CINEFOOT TRAZ 76 FILMES DE 13 PAÍSES. GRÁTIS E ONLINE.

O CINEFOOT, único festival de cinema de futebol do Brasil e pioneiro na América Latina, confirma a realização da 11a edição de 20 a 27 de novembro, no formato online, com acesso inteiramente gratuito para todo o território brasileiro, na plataforma INNSAEI.TV.

Dos 76 títulos que integram a programação geral, 59 filmes são brasileiros e 17 internacionais oriundos da Argentina, França, Itália, Peru, Colômbia, México, Uruguai, África do Sul, República Tcheca, Portugal e uma coprodução Alemanha/Palestina. Há filmes brasileiros representantes de todas as regiões do país.

Serão 38 horas de conteúdo fílmico distribuídos por 31 sessões, que permanecerão disponíveis por um período extra após a estreia, podendo variar de dois até seis dias para visualização, conforme a mostra na qual o filme participa.

O México, anfitrião da Copa do Mundo de 1970, e a República Tcheca, que celebra o centenário das relações diplomáticas com o Brasil, são os países homenageados em 2020.

Desde ano passado, o Cinefoot introduziu uma sessão especial para o formato seriado. Em 2020, teremos a estreia da série baiana “DONAS DO BABA”, direção de Tais Bichara e Rodrigo Luna. A série documental traz histórias e rotinas de mulheres com diferentes relações com o futebol. “Baba” é uma expressão popular baiana que se refere a uma partida informal.

Além das exibições, a programação do Cinefoot apresenta atividades paralelas com a consagrada Mesa-Redonda, que reúne bate-papos com convidados comandados pelo Museu do Futebol, LEME/UERJ-Laboratório de Estudos em Mídia e Esporte, Ludopédio e Centro de Artes UFF-Universidade Federal Fluminense.

O Cinefoot presta homenagem ao goleiro Moacir Barbosa e ao Negritude F.C., concedendo a Honraria Gol de Placa 2020.

Os filmes vencedores do Cinefoot 11 serão definidos exclusivamente através do voto do público e anunciados na cerimônia de encerramento online, dia 27/11, às 20h30.

Totalmente online em 2020, o Cinefoot amplia as suas fronteiras e terá a sua edição 11 disponibilizada gratuitamente para todo o Brasil.

 

FILME ARGENTINO NA SESSÃO DE ABERTURA

20/11 (SEX), 20H30.

 

LOTECA (Prode)

Dir. Mauro Beccaría

Doc, 63 min, Argentina.

Em 6 de maio de 1984, o time de futebol Racing de Córdoba sai para jogar com motivação extra: se ganharem do Ferro, seus jogadores vencerão o PRODE, a loteria dos resultados esportivos que eclipsaram os argentinos nos anos 70 e 80. Ganhar os 2 milhões de dólares da loteria depende deles.

 

FILME ITALIANO NA SESSÃO DE ENCERRAMENTO

27/11 (SEX), 20H30.

A ÚLTIMA PARTIDA DE PASOLINI (L’Ultima Partita di Pasolini)

Dir. Giordano Viozzi

Doc, 62 min, Itália.

Em 14 de setembro de 1975, em San Benedetto del Tronto, Pier Paolo Pasolini jogou sua última partida de futebol, antes de sua morte. “A última partida de Pasolini” parte de um pretexto de um jogo de futebol para contar um período histórico que foi fundamental para toda a Itália, com suas contradições e tragédias, através de uma visão aparentemente lúdica de Pasolini, mas que nos permite compreender melhor a importância do poeta e diretor italiano.

 

 

 

AS  MOSTRAS COMPETITIVAS DE CURTA E LONGA-METRAGENS:

Os filmes participantes das mostras competitivas permanecerão disponíveis por 48 horas para visualização e voto do público após a estreia.

 

MOSTRA COMPETITIVA DE LONGA-METRAGEM

Reúne oito filmes em competição, três brasileiros e cinco internacionais.

 

50 ANOS DO TRI

Dir. André Gallindo

Doc, 63 min, Brasil

21/11 (SÁB), 17H. DISPONÍVEL ATÉ 23/11 (SEG), 17H.

Em 2020 completamos 50 anos da conquista do Tri, conquistado na Copa do Mundo do México, em 1970. O filme retrata os bastidores daquele título, o contexto político e social do Brasil na época e ainda como aquela seleção de craques marcou a vida de muitas pessoas. Para contar a história dessa conquista, escutamos diferentes figuras em diferentes esferas da sociedade brasileira e mexicana.

 

A GLÓRIA ETERNA

Dir. Ricardo Taves e Adriano Esteves

Doc, 120 min, Brasil

23/11 (SEG), 17H. DISPONÍVEL ATÉ 25/11 (QUA), 17H.

O dia 23 de novembro de 2019 ficou marcado na história do Flamengo e da CONMEBOL Libertadores. A primeira final da Copa disputada em jogo único e campo neutro consagrou os rubro-negros como campeões da América após 38 anos, com uma virada épica sobre o River Plate, no Estádio Monumental de Lima, no Peru. A campanha do título é recontada por seus protagonistas em “A Glória Eterna”. A nova produção da CONMEBOL Libertadores traz imagens inéditas das partidas e dos bastidores, além de entrevistas com jogadores, ex-jogadores e técnicos de Flamengo e River Plate, antes e depois da Final Única, trazendo nomes como Zico, Jorge Jesus, Marcelo Gallardo, Franco Armani, Bruno Henrique e Gabriel Barbosa, entre outros.

 

ESTÁDIO (Stadion)

Dir. Tomás Hlavácek

Doc, 72 min, República Tcheca

24/11 (TER), 19H. DISPONÍVEL ATÉ 26/11 (QUI), 19H.

Durante muitas décadas, o estádio Za Luzankami foi um santuário do futebol em em Brno, República Tcheca, com uma atmosfera única e um recorde regular de torcedores. A especulação imobiliária e empresarial, juntamente com o desinteresse político, levou ao seu abandono e à degradação. Depois de mais de quatorze anos, durante os quais o famoso estádio foi dilapidado e coberto de vegetação, a frustração culminou em uma mobilização única de forças envolvendo torcedores, o poder público e toda a cidade.

