CINE PE DIVULGA LONGAS SELECIONADOS.

“Alô, alô, Terezinha!” (foto), de Nelson Hoineff; “Estranhos”, de Paulo Alcântara; “Mistéryos”, de Pedro Merege e Beto Carminatti; “Praça Saens Peña”, de Vinícius Reis; e “Um Homem de Moral ”, de Ricardo Dias são os longas-metragens selecionados para a Mostra Competitiva do CINE-PE 2009, um dos principais festivais de cinema do país, que acontece entre os dias 27 de abril e 3 de maio de 2009, no Centro de Convenções de Pernambuco. A edição deste ano do festival de cinema que reúne o maior público em toda a América Latina também terá uma Mostra Especial de Longas Metragens – Hors Concours, com os filmes “Eden à L´Ouest”, de Konstantin Costa-Gavras, que estará presente no Festival, e “O Homem que Engarrafava Nuvens”, de Lírio Ferreira e fotografia de Walter Carvalho.

Toda a programação do CINE PE 2009, incluindo a relação de títulos selecionados para as mostras competitivas de curtas e de longas pernambucanos, também foi divulgada hoje, às 15 horas, no Recife, durante evento para a imprensa. Na ocasião, foi apresentada aos jornalistas a campanha publicitária do CINE-PE 2009, cujo tema é “CINEMA: Aqui Você Viaja. CINE PE de 27 de Abril a 3 de Maio”. Este ano o festival abrigará também, no dia 2 de Maio, no Teatro Guararapes, a Mostra CEL.U.CINE, primeiro festival de micrometragens brasileiro para celular, patrocinado pela OI. A operadora é uma das co-patrocinadoras da 13ª edição do CINE-PE, juntamente com BNB e CHESF. Os principais patrocinadores do Festival são Petrobras, BNDES e Governo de Pernambuco, por meio da Fundarpe.

O CINE-PE bateu este ano novo recorde de títulos inscritos: 566 contra 467 no ano passado. Ao todo, foram inscritos na edição deste ano do Festival 101 curtas-metragens em 35mm, 399 curtas-metragens digitais e 66 longas-metragens. Na categoria curtas em 35mm, foram 74 ficções, 18 documentários e 9 animações. O Rio de Janeiro respondeu por 22 inscrições e São Paulo por 16. Já na categoria curtas digitais, São Paulo teve 125 inscritos e o Rio 88. Seguem as fichas técnicas dos longas-metragens selecionados para a Mostra Competitiva deste ano:

“ALÔ, ALÔ, TEREZINHA!” (RJ) – DOCUMENTÁRIO – 95’

Sinopse: Através da maior pesquisa já feita sobre o grande comunicador Chacrinha e da recuperação digital de seu legado, “Alô, alô, Terezinha” conta a aventura chacriniana conservando toda a irreverência e extravagância do maior fenômeno da televisão brasileira.

Direção: Nelson Hoineff

Produção: Daniel Maia e Paloma Piragibe

Roteiro: Nelson Hoineff

Fotografia: Guilherme Sussekind

Montagem: Daniel Maia, Diana Gandra e Felipe Paes

“ESTRANHOS” (BA) – FICÇÃO – 90’

Sinopse: Um músico de rua, uma ex-prostitura e seu marido ciumento, 2 ladrões, 2 crianças e uma professora. Todos estranhos, todos no mesmo lugar.

Direção: Paulo Alcântara

Produção: Solange Lima, Carla Guimarães e Paulo Alcântara

Roteiro: Carla Guimarães e Santiago Roncagliolo

Fotografia: Antônio Luis Mendes

Som: Eduardo Ayrosa

Montagem: Jaime Queiroz

Trilha Sonora: André Moraes

Elenco: Jackson Costa, Nelito Reis, Andêlo Flávio, Caco Monteiro, Heduen Muniz, Cyria Coentro, Mariana Muniz, Larissa Libório

“MISTÉRYOS” (PR) –FICÇÃO – 82’

Sinopse: Há os que dormem. Há os que não. Presas da insônia, da falta de ar, de urina solta, dos gases intestinais, das dores reumáticas, das tosses noturnas, da bronquite, do remorso e do medo.

Direção: Pedro Merege e Beto Carminatti

Produção: Gil Baroni e Mônica Rischbieter

Roteiro: Gil Baroni, Mônica Rischbieter, Pedro Merege, Beto Carminatti e José Rubens Siqueira

Fotografia: Alziro Barbosa

Som: Cristiano Scherer

Montagem: Fernando Severo

Trilha Sonora: Jean Gabriell

Elenco: Carlos Vereza, Sthefany Brito, Leonardo Miggiorin, Lala Schneider

“PRAÇA SAENS PEÑA” (RJ) – FICÇÃO – 100’

Sinopse: Início de 2003. Paulo, Teresa e Bel são uma família de classe média que vive num apartamento de frente para a Praça Saens Peña, coração da Tijuca, bairro da Zona Norte da cidade do Rio de Janeiro. Um dia, Paulo recebe uma inesperada e tentadora proposta de trabalho que pode mudar radicalmente a vida dessa família.

Direção: Vinícius Reis

Produção: Luís Vidal e Gisela Camara

Roteiro: Vinícius Reis

Fotografia: Fabrício Tadeu

Som: Waldir Xavier

Montagem: Waldir Xavier

Trilha Sonora: Pedro Luís

Elenco: Chico Diaz, Maria Padilha, Gustavo Falcão, Isabela Meireles, Aldir Blanc, Guti Fraga, Satela Brajterman e Maurício Gonçalves

“UM HOMEM DE MORAL” (SP) – DOCUMENTÁRIO – 84’

Sinopse: Um Homem de Moral é um documentário sobre o compositor Paulo Vanzolini, seus sambas, os amigos e a cidade de São Paulo, tema permanente na sua música. Junto com Adoniram Barbosa, a sua obra é reconhecida como o que há de melhor do samba de São Paulo.

Direção: Ricardo Dias

Produção: Afonso Coroacy e Daniel Santiago

Roteiro: Ricardo Dias

Fotografia: Carlos Ebert

Som: Fernando Henna

Montagem: Marcelo Bloisi

Trilha Sonora: Ítalo Peron, Paulo Vanzolini e Alexandre Guerra (tema de abertura)