CINEFOOT EM SÃO PAULO TRAZ ATRAÇÕES PARA FÃS DE CINEMA E FUTEBOL. OU VICE-VERSA.

A versão paulista doCINEfoot – FESTIVAL DE CINEMA DE FUTEBOL, que acontece de 26 de novembro a 1˚de dezembro, traz à capital paulista o melhor da produção audiovisual que tem este esporte como tema.

São curtas, médias e longas, nacionais e internacionais, inéditos e premiados, exibidos gratuitamente no Museu do Futebol e no Espaço Itaú Augusta, além de homenagens especiais com as presenças de personalidades consagradas do cinema e do futebol.

Confira alguns destaques do CINEfoot – FESTIVAL DE CINEMA DE FUTEBOL em São Paulo:

Na noite de abertura homenagem aos 75 anos do Estádio do Pacaembu, e à cineasta Lina Chamie, diretora de “Santos, 100 Anos de Futebol Arte”, com exibição de seu curta “Futebol é Pai”, premiado nos festivais de Kazan (Rússia) e (Milão), Itália.

Na sequência, exibição, fora de competição, do longa britânico “O Próximo Gol Leva”, documentário sobre a maior goleada de todos os tempos do futebol profissional: 31 x 0 entre Austrália e Ilhas Samoa, em 2001.

26/11, às 20 h, no Museu do Futebol.

 

Sessão especial de estreia no Brasil do filme “Fazendo História“, de Décio Lopes, sobre o Orlando City, o time de Kaká nos Estados Unidos. O documentario conta a incrível história do Orlando City SC, clube de propriedade do brasileiro Flavio Augusto da Silva, e sua ascensão nos EUA. Em menos de seis anos o que era um grupo de amigos reunidos em torno de uma mesa de cozinha passou a ser uma marca respeitada internacionalmente no futebol. Será dia 27, às 2oh, no Museu do Futebol.

 

Sessão especial de lançamento da série de filmes  “O Som das Torcidas“, da produtora Central 3 sobre os cânticos das arquibancadas. São 5 filmes, de 8 minutos cada, abordando o som que vem das arquibancadas e empurra Palmeiras, São Paulo, Portuguesa, Corinthians e Juventus. Um estudo sensorial e emocionante sobre a história destes importantes clubes da capital de São Paulo. A direção é de Pedro Asbeg, que juntamente com Leandro Iamin Paulo Junior, da Central 3, comandarão um bate-papo com o público após a sessão. Sábado, 28/11, às 16h, no Museu do Futebol.

 

Homenagem ao antigo ídolo Ivair Ferreira, com as presenças do próprio Ivair e de Cristiano Fukuyama e Luiz Nascimento, diretores do filme “Ivair, O Príncipe do Futebol”, a ser lançado em 2016. Será dia 28, 19h, no Espaço Itaú Augusta.

 

Presença do diretor espanhol Juan Rodriguez-Briso, do filme em competição “Eighteam”, que narra a trajetória do time nacional de futebol da Zâmbia para superar o trágico acidente aéreo de 1993, durante a disputa das Eliminatórias para a Copa de 94. Dia 29/11, 19h, no Espaço Itaú Augusta

 

Homenagem aos 101 anos do XV de Piracicaba, com a exibição do longa “Nhô Quim, o Caipira Centenário“, de Bruna Epiphanio, e presença de antigos ídolos do clube. Será dia 30/ 11,  às 19h, no Espaço Itaú Augusta.

 

Homenagem ao polêmico jogador Afonsinho, com a presença do ídolo e exibição do média-metragem “Rebeldes do Futebol 2 – Afonsinho” (exibido pela primeira vez em São Paulo) novo episódio da série francesa sobre jogadores que foram além das suas funções de atletas e lutaram por causas sociais e pela democracia em seus países. Dia 30/11, às 21h, Espaço Itaú de Cinema

 

Mostra Dente de Leite, trazendo cinco curtas selecionados com muito carinho especificamente para os jovens cinéfilos/torcedores. Sexta, 27/11, às 9h30

E Sábado, 28/11, às 14h30, no Museu do Futebol.

