CCBB APRESENTA A MOSTRA CINEASTAS E IMAGENS DO POVO.

De 19 de maio a 06 de junho chega ao CCBB – SP a mostra “CINEASTAS E IMAGENS DO POVO”. Pela primeira vez uma mostra com os documentários citados por Jean-Claude Bernardet – ícone da critica cinematográfica brasileira – no livro que deu origem ao nome da referida mostra.

Esta reunião clássicos apresenta os primeiros filmes de grandes cineastas e técnicos que fcompuseram a história do cinema brasileiro, é um exemplo do momento mais radical de suas carreiras, os primeiros filmes, os documentários de resistência a ditadura, as experimentações de linguagem. Realizadores como João Batista de Andrade, Eduardo Coutinho, Leon Hirszman, Maurice Capovilla, Silvio Tendler, Vladimir Carvalho, Arthur Omar e Arnaldo Jabor.

Acontecem ainda sessões paralelas com filmes mais recentes que assumem a influência dos filmes citados por Bernardet, e dialogam com eles diretamente. Como O PRISIONEIRO DA GRADE DE FERRO, de Paulo Sacramento, que chamou o Aloysio Raulino (diretor de JARDIM NOVA BAHIA) para refazer a experiência de passar a câmera para as pessoas em foco no documentário, como Raulino havia feito duas décadas antes. E PEÕES, de Eduardo Coutinho, que registra como veteranos operários das greves do ABC reagem ao rever filmes como BRAÇOS CRUZADOS MAQUINAS PARADAS, de Roberto Gervitiz, GREVE, de João Batista de Andrade e LINHA DE MONTAGEM, de Renato Tapajós.

Lançado em 1985 e considerado pelo próprio autor seu trabalho mais consistente de análise crítica, o livro é pioneiro na elaboração de uma história do gênero em nosso país. Ele traz uma já celebre lista de obras obrigatórias para o entendimento dessa história, mas que de fato pouquíssimas pessoas viram, principalmente das novas gerações.

Mais informações em: www.bb.com.br/cultura