CCBB-SP DIVULGA A ÚLTIMA SEMANA DA MOSTRA DO FILME LIVRE.

O Centro Cultural Banco do Brasil está divulgando a programação da última semana da 12ª Mostra do Filme Livre. Acompanhe:

DESTAQUES

Outro Olhar traz inéditos, com um total de 35 produções brasileiras e acontece de quarta a domingo, das 15h às 19h, em sessões únicas, sem reprises

Pílulas é uma divertida sessão composta por 22 filmes de até 5 minutos cada, na sexta, às 17hs

Olhos Livres faz homenagem a Carlão Oscar Reichenbach com exibição do curta Murilolendo e do longa Augustas, de Francisco César Filho, seguida de comentários do diretor e do curador Dario Gularte, sábado, 19hs

Mundo livre, no domingo, é a sessão que acolhe produções de expatriados e estrangeiros que vivem no Brasil

Ainda dá tempo de saber como anda a efervescente produção de cinema alternativo no Brasil. Começa nesta quarta-feira, 08/05 a última semana da Mostra do Filme Livre. Esta é a terceira vez que a MFL passa por São Paulo. O evento, que tem o patrocínio do Banco do Brasil desde sua primeira edição, acontece no CCBB – Rua Álvares, Penteado, 112, Centro, de quarta a domingo, das 15hs às 19h, com entrada franca. Brasília recebe a MFL a seguir, de 07 a 26 de Maio.

“Considero a MFL um espaço de resistência, pois acolhe filmes do Brasil todo, entre curtas, médias e longas, que não encontram, facilmente, espaços de exibição. A grande maioria é de baixo custo, à margem dos editais e feitos por conta própria. São filmes da periferia”, explica Guilherme Whitaker, criador da MFL. Em São Paulo o público prestigiou sessões diferentes como a Sexuada, de filmes eróticos brasileiros; a sessão comentada do belíssimo Esse Amor que nos Consome, de Allan Ribeiro, além da Mostrinha Livre, bem freqüentada por crianças e do debate Ser ou Não ser Trash? que abriu a Mostra em Sampa.

Nesta semana há 35 produções – sete inéditos – na Sessão Outro Olhar (OO), com a exibição de filmes de diferentes formatos, vindos de vários estados brasileiros. Os inéditos são: O corpo sem órgãos, de Bruno Hilário e José Paulo Osório – OO1; Volte sempre, de Érika Fromm – OO2; Menino peixe, de Pedro Azevedo; Romance de minha vida, de Breno Baptista, Samuel Brasileiro e Victor Costa Lopes – OO4; Eu, Sidartha, de Walter Daguerre; As ruas de Ognatoque, de Carlos Canela – OO5 e Tava, a casa de pedra, de Ariel Ortega, Vincent Carelli, Patrícia Ferreira e Ernesto de Carvalho – OO7. De quarta a domingo, das 15h às 19hs, sem reprises.

Na sessão Pílulas, você se diverte vendo 22 filmes de até 5 minutos numa mesma sessão. Dentre os destaques estão os inéditos: Monstrolândia, de Ivan Cardoso, que narra os pensamentos cruzados de um brasileiro frustrado com o nosso fracasso olímpico. Sintonize-se, de Jonathas Pereira Falcão; O planeta anão, de Bruno Viana; Travessia; de Tiago Fernando Galvão e Rapsódia, de Khalil Charif. Dia 10/05, sexta-feira, às 17h.

Mundo Livre é uma das sessões mais legais e diferentes da Mostra do Filme Livre. São filmes feitos por brasileiros no exterior ou por estrangeiros no Brasil. Ao todo, são 8 produções: Eva no verão, de Dodô Azevedo, Connexion Munich; de Carlos Segunda; Transfigural, de Priscila Maia; Un cigarro?, de Fernando Coelho. E os inéditos: Estrela fugaz, de Luiza Lunardelli Toldi; Colorado, de Katxerê Medina e Priscila Maia; NY Mirror, de Eliane Lima e A Vênus de jeans, de Fabrício de Almeida Correia. Dia 12/05, domingo, às 17h.

A sessão Olhos Livres terá uma homenagem a Carlos Reichenbach, que já foi chamado de cineasta mais pretensioso da Boca do Lixo, com exibição do curta Murilolendo e do longa Augustas, de Francisco César Filho, que conta a história de um jornalista em busca das respostas para suas angústias. Na mítica Rua Augusta, mergulha no universo da prostituição e em rituais neo-xamânicos. A sessão será comentada pelo diretor Francisco César Filho e pelo curador Dario Gularte. Dia 11/05 às 19h.

E para encerrar, serão exibidos os longas: As horas vulgares, de Rodrigo de Oliveira e Vitor Graize, dia 10/05 às 19h. Balança mas não cai, de Leonardo Barcelos, dia 11/05 às 17h. E Pulsações, de Manoela Ziggiatti, dia 12/05 às 19h.

Curadoria
A MFL 2013 contou com a curadoria de Marcelo Ikeda, Chico Serra, Christian Caselli, Gabriel Sanna, Manu Sobral, Cristiana Miranda e Guilherme Whitaker. O filme mais antigo selecionado é “NY Mirror”, de 1999, de Eliane Lima e o mais antigo convidado é “Crioulo Doido”, de 1970 de Prates.
Além dos filmes selecionados, a programação conta ainda com 50 obras convidadas, compondo um panorama do que há de mais ousado na produção audiovisual independente nacional. Criada e organizada por Guilherme Whitaker desde a primeira edição, a MFL exibe longas, médias e curtas, sempre destacando filmes que fujam do lugar comum.
“A maioria das produções selecionadas na MFL foi feita por amor, caseiramente. E essa produção é muito intensa no Brasil. Mais uma vez a MFL se apresenta a fim de chamar a atenção para questões de variados cunhos do estético ao comercial, do narrativo ao político… Como o escoamento via festivais não é suficiente para a exibição desse crescente e tão variado conteúdo, a internet tem sido o caminho inevitável para facilitar a comunicação de todos e permitir a conquista de lugares físicos que proporcionem, tanto em quantidade quanto em qualidade, espaços para o encontro e a celebração da vida audiovisual. Que essa rede não seja paliativa, mas durável e regular.”

Sobre a MFL – A edição 2013 recebeu 742 inscrições sendo que apenas 14% tinham apoio estatal direto. Em 11 edições o público foi de 47 mil pessoas que assistiram a mais de 2.800 filmes entre curtas e longas de todos os formatos e gêneros.

SERVIÇO
12ª Mostra do Filme Livre – MFL 2013
Local: Centro Cultural Banco do Brasil – SP
Rua Álvares Penteado, 112 – Centro
Próximo às estações Sé e São Bento do Metrô
(11) 3113 – 3651 / (11) 3113 – 3652
Data: 17 de abril a 12 de maio.
Horário entre 15 e 19h30
Entrada franca – Com distribuição de senhas 1h antes de cada sessão
www.twitter.com/ccbb_sp
Mais informações: http://www.mostradofilmelivre.com/12/ e www.facebook.com/mostradofilmelivre.

Acessos: Estações Sé e São Bento do Metrô. Praças do Patriarca e da Sé.
Acesso e facilidades para pessoas com deficiência física// Ar-condicionado //

Para outras informações sobre a mostra acesse:
www.mostralivre.com,
www.mostradofilmelivre.com
www.facebook.com/mostradofilmelivre