“CIDADES DE CINEMA” RADIOGRAFA A SÉTIMA ARTE EM OITO CAPITAIS BRASILEIRAS.

Estreou no canal Prime Box Brazil, no último dia 2 de outubro, e prossegue até 27 de novembro a série “Cidades de Cinema”, que propõe uma análise simbiótica entre a memória social das cidades e os filmes que as retratam.

As relações dialéticas entre o cinema e diversas capitais brasileiras é o objeto de análise da série, que pode ser acessada na maioria das operadoras de TV por assinatura (que disponibilizam o Prime Box Brazil), ou ainda ao vivo pela plataforma de streaming do próprio canal.

Contada em 9 episódios, cada qual destinado a uma capital brasileira com relevante produção audiovisual, a série explora as relações de mútua determinação entre a memória coletiva das cidades e os filmes que as retratam.

A produção preza pela historicidade dos registros e seu potencial elucidativo sobre a história local, associando os aspectos técnicos e discursivos da tela à história social do tempo rememorado, estabelecendo vínculos entre as cidades e o cinema.

Ao revisitar obras fundamentais do cinema brasileiro, a série se preocupa em estabelecer uma genealogia do conteúdo e de sua percepção social, cuja evolução é utilizada para estabelecer aspectos idiossincráticos de sua população e produção audiovisual. Com isso, a narrativa é conduzida de forma a demonstrar que as determinantes temporal e geográfica, inerentes a qualquer registro humano, contém potencial elucidativo tão potente quanto o discurso estabelecido em tela sobre os objetos ou problemáticas abordadas.

A obra reforça sua proposta didática com análises sobre a história da sétima arte no país. Ao lembrar a primeira filmagem  de paisagens brasileiras, realizada pelo italiano Afonso Segreto em 1898, ou ao resgatar os movimentos incipientes de realizadores em Recife e Salvador, somos convidados a refletir sobre os vínculos entre a produção cinematográfica e o estabelecimento de uma cultura urbana em diferentes regiões do país, cada qual tributária de uma complexa evolução cultural.

As estreias, sempre às 21h00, seguirão a seguinte programação:

Episódio 1: Estreia 02/10 – Curitiba

Episódio 2: Estreia 09/10 – Belém

Episódio 3: Estreia 16/10 – Brasília

Episódio 4: Estreia 23/10 – Recife

Episódio 5: Estreia 30/10 – Belo Horizonte

Episódio 6: Estreia 06/11 – Salvador

Episódio 7: Estreia 13/11 – São Paulo (Parte 1)

Episódio 8: Estreia 20/11 – São Paulo (Parte 2)

Episódio 9: Estreia 27/11 – Rio de Janeiro

 

Série documental “Cidades de Cinema”

Onde: Canal Prime Box Brazil

Quando: até 27 de novembro, às 21:00

Novos episódios: sábados, 21:00

Reprises: Segundas, 09:30/ Terças, 10:30 / Quartas, 08:30 / Quintas, 12:00 / Sexta, 01:00

Duração: 52 minutos por episódio

Classificação indicativa: 14 anos