CARREFOUR TEM CINEMA, SABIA?

O Instituto de Formação Carrefour abre as portas de seu auditório para receber a 1ª Mostra do projeto Cine Carrefour. Lançado recentemente pela maior rede varejista do país, o projeto tem como objetivo orientar, incentivar e disseminar a produção cultural no país, através de um ciclo de ações interligadas, voltadas à reflexão sobre a sociedade atual, a partir do cinema.

O projeto prevê a realização no período de um ano, quatro mostras de cinema e em cada uma delas haverá quatro palestras com críticos, professores ou profissionais que estejam envolvidos com a temática em questão. Os filmes serão apresentados toda segunda-feira, às 19 horas.

Para a realização da primeira mostra a temática escolhida cerceou uma reflexão sobre as imagens do confronto entre a cultura estrangeira e a brasileira no cinema nacional. São imagens de brasileiros, franceses, portugueses, alemães, japoneses tentando conviver entre culturas totalmente distintas. A mostra O Brasil dos Estrangeiros reúne quatro longas que trazem algumas dessas imagens, às vezes de harmonia e humor, mas, na maior parte do tempo, imagens de mal estar e conflito.

Antes das sessões, o escritor e roteirista Marçal Aquino fará uma breve apresentação, contextualizando os filmes historicamente no panorama do cinema brasileiro.

VEJA A PROGRAMAÇÃO:

Dia 26 de maio – Amélia, de Ana Carolina
Em crise financeira e artística, a atriz francesa Sarah Bernardt é convencida pela camareira Amélia a fazer uma turnê pela América Latina. No Brasil, é obrigada a interagir com as irmãs da camareira, duas caipiras sem instrução. Entre cenas hilárias dessa convivência, Amélia mostra a má vontade de ambas as partes em assimilar novas culturas.
Roteiro e direção: Ana Carolina
Atriz convidada: Marília Pêra
Atores: Béatrice Agenin, Pedro Paulo Rangel, Miriam Muniz, Camila Amado, Alice Borges, Betty Goffman, Duda Manberti

Dia 02 de junho – Cinema, aspirinas e urubus, de Marcelo Gomes
Pré-indicado ao Oscar de melhor filme estrangeiro de 2007, o filme acompanha a trajetória do jovem alemão Johann que se recusa a lutar ao lado dos nazistas e parte para o Brasil para vender aspirina num pequeno caminhão. Numa de suas viagens, dá carona ao migrante paraibano Ranulpho, que vira seu assistente e custa a aprender as lições de solidariedade e consciência política transmitidas pelo estrangeiro, discriminando outros miseráveis que fogem da seca e da miséria.

Direção e roteiro: Marcelo Gomes
Atores: João Miguel e Peter Ketnath

Dia 09 de junho – Gaijin – Caminhos da liberdade, de Tisuka Yamasaki
Baseado em fatos reais sobre um grupo de imigrantes japoneses que chega ao Brasil no começo do século para trabalhar em uma fazenda de café em São Paulo. A adolescente Titoe se vê obrigada a casar com Yamada, amigo de seu irmão Kobayashi, para cumprir as exigências da Companhia de Imigração, que dava preferência aos candidatos que emigrassem com sua família. Dessa forma, embarcam juntos no navio Kasato Maru, o casal, seu irmão e o seu primo Ueno.
Direção e roteiro: Tizuka Yamasaki
Atores: Kyoko Tsukamoto, Antônio Fagundes, Jiro Kawarazaki Gianfrancesco Guarnieri, Alvaro Freire , Clarisse Abujamra, Louise Cardoso, José Dumont

Dia 16 de junho – Terra estrangeira, de Walter Salles e Daniela Thomas
Paco tem um sonho: conhecer a terra de seus antepassados. Quando o confisco de poupança promovido pelo governo Collor deixa sua mãe sem dinheiro, o jovem aceita viajar para Portugal com um pacote do qual ignora o conteúdo, em troca do custeio da viagem. Em um ambiente avesso à presença do estrangeiro, ao contrário do Brasil que recebe os estrangeiros de braços abertos, Paco luta para sobreviver.
Direção e roteiro: Walter Salles e Daniela Thomas
Atores: Fernando Alves Pinto e Fernanda Torres

Local: Instituto de Formação Carrefour – Auditório Tom Jobim – Endereço: Rua Paul Valery, 255 – Granja Julieta
Datas: 26/05; 02/06; 09/06 e 16/06
Capacidade: 186 pessoas — Entrada Franca
Reservas e Informações: (11) 5180-4621 ou 5180-4625