 

IDENTIDADE  (Identidad)

Dir. José Carlos García e Carlos Granda

Doc, 83 min, Peru

22/11 (DOM), 17H. DISPONÍVEL ATÉ 24/11 (TER), 17H.

“Identidad” é uma jornada introspectiva sobre o que significa ter nascido no Peru no início dos anos 1980, quando começou a pior crise econômica, social e política de sua história. Essa viagem resulta em um olhar, talvez esperançoso, sobre um momento recente de mudança e transformação social cuja essência se refletiu no que aconteceu em torno da volta da Seleção Peruana à Copa do Mundo após 36 anos de fracassos.

 

PANAGOL (Panagol)

Dir. Gonzalo Lamela

Doc, 107 min, Uruguai

21/11 (SÁB), 21H. DISPONÍVEL ATÉ 23/11 (SEG), 21H.

Julio César Dely Valdés é o melhor desportista panamenho do século 20 e um dos responsáveis ​​por fazer do futebol o principal esporte do país em poucos anos. Este documentário conta a história do sonho de um menino panamenho de gritar gols em estádios lotados e que, com esforço e persistência, conseguiu marcar o caminho de muitos outros de seu país.

 

PAOLO ROSSI-UM SONHADOR QUE NUNCA DESISTE (Paolo Rossi-Dreams Create the Future)

Dir. Michela Scolari e Gianluca Fellini

Doc, 91 min, Itália

22/11 (DOM), 21H. DISPONÍVEL ATÉ 24/11 (TER), 21H.

Em 11 de julho de 1982, a Itália derrotou a Alemanha Ocidental por 3 a 1 e inesperadamente conquistou a Copa do Mundo. Paolo Rossi, mais conhecido como Pablito, descrito por Pelé e Maradona como o maior campeão da história do futebol, guiou a Itália rumo ao título. A fascinante parábola da história de vida de Paolo Rossi, que culminou com a realização de seu maior sonho: se tornar um campeão mundial.

 

PROCURANDO PANZERI (Buscando a Panzeri)

Dir. Sebastian Kohan Esquenazi

Doc, 69 min, Argentina/Chile

24/11 (TER), 15H. DISPONÍVEL ATÉ 26/11 (QUI), 15H.

Panzeri foi um homem honrado, um jornalista crítico, um livre pensador. Enfrentou o poder e morreu sozinho e esquecido. Kohan, o diretor, é obcecado em fazer justiça, tirar Panzeri do ostracismo e trazê-lo de volta a este mundo. Recuperá-lo é um ato de dignidade essencial diante da cruel realidade. Sem Panzeri, os dias do futebol estão contados.

 

SEM FILTRO: FLAMENGO

Dir. Flavio Barone

Doc, 74 min, Brasil

23/11 (SEG), 21H. DISPONÍVEL ATÉ 25/11 (QUA), 21H.

Os bastidores da campanha do Bicampeonato do Flamengo na Libertadores da América. Um mergulho no mundo dos comandados de Jorge Jesus com imagens e entrevistas exclusivas.

 

 

MOSTRA COMPETITIVA DE CURTA-METRAGEM

Reúne 37 filmes em competição, 30 brasileiros e 7 internacionais.

 

23/11, GLÓRIA ETERNA AO FLAMENGO

Dir. Ricardo Taves e Adriano Esteves

Doc, 8 min, Brasil, 2019

23/11 (SEG), 15H. DISPONÍVEL ATÉ 25/11 (QUA), 15H.

O filme de uma virada épica em imagens inéditas de Lima. A mão erguida de Gabigol chamando a bola decisiva, o choro de várias gerações de torcedores e a reação do herói antes de beijar a taça. O desabafo de Rafinha, Diego e dos garotos do Ninho, e muitas cenas inesquecíveis do primeiro campeão em uma final única de Libertadores. Um documento histórico. Único!

 

50 ANOS DO TRI

Dir. Alexandre de Maio e Paulo Junior

Anima, 4 min, Brasil

22/11 (DOM), 19H. DISPONÍVEL ATÉ 24/11 (TER), 19H.

O tricampeonato do Brasil na Copa do Mundo de 70 tem um lugar especial na história. Nos 50 anos desse título, colocamos a seleção no lugar mais alto das grandes memórias do futebol.

 

A8

Dir. Lucio Branco

Doc, 25 min, Brasil

21/11 (SÁB), 19H. DISPONÍVEL ATÉ 23/11 (SEG), 19H.

Seja no meio de campo, ou em qualquer outro meio, a consciência é o método. No monólogo em curta-metragem A8, Afonsinho usa da mesma visão panorâmica que a sua posição exige. Ele não vê apenas os parceiros de time em campo: – “Pra ter jogo

você precisa até do adversário”. O herdeiro da camisa de Zizinho e Didi preza o talento individual, mas não ignora que, sem o carregador de piano, não há apresentação solo. Definitivamente, em A8 não existe dono da bola.

 

A BOLA ESPECIAL

Dir. Ralph Friedericks

Doc,17 min, Brasil

23/11 (SEG), 15H. DISPONÍVEL ATÉ 25/11 (QUA), 15H.

Uma bola muito especial é roubada de maneira misteriosa.

 

A CAMISA PROIBIDA

Dir. Diego Mello, Igor França, João Pedro Castro, Rafael Machado

Doc,11 min, Brasil

21/11 (SÁB), 15H. DISPONÍVEL ATÉ 23/11 (SEG), 15H.

Se o futebol é do povo, por que nem todos são bem-vindos em estádios e gramados? “Camisa Proibida” mostra o impacto da homofobia no esporte, tendo como ponto de partida a escolha de jogadores profissionais de não usarem a camisa 24.

 

AQUI É FLAMENGO

Dir. Rafael Luis Azevedo

Doc, 28 min, Brasil

23/11 (SEG), 19H. DISPONÍVEL ATÉ 25/11 (QUA), 19H.

Numa região remota do Ceará, um pequeno distrito compartilha o nome do clube de futebol mais popular do Brasil: Flamengo. Quem nasce lá em flamenguense, e quase todo flamenguense é flamenguista. Conferimos isso num dia de comoção local: a final da Libertadores de 2019.

