CINECLUBES ENTREGAM TROFÉU LUIZ ORLANDO DA SILVA.

O troféu “LUIZ ORLANDO DA SILVA”, nestes novos tempos do cinema tecnológico e do Novo Cineclubismo horizontal, valoriza e homenageia um dos maiores cineclubista brasileiro, cuja luta incansável foi à difusão da cultural cinematográfica e do audiovisual, indo ao encontro daqueles que nunca foram ao cinema, ou seja: da maioria do povo brasileiro, os mais de noventa por cento que não usufruem dos bens culturais brasileiros.

Atribuir adjetivos de qualidade, principalmente a filmes, é uma das funções primordiais, ou uma das funções que mais empolga a atividade dos cineclubes. Aruanda, antes de ser um o nome clássico do filme de Linduarte Noronha e do Cinema Novo, foi o primeiro adjetivo em forma de troféu criado pelo então Conselho Nacional de Cineclubes (não confundir com o atual Conselho Nacional de Cineclubes Brasileiros), com o intuito de contribuir para perenizar filmes. Aliás, o nome Aruanda voltou a ser troféu de festival de cinema no nordeste do país.

O troféu Luiz Orlando da Silva foi entregue na 20ª edição do Festival Internacional de Curtas-Metragens de São Paulo, realizado pela Kinofórum, foram entregues os seguintes troféus: Melhor Curta do Programa Panorama Brasil: “FRRACTAIS SERTANEJOS” de Heraldo Cavalcanti, do Ceará; Mostra KinoOikos; “MESTRE VITALINO E NÓS NO BARRO” dos alunos do projeto Ima. Doc. do Instituto Merlim Azul do Espírito Santo e na categoria infantil o filme, “JURO QUE VI: O SACI” (foto), de Humberto Avellar, desenho animado do Rio de Janeiro.

O troféu Luiz Orlando da Silva é uma iniciativa do Centro Cineclubista de São Paulo – CECISP – entregue em Festivais e Mostra de Cinema e Vídeo, a filmes, personalidades e a projetos culturais, a melhor contribuição ao desenvolvimento do Cinema e do Cineclubismo Brasileiro.