CINERAMA.BC 2015 ABRE INSCRIÇÕES.

Pelo quinto ano consecutivo, festival ocupa cinemas e praças de Balneário Camboriú. Interessados em participar podem se inscrever até 28.02

De 29.05 a 04.06, Santa Catarina recebe a 5ª edição do CINERAMA.BC, Festival Internacional de Cinema em Balneário Camboriú, que começa a se consagrar no calendário dos festivais. Durante uma semana, o público terá acesso a produções inéditas no país, de longas e curtas-metragens, além de trabalhos audiovisuais diversos.

Até 28.02, o Festival recebe inscrições de produções para as mostras da Competição Oficial (composta por curtas e longas-metragens inéditos no Brasil), CINERAMA.BC Vivo (que reúne trabalhos audiovisuais variados) e para Mostra Catarina (focada em curtas-metragens relacionados ao estado de Santa Catarina por origem do elenco, direção ou produção, locações na região ou tema do filme).

Mais informações e formulários no site cineramabc.wordpress.com/festival/.

“A cada ano, o CINERAMA.BC dá mais visibilidade aos filmes selecionados. O festival também convida realizadores e profissionais da indústria audiovisual a interagirem com o público, o que proporciona uma verdadeira imersão no mundo do cinema”, afirma André Gevaerd, diretor do festival. Para a curadora Barbara Sturm, o objetivo é “mostrar diferentes formas de sensibilidade em ficções e documentários nacionais e internacionais de diretores consolidados ou estreantes que fazem sua première durante o festival”.

O FESTIVAL – O CINERAMA.BC é realizado anualmente em Balneário Camboriú, em Santa Catarina.  Durante cerca de uma semana, o cinema invade as ruas e salas da cidade, como o Cine Itália – uma sala de cinema de rua com capacidade para 700 pessoas – e a Praça Almirante Tamandaré, um espaço adaptado para 500 pessoas, entre outros endereços. Essa combinação transforma a cidade numa arena de projeção e discussão de obras audiovisuais, formação de público e de novos profissionais. A COMPETIÇÃO OFICIAL exibe premières de filmes nacionais e internacionais, de ficção e documentário. Os melhores filmes serão premiados com a Coruja de Ouro pelo Júri Oficial, Crítica e Público.

Além da Competição Oficial, o festival leva ao púbico o CINERAMA.BC VIVO, com novas formas de produzir e exibir audiovisual; a MOSTRA CATARINA, para filmes produzidos em Santa Catarina ou por artistas catarinenses; a RESIDÊNCIA CINERAMA.BC, que permite uma verdadeira