 

AS PERNAS DO MARADONA (Ijrain Maradona)

Dir. Firas Khoury

Fic, 23 min, Alemanha/Palestina

21/11 (SÁB), 15H. DISPONÍVEL ATÉ 23/11 (SEG), 15H.

Em uma aldeia palestina durante a Copa do Mundo de 1990, os jovens irmãos Rafat e Fadel estão procurando por “Pernas de Maradona”, a última figurinha perdida do álbum da Copa. Eles vão superar os obstáculos e cumprir esta missão?

 

BIELSA,  O DEUS LOUCO DE LEEDS

Dir. Renato Senise

Doc,14 min, Brasil

22/11 (DOM), 15H. DISPONÍVEL ATÉ 24/11 (TER), 15H.

O homem que mudou a história de um clube. Marcelo Bielsa virou o herói do improvável retorno do Leeds à primeira divisão depois de 16 anos. Levou esperança para uma torcida, alegria para uma cidade. Muitos já o chamam de Deus no norte da Inglaterra. Do estilo de vida simples à dedicação fora do comum ao futebol. Da reforma em todas as instalações do Centro de Treinamentos à transformação de jogadores comuns em atletas de seleção. Casos engraçados e relatos emocionantes de pessoas que tiveram a vida impactada pelo treinador argentino.

 

CANCHA – DOMINGO É DIA DE JOGO

Dir. Welyton Crestani

Doc, 22 min, Brasil

22/11 (DOM), 19H. DISPONÍVEL ATÉ 24/11 (TER), 19H.

A movimentação começa cedo aos domingos na Vila Verde. É um dia de sol e tem muita gente na rua se organizando para não atrasar o almoço, “porque domingo é dia de jogo” na canchinha da Vila.

 

CANNIBALE CAFE

Dir. Rochele Zandavalli

Exp, 7 min, França/Brasil

24/11 (TER), 17H. DISPONÍVEL ATÉ 26/11 (QUI), 17H.

Colagem de impressões registradas durante estadia da diretora Rochele Zandavalli em Paris, que se transformou no testemunho afetivo da conquista do bicampeonato francês na Copa do Mundo, sobre a Croácia, em 15 de julho de 2018. A catarse coletiva é experimentada tanto dentro dos museus, quanto nas ruas. Estar em outro país é como trocar o filme da vida. Novos cenários, novos coadjuvantes, um outro destino possível. Podemos até mesmo encenar um novo personagem. Uma espécie de libertação temporária de si mesmo.

 

CATARSE

Dir. Daniel Brunet

Doc, 17 min, Brasil, 2019

21/11 (SÁB), 15H. DISPONÍVEL ATÉ 23/11 (SEG), 15H.

O documentário mostra o que a torcida do Flamengo sentiu nas horas que antecederam a conquista da Copa Libertadores, em Lima, em novembro de 2019. O filme entrevista torcedores que foram até a capital peruana ver o jogo e mostra o caldeirão de emoções que se formou no coração do rubro-negro.

 

CORAÇÃO MIGRANTE

Dir. Leonardo Amaral e Roberto Cotta

Fic, 22 min, Brasil

24/11 (TER), 13H. DISPONÍVEL ATÉ 26/11 (QUI), 13H.

Juninho sonha em ser jogador de futebol. Depois de viajar milhares de quilômetros, ele chega ao interior de Minas pra assinar contrato com o time local. Mas entre o sonho e a realidade existe um abismo.

 

DE AMANDO A PAULO ISIDORO

Dir. Ana do Carmo e Ariel Dibernaci

Doc, 5 min, Brasil

21/11 (SÁB), 19H. DISPONÍVEL ATÉ 23/11 (SEG), 19H.

Amando, ex-jogador famoso de futebol, viajou o mundo colecionando troféus. A vida aposenta Amando cedo, e sua única alternativa é passar a trabalhar como vigilante, cultivando seus dias de glória apenas na memória. Ele vive com seu filho, Gabriel, que carrega o sonho de ser jogador se inspirando no legado do pai. Passado, presente e possibilidades de futuro habitam o mesmo teto.

 

EU SOU DO NORTE

Dir. Cristiano Fukuyama, Edson de Lima e Luiz Nascimento

Doc, 16 min, Brasil

21/11 (SÁB), 19H. DISPONÍVEL ATÉ 23/11 (SEG), 19H.

A pandemia do coronavírus adiou planos e sonhos. Não foi diferente no esporte. Atletas se preparavam para conquistas almejadas por toda uma vida, mas tiveram de parar tudo, sem previsão de retorno à normalidade. O futebol feminino, porém, é uma das modalidades já acostumadas à adversidade. Os sonhos não se abalam facilmente.

“Eu sou do Norte” retrata a luta de mulheres que encontraram nos gramados um propósito de vida, que deixaram o próprio lar em busca de um sonho, que nos grandes centros se formaram como profissionais e que trazem a força do Norte como combustível para superar tudo, inclusive a pandemia.

 

FERMENTO

Dir. Carlos Eduardo Ceccon

Fic, 11 min, Brasil

21/11 (SÁB), 15H. DISPONÍVEL ATÉ 23/11 (SEG), 15H.

1999, sul do Brasil. Restando poucos minutos para o início de uma partida de futebol, duas crianças partem numa jornada repleta de adversidades para conseguirem assistir o jogo.

 

GRE-NAL DA AMÉRICA, O FILME

Dir. Ricardo Taves e Adriano Esteves

Doc, 25 min, Brasil

22/11 (DOM), 15H. DISPONÍVEL ATÉ 24/11 (TER), 15H.

Grêmio e Internacional dividem um protagonismo centenário no Rio Grande do Sul e no futebol sul-americano, mas faltava um capítulo primordial para deixar essa rivalidade ainda mais especial. No dia 12 de março de 2020, o Gre-Nal 424 entrou para a história como o primeiro clássico gaúcho válido pela CONMEBOL Libertadores.  A expectativa em torno do confronto inédito e como ele mexe com a rotina de colorados e tricolores é o enredo que conduz “Gre-Nal da América, O Filme”, que entra no universo particular da partida desde o início da semana do clássico até o apito final na Arena do Grêmio.

 

HÉCTOR MARTÍNEZ: A SOMBRA DE UMA CIDADE ABANDONADA (Héctor Martínez: Una Sombra en la ciudad)

Dir. Jamer Calvo

Doc, 13 min, Colômbia

23/11 (SEG), 19H. DISPONÍVEL ATÉ 25/11 (QUA), 19H.

Héctor Martínez, jogador de futebol veterano, cantor de música antilhana e cozinheiro tradicional, nos conta aspectos significativos de sua vida, o que nos aproxima da história popular da Cali da segunda metade do século XX, uma cidade em constante transformação que negligencia sua memória.

 

INTERVALO

Dir. Ludmila Curi

Fic, 15 min, Brasil

24/11 (TER), 17H. DISPONÍVEL ATÉ 26/11 (QUI), 17H.

Cazé, porteiro de um edifício da Zona Sul do Rio de Janeiro, fica preso com seu filho no terraço do prédio, durante um jogo de futebol.

 

JANDAIA – PAIXÃO PELO FUTEBOL RAIZ

Dir. Nícollas de Oliveira e Murilo Bernardes

Doc, 13 min, Brasil

21/11 (SÁB), 19H. DISPONÍVEL ATÉ 23/11 (SEG), 19H.

O bairro Jardim Jandaia, localizado na zona norte de Ribeirão Preto, interior de São Paulo, sempre foi associado ao tráfico de drogas e o alto índice de criminalidade. Entretanto, de alguns anos para cá, o futebol se tornou o grande chamariz da comunidade. Levando o nome do bairro, o time do Jandaia quebrou estereótipos e mudou a visão daqueles que não conheciam o lugar.

 

LARA – A SOLIDÃO DO GOL

Dir. Emerson Wiskow

Anima, 4 min, Brasil

24/11 (TER), 13H. DISPONÍVEL ATÉ 26/11 (QUI), 13H.

Homenagem ao lendário goleiro Eurico Lara, que há 100 anos, vestiu a camisa do Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense. Lara morreu com apenas 38 anos após ter disputado sua última partida.

 

MARINHO-DRIBLES DA MENTE, JOGO NO CORAÇÃO

Dir. Renan Damasceno e Ivan Drummond

Doc, 8 min, Brasil

21/11 (SÁB), 19H. DISPONÍVEL ATÉ 23/11 (SEG), 19H.

Revelado pelo Atlético-MG, na década de 1970, Marinho (1953-2020) viveu seu apogeu com a camisa do Bangu, onde se consagrou como o melhor jogador do Campeonato Brasileiro e chegou à Seleção Brasileira.

 

MEU AMIGO ALEMÃO

Dir. Paulo Junior

Doc, 18 min, Brasil

22/11 (DOM), 15H. DISPONÍVEL ATÉ 24/11 (TER), 15H.

Gerd Wenzel nasceu em Berlim, e ainda garoto chegou ao Brasil como refugiado da Alemanha Oriental. Aqui, foi pastor, se descobriu comentarista de futebol e, hoje, recuperou a militância social e política. Aos 75 anos, depois de fugir da Segunda Guerra, superar o nazismo, ser perseguido pela ditadura militar e nunca se cansar da luta pela liberdade… Gerd, um bom amigo, tem uma história a contar.

 

MOVIDO A FUTEBOL – A CAMPANHA

Dir. Rafael Dourado

Doc, 11 min, Brasil

22/11 (DOM), 19H. DISPONÍVEL ATÉ 24/11 (TER), 19H.

Evinho Bonfim teve paralisia cerebral espástica ao nascer. As dificuldades de mobilidade não o impediram de amar o futebol e o Milan. Foi assim que, aos 14 anos, ele fundou o Milan dos Coelhos. Há mais de duas décadas o projeto do treinador Evinho ajuda a mudar a realidade de crianças e jovens do bairro dos Coelhos, no Recife. O documentário mostra como um time de várzea sobrevive diante da falta de patrocínio e como o técnico é inserido na sociedade através do futebol.

 

NA MARCA DA CAL

Dir. Fábio Marcelino

Doc, 22 min, Brasil

24/11 (TER), 13H. DISPONÍVEL ATÉ 26/11 (QUI), 13H.

Para realizar o sonho de apitar jogos de futebol profissional, cerca de 300 árbitros do quadro da Federação Mineira de Futebol, atuam no circuito de competições do futebol de várzea de Belo Horizonte e região metropolitana. São homens e mulheres que, em busca de seus objetivos, se põem em movimento pelas cidades, atuando nos campos de terra batida, espaços comunitários de lazer e sociabilidade, vinculados a vilas e

favelas. Apesar da pressão e, em diversos casos, a violência, seguem trabalhando, driblando a poeira, marcando impedimentos, validando gols e legitimando resultados.

 

NÚMERO 10 (Numero10)

Dir. Florence  Bamba

Fic, 14 min, Brasil

24/11 (TER), 17H. DISPONÍVEL ATÉ 26/11 (QUI), 17H.

 

AWA é uma jovem francesa originária do Senegal. Ela é uma estudante de direito que pratica futebol regularmente com seus amigos vizinhos. Mas sua paixão não é do gosto de todos.

 

PEQUENA ÁREA GRANDE INFERNO (Área Chica Infierno Grande)

Dir. Mariano Biasin e Federico Marcello

Fic, 19 min, Argentina

22/11 (DOM), 19H. DISPONÍVEL ATÉ 24/11 (TER), 19H.

É um dia histórico para a cidade de Maipú. É a primeira vez que o time local de futebol chega à semifinal para um torneio nacional. Mas poucas horas antes da partida, o presidente do clube, recebe uma ligação com uma notícia dramática: O árbitro foi subornado pelo rival.

 

PEQUENOS GIGANTES: CONTRA TUDO E TODOS (Pequeños Gigantes: Contra Viento y Marea)

Dir. Leandro Eezquiel Cerdá

Anima, 5 min, Argentina

22/11 (DOM), 15H. DISPONÍVEL ATÉ 24/11 (TER), 15H.

