CINEMATECA CELEBRA O CENTENÁRIO DE NELSON RODRIGUES.

A Cinemateca Brasileira celebra no mês de novembro o centenário de nascimento do escritor e dramaturgo Nelson Rodrigues (1912-1980). A mostra homenageia a obra de um dos maiores autores do teatro moderno brasileiro, apresentando algumas das mais célebres adaptações de folhetins, contos e peças de Nelson Rodrigues para as telas. A programação é composta por, entre outros títulos, “Meu Destino é Pecar” de Manuel Peluffo, primeiro filme adaptado de um texto do escritor, “Bonitinha, Mas Ordinária”, versão de J. P. de Carvalho para a homônima tragédia carioca, estrelada por Jece Valadão, Odete Lara e Ambrósio Fregolente, e “Engraçadinha Depois dos Trinta”, de J. B. Tanko, adaptação da segunda parte de Asfalto Selvagem, folhetim publicado no jornal Última Hora entre 1959 e 1960. Raridade para o público de hoje, “Engraçadinha Depois dos Trinta” será exibido em nova cópia 35mm confeccionada pela Cinemateca.
Outras produções dos anos 1960 também marcam presença como “O Beijo”, de Flávio Tambellini, versão expressionista para a peça O beijo no asfalto, e “A Falecida”, primeiro longa do cineasta Leon Hirszman, e primeiro papel da atriz Fernanda Montenegro no cinema. Dois dos maiores clássicos da filmografia de Nelson Rodrigues, “O Casamento” e “Toda Nudez Será Castigada”, de Arnaldo Jabor, também serão projetados em novas cópias 35mm. Baseado no romance homônimo censurado pelos militares, “O Casamento” traz o ator Paulo Porto no papel de um pai de família apaixonado pela filha, mote para uma sucessão de tragédias bem ao gosto do escritor. “Toda Nudez Será Castigada” traz novamente Paulo Porto, agora ao lado da atriz Darlene Glória, na pele de um viúvo cindido pelo desejo sexual e pela culpa. “Toda Nudez” foi premiado com o Urso de Prata no Festival de Berlim de 1973..
Versões e adaptações recentes de contos e peças de Nelson Rodrigues também integram a retrospectiva como “A Serpente”, de Alberto Magno, nunca lançado comercialmente nos cinemas, “Gêmeas”, de Andrucha Waddington, com a atriz Fernanda Torres, e “Traição: 3 histórias de Nelson Rodrigues”, de Arthur Fontes, Claudio Torres e José Henrique Fonseca, produção baseada em contos do dramaturgo.

CINEMATECA BRASILEIRA
Largo Senador Raul Cardoso, 207
próxima ao Metrô Vila Mariana
Outras informações: (11) 3512-6111 (ramal 215)
www.cinemateca.gov.br
Ingressos: R$ 8,00 (inteira) / R$ 4,00 (meia-entrada)
Atenção: estudantes do Ensino Fundamental e Médio de escolas públicas têm direito à entrada gratuita mediante a apresentação da carteirinha.