“CARROS 3″ ULTRAPASSA “MULHER MARAVILHA”.

por Wanda de Andrade. 

Quatro estreias em grande circuito disputaram as atenções do público norte-americano.

Carros 3 que ficou na dianteira com US$ 53,5 milhões e derrotou Mulher Maravilha; All Eyez on Me que faturou US$ 27 milhões, e, numa arrancada final, surpreendeu ultrapassando Mandy Moore em mais uma aventura com tubarões a 47 Meters Down (47 metros de profundidade numa tradução livre) e a comédia A Noite é Delas, estrelando Scarlett Johansson, que não agradou e não ficou as entre as cinco maiores.

Sem se incomodar muito, Mulher Maravilha caiu para segunda posição, mas caminha para os US$ 600 milhões globais, enquanto  A Múmia mantém a liderança das bilheterias internacionais pelo segundo fim de semana.

 

Na terceira posição ficou All Eyes on Me, cinebiografia de Tupac Shakur, que foi mal vista pela crítica —40 no MetaCritic e 24% no RottenTomatoes. Lançado no dia que Shakur faria 46 anos, All Eyez On Me ficou na 3ª posição e o público gostou, já que deu nota A- na pesquisa CinemaScore.

 

A Múmia ficou na 4ª posição e 47 Meters Down, que estreou em 2.270 salas, faturou US$ 11, 5 milhões, acima das expectativas em torno de US$ 10 milhões, ficando na 5ª posição. O filme recebeu nota C na pesquisa CinemaScore realizada com o público da estreia.

 

A Noite é Delas  estrelando Scarlett Johansson, estreou na 6ª posição. A produção de US$ 20 milhões mal ultrapassou os US$ 8 milhões recebendo nota C+ na pesquisa CinemaScore.

 

Piratas do Caribe: A Vingança de Salazar faturou US$ 8.5 milhões e totaliza US$ 150 milhões, enquanto Guardiões da Galáxia Vol. 2 não ultrapassou os US$ 5 milhões e totaliza US$ 375 milhões.

 

As outras continuações ocuparam as posições seguintes. Em seu terceiro fim de semana, a animação As Aventuras do

Capitão Cueca: O Filme faturou US$ 7,35 milhões, acumulando US$ 58 milhões em casa.

 

Na 9ª posição ficou Guardiões da Galáxia Vol. 2, e na 10ª o filme de terror bem avaliado Ao Cair da Noite, que no segundo fim de semana faturou mais de US$ 2,6 milhões, uma queda de 56%. Totaliza US$ 11 milhões sem muitas esperanças de ir muito adiante.

Somando as Top 10 faturaram US$ 178 milhões o que foi o quarto melhor fim de semana de 2017. Ano passado este total chegou a US$ 200 milhões, mas foi liderado por Procurando Dory, que faturou sozinho US$ 135 milhões na abertura. A série Carros nunca quebrou recordes de bilheteria, mas. em termos de merchandising, é um grande sucesso.

 

No próximo fim  de semana estreia Transformers: O Último Cavaleiro (Paramount) que é o quinto filme da série e a única estreia em grande circuito da semana. Meu Malvado Favorito 3 (Universal), o quarto filme da franquia estreia na semana seguinte.

 

A bilheteria 2017 ainda está em ligeira alta em relação a 2016 à mesma altura. Depois das estreias de O Homem Aranha: De Volta ao Lar em 7 de julho e Planeta dos Macacos: A Guerra em 14 de julho, a maioria das estreias é de filmes originais, filmes sem um público cativo, o que pode interferir negativamente nas bilheterias, salvo alguma surpresa.

Vejamos a semana.

 

As Top Ten

  1. Carros 3 (Disney) – ESTREIA – Nota CinemaScore: A; Metacritic: 59; Faturou US$ 53.547.000 em 4.256 salas; MPS (média por sala): US$ 12.582; Totaliza: US$ 53.547.000

Com uma bilheteria de US$ 53 milhões, Carros 3 se equipara a O Poderoso Chefinho e LEGO Batman: O Filme, ambos considerados sucesso para a DreamWorks e Warners Animation — mas muito abaixo das bilheterias Procurando Dory e A Vida Secreta dos Bichos. Foi a segunda menor bilheteria da Pixar, maior apenas do que a de O Bom Dinossauro, que faturou apenas US$ 31.829.603 nos três primeiros dias.

Como Carros 3 custou US$ 175 milhões, o que não foi um bom resultado, analistas preveem que o filme feche com US$ 160 milhões em casa. Carros 2, que estreou em junho 2011 com US$ 66.135.507, estourou no mercado internacional, onde faturou dois terços da receita total.  Assim, pode-se esperar que Carros 3 chegue aos US$ 500 milhões globais.

O importante em relação a Carros 3 é que o público deu nota A na pesquisa CinemaScore e seu diretor é Brian Fee, que desenhou o storyboard dos dois primeiros filmes da série Carros, Ratatouille e Wall E.

