CINEARTE REABRIRÁ COMO CINE MARQUISE.

A partir de março, São Paulo volta a contar com um de seus cinemas mais charmosos e tradicionais com a inauguração do Cine Marquise no Conjunto Nacional (Avenida Paulista esquina com Rua Augusta).

Fechado desde fevereiro de 2020, o cinema reabre sob a administração do grupo Tonks, empresa de consultoria, análise e desenvolvimento de soluções tecnológicas e produção de conteúdo para o mercado de cinema e entretenimento, atuante em toda a América Latina, dirigida por Marcelo J. L. Lima.

“Um cinema tão especial quanto este não poderia ficar fechado. Quando percebi a oportunidade, tentei aproveitá-la, mesmo em meio a uma pandemia como esta. Reuní um time de apaixonados por cinema e estamos usando todo nosso repertório de 15 anos da Tonks, e mais os anos que atuei na área de exibição, para apresentar a melhor curadoria e muita criatividade para que o Cine Marquise logo se torne o mais querido da cidade”, declara Marcelo.

O espaço foi reformado, mantendo as duas salas com nova decoração, sistema de som, telas importadas e poltronas do modelo Premium, também chamadas de “semi-VIP” que somam 321 e 83 lugares respectivamente.

No espaço anteriormente ocupado pela bilheteria, fica agora um novo café da franquia mineira Cheirin Bão que será inaugurado dia 18 de fevereiro. A marca traz cafés especiais e quitutes caseiros, e promete ser uma atração à parte do espaço, que contará ainda com uma bombonière planejada por quem entende do assunto, para completar a experiência cinematográfica.

Sobre o cinema do Conjunto Nacional

O Cine Marquise ocupa um espaço tradicional para os cinéfilos de São Paulo. Inaugurado em março de 1963 com o nome de Cine Rio, a sala de 500 lugares se tornou a segunda sala de cinema do Conjunto Nacional, que desde 1961 contava com o Astor, considerado o mais luxuoso e moderno da cidade. A programação que privilegiava filmes mais populares seguiu até 1978, quando o cinema encerrou suas atividades após um incêndio que destruiu a fachada e parte do Conjunto Nacional.

Em 1982 as salas reabriram como Cine Arte Um e exibiam uma programação de filmes considerados de arte Em 1995, uma nova sala é inaugurada ao conjunto que passa a ser chamado de Cinearte. Em 2002, o cinema passa a ser administrado por Adhemar de Oliveira e Leon Cakoff e em 2005 o espaço passa a se chamar Cine Bombril, graças a um novo patrocinador.

2010 traz um novo patrocinador e um novo nome, o cinema passa a se chamar Cine Livraria Cultura. A partir de 2018 a Petrobras assume o patrocínio até 2019. O cinema segue como Cinearte até encerrar suas atividades em fevereiro de 2020.

Em 2021 o Cine Marquise inaugura um novo e promissor capítulo de sua história, recuperando uma das áreas mais emblemáticas da cidade e devolvendo para o público paulistano um cinema totalmente reformado e com uma programação vibrante, feito por e para quem ama e continua acreditando na sala de cinema como experiência única.

Sobre a Tonks

Desde 2006, a Tonks atua na consultoria, análise e desenvolvimento de soluções tecnológicas e produção de conteúdo para o mercado de cinema e entretenimento. Ao longo destes anos, a empresa adquiriu experiência e conquistou clientes e parceiros de todos os setores do mercado, seja produção, distribuição ou exibição cinematográfica. É, ainda, a responsável pela Revista e Portal Exibidor, maior veículo especializado no setor. E também pela idealização e realização da Expocine, a maior convenção da indústria cinematográfica na América Latina.