CINE CEARÁ TEM INSCRIÇÕES SÓ ATÉ ESTA SEXTA.

As inscrições das mostras competitivas de curtas e longas do Cine Ceará 2009 e do *picthing da Globo Filmes – Cine Ceará foram prorrogadas até 12 de junho. Em sua 19º edição, que será realizada entre os dias 28 de julho e 4 de agosto, o Festival Ibero Americano de Cinema – Cine Ceará, um dos principais Festivais de cinema do Brasil, irá congregar o melhor da produção brasileira e Ibero Americana dos últimos anos. As inscrições são gratuitas e os interessados poderão apresentar filmes em longa ou curta-metragem, além de poder defender seu projeto audiovisual para a conquista de uma vaga no *pitching da Globo Filmes – Cine Ceará, que acontecerá no dia 3 de agosto.

No máximo de dez selecionados para o *pitching terão a oportunidade de fazer a defesa de seus argumentos para uma banca da Globo, que estará presente na 19ª Edição do Cine Ceará, e no dia 4 de agosto, durante a festa de encerramento do Festival, será anunciado o único premiado. Já os filmes e vídeos da mostra competitiva devem ser enviados em DVD, juntamente com a ficha de inscrição, acompanhadas de filmografia do realizador, duas fotos de divulgação do filme e lista de diálogo – apenas para os filmes de longa-metragem, conforme edital disponível no site do evento. O resultado das seleções será divulgado pela organização até o dia 30 de junho de 2009.

Na mostra Competitiva Brasileira de Curta-Metragem, podem concorrer trabalhos de produtores e/ou diretores brasileiros ou radicados no Brasil há mais de três anos. Os filmes devem ter duração máxima de 20 minutos e podem ser em qualquer formato (16 mm, 35mm ou vídeo com no mínimo 700 linhas de resolução), nos gêneros animação, ficção, documentário ou experimental. O material não pode ter participado dos processos seletivos das edições anteriores do festival e deve ter sido concluído a partir de abril de 2008. Nesta categoria, serão premiados com o Troféu Mucuripe a melhor Produção Cearense, Melhor Curta, Direção, Fotografia, Edição, Roteiro, Som, Direção de Arte, Ator e Atriz.

Já na mostra Competitiva Ibero-Americana de Longa-Metragem, podem concorrer filmes em formatos profissionais (16mm, 35mm, ou vídeo com no mínimo 700 linhas de resolução), com duração mínima de 70 minutos, concluídos a partir de 2007 por produtores e/ ou diretores ibero-americanos (países da América Latina e do Caribe, Portugal e Espanha). O vencedor na categoria de melhor longa-metragem receberá o troféu Mucuripe e prêmio de US$ 10 mil. Também receberão troféu os vencedores de longa-metragem nas categorias: Melhor longa, Direção, Fotografia, Edição, Roteiro, Som, Trilha Sonora Original, Direção de Arte, Ator e Atriz.

O 19° Cine Ceará é promovido pela Universidade Federal do Ceará, por meio da Casa Amarela Eusélio Oliveira com apoio do Governo do Estado do Ceará (Secretaria da Cultura), e do Ministério da Cultura (Secretaria do Audiovisual). A Realização é da Associação Cultural Cine Ceará e conta com patrocínio de empresas públicas e privadas, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura (SIEC) e da Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet).

Saiba mais em www.cineceara.com.br