Houve um tempo em que o Galatasaray era um time pequeno de futebol. Porém em 1911 enfrentou seu rival clássico, o Fenerbahçe, em uma partida histórica, jogando como visitante, com o time dizimado e sob forte tempestade. E saiu vitorioso contra todas as probabilidades.

 

PONTA NEGRA F.C.

Dir. Diego Mello, Igor França, João Pedro Castro, Rafael de Moura Machado

Doc, 21 min, Brasil, 2020. Class.12 anos

23/11 (SEG), 15H. DISPONÍVEL ATÉ 25/11 (QUA), 15H.

Ponta Negra F.C. mostra a campanha do time de futebol de areia de Ponta Negra durante o Fest Juá 2020, 20ª edição da Festa da Reserva Ecológica da Juatinga. Mais do que apenas acompanhar as partidas da equipe, o filme explora as relações entre o futebol e o cotidiano da região levantando questões sobre pertencimento e identidade caiçara.

 

SÃO CRISTÓVÃO – À SOMBRA DO PASSADO

Dir. Marx Braga

Doc, 13 min, Brasil

23/11 (SEG), 19H. DISPONÍVEL ATÉ 25/11 (QUA), 19H.

Já imaginou como é torcer para um time que não conquista um título há 94 anos? O São Cristóvão de Futebol e Regatas, berço de craques como Ronaldo Fenômeno, resiste contrariando todas as expectativas. Mais do que futebol, esse é um filme sobre amor.

 

SEGUNDA PELE

Dir. Luiz Fernando Gaio

Anima, 2 min, Brasil

23/11 (SEG), 15H. DISPONÍVEL ATÉ 25/11 (QUA), 15H.

Segunda Pele é uma homenagem à camisa rubro-negra e à maior torcida do mundo, em 90 segundos regulamentares. A camisa é a ligação do torcedor com o seu time, com a sua paixão. Essa animação conta um pouco da história desse manto sagrado que veste torcedores flamenguistas entre uma partida e outra.

 

SOMOS (Somos)

Dir. Maria Joana Figueiredo

Doc, 20 min, Portugal

24/11 (TER), 17H. DISPONÍVEL ATÉ 26/11 (QUI), 17H.

No desporto tudo é movimento; as imagens são produzidas para registar instantes que rapidamente deixarão de ser atuais. SOMOS justapõe imagens de alguns momentos vividos entre Janeiro a Dezembro 2019 neste eclético clube que é o Sporting. Se rapidamente as imagens passam a ser memória; a

memória elevar-se-á a identidade?

 

SPOKO – O TÉCNICO DE FUTEBOL CEGO (Spoko – The Blind Football Coach)

Dir. Win Steyler

Doc, 10 min, África do Sul

22/11 (DOM), 19H. DISPONÍVEL ATÉ 24/11 (TER), 19H.

Dumisani Ntombela nunca viu um estádio de futebol, porém treinou um time de futebol feminino para a Premier League. Perdeu seu financiamento e sua equipe, mas quer colocá-la de volta em campo.

 

TOCA PRA ELAS

Dir. Carolina Olídia

Doc, 13 min, Brasil

24/11 (TER), 17H. DISPONÍVEL ATÉ 26/11 (QUI), 17H.

Na região de Ilhéus e Itabuna na Bahia, como em todo o Brasil, meninas e mulheres batalham diariamente para jogar futebol, seja de forma amadora ou profissional. Através das falas de três mulheres de gerações diferentes, esse documentário mostra as dificuldades que se tem para praticar o esporte, os preconceitos, a falta de estrutura, a falta de apoio, o machismo, mas também mostra como o amor pelo futebol faz com que elas persistam na luta e que não desistam.

 

TRÊS CORES E OUTRAS MAIS

Dir. Frederico Franco e Rafael de Campos

Doc, 14 min, Brasil

22/11 (DOM), 15H. DISPONÍVEL ATÉ 24/11 (TER), 15H.

Serginho é um torcedor fervoroso. Desde os anos 70, frequenta estádios e luta contra os preconceitos com coragem.

 

UM DIA DE VÁRZEA

Dir. Renato Queiroz e Raphael Vieira

Doc, 8 min, Brasil

23/11 (SEG), 19H. DISPONÍVEL ATÉ 25/11 (QUA), 19H.

Nas periferias da cidade, o futebol respira e mobiliza as quebradas através da cultura e do esporte. O documentário da Companhia Bueiro Aberto mergulha no universo do futebol de várzea, sua história, seu folclore e a rivalidade do jogo.

 

VAI!

Dir. Bruno Christofoletti Barrenha

Doc, 20 min, Brasil/Alemanha

24/11 (TER), 13H. DISPONÍVEL ATÉ 26/11 (QUI), 13H.

O Corinthians passou 23 anos sem ganhar um título. Sua torcida, porém, só cresceu e se fez cada vez mais presente: tanto na vida do time, quanto na vida política do país.

 

ZANATA, FOTÓGRAFO DO CAMPO

Dir. Filipe Gama e Rogério Luiz Oliveira

Doc, 20 min, Brasil

23/11 (SEG), 15H. DISPONÍVEL ATÉ 25/11 (QUA), 15H.

Um fotógrafo, um campeonato, uma paixão. Documentário em preto e branco que sintetiza, por meio de sons e imagens, a trajetória de Zanata, homem que dedica sua vida ao registro de instantes de jogos de futebol. A narrativa é constituída a partir de fragmentos em que o personagem fotografa jogos de um campeonato da zona rural no interior da Bahia.

 

MOSTRA ESPECIAIS INFORMATIVAS

 

1) 50 ANOS DO TRI EM FOCO

50 ANOS DO TRI

Dir. Alexandre de Maio e Paulo Junior

Anima, 4 min, Brasil

25/11 (QUA), 15H. DISPONÍVEL ATÉ 27/11 (SEX), 17H.

O tricampeonato do Brasil na Copa do Mundo de 70 tem um lugar especial na história. Nos 50 anos desse título, colocamos a seleção no lugar mais alto das grandes memórias do futebol.

