CINEMATECA APRESENTA MOSTRA DE CLÁSSICOS E RAROS DO NOSSO CINEMA.

A Cinemateca Brasileira volta a firmar parceria com o Centro Cultural Banco do Brasil para apresentar a segunda edição da mostra CLÁSSICOS & RAROS DO NOSSO CINEMA.

Realizada pela primeira vez em dezembro de 2007 e janeiro de 2008, em São Paulo, a mostra oferece uma visão diferenciada do cinema brasileiro, jogando luz sobre suas diversas tendências, momentos históricos, gêneros e experiências de produção. A programação reúne desde recordistas de bilheteria a filmes de invenção, passando também por produções populares – comédias eróticas, filmes de terror, policiais e faroestes – muitas das quais não encontram as telas desde a época de seus lançamentos. A maioria dos títulos programados será apresentada em cópias novas especialmente confeccionadas para a ocasião.

Neste contexto, serão exibidos clássicos como A filha do advogado (1926), de Jota Soares, produção silenciosa do Ciclo do Recife, Cala a boca Etelvina (1958), de Eurides Ramos, chanchada com Dercy Gonçalves, A grande feira (1961), de Roberto Pires, diretor pioneiro do cinema baiano, e A mulher de todos (1969), com Helena Ignez no papel da vampiresca Angela Carne e Osso. Pérolas do cinema popular paulista como Gregório 38 (1969), de Alex Prado, clássico do western feijoada, o policial Os desclassificados (1972), de Clery Cunha, o horror erótico Ninfas diabólicas (1978), de John Doo, e Damas do prazer (1979), de Antonio Meliande, obra-prima do cinema da Boca, fazem parte também da programação.

Dentre as raridades que compõem a mostra, destacam-se Preço de um desejo (1952), melodrama criminal dirigido por Aloisio T. de Carvalho, E a paz volta a reinar (1955), de Yoshisuke Sato, filme que joga luz sobre um capítulo obscuro da história da colônia japonesa no Brasil, Juventude sem amanhã (1959), de Elzevir Pereira da Silva e João Cézar Galvão, um retrato das práticas criminosas da chamada juventude transviada em Copacabana, e É Simonal (1970), de Domingos Oliveira, insólita comédia musical embalada pelo sucesso do cantor Wilson Simonal nos anos 70.

Para as crianças, a mostra CLÁSSICOS & RAROS DO NOSSO CINEMA – 2ª EDIÇÃO apresenta o curta Macaco feio… macaco bonito… (1929), de Luiz Seel, uma das primeiras animações feitas no Brasil, em programa duplo com O Saci (1953), de Rodolfo Nanni, adaptação da obra de Monteiro Lobato para as telas.

A mostra contará ainda com uma série encontros com os cineastas e atores que assinam as produções escolhidas. O espectador terá a oportunidade de conversar com os cineastas Alex Prado, Aloisio T. de Carvalho, Carlos Reichenbach, Clery Cunha, Guilherme de Almeida Prado e Rodolfo Nanni, com as atrizes Helena Ignez e Patrícia Scalvi e ainda com os músicos Max de Castro e Wilson Simoninha.

Em 2010, o projeto expande seu circuito de exibição, chegando também aos centros culturais do Rio de Janeiro e Brasília.

CINEMATECA BRASILEIRA
Largo Senador Raul Cardoso, 207
próxima ao Metrô Vila Mariana
Informações: (11) 3512-6111 (ramal 215)
Ingressos: R$ 8,00 (inteira) / R$ 4,00 (meia-entrada)
Atenção: estudantes do Ensino Fundamental e Médio de escolas públicas têm direito à entrada gratuita mediante a apresentação da carteirinha.

Confira a programação em: http://www.cinemateca.gov.br/