 

Tudo isso e mais as já tradicionais Mostras Competitivas do CINEfoot. Para a Mostra Internacional Competitiva de Longas Metragens foram selecionados sete filmes, sendo três brasileiros e quatro internacionais vindo da Argentina, Suécia, Polônia, além de uma coprodução Espanha/Zâmbia.Entre os nacionais estão escalados “Meninos da Vila – A Magia do Santos“, de Katia Lund; “Geraldinos“, de Pedro Asbeg, e “Nhô Quim, o Caipira Centenário“, de Bruna Epiphanio.

Já a Mostra Internacional Competitiva de Curtas Metragem traz oito filmes, sendo cinco brasileiros e três internacionais. O Brasil está escalado com curtas dirigidos por Ugo Giorgetti, Tata Amaral, Esmir Filho, Lincoln Péricles e Fabio Montanari. A seleção estrangeira apresenta curtas da Alemanha, Espanha e Israel.

 

Acompanhe aqui a relação completa dos filmes em competição:

 

MOSTRA COMPETITIVA DE LONGA-METRAGEM:

 

“Meninos da Vila – A Magia do Santos“, de Katia Lund. Brasil/SP, 2014. 70 min.

De Pelé a Neymar, a verdade é que os Meninos da Vila nasceram para brilhar. De onde vem tanto amor pela bola? Tanta paixão? Tanto jeito moleque para fazer o melhor do futebol arte? O filme adentra o universo de crianças e adolescentes de todo o Brasil, cuja fome por bola os impulsionou até a escola de base do Santos Futebol Clube. A narrativa acompanha a história de Willians, Gabriel, Ricardo, Ceará e Maxwell na tentativa de compreender um pouco mais esta “escola mágica” de tantos craques do passado, do presente e do futuro.

Espaço Itaú Auguta, 28/11, 19h

 

“Geraldinos”, de Pedro Asbeg e Renato Martins. Brasil/RJ, 2015. 73 min.

Com imagens fantásticas da Geral do Maracanã nos últimos jogos que antecederam o seu fechamento, o filme registra depoimentos de personagens icônicos da torcida e suas histórias. Destinada ao “povão“, a “Geral” era um espaço mitico do futebol brasileiro, de onde jogadores e técnicos jamais saíam impunes dos xingamentos dos torcedores mais exaltados e apaixonados. O filme também analisa as mudanças na reforma do estádio, em 2010, que decretaram o fim da concepção de um espaço para todos, e a instalação de um modelo mais elitista de espetáculo e de cidade. A trilha sonora é de Marcelo Yuka e André Sachs, com depoimentos de Zico e Romário, entre outros.

Espaço Itaú Auguta, 28/11, 21h

 

“Eighteam”, de Juan Rodriguez-Briso. Espanha/Zâmbia, 2014. 70 min.

Filme inédito no Brasil, traça a história do time nacional de futebol da Zâmbia para superar o trágico acidente aéreo de 1993, durante a disputa das Eliminatórias para a Copa de 94, que aniquilou os sonhos de uma das mais fortes equipes montadas no país. A tragédia atingiu em cheio os “Chipolopolos” (Balas de Cobre), apelido da Seleção de Zâmbia por conta de sua rapidez em campo.

Espaço Itaú Auguta, 29/11, 19h

 

“Isto é Söderstadion” (Vi är bäst ändå), de Andreas Bjunér. Suécia, 2014. 82 min.

A torcida do Hammarby IF, time que disputa a segunda divisão sueca, está inconformada. O Söderstadion, seu tradicional estádio, será vendido, e a equipe terá de ocupar uma nova arena, bastante moderna, mas sem o charme das antigas tradições do clube. Para piorar a situação, o novo estádio será ocupado de forma compartilhada com o principal rival, o Djurgården IF. O documentário acompanha toda esta história de memórias, lembranças e modernidades.