 

CLODOALDO, UM CORAÇÃO SANTISTA

Dir. Eduardo Silva

Doc, 31 min, Brasil

25/11 (QUA), 15H. DISPONÍVEL ATÉ 27/11 (SEX), 17H.

A trajetória do garoto simples que veio de Sergipe para Santos e encontrou no futebol a sua vocação. Amigos contam sua trajetória do futebol de várzea até a Vila Belmiro. O Rei Pelé lembra de como o menino Clodoaldo treinava duro e chegou a pedir para ele entrar com mais calma. Os parceiros do Tricampeonato mundial no México relembram a atuação de garra e personalidade do mais jovem jogador brasileiro na Copa de 70. Um passeio pela história de um dos jogadores mais importantes do futebol brasileiro e um dos mais queridos da história do Santos Futebol Clube.

 

TRÊS NO TRI

Dir. Eduardo Souza Lima

Doc, 15 min, Brasil

25/11 (QUA), 15H. DISPONÍVEL ATÉ 27/11 (SEX), 17H.

Copa do México, 1970: Pelé faz o gol da virada contra a Tchecoslováquia, ajudando a seleção brasileira rumo ao tricampeonato. Orlando Abrunhosa imortalizou o feito na foto mais reproduzida mundo afora, mas esta não é a sua única façanha.

 

2) 70 ANOS DO MARACANÃ EM FOCO

BARBOSA

Dir. Ana Luiza Azevedo e Jorge Furtado

Fic, 13 min, Brasil

25/11 (QUA), 21H. DISPONÍVEL ATÉ 27/11 (SEX), 17H.

Trinta e oito anos depois da Copa do Mundo 1950, um homem volta no tempo a fim de impedir o gol que derrotou o Brasil, destruiu seus sonhos de infância e fulminou a carreira do goleiro Barbosa.

 

GERAL

Dir. Anna Azevedo

Doc, 15 min, Brasil

25/11 (QUA), 21H. DISPONÍVEL ATÉ 27/11 (SEX), 17H.

O palco é a geral do estádio do Maracanã. Em cena, os torcedores conhecidos como geraldinos em espetáculo de êxtase, fúria, alegria e dor.

 

GERALDINOS

Dir. Pedro Asbeg e Renato Martins

Doc, 75 min, Brasil

25/11 (QUA), 21H. DISPONÍVEL ATÉ 27/11 (SEX), 17H.

O fim da Geral do Maracanã não é apenas mais uma derrota de um futebol que já não existe mais. É também o reflexo do processo de elitização e exclusão que o Rio de Janeiro atravessa.

 

ZAHY – UMA FÁBULA DO MARACANÃ

Dir. Felipe Bragança

Exp, 5 min, Brasil

25/11 (QUA), 21H. DISPONÍVEL ATÉ 27/11 (SEX), 17H.

Zahy Guajajara, 23 anos, é umas das líderes indígenas de uma aldeia ao lado do Maracanã, no antigo Museo do Índio, ameaçado de demolição, no Rio de Janeiro. O vídeo lança um novo olhar sobre o local onde vive.

 

3) ACESSIBILIDADE EM FOCO

LOUISE

Dir. Amanda Gomes, Andressa Fernandes, Nathanael Cruz

Anima, 5 min, Brasil

21/11 (SÁB), 13H. DISPONÍVEL ATÉ 27/11 (SEX), 17H.

Durante brincadeira de futebol de rua entre quatro garotos a bola cai próxima de Louise e Bia. Juca corre para recuperá-la, percebe a habilidade das duas garotas e as convida para brincar. Iago não aceita a participação delas, mas Louise não quer ficar fora do jogo.

 

JOÃO SALDANHA

Dir. André Iki Siqueira e Beto Macedo 

Doc, 97 min, Brasil

21/11 (SÁB), 11H. DISPONÍVEL ATÉ 27/11 (SEX), 17H.

Jogador, técnico, jornalista e polemista, João Saldanha (1917-1990) sempre foi bom de briga. A valentia que exibiu dentro de campo, no curto período em que foi jogador, levou-o a aceitar o posto de técnico do mesmo time, o Botafogo. Foi também um dos comentaristas esportivos mais temidos e polêmicos de seu tempo.

 

4) ESPN EM FOCO

A ÚLTIMA CARTADA DE MANGA

Dir. Marcelo Gomes

Doc, 56 min, Brasil

25/11 (QUA), 17H. DISPONÍVEL ATÉ 27/11 (SEX), 17H.

Haílton Corrêa de Arruda, mais conhecido como Manga, mantinha residência no Equador. O sonho dele e de sua esposa Maria Cecília Cisneros era voltar a viver no Brasil. No início do anúncio da pandemia, Manga chegou ao Brasil para ser homenageado por jogadores do Botafogo, encontrar com o filho único que não via há anos e se deparar com o convite transformador do ator Stepan Nercessian.

 

5) GERALDINOS & ARQUIBALDOS EM FOCO

A FAMÍLIA – 15 ANOS DO PENTA

Dir. Henrique Arcoverde e Plácido Berci

Doc, 50 min, Brasil

25/11 (QUA), 13H. DISPONÍVEL ATÉ 27/11 (SEX), 17H.

O documentário explora imagens de arquivo dos bastidores da seleção brasileira que conquistou o pentacampeonato mundial de futebol em 2002. Anos depois do título, jogadores, jornalistas e artistas são colocados frente a frente com os vídeos antigos e relembram os dias que passaram na Coréia do Sul e no Japão. ‘A Família’ se propõe a mostrar como pessoas simples e de origens tão diferentes formaram um time em que o principal segredo era o senso de coletividade.

 

LIMA DE JANEIRO – A CONQUISTA DO BI

Dir. João Ricardo Moreira

Doc, 25 min, Brasil

25/11 (QUA), 13H. DISPONÍVEL ATÉ 27/11 (SEX), 17H.

Milhares de flamenguistas invadiram Lima para apoiar o time na busca pelo bicampeonato da Libertadores. Vindos do Brasil e de diversas partes do mundo, os rubro-negros fizeram da capital peruana uma embaixada carioca durante a semana da final única contra o River Plate. O Soy Loco presenciou e registrou todos os bastidores deste novembro épico para o torcedor do Flamengo. Bem-vindos a Lima de Janeiro!

