CINEMÓVEL LEVA CINEMA BRASILEIRO GRATUITAMENTE AO INTERIOR DO PAÍS.

O Espírito Santo foi o Estado escolhido como ponto de partida de mais uma edição do Cinemóvel – Mostra Itinerante de Filmes Nacionais John Deere. O projeto leva cinema brasileiro a 33 cidades de três estados nos próximos seis meses. O objetivo é levar atrações culturais de qualidade a públicos, preferencialmente crianças, que normalmente tem dificuldade de acesso a esse tipo de lazer.Além do Espírito Santo, o projeto vai passar por Minas Gerais e São Paulo. As sessões são gratuitas.

No Cinemóvel John Deere, o cinema pega a estrada. As sessões ocorrem em uma sala escura especial – climatizada, com 30 confortáveis poltronas, espaço para cadeirantes, sistema de som e telão de 120 polegadas -, montada na carroceria de um caminhão que estaciona em praças, vizinhanças de escolas e outros espaços públicos de fácil acesso para a população. Assim, as crianças são maioria, mas a plateia do projeto inclui ainda clubes de terceira idade e APAES.

O motorista Luiz Back participou do projeto em anos anteriores, quando a atração percorreu estados das regiões Norte, Centro Oeste, Nordeste, Sul e Sudeste. “Muitas vezes enfrentamos estradas esburacadas nos deslocamentos necessários para chegar a cidades de áreas mais afastadas. Mas dá grande satisfação oferecer essa opção de diversão em locais onde o cinema ainda é passatempo raro”. O produtor cultural Márcio Barcellos acompanha todas as sessões e concorda: “Em algumas sessões recebemos pessoas idosas que nunca tinham assistido a um filme na tela grande”.

Esse é o quinto ano do projeto. Em 2013 o caminhão percorreu 32 cidades e atendeu um público de 10.138 pessoas. Na edição 2014 estão programadas 350 sessões, com 10.500 lugares ofertados.

A Mostra Itinerante de Filmes Nacionais John Deere faz parte do Projeto Gira Brasil que está em seu quinto ano de execução. Nesse período, o caminhão cinema visitou 312 cidades de todas as regiões do país, atendendo diretamente mais de 98 mil pessoas. A proponente do projeto é a Magma Cultura e a patrocinadora, a Fundação John Deere, através da Lei Rouanet de Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura.