CINEFOOT SÃO PAULO DIVULGA PREMIADOS.

Após exibir 16 filmes no Museu do Futebol, durante 5 dias, o 7º CINEfoot divulgou na noite deste sábado, 3 de dezembro, seus vencedores eleitos pelo voto popular:

Competitiva de Curta Metragem:

Vice-campeão: “Onipresença”, Brasil, 2016, 9 min. 12 anos. Dir: Anderson Rodrigues

Campeão: “A culpa é do Neymar”, Dir. João Ademir (Fic, 11 min, cor, HD, RJ, 2015) LIVRE

Competitiva de Longa Metragem:

Vice-campeão: “1976 – o ano da Invasão Corinthiana”, Dir. Ricardo Aidar e Alexandre Boechat (Doc, 90 min, cor, HD, SP, 2016) 12 ANOS

 

Campeão: “Ivair, o príncipe do futebol”, Dir. Cristiano Fukuyama, Luiz Nascimento (Doc, 84 min, Cor, HD,SP, 2016)

 

Fotos : https://drive.google.com/drive/folders/0B3pKxk-BtioLd0Q5SjFWd3I5LTA?usp=sharing

 

Sinopses dos filmes premiados:

ONIPRESENÇA

Dir. Anderson Rodrigues (Doc Exp, 9 min, cor, HD, SP, 2016) 12 ANOS

ONIPRESENÇA” coloca em discussão a produção fotográfica contemporânea por meio da linguagem dos repórteres do futebol brasileiro. O filme é baseado na apropriação de 8 mil fotos de 15 profissionais presentes no clássico Corinthians x Palmeiras, no dia 31 de maio de 2015, na Arena Corinthians, pelo Campeonato Brasileiro. Uma narrativa que pretende questionar a autoria assim como a hibridização atual entre fotografia, televisão e cinema.

 

A CULPA É DO NEYMAR

Dir. João Ademir (Fic, 11 min, cor, HD, RJ, 2015) LIVRE

Túlio, um típico garoto do subúrbio, passa a torcer pelo time do ídolo Neymar. Para seu pai, essa é uma traição imperdoável.

 

1976 – O ANO DA INVASÃO CORINTHIANA

Dir. Ricardo Aidar e Alexandre Boechat (Doc, 90 min, cor, HD, SP, 2016) 12 ANOS

Aconteceu em dezembro de 1976, quando mais de 50 mil torcedores corinthianos se deslocaram de corpo e alma de São Paulo para o Rio de Janeiro, para assistir ao jogo contra o Fluminense, no Maracanã. O movimento ganhou fama como “A invasão”, “A invasão do Maracanã” e “A invasão corinthiana”. O fato é que na história do futebol do Brasil e do mundo não se tem conhecimento de um evento esportivo com tamanho deslocamento humano e pacífico. Um momento histórico.

 

IVAIR, O PRÍNCIPE DO FUTEBOL

Dir. Cristiano Fukuyama, Luiz Nascimento (Doc, 84 min, Cor, HD,SP, 2016) 12 ANOS

Ivair Ferreira nasceu em 1945 e foi revelado nas categorias de base da Portuguesa. Apelidado de “Príncipe do Futebol” pelo “Rei” Pelé, formou o famoso ataque iê-iê-iê na Lusa. Chegou ao Corinthians em 1969, na segunda maior transação da época. Campeão carioca pelo Fluminense em 1971, também vestiu as camisas dos tradicionais America-RJ e Paysandu-PA. Atuou nos Estados Unidos e no Canadá ao lado de Eusébio.