dos US$ 158,88 milhões arrecadados por Capitão América: O Soldado Invernal , e 3,8 % à frente dos US$ 284,94 milhões faturados em 10 dias por Homem de Ferro 3.

A queda de 59% no segundo fim de semana é comum nas adaptações de histórias em quadrinhos. Comparando com adaptações anteriores, Capitão América: Guerra Civil é a quinta bilheterias em 10 dias dos filmes Marvel – atrás dos dois Vingadores , de um Homem de Ferro e um Homem-Aranha. Deverá ultrapassar os US$ 400 milhões e respondeu por 60% da soma das Top 10.

 

  1. Mogli: O Menino Lobo (Buena Vista) – Está na 2ª semana e manteve a 12ª colocação. Faturou: US$ 17.764.000 (-27%) em 3.970 salas (-174); MPS: US$ 4.475; Totaliza: US$ 311.760.000

Mogli: O Menino Lobo faturou US$ 311,76 milhões em 31 dias de exibição, o que coloca o filme 72,5% à frente dos US$ 180,68 milhões de Cinderela, 54,3% à frente dos US$ 202,01 milhões de Malévola, e menos 1%  à frente dos US$ US$ 309,73 milhões faturados em 31 dias por Alice no País das Maravilhas.

 

  1. 3. Jogo do Dinheiro (Money Monster/Sony) – ESTREIA – Nota CinemaScore: B+; Metacritic: 56; Criticwire: C+; Faturou:

US$ 15.000 em 3.104 salas; MPS: US$ 4.832.000; Totaliza: US$ 15.000.000

Com um elenco liderado por George Clooney e Julia Roberts, Jogo do Dinheiro tinha tudo para ter uma estreia retumbante como foi a estreia na segunda noite no Festival de Cannes na semana passada. Mas grandes expectativas geram críticas boas e ruins, e isto atrapalha em filmes destinados ao público adulto. O filme recebeu 55% de críticas positivas no Rotten Tomatoes.

Mesmo assim, a bilheteria de estreia de Jogo do Dinheiro foi 32 % maior do que a bilheteria de estreia do filme anterior de George Clooney, Ave Caesar! que abriu com US$ 11,35 milhões em fevereiro e maior também do que a arrecadação inicial de outros filmes do astro como Tudo Pelo Poder, Um Homem Misterioso e Os Homens que Encaravam Cabras. Mas ficou 31,8 % atrás dos US$ 22 milhões arrecadados na estreia em 2014 por Caçadores de Obras Primas.

Já Julia Roberts não tem do que reclamar. Depois de alguns filmes com cara de sessão da tarde, esta semana ela está com dois filmes entre as Top 10 (o outro é O Maior Amor do Mundo), o que não acontecia desde 2004, quando Doze Homens e Outro Segredo e Closer: Perto Demais estavam em cartaz. Fato pouco comum para astros de primeira grandeza e menos comum ainda com estrelas do primeiro time.

Jogo do Dinheiro segue dois filmes de sucesso sobre o mercado financeiro: O Lobo de Wall Street, de Martin Scorsese, e o concorrente ao último Oscar A Grande Aposta, que estreou com US$ 10,53 milhões, 42,4% menos do que Jogo do Dinheiro.

Sem outros filmes destinados ao público adulto programados para os próximos meses, Jogo do Dinheiro poderá liderar a audiência acima dos 25 anos do verão.

 

  1. The Darkness (Focus) – ESTREIA – Nota CinemaScore: C; Metacritic: 30; Faturou: US$ 5.180.000 em 1.755 salas; MPS: US$ 2.952; Totaliza: US$ 5.180.000

A bilheteria de US$ 5,2 milhões ficou acima das expectativas, como o custo de produção foi pequeno, qualquer bilheteria de mais de US$ 10 milhões será lucro. Com a ajuda da bilheteria internacional, do lançamento em DVD, VOD e nas TVs por assinatura, o filme ainda poderá ser um bom investimento para a Universal.

 

  1. O Maior Amor do Mundo (Open Road) – Está na 3ª semana e caiu da 3ª para a 5ª colocação. Faturou: US$ 3.259.000 (-71%) em 3.291 salas (+150); MPS: US$ 990; Totaliza: US$ 28.757.000

Como era esperado, depois de uma alta expressiva no fim de semana do Dia das Mães, a queda na bilheteria foi de 72 %. Mesmo assim, está se saindo melhor do que o esperado já tendo faturado US$ 28,7 milhões.

 

  1. Zootopia: Esta Cidade é o Bicho (Buena Vista) – Está na 11ª semana e manteve a 6ª colocação. Faturou: US$ 2.816.000 (-12%) em 1.935 salas (-142); MPS: US$ 1.455; Totaliza: US$ 331.831.000

Zootopia perdeu somente 12,2 % da bilheteria, faturando US$ 2,81 milhões. Totaliza US$ 331,83 milhões em 73 dias de exibição, sendo este o primeiro fim de semana em que não ficou entre as cinco maiores da semana. O único filme a ficar mais tempo entre a Top 5 foi Star Wars: O Despertar da Força por nove fins de semana.

 

  1. O Caçador e a Rainha do Gelo (20th Century Fox) – Está na 4ª semana e caiu da 4ª para a 7ª colocação. Faturou:

US$ 2.580.000 (-35%) em 2.518 salas (-383); MPS: US$ 1.025; Totaliza: US$ 44.539.000

O Caçador e a Rainha do Gelo caiu 34,7 % faturando US$ 2,58 milhões, totalizando US$ 44,53 milhões em 24 dias, 67,5 % atrás dos US$ 137,12 milhões faturados em 24 dias por Branca de Neve e o Caçador.

 

  1. Keanu (Warner Bros.) – Está na 3ª semana e caiu da 5ª para a 8ª colocação. Faturou: US$ 1.900.000 (-42%) em 2.120 salas (-561); MPS: US$ 896; Totaliza: US$ 18.613.000

A comédia Keanu caiu 42,2 % depois de faturar somente US$ 1,90 milhão em 2.120 salas, totalizando decepcionantes US$ 18,61 milhões em 17 dias.

 

  1. Um Salão do Barulho 3 (Warner Bros.) – Está na 5ª semana e caiu da 7ª para a 9ª colocação. Faturou: US$ 1.675.000 (-40%) em 1.333 salas (-401); MPS: US$ 1.257; Totaliza: US$ 51.356.000

 

  1. A Chefe (Universal) – Está na 6ª semana e caiu da 8ª para a 10ª colocação. Faturou: US$ 1.180.000 (-38%) em 1.350 salas (-583); MPS: US$ 874; Totaliza: US$ 61.142.000.

 

As Independentes

 

Estreias

The Lobster e Love & Friendship lideraram as bilheterias independentes.

Depois de passar por dois festivais de prestígio, The Lobster (A24), vencedor do prêmio do júri em Cannes 2015, e Love & Friendship (Amazon/Roadside Attractions), exibido no Festival de Sundance de 2016, tiveram uma ótima estreia, faturando uma MPS de mais de US$ 30.000. Um resultado melhor do que as médias por sala iniciais de outros filmes independentes de sucesso deste ano como Eye in the Sky e Hello, My Name Is Doris – as únicas produções independentes a fazer mais de US$ 10 milhões em 2016.

 

The Lobster, distribuído pela A24, foi a maior estreia do circuito independente do ano, tendo estreado com US$ 188,195 em somente quatro salas em Nova York e Los Angeles, com uma MPS de US$ 47.049, a melhor da semana. A comédia romântica original (não é uma continuação) estrelando Colin Farrell, Rachel Wiesz e John C. Reilly ganhou o prêmio do júri no festival de Cannes de 2015, e conta a história de um homem que tem que encontrar um amor ou será transformado num animal de sua escolha, no caso uma lagosta.

The Lobster recebeu nota B+ na pesquisa Criticwire e 82 na Metacritic e foi exibido nos festivais de Toronto, Nova York, AFI 201 e Sundance 2016, além de Cannes.

 

Love & Friendship, uma produção da Amazon Studios (sim a livraria e tudo mais on line) com distribuição da Roadside Attractions dirigida por Whit Stillman, é uma adaptação do romance de Jane Austen estrelada por Kate Beckinsale e Chloe Sevigny, e faturou US$ 132.750 em quatro salas com um MPS de US$ 33.187. Recebeu a incrível pontuação de 100% de críticas positivas no site Rotten Tomatoes e vai abrir para mais salas nas próximas semanas.

Recebeu ainda as notas “A-“ na Criticwire e 86 no Metacritic.  Fez parte da seleção oficial dos festivais de Sundance e São Francisco 2016

Stillman é conhecido por comédias sofisticadas como Metropolitan e Barcelona, de mais ou menos 25 anos atrás. Sua produção desde aquela época tem sido esparsa, – Love & Frienship é seu quinto longa –  e seu filme anterior, Descobrindo o Amor, de 2012, faturou somente US$ 1 milhão.

A bilheteria de abertura de Love & Frienship foi o dobro de seu último filme, e o mais impressionante foi que a bilheteria subiu 68% entre sexta e sábado. Abre para mais 10 mercados na próxima semana e depois para um grande circuito

 

Continuações

Em sua segunda semana, A Bigger Splash, distribuído pela Fox Searchlight, abriu de cinco para 26 salas e faturou US$ 185.000, totalizando US$ 367.429.

 

Negócio das Arábias (Hologram for the King/Roadside Attractions) está na quarta semana e faturou US$ 233.475 em 346 salas (-54), totalizando US$ 3.872.000

A adaptação do best-seller de Dave Eggers, estrelando Tom Hanks, está saindo de cartaz em muitas salas depois de uma performance fraca para um filme de Tom Hanks. Estreia no Brasil em 16 de junho pela Mares Filmes.

 

As Internacionais

1-Capitão América: Guerra Civil, que esteou no exterior em 27/4, faturou US$ 156 milhões no fim de semana internacional, totalizando US$ 645 milhões nas bilheterias internacionais e US$ 940 milhões na bilheteria mundial. Até o fim desta semana deverá ser o 25º filme a ultrapassar a quantia de US$ 1 bilhão global e o sétimo filme de super-herói a chegar lá seguindo: Os Vingadores (US$ 1,52 bilhão), Vingadores: Era de Ultron  (US$ 1,41 bilhão), Homem de Ferro 3 (US$ 1,22 bilhão), Batman: O Cavaleiro das Trevas Resssurge  (US$ 1,09 bilhão) e Batman: O Cavaleiro das Trevas.

Está em cartaz em 55 países e seus principais mercados são: China (US$ 155,8 milhões), Coreia (US$ 60,1 milhões), Reino Unido (US$ 46,7 milhões) Brasil (US$ 32,9 milhões) e Japão (US$ 23,0 milhões.

 

2 –  Angry Birds: o Filme estreou no mercado internacional uma semana antes dos EUA com US$ 43 milhões em 74 países, Mais ou menos a mesma bilheteria de Operação Big Hero nos mesmos países, mas 45% acima de Como Treinar o Seu Dragão, 20% acima de Uma Aventura Lego e 14% acima de Rio. Já estreou em 63% do mercado internacional, e chega na semana que vem na China e na Coreia do Sul.

A animação em 3D dominou as bilheterias de 37 países, com destaque para a Rússia com US$ 5,7 milhões, seguida do Reino Unidos com US$ 3 milhões, da Alemanha e México com US$ 2,9 milhões cada e Brasil com US$ 2,7 milhões.

 

3 – Mogli: O Menino Lobo faturou US$ 15,2 milhões no exterior em 50 países, totalizando US$ 516,3 milhões elevando seu total global para US$ 828,06 milhões. Arrecadou US$ 151 milhões na China, US$ 56,5 milhões no Reino Unido, US$ 37,4 milhões in Índia, US$ 23,5 milhões no México, US$ 23,4 milhões n França e US$ 20,1 milhões na Rússia.

 

4 –  Jogo do Dinheiro faturou internacionalmente US$ 4,7 milhões em 14 países. Já estreou na Itália e França, devendo estrear no Brasil, Alemanha e Reino Unido no dia 26/5.

 

5 - The Wailing filme coreano de suspense, que estreia nos EUA em junho, terminou seu terceiro fim de semana internacional batendo recordes na estreia na Coreia com US$ 16,8 milhões em 1.467 salas, ultrapassando Perdido em Marte. 

 

6 – Vizinhos 2, que só estreia na próxima semana nos EUA, faturou US$ 8,8 milhões em 34 países, totalizando US$ 19,7 milhões.

 

7 – Zootopia faturou US$ 4,7 milhões em 17 países, totalizando US$ 638 milhões internacionais e US$ 969,8 milhões globais.

 

 

Bilheterias Americanas
Renda Renda
Semana Total
(US ) (US )
1 bkCapitão América: b  Guerra Civil $72.563.000 $295.892.078
2 Mogli: O Menino Lobo $17.764.000 $311.760.110
3 Jogo do Dinheiro $15.000.000 $15.000.000
4 The Darkness $5.180.000 $5.180.000
5 O Maior Amor do Mundo $3.259.205 $28.757.325
6 Zootopia: Esta Cidade é o Bicho $2.816.000 $331.831.439
7 O Caçador e a Rainha do Gelo $2.580.000 $44.539.250
8 Keanu $1.900.000 $18.612.503
9 Um Salão do Barulho 3 $1.675.000 $51.355.702
10 A Chefe $1.180.000 $61.141.700
Fonte:Box Office Mojo