CICLO DE WORKSHOPS TÉCNICOS ABRE INSCRIÇÕES.

Abertas as Inscrições para o
16o. Ciclo de Workshops “Novas Tecnologias Brasil”,

para o primeiro semestre de 2010.

São oficinas técnicas onde o aluno realmente “põe a mão na massa”, toma contato direto com o que há de mais moderno em equipamentos, produz e realiza de forma ampla e intensiva. Sempre orientado por profissionais de grande competência e larga experiência no mercado audiovisual brasileiro.

Entre eles, José Augusto De Blasiis, Eliane Caffé, Lili Bandeira, Fernando Andrade e Alziro Barbosa.

Para este primeiro semestre de 2010, os seguintes temas serão abordados:

PRODUÇÃO AUDIOVISUAL (Da formatação à execução do projeto do filme), DIREÇÃO AUDIOVISUAL (Do Roteiro literário à visualização do filme), ASSISTÊNCIA DE CÂMERA DE CINEMA, PÓS-PRODUÇÃO DIGITAL
(Workflow P-2, XDCam e Red), DIREÇÃO DE FOTOGRAFIA PARA CINEMA,
DIREÇÃO DE FOTOGRAFIA PARA HD e ASSISTÊNCIA E OPERAÇÃO DE CÂMERA HD.

Realizado em amplas e confortáveis instalações situadas no Bairro do Aeroporto (São Paulo), o 16o. Ciclo de Workshops “Novas Tecnologias Brasil” são de nível introdutório, não exigindo, assim, nenhum pré-requisito específico por parte do aluno.

Veja os detalhes:

PRODUÇÃO AUDIOVISUAL:
“Da formatação à execução do projeto do filme”.
Fernando Andrade e Lili Bandeira
Dias: 22 a 26 de março
Horário: 14 às 21
Vagas: 23
Valor: R$ 740,00

Temas: O processo para a produção de um filme – Negociação dos direitos – Formatação do projeto – Encaminhamento e aprovação do projeto nas leis de incentivo (federal, estadual e municipal) – Captação de recursos – Co-produção, nacional e internacional – Editais – Pensando a comercialização e a distribuição do filme – Avaliando o roteiro (análise técnica) – A preparação (escolha de locações e elenco) – A pré-produção (contratações: equipe, equipamento, serviços) – A integração da produção com as equipes de: arte, fotografia e direção – Plano de filmagem – A filmagem (respeitando o orçamento, cumprindo o cronograma e superando imprevistos).

OBS: Com exceção dos dois primeiros dias de aula, os demais terão como referência o longa metragem “AUGUSTAS” de Francisco Cesar Filho, ainda inédito e inteiramente rodado na cidade de São Paulo.

DIREÇÃO AUDIOVISUAL:
“Do Roteiro literário à visualização do filme”.
Professora: Eliane Caffé
Dias: 5 a 9 de abril
Horário: 14 às 21
Vagas: 25
Valor: R$ 820,00

Temas: Apresentação do “tema” da oficina – A importância do trabalho de mesa: “conceitualização” – Instrumentalização do diálogo entre o diretor e a direção de arte – Valorização e utilização dos elementos expressivos (luz, cenografia, figurino, som, etc.) para a construção da narrativa cinematográfica – A pré-decupagem no auxilio da “ambientação” e da “atmosfera” narrativa – Leitura de um mesmo argumento cinematográfico que será trabalhado por todos – Discussão dos grupos para a preparação dos “projetos visuais” que serão elaborados pelos grupos – Desenvolvimento do repertório de imagens e sons como elementos expressivos – Pré-decupagem – Organização e sistematização do projeto de cada grupo – Apresentação dos projetos – Avaliação dos projetos.

OBS: Este workshop não prevê a realização/captação do Roteiro trabalhado durante as aulas.

ASSISTÊNCIA DE CÂMERA DE CINEMA
Professora: Andréa Scansani (Daraca)
Dias: 12 a 16 de abril
Horário: 10 às 17
Vagas: 20
Valor: R$ 750,00

Temas: Funções do assistente de câmera – Relacionamento com a equipe de fotografia – Tipos de câmeras, negativos e acessórios – Montagem, desmontagem e uso correto da câmera – Lentes – Foco – Variador de velocidade – Carregamento e descarregamento de chassis 16 e 35 mm – Filmagem de testes de estabilidade e paralaxe – Revelação e exibição dos testes feitos em 35mm – Visita ao laboratório e a locadora de câmera – Passagem pelo Telecine para demonstração do processo.

PÓS-PRODUÇÃO DIGITAL:
“Workflow P-2, XDCAM E RED”
Professores: José Augusto De Blasiis – Guilherme Bravo – Vlade Lisboa
Dias: 26 a 30 de abril
Horário: 14 às 21
Vagas: 20
Valor: R$ 850,00

Temas: Temário: Técnica e conceitos básicos de pós-produção e finalização: HD, 2K, 4K e Filme – Alternativas de workflow no Final Cut – Conceitos de set ups de câmeras e os seus resultados para vídeo, D-Cinema (DCI em JPEG 2000) e DI (intermediação digital) – Captando em película e em data – Resoluções, aspect ratios – Sensitometria digital – Pré edição e edição on line – Conformação e project export – Formatos de importação e configuração da time line em Final Cut – Características do codec RedCode – Uso dos softwares RedCine, RedAlert, RedRushes, Apple ProRes, DPX e Cineon files – Exemplos de workflow nas plataformas: Quantel-Pablo, Discreet-Lustre – Tipos e características das mídias: discos, cartões, memória sólida – Codec P-2, AVC-Intra, XDCAM E R3D – Principio da correção de cor no Color e seu workflow – Princípios do trabalho com o Scratch e seu workflow. Ex: importação de arquivos de P-2, XDCAM E REDCODE – Re-conformação no Scratch para deliverys: Pan & Scan, Center Crop, Másteres em SD, NTSC e PAL (16 x 9 e 4 x 3), e HD (29.97, 23.98).

DIREÇÃO DE FOTOGRAFIA PARA CINEMA
Professor: Alziro Barbosa
Dias: 26 de abril a 1 de maio
Horários: 14 às 21
Vagas: 25
Valor: R$ 980,00

Temas: O trabalho do diretor de fotografia – Luz como elemento estrutural e dramático na pintura – Esquemas de iluminação – Temperatura de cor – Parâmetros de exposição – Análise da estrutura do negativo com relação a: latitude, contraste, sensibilidade, cor e densidade – Tipos de filmes – Controle de contraste e exposição através do spot meter – Filmagem de exercícios práticos em 35mm – Telecine: demonstração do processo de telecinagem do filme – Projeção dos testes filmados em 35mm.

DIREÇÃO DE FOTOGRAFIA PARA HD
Professor: Alziro Barbosa
Dias: 3 a 8 de maio
Horários: 14 às 21
Vagas: 25
Valor: R$ 980,00

Temas: As novas possibilidades fotográficas na criação técnica e artística da imagem digital – Estudo dos conceitos e dos parâmetros fundamentais para a compreensão da exposição, iluminação, controle de cor e temperatura de cor – Testes práticos para a análise visual, com diferentes estruturas de iluminação e exposição, gravados e projetados em HD – Parâmetros para a construção de uma imagem em HD que possibilite a criação de diferentes texturas fotográficas de pós-produção – O material gravado será manipulado em equipamento de correção de cor “Color”.

ASSISTÊNCIA E OPERAÇÃO DE CÂMERA HD
Professores: Bruno Ravagnoli (Coroinha) – Marcelo Oliveira
Dias: 10 a 14 de maio
Horários: 14 às 21
Vagas: 20
Valor: R$ 770,00

Temas: Introdução à Cinematografia Digital – Apresentação, adequação e manuseio das câmeras: RedOne, Panasonic HVX200, Canon 5D Mark II – Montagem das câmeras e do adaptador de lentes 35mm na HVX200 – Formatos de configuração das câmeras – Configuração básica e avançada dos set ups – Realização de testes práticos com foco técnico – Arquivos gerados pelas câmeras – Diferenças no tipo de captação, e armazenamento – Softwares Red Cine, Red Alert, P2CMS – Logagem a partir de um arquivo remoto – Análise dos testes.

Inscrições e informações pelo pelo telefone (11) 2959.6245
ou pelo e-mail stein@steinproducoes.com.br.

Saiba mais em www.steinproducoes.com.br