Espaço Itaú Auguta, 29/11, 21h

 

“Nhô Quim, o Caipira Centenário‘ (Brasil/SP), de Bruna Epiphanio, 2013. 79 min.

Dentre milhares de clubes profissionais, uma camisa zebrada em preto e branco se destaca. Ela veste não apenas o futebol como também uma cidade, uma cultura. E o dono dessa camisa é o Nhô Quim, como é conhecido o XV de Piracicaba. O filme aborda a trajetória do XV de Piracicaba, o clube que tem o caipira Nhô Quim como mascote. Para relatar a história, não somente esportiva, mas também emocional, foram captados depoimentos de atletas que vestiram a camisa alvinegra em várias fases, além de jogadores adversários, profissionais de rádio e televisão e do escritor Cecílio Elias Neto, que também atua como consultor do projeto.

Espaço Itaú Auguta, 30/11, 19h

 

“Mundial, as Maiores Apostas” (Mundial, Gra o Wszystko), de Michal Bielawski, 2013. 95 min.

Uma história ao estilo “David e Golias” sobre o movimento polonês Solidariedade, contado através dos eventos da Copa do Mundo de 1982. Utilizando material de arquivo, cenas animadas, ilustrações e entrevistas, o filme apresenta as experiências dos jogadores-chave da seleção polonesa em paralelo aos depoimentos dos membros encarcerados do Solidariedade, que acompanham os jogos nas telas da prisão. Os jogos de futebol e as lutas políticas culminam em um jogo importante contra a União Soviética.

Espaço Itaú Auguta, 30/11, 21h

 

“Loucura que Apaixona Minha Cidade” (Locura que enamora mi ciudad), de Maximiliano Baldi. Argentina, 2014. 104 min.

Dona Marta, Finchaco, Pipa, Colo e Mariano são fanáticos pelo Talleres, time de futebol de Córdoba, em sua luta pelo ascenso no Campeonato Argentino.

Eles não poupam esforços para acompanhar todas partidas, e para isso enfrentam as mais diversas situações que comprovam o amor pelo time do coração.

Espaço Itaú Auguta, 01/12, 19h

 

 

MOSTRA COMPETITIVA DE CURTA-METRAGEM:

 

“Pedra que Dorme, Pedra que Canta“, de Tata Amaral, Brasil/SP. 13 min.

A casa de Odair fica perto do Itaquerão, o estádio do Corinthians. Animados com a perspectiva da vinda de turistas para o bairro, por causa da Copa, Cristina, sua namorada, decide alugar sua casa.No pacote, serviços de transfer, sight seeing e temporada na casa de Cristina, que fica em Praia Grande, litoral paulista.

Espaço Itaú Auguta, 28/11, 19h

 

“Copa de Botão“, de Esmir Filho, Brasil/SP. 17min.

O filme aborda os diferentes pontos de vista de estrangeiros que vivem em São Paulo. Enquanto disputam um campeonato de jogo de botão, cada personagem ou jogador, representando o time de sua nacionalidade, debate com seu adversário questões relevantes sobre como é viver no Brasil sendo estrangeiro, as diferenças e semelhanças com seu país de origem, a relação construída com a cidade de São Paulo e claro, a relação de cada um com o futebol e com a Copa que passou por aqui.

Espaço Itaú Auguta, 28/11, 21h

 

“Ruim é Ter que Trabalhar“, de Lincoln Péricles, Brasil/SP 9min.

Alguns dias antes da Copa do Mundo no Brasil, um operário reflete sobre seu trabalho.

Espaço Itaú Auguta, 29/11, 19h

 

“O Outro Lado“, de Khen Shalem, Israel. 17min.