 

ONDE ESTIVER, ESTAREI

Dir. Pedro Asbeg

Doc, 21 min, Brasil

25/11 (QUA), 13H. DISPONÍVEL ATÉ 27/11 (SEX), 17H.

Testemunhas oculares do título da Libertadores de 1981, os amigos Francisco Moraes e Claudio Cruz se reencontraram em Lima no dia 23 de novembro de 2019 para assistir aquela que poderia ser a última chance de ver seu clube campeão continental. Assim como eles, milhares de torcedores decidiram, cada um a sua maneira, viajar até o Peru para ver a história ser escrita diante de seus olhos. “Onde estiver, estarei” é a história dessa odisseia rubro-negra.

 

POTENCIAL

Dir. Vitor Cardoso Pimenta

Fic, 13 min, Brasil

25/11 (QUA), 13H. DISPONÍVEL ATÉ 27/11 (SEX), 17H.

Atena é uma jovem que sonha em se tornar uma jogadora de futebol famosa para poder propagar sua visão política.

 

6) HOMENAGEM – FALCÃO 40 ANOS A.S.ROMA EM FOCO

PERGUNTE QUEM ERA FALCÃO (Chiedi Chi Era Falcao)

Dir. David Rossi

Doc, 87 min, Itália

26/11 (QUI), 19H. DISPONÍVEL ATÉ 29/11 (DOM), 19H.

10 de agosto de 1980. O dia que muda a história da Roma. O dia em que Paulo Roberto Falcão desembarca em Roma. As copas italianas, o título, a fi nal do campeonato. Tudo começa com ele, que muda a mentalidade do clube, que começa a pensar grande. Essa é a história do oitavo Rei de Roma, uma viagem da Itália para o Brasil que explica “Quem era Falcão”.

 

7) HOMENAGEM – MÉXICO EM FOCO

A BOLA DE OURO (El Balón de Oro)

Dir. Martín Valverde Watson

Fic, 10 min, México

24/11 (TER), 21H. DISPONÍVEL ATÉ 27/11 (SEX), 17H.

Neto e Mago são duas crianças de rua unidas por uma amizade e uma rivalidade naquilo que mais gostam: o futebol. Um dia o irmão mais velho de Neto rouba a bola, que pertence a Mago. A verdade sobre o que aconteceu com Neto marcará esta amizade para sempre.

 

COMO PODERIA NÃO TE AMAR (Cómo no te voy a querer)

Dir. Víctor Avelar

Fic, 82 min, México

24/11 (TER), 21H. DISPONÍVEL ATÉ 27/11 (SEX), 17H.

Hugo e Julia são universitários com diferentes sonhos e objetivos. Hugo deseja seguir com seu sonho de ser jogador de futebol profissional e jogar no time que ama: os Pumas. O jeito de ser de cada um fará com que trilhem caminhos diferentes.

 

8) MOSTRA DENTE DE LEITE

A BOLA ESPECIAL

Dir. Ralph Friedericks

Doc,17 min, Brasil

21/11 (SÁB), 11H. DISPONÍVEL ATÉ 27/11 (SEX), 17H.

 

Uma bola muito especial é roubada de maneira misteriosa.

 

A CULPA É DO NEYMAR

Dir. João Ademir

Fic, 11 min, Brasil

21/11 (SÁB), 11H. DISPONÍVEL ATÉ 27/11 (SEX), 17H.

Túlio, um típico garoto do subúrbio, passa a torcer pelo time do ídolo Neymar. Para seu pai, essa é uma traição imperdoável.

 

LOUISE

Dir. Amanda Gomes, Andressa Fernandes, Nathanael Cruz

Anima, 5 min, Brasil

21/11 (SÁB), 11H. DISPONÍVEL ATÉ 27/11 (SEX), 17H.

Durante brincadeira de futebol de rua entre quatro garotos a bola cai próxima de Louise e Bia. Juca corre para recuperá-la, percebe a habilidade das duas garotas e as convida para brincar. Iago não aceita a participação delas, mas Louise não quer ficar fora do jogo.

 

PARA TODES

Dir. Victor Hugo Soares, Samara Garcia e equipe de alunes da Escola Municipal Adalgisa Nery

Doc, 13 min, Brasil

21/11 (SÁB), 11H. DISPONÍVEL ATÉ 27/11 (SEX), 17H.

Futebol é para todes? Os alunes da Escola Municipal Adalgisa Nery, localizada no bairro de Santa Cruz, Rio de Janeiro, embarcam numa aventura para mostrar ao mundo que é necessário romper com muros visíveis e invisíveis. Estes acabam impossibilitando na maior parte das vezes pessoas com necessidades especiais, LGBT’S, mulheres e outros grupos de participarem de partidas de futebol. No linguajar deles, mesmo que a partida seja à brinca ou à vera, há uma intensa disputa para saber o vencedor.

 

TAPETE VERDE

Dir. Angelo Martins

Doc, 15 min, Brasil

21/11 (SÁB), 11H. DISPONÍVEL ATÉ 27/11 (SEX), 17H.

Jovens incentivados pelos pais, inspirados por grandes craques, e uma menina que tenta quebrar os paradigmas machistas do esporte em busca do sonho de ser jogador@s profissionais de futebol. A partir da tradicional peneira e da rotina de uma das personagens, a obra discute a motivação do sonho dos jovens, fruto da hereditariedade do esporte mais praticado do Brasil.

 

VAI QUE É TUA TAFARINHA

Dir. George Augusto

Fic, 5 min, Brasil

21/11 (SÁB), 11H. DISPONÍVEL ATÉ 27/11 (SEX), 17H.

Dois curumins desbravam o Rio Amazonas em uma canoa e durante o percurso encontram todo o material necessário para praticar o maior esporte do mundo.

 

9) MUSEU DA PELADA EM FOCO

DUPLA AFINADA: JAIRZINHO E MOACYR LUZ

Dir. Sergio Pugliese

Doc, 12 min, Brasil

23/11 (SEG), 13H. DISPONÍVEL ATÉ 27/11 (SEX), 17H.