 

  1. Mulher Maravilha (Warner Bros.) – Está n a 3ª semana e caiu da 1ª para a 2ª colocação. Faturou: US$ 40.775.000 (-30%) em 4.018 salas (-147); MPS: US$ 10.148; Totaliza: US$ 274.602.000

Mulher Maravilha caiu apenas 30% faturando US$ 40,7 milhões no 3º fim de semana, totalizando quase US$ 275 milhões. Ultrapassou Homem de Aço aos 14 dias de exibição e também Esquadrão Suicida, que faturou US$ 262,4 milhões em 17 dias, o que impressiona, pois Mulher Maravilha estreou com menos US$ 62,7 milhões do que Esquadrão Suicida.  

 

  1. All Eyez On Me (Lionsgate) – ESTREIA – Nota CinemaScore: A; Metacritic: 52; Faturou: US$ 27.050.000 em 2.471 salas; MPS: US$ 10.947; Totaliza: US$ 27.050.000

Abrindo acima das expectativas, All Eyez On Me estreou com US$ 27 milhões em apenas 2.471 salas, apesar das críticas ruins (24% positivas no Rotten Tomatoes) recebeu nota A-na pesquisa CinemaScore. O elenco chefiado por Demetrius Shipp Jr., no papal de Tupac Shakur inclui Kat Graham, que interperta Jada Pinkett-Smith, filha de Will Smith, que era amiga de Shukur. Custou US$ 20 milhões a Lionsgate.

  1. A Múmia (Universal) – Está n a 2ª semana e caiu da 2ª para a 4ª colocação. Faturou: US$ 13.916.000 (-56%) em 4.034 salas (-1); MPS: US$ 3.450; Totaliza: US$ 56.527.000

A Múmia, que perdeu US$ 56% da bilheteria, faturou US$ 13,9 milhões, totalizando US$ 56,6 milhões em casa em 10 dias. Embora não esteja faturando bem em casa, continua fazendo uma boa carreira no exterior, onde faturou US$ 53 milhões em 68 países, totalizando US$ 239,1 milhões no exterior e US$ 295,6 milhões globais.

 

  1. 47 Meters Down (Entertainment Studios) – ESTREIA – Nota CinemaScore: C; Metacritic: 40; Faturou: US$ 11.500.000 em 2.270 salas; MPS: US$ 5.066; Totaliza: US$ 11.500.000

Mais um filme que estreou melhor do que as expectativas foi o suspense narrando um ataque de tubarões 47 Meters Down, do Entertainment Studios. Superando as críticas ruins e a fraca nota C na pesquisa CinemaScore, o filme estrelado por Mandy Moore e Claire Holt faturou US$ 11,5 milhões em 2.270 salas. Tubarões atacam e faturam no verão.

 

  1. Piratas do Caribe: A Vingança de Salazar (Disney) – Está na 4ª semana e caiu da 4ª para a 6ª colocação. Faturou: US$ 8.458.000 (-21%) em 2.759 salas (-920); MPS: US$ 3.066;Totaliza: US$ 150.066.000.

O último filme ddddda série estrelada por Johnnny Depp caiu apenas 21% no quarto fim de semana, faturando US$ 8,5 milhões, totalizando US$ 150 milhões. Internacionalmente cruzou a marca dos US$ 500 milhões no fim de semana.

 

  1. A Noite é Delas (Rough Night /Sony) ESTREIA – Nota CinemaScore: C+; Metacritic: 56; Faturou: US$ 8.040.000 em 3.162 salas; MPS: US$ 2.543; Totaliza: US$ 8.040.000

A Noite é Delas, uma comédia destinada mais ao público feminino, faturou quase US$ 8,1 milhões em 3.162 salas. Com roteiro de Lucia Aniello e Paul W. Downs, que também atua no filme, e Ilana Glazer no elenco, o trio colabora frequentemente nas séries Board City e Time Traveling Bong, do canal Comedy Central. O elenco do filme de US$ 20 milhões é formado por Scarlett Johansson, Kate McKinnon, Jillian Bell, Zoe Kravitz e Glazer, noiva e madrinhas que se reúnem para uma festa de despedida de solteira.  As crítica foram variadas, mas o público não concordou e deu nota

C+ na pesquisa CinemaScore.

 

  1. As Aventuras do Capitão Cueca: O Filme (20th Century Fox) – Está n a 3ª semana e caiu da 3ª para a 8ª colocação. Faturou: US$ 7.350.000 (-40%) em 2.968 salas (-561); MPS: US$ 2.476; Totaliza: US$ 57.694.000

 

  1. Guardiões da Galáxia Vol. 2 (Disney) – Está na 7ª semana e caiu da 5ª para a 9ª colocação. Faturou: US$ 4.982.000 (-21%) em 1.813 salas (-1.098); MPS: US$ 2.748; Totaliza: US$ 374.853.000

 

  1. Ao Cair da Noite It Comes at Night (A24) – Está na 2ª semana e caiu da 6ª para a 10ª colocação. Faturou: US$ 2.617.000 (-57%) em 2.450 salas (-83); MPS: US$ 1.068; Totaliza: US$ 11.140.000.

