CINE CEARÁ SE ESTENDE PARA 15 MUNICÍPIOS DO ESTADO.

Muitas vezes, um Festival de Cinema não se encerra na noite da premiação. É o caso por exemplo do Cine Ceará, que após ter sido realizado na capital, Fortaleza, agora percorre a rota do sol no litoral do estado, com exibições em 15 municípios
Moradores e turistas terão a oportunidade de conferir, com acesso gratuito, produções cearenses premiadas em importantes festivais nacionais. O Cine Ceará Itinerante 2008 acontece durante as férias escolares até 30 de julho, com oficinas de cinema de animação em vídeo para crianças e exibição de média e curta-metragens.
A mostra parte de Jericoacoara e segue até Icapuí, incluindo comunidades praianas no roteiro da telona, totalizando 15 municípios do Estado.

O objetivo do Cine Ceará Itinerante é proporcionar a um público com dificuldade de acesso às salas de cinema a oportunidade de assistir à cinematografia nacional, em especial às produções do Estado, visando ao mesmo tempo à divulgação dos filmes produzidos localmente e premiados em edições do Cine Ceará – Festival Nacional de Cinema e Vídeo e outros festivais nacionais. Com início sempre às 20 horas, em cada cidade será realizada a exibição de um filme média-metragem e dois curtas, além de dois vídeos produzidos nas oficinas. Cada mostra deve durar em torno de uma hora e meia de duração e atingir cerca de 400 espectadores em cada município.

A mostra passará por cidades e comunidades praianas desde a fronteira com o Piauí, abrangendo 11 municípios do Litoral Oeste, como Camocim, Acaraú, Itarema, Amontada, Itapipoca, Trairi, Paraipaba, Paracuru e Taíba, até com o Rio Grande do Norte, com exibições em 4 municípios do Litoral Leste, partindo de Cascavel com destino Icapuí. As cidades de Beberibe e Fortim também integram o roteiro. A equipe do Cine Ceará Itinerante é composta por oito profissionais no período de oficinas e seis no período de exibição e dispõe de duas unidades móveis, sendo um veículo 4×4 com uma estrutura de exibição e projeção, com projetores e gerador de energia. O projeto é uma realização da Associação Cultural Cine Ceará, com produção da Iré Brasil, e conta com o apoio da Universidade Federal do Ceará, através da Casa Amarela Eusélio Oliveira, e das prefeituras locais das cidades inseridas no roteiro.

As oficinas de cinema de animação incluem uma grade que vai de aulas teóricas sobre história da animação e estudo de roteiro, com temáticas sócio-ambientais, até às aulas práticas para produção de uma animação de um minuto por cada grupo de 25 alunos. As atividades em Jericoacoara terão início hoje às 14 horas, na Escola Municipal de Ensino Fundamental N. Sra. da Consolação. Ao todo serão 14 horas/aulas, divididas em três dias de atividades. A segunda etapa de oficinas será na praia de Bitupitá, Barroquinha, na Escola de Ensino Fundamental Coronel José Pinheiro Pessoa, de 11 a 13 de julho.