Todo jogador sonha em ser cantor e vice-versa. A frase mais do que batida é pura realidade, mas quando junta um craque da bola e um fenômeno da música, não tem jeito, dá samba. Literalmente!

 

HERÓIS DO TRI

Dir. Sergio Pugliese

Doc, 42 min, Brasil

23/11 (SEG), 13H. DISPONÍVEL ATÉ 27/11 (SEX), 17H.

Com uma “coleção” de camisas 10 no elenco, Zagallo teve que se virar para encaixar tantos craques juntos e o resultado não poderia ser melhor: 17 dos 19 gols na Copa do Mundo de 1970 foram marcados por integrantes do histórico quinteto (Pelé, Gerson, Tostão, Rivellino e Jairzinho) e o desfecho foi uma sonora goleada na decisão contra a Itália. Com detalhes minuciosos daquela conquista, esta resenha do Museu da Pelada com as feras de 70 relembra lances, bastidores e muito mais!

 

O ROUBO DA TAÇA

Dir. Sergio Pugliese

Doc, 12 min, Brasil

23/11 (SEG), 13H. DISPONÍVEL ATÉ 27/11 (SEX), 17H.

O livro “O Roubo da Taça – Preconceito, Tortura, Extorsão”, do jornalista carioca Wilson Aquino, autor de “Acima de Tudo Rubro-Negro, o Álbum de Jayme de Carvalho” (2007) e “Verão da Lata” (2012), narra o lendário roubo da Jules Rimet, episódio que marcou a crônica policial brasileira e se perdeu na memória com o tempo. Sergio Pugliese e Wilson Aquino abrem o jogo numa resenha sobre o este crime que abalou o Brasil e o mundo.

 

10) MUSEU DO FUTEBOL PELÉ 80 EM FOCO

PELÉ: O REI DESCONHECIDO

Dir. Ernesto Rodrigues

Doc, 38 min, Brasil

21/11 (SÁB), 20H. DISPONÍVEL ATÉ 27/11 (SEX), 17H.

Histórias surpreendentes, preservadas em arquivos estrangeiros, da estreia do menino prodígio na copa de 58 até a despedida em Nova Iorque, com flagrantes de Pelé em campo e fora das “quatro linhas” filmados por estrangeiros no Brasil, na Europa, nas Américas e na Oceania.

 

SUPERSTIÇÃO E FUTEBOL

Dir. Sylvio Lanna

Doc, 10 min, Brasil

21/11 (SÁB), 20H. DISPONÍVEL ATÉ 27/11 (SEX), 17H.

Documentário sobre as crenças de caráter religioso ligadas ao futebol. Superstição e Futebol, como documentário, é antes de tudo um fato, uma constatação. Eufórico na mesma medida do fato que é força. Não nos interessou a análise, a origem, o porquê, mas tão somente o fenômeno, tal qual se expressa, como significado para todo um povo. Chave talvez de muitas compreensões, encontrei nessa colagem a certeza da crença, da esperança e principalmente da força: o fato de constituir-se em linguagem nova, porta-voz bruto, de alguma coisa que não pode ser vivida separadamente – texto extraído do catálogo do Festival de Manaus, AM, 1970. Fonte: Luiz Zanin Oricchio, livro Fome de Bola, Cinema e Futebol no Brasil.

 

11) PERNAMBUCO EM FOCO

A COPA DO MUNDO NO RECIFE

Dir. Kleber Mendonça Filho

Doc, 15 min, Brasil

22/11 (DOM), 13H. DISPONÍVEL ATÉ 27/11 (SEX), 17H.

O registro da passagem da Copa do Mundo na cidade do Recife. A cidade como pano de fundo para uma festa de alegria e tensão, esportiva e política, uma experiência feliz, mas repleta das contradições que fazem o Brasil ser o Brasil.

 

O POETA AMERICANO

Dir. Lírio Ferreira

Exp, 10 min, Brasil

22/11 (DOM), 13H. DISPONÍVEL ATÉ 27/11 (SEX), 17H.

O menino corre atrás da bola. O operário constrói sonhos concretos entre prédios e peladas num campo de várzea do Recife. O poeta recebe a palavra bola, dá um traço literal e faz um gol imaginário nesse filme sobre futebol, paixão e poesia. O América de João Cabral vai além das quatro linhas do campo ou do papel, transcende o tempo e o campo; refresca a memória para o fato de que o amor pelo futebol não será volátil nem efêmero, nem na derrota, nem na vitória.

 

UM ARTILHEIRO NO MEU CORAÇÃO

Dir. Mellyna Reis, Diego Trajano, Lucas Fitipaldi

Doc, 25 min, Brasil

22/11 (DOM), 13H. DISPONÍVEL ATÉ 27/11 (SEX), 17H.

O homem que poderia ter sido o primeiro herói do futebol brasileiro está hoje esquecido. Trajetória do pernambucano Ademir Marques de Menezes, o Queixada, até seu sucesso como grande artilheiro do Sport, Fluminense, Vasco e Seleção Brasileira nas décadas de 1940 e 1950 é a base do enredo do documentário. O título é homônimo ao de uma crônica de Armando Nogueira dos anos 1980.

 

12) SÉRIE EM FOCO

DONAS DO BABA

EPISÓDIO 1: TORCEDORAS / EPISÓDIO 2: JORNALISTAS / EPISÓDIO 3: SONHOS

Dir. Tais Bichara e Rodrigo Luna

Doc, 26 min, Brasil

25/11 (QUA), 19H. DISPONÍVEL ATÉ 27/11 (SEX), 17H.

Série documental que traz histórias e rotinas de mulheres que tem diferentes relações com o futebol. “Baba” é uma expressão popular baiana que se refere a uma partida informal.


Programação completa:
www.cinefoot.org

 

CINEFOT 11

20 A 27 DE NOVEMBRO

ONLINE E GRATUITO PARA TODO O BRASIL

PARA ASSISTIR, CADASTRE-SE EM WWW.INNSAEI.TV

CONECTADOS PELA MAGIA DO CINEMA DE FUTEBOL