CINE PE RECEBE NÚMERO RECORDE DE INSCRIÇÕES: 570 FILMES.

O CINE PE, que acontece entre os dias 30 de abril e seis de maio, bateu novo recorde de títulos inscritos. Entre curtas e longas-metragens, foram registradas 570 obras na mostra competitiva do festival, que este ano comemora a sua 15ª edição e tem como homenageados o ator Wagner Moura e o cineasta José Padilha, entre outros.
Deste total, foram consideradas 524 inscrições válidas. Segundo Alfredo Bertini, diretor do CINE PE FESTIVAL DO AUDIOVISUAL, os outros 46 trabalhos foram eliminados por não terem sido preenchidos os requisitos básicos previstos no regulamento.

Especificamente, foram inscritos 447 curtas metragens, sendo 351 em digital e 96 em 35mm, 19 documentários, 70 ficções e sete animações. Para efeito de inscrição e de escolha pelo júri oficial, não haverá diferença de categoria no caso dos curtas metragens digitais. Já os longas ocuparam 77 inscrições, com 50 documentários, 26 ficções e uma animação.

Por região, o Sudeste lidera na categoria de longas metragens, seguida pelo Nordeste, Sul e Centro Oeste. Não houve nenhum título da região Norte. Já em Pernambuco, foram nove obras registradas.

A divulgação do resultado dos longas-metragens que vão participar da mostra competitiva será realizada no lançamento do evento, no dia 12 de abril. Já os curtas-metragens serão divulgados na primeira quinzena de março, ainda sem data definida.

Além do novo recorde, o CINE PE conta este ano com mais uma novidades: uma comissão julgadora formada por pessoas “comuns” vai ter a oportunidade de escolher os melhores filmes do CINE PE, através de uma promoção idealizada pela produção do festival. Ao contrário dos anos anteriores, a votação por parte do júri popular será feita diretamente no site do evento, através de uma senha pessoal.

Para concorrer à seleção do júri, o candidato deve preencher um formulário com algumas informações no site do Cine PE até o dia 31 de março (http://www.cine-pe.com.br/). Os selecionados para compor a comissão serão informados pela produção do festival e passarão a receber instruções sobre o procedimento de votação dos filmes. A seleção dos jurados será feita por critérios estatísticos de um modo que a comissão julgadora tenha uma amostra representativa do público do festival.