“CINEMA E LOUCURA”. NO CASO, LITERALMENTE.

Por Celso Sabadin.
 
Todos nós, cinéfilos, costumamos dizer que somos “loucos por cinema”. O psiquiatra Elie Cheniaux e o Psicólogo Jesus Landeira-Fernandez foram bem mais além, e decidiram “catalogar” todas essas loucuras cinematográficas.
Por exemplo, o que poderiam ter em comum os filmes “Janela Indiscreta”, “Clube da Luta”, “…E o Vento Levou” e “Zelig”? Eles são apenas quatro entre os 184 longas metragens listados, organizados, classificados e comentados no livro “Cinema e Loucura – Conhecendo os Transtornos Mentais Através dos Filmes”, de Elie Cheniaux e Jesus Landeira-Fernandez, lançado pela Artmed Editora.
 
Como o título já diz, os autores se utilizam da linguagem universal do cinema para exemplificar e debater os mais variados tipos de transtornos mentais cognitivos, psicóticos, dissociativos e sexuais, da anorexia nervosa à agorafobia, da demência à somatização, passando por esquizofrenia, delirium, bulimia e muitos outros em suas quase 300 páginas..
 
A tarefa é pioneira: usar personagens da tela para auxiliar o leitor a compreender os mecanismos dos transtornos mentais, criando uma obra de interesse não apenas aos estudantes de saúde mental, mas a todos os fãs de cinema. Os personagens são mostrados como exemplos clínicos dos transtornos mentais, e tudo é escrito de forma simples e direta, de forma a interessar também aos leigos.
 
Os autores
 
Elie Cheniaux é psiquiatra, mestre e doutor em psiquiatria, psicanálise e saúde mental pela UFRJ; pós-doutor pela COPPE/UFRJ e PUC-Rio; membro licenciado da Sociedade Psicanalítica do Rio de Janeiro.
 
Jesus Landeira-Fernandez é mestre em Psicologia Experimental pela USP e doutor em Neurociência Comportamental pela UCLA.