Uma simples bola de futebol acende uma amizade incomum entre dois rapazes em lados opostos do muro de separação entre Israel e Palestina. Pode esta relação livre de palavras e o olhares superar o aparentemente inevitável conflito que se manifesta pela presença imponente do muro?

Espaço Itaú Auguta, 29/11, 19h

 

“O Caminho dos Melancólicos“, de Nacho Casado, Espanha. 20min.

Nas profundezas do estádio Vicente Calderón existe uma cripta cheia de nichos onde os fãs mais fieis do Atlético de Madrid podem enterrar as cinzas de seus entes queridos. Mas o estádio será derrubado e Atlético vai jogar no novo Estádio Olímpico. Vicente, um grande fã da equipe, cuja esposa está enterrada na cripta, lutará contra tudo e contra todos para tornar possível a mudança da cripta para o novo local.

Espaço Itaú Auguta, 29/11, 21h

 

“Comercial F.C. – A Equipe Fantasma“, de Ugo Giorgetti, Brasil/SP. 10min.

A partir de seus principais personagens, o curta narra a trajetória histórica do Comercial F.C., time que integrou a Federação Paulista de Futebol quando foi fundada. Já extinto, o Comercial disputou campeonatos da Primeira Divisão até 1962. O filme traz depoimento de Dino Sani, ex-jogador do Comercial, que atuou na Seleção Brasileira de Futebol campeã do mundo em 1958.

Espaço Itaú Auguta, 30/11, 19h

 

“Chapa“, de Fabio Montanari, Brasil/SP. 14 min.

Chapa e Feola são injustamente demitidos da padaria em que trabalham há mais de vinte anos. Como vingança, eles tentam roubar o antigo local de trabalho. O plano será perfeito se eles voltarem para casa a tempo de ver o primeiro jogo do Brasil na Copa de 2014.

Espaço Itaú Auguta, 30/11, 19h

 

“Um Brilho de Felicidade“, de Ricardo Wolff e Sven Schrader, Alemanha. 7min.

Vencedor do prêmio de melhor curta-metragem do Festival de Cinema de Futebol de Berlin, o filme narra a história de um torcedor alemão carismático que não quer deixar partir o sentimento da Copa do Mundo e embarca em uma missão para compartilhar suas emoções com os seus compatriotas.

Espaço Itaú Auguta, 01/12, 19h

 

CINEfoot: PRATICAMOS O FUTEBOL ARTE

 

SERVIÇO:

 

6º CINEfoot – FESTIVAL DE CINEMA DE FUTEBOL.

Em São Paulo, de 26 novembro a 1˚de dezembro  de 2015.

 

Locais:

Museu do Futebol – Estádio do Pacaembu – Pça. Charles Muller s/n

Espaço Itaú de Cinema – Augusta, Rua Augusta, 1475.

 

Entrada gratuita sujeita à lotação das salas.

 

Direção: Antonio Leal

Programação completa, sinopse, fotos em alta: 

www.cinefoot.org

 

Link para fotos e imagens: http://we.tl/t54eihbcLZ

 

INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA:

imprensa@planetatela.com.br

Jornalista Responsável

Celso Sabadin – MT 14.823

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

CINEfoot: PRATICAMOS O FUTEBOL ARTE

 

SERVIÇO:

MOSTRA DENTE DE LEITE no  6º CINEfoot – FESTIVAL DE CINEMA DE FUTEBOL.

 

Local:

Museu do Futebol – Estádio do Pacaembu – Pça. Charles Muller s/n

São Paulo

 

Datas e horários:

Sexta, 27/11, às 9h30

Sábado, 28/11, às 14h30

 

 Entrada gratuita sujeita à lotação das salas.

Classificação indicativa Livre

 

6º CINEfoot – FESTIVAL DE CINEMA DE FUTEBOL

completa, sinopse, fotos em alta: 

www.cinefoot.org

Direção: Antonio Leal

 

INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA:

imprensa@planetatela.com.br

Jornalista Responsável

Celso Sabadin – MT 14.823