 

As Independentes

A crítica pode ter grande impacto nas bilheterias independentes.

No último fim de semana, Colin Trevorow retorna na produção independente com The Book of Henry (Focus Features), que foi execrado pela crítica e programado em apenas 579 salas, faturando apenas US$ 1,4 milhão. Recebeu nota 28 no Metacritic e ficou na 13ª posição.

Trevorrow estreou em Sundance com o independente Sem Segurança Nenhuma, que faturou US$ 4 milhões. Em seguida dirigiu Jurassic World: O Mundo dos Dinosssauros. Depois do modesto The Book of Henry, o diretor volta em grande estilo com Star Wars: Episode IX.

As críticas recebidas por The Book of Henry foram piores do que as de A Múmia, Baywatch e Piratas do Caribe: Vingança de Salazar. 

 

The Journey filme político passado na Irlanda,  teve uma ótima estreia em Nova York, faturando US$ 34.364 em apenas duas salas com uma MPS de US$ 17.182. Recebeu nota 51 no Metacritic e esteve nos festivais de Veneza, Toronto 2016 e São Francisco e Seattle 2017.

 

A boa notícia da semana independente foi a expansão de Beatriz at Dinner (Roadside Attractions), estreia da semana passada que abriu de 72 para 77 salas faturando US$ 715.047. Uma alta de 403,7%, que ocasionou uma subida da 24ª para a 15ª posição no ranking das bilheterias.

 

As Internacionais

Internaionalmente, Carros 3 faturou US$ 21.3 milhões em alguns países (México e Rússia) onde o filme estreou antes dos EUA. O filme continuará estreando em outros países, com a Austrália e Nova Zelândia abrindo n apróxima semana, seguidos por Brasil, Coreia do Sul, Espanha e  Reino Unido em julho.

 

Alien: Covenant, que foi exibido com cortes na China, estreou com US$ 28,6 milhões no país, com quatro filmes norte-americanos liderado as bilheterias chinesas.

 

A Múmia caiu 79% apesar de estar em cartaz em cerca de 45.000 salas chinesas. Ficou na 2ª posição com US$ 11,1 milhões, totalizando US$ 81,3 milhões em 10 dias em cartaz no país. Comparando, nos EUA, o filme com Tom Cruise

arrecadou US$ 56.526.710 no mesmo espaço de tempo.

 

Mulher Maravilha seguiu ficando na 3ª posição na China com US$ 6,21 milhões, uma queda de 56%. Em 17 dias faturou US$ 83,3 milhões nos cinemas chineses.

 

Pirattotaliza US$ 56.526.710 no mesmo as do Caribe: Vingança de Salazar faturou US$ 3,46 milhões na 4ª semana na China, totalizando US$ 170 milhões em 24 dias de exibição no país

 

Dangal, a nova sensação indiana, continua tendo um bom desempenho. Faturou US$ 3,18 milhões na sétima semana, acumulando um total de US$ 185 milhões.

 

Internacionalmente, Mulher Maravilha faturou US$ 39,5 milhões  em 62 países, totalizando US$ 297,2 milhões no exterior, elevando a bilheteria global para US$ 571,8 milhões . Mulher Maravilha já ultrapassou as bilheterias internacionais de Wolverine: Imortal (US$ 282,2m), Thor (US$ 268,2 milhões) e Homem de Ferro (US$ 266,7 milhões).

 

Bilheterias Americanas

Renda Renda, totalizando
Semana Total
(US$ ) (US$ )
1 Carros 3 53,547,000 53,547,000
2 Mulher Maravilha 40,775,000 274,601,730
3 All Eyez On Me 27,050,000 27,050,000
4 A Múmia 13,916,010 56,526,710
5 47 Meters Down 11,500,000 11,500,000
6 Piratas do Caribe: A Vingança de Salazar 8,458,000 150,066,114
7 A Noite é Delas 8,050,000 8,050,000
8 As Aventuras do Capitão Cueca: O Filme 7,350,000 57,963,660
9 Guardiões da Galáxia Vol. 2 4,982,000 374,853,015
10 Ao Cair da Noite 2,616,600 11,139,764
Bilheterias Internacionais
Renda Renda
Semana Global Total
(US$ ) (US$ )
1 A Múmia 53.000.000 295.626.710
2 Mulher Maravilha 39.500.000 571.801.730
3 Alien: Covenant 30.500.000 214.960.985
4 Carros 3 21.300.000 74.847.000
5 Piratas do Caribe: A Vingança de Salazar 18.800.000 650.066.114
6 Baywatch 13.200.000 119.522.500
7 Meu Malvado Favorito 3 10.000.000 10.000.000
8 Rough Night 4.200.000 12.250.000
9 A Day 4.025.000 4.060.000
10 Dangal 3.100,00 3.100.000
Fonte: Rentrak.Comscore