Cineasta Brasileiro tem retrospectiva no Festival de Roterdã

O cineasta pernambucano Kléber Mendonça Filho é um dos homenageados na 36ª edição do Festival Internacional de Roterdã, que começa hoje (24 de janeiro) e vai até 4 de fevereiro.
Kleber verá uma retrospectiva de sua obra no espaço dedicado aos “realizadores do futuro”. Serão exibidos cinco filmes do cineasta, além de debates com a platéia sobre os títulos apresentados.
Os filmes escolhidos para o festival são “Enjaulado” (1997), que é essencialmente um filme de horror sobre um homem que tranca-se no seu apartamento de segurança máxima, no bairro de Setúbal, Recife, com medo da violência urbana, “A Menina do Algodão”, de 2003, uma reinterpretação da lenda urbana de mesmo nome (‘uma garotinha morta‘) que aterrorizou meninos e meninas nas escolas do Recife, nos anos 70, “Vinil Verde” (2004), adaptação de fábula russa infantil, um filme de horror sobre amor, amadurecimento e perda, “Eletrodoméstica” (2005), que apresenta uma crônica sobre a classe média brasileira, a vida suburbana e gente, e “Noite de Sexta Manhã de Sábado” (2006), uma história de amor sobre luz, escuridão e geografia.
Em sua breve carreira, Kleber Mendonça Filho contabiliza 64 prêmios nacionais e internacionais, e seus filmes já passaram por grandes festivais no exterior como Cannes, Roterdã e Cork (Irlanda). Seus temas preferidos são medo, o amor e as pessoas.