CINE CEARÁ ANUNCIA FILMES EM COMPETIÇÃO.
Saiu a seleção dos filmes de longa e curta metragens que concorrem na 24ª edição do Cine Ceará. Ao todo foram selecionados 20 filmes. O Brasil participa com três longas: A Estrada 47 (de Vicente Ferraz), De gravata e unhas vermelhas (de Miriam Chnaiderman) e A vida privada dos hipopótamos (de Maíra Bühler e Matias Mariani). Das produções internacionais, competem os longas: Dólares de areia (de Israel Cárdenas e Laura Amelia Guzmán, REPUBLICA DOMINICANA), Obediência perfeita (de Luis Urquiza, MEXICO), Não sou Lorena (de Isidora Marras,CHILE), Não roubarás (a menos que seja necessário) (de Viviana Cordero EQUADOR), Os fenômenos (de Alfonso Zarauza, ESPANHA).
O Festival Ibero-americano de Cinema será realizado no Theatro José de Alencar, de 15 a 22 de novembro.
As obras selecionadas e exibidas no festival concorrem ao Troféu Mucuripe em diversas categorias, como melhor curta, melhor longa, direção, roteiro, direção de arte (apenas para longas-metragens), melhor produção cearense (apenas para curtas-metragens), entre outras. O vencedor na categoria melhor longa-metragem ibero-americano levará um prêmio em dinheiro no valor de 10 mil dólares.
Os prêmios da crítica para melhor curta e longa-metragens serão concedidos pela Abraccine, Associação Brasileira de Críticos de Cinema.
Os curta e longa metragens também concorrem ao prêmio Olhar Universitário, concedido por um júri formado por estudantes de cinema de universidades de Fortaleza.
O Canal Brasil premiará com 15 mil reais o melhor filme na categoria curta-metragem.
Além da mostra competitiva, o festival presta homenagem ao cinema argentino. O cineasta Daniel Burman, cuja cinematografia será apresentada ao público, será o grande homenageado deste ano e receberá o troféu Eusélio Oliveira. O cineasta já confirmou presença no evento.
O Cine Ceará é uma promoção da Universidade Federal do Ceará, através da Casa Amarela Eusélio Oliveira, com apoio do Governo do Estado do Ceará e da Prefeitura Municipal de Fortaleza através de suas secretarias de cultura. Conta também com o apoio do Ministério da Cultura, através da Secretaria do Audiovisual. A realização é da Associação Cultural Cine Ceará e conta com patrocínio de empresas públicas e privadas, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura (SIEC) e da Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet). O BNDES e a COELCE apresentam o evento. A Oi é a patrocinadora do festival, que conta ainda com o apoio cultural do Oi Futuro.
Para mais informações, acesse o site oficial do Cine Ceará – Festival Ibero-americano de Cinema. E curta também a página do Facebook: https://www.facebook.com/FestivalCineCeara
MOSTRA COMPETITIVA DE LONGA-METRAGENS
Título original: A ESTRADA 47
Título em espanhol: RUTA 47
Vicente Ferraz. Ficção. 107min. Super 35mm. Cor. Brasil, Portugal, Itália. 2013
Título original: A VIDA PRIVADA DOS HIPOPÓTAMOS Título em espanhol: LA VIDA PRIVADA DE LOS HIPOPÓTAMOS Maíra Bühler e Matias Mariani. Documentário. 91 min. Cor. Brasil e EUA. 2014
Título Original: DE GRAVATA E UNHAS VERMELHAS Título em Espanhol: DE CORBATA Y UÑAS ROJAS Miriam Chnaiderman. Documentário. 86min. Cor. Brasil. 2014
Título Original: DÓLARES DE ARENA
Título em Português: DÓLARES DE AREIA
Israel Cárdenas, Laura Amelia Guzmán. Ficção. 80min. Cor. México, Argentina, República Dominicana. 2014
Título original: OS FENÓMENOS
Título em português: OS FENÔMENOS
Alfonso Zarauza. Ficção. 103min. HD. Cor. Espanha. 2014
Título original: OBEDIENCIA PERFECTA
Título em português: OBEDIÊNCIA PERFEITA Luis Urquiza. Ficção. 90min. Cor. México. 2014
Título original: NO ROBARÁS (A MENOS QUE SEA NECESARIO) Título em português: NÃO ROUBARÁS (A MENOS QUE SEJA NECESSÁRIO) Viviana Cordero. Ficção. 95min. HD. Equador. 2013
Título original: NO SOY LORENA
Título em português: NÃO SOU LORENA
Isidora Marras. Ficção. 85min. HD. Cor. Chile. 2014
MOSTRA COMPETITIVA DE CURTA-METRAGENS
1 – De Castigo de Helena Grama Ungaretti – SP (Ficção / 2014 / 19min)
2 – Edifício Tatuapé Mahal de Carolina Markowicz e Fernanda Salloum – SP (Animação /2014/9’35”)
3 – Eu não digo adeus, digo até logo de Giuliana Monteiro – SP (Ficção / 2014 / 16min)
4 – Fluxos de Diego Akel – CE
(Animação/2014/02’42’’)
5 – Guida de Rosana Urbes – SP
(Animação/2014/11’20’’)
6 – História Natural de Júlio Cavani – PE (Ficção / 2014 / 12min)
7 – Joaquim Bralhador de Márcio Câmara – CE (Ficção / 2014 / 19’55”)
8 – Marina não vai à praia de Cássio Pereira dos Santos – MG (Ficção / 2014 / 17 min)
9 – Meio fio de Denise Vieira – DF
(Ficção / 2014 / 20 min)
10 – Menino da Gamboa de Rodrigo Luna e Pedro Perazzo – BA (Ficção / 2014 / 14 min)
11 – O Relâmpago e a Febre de Gilson Vargas – RS (Ficção / 2014 / 10 min)
12 – Se de Ian Capillé – RJ
(Documentário / 2014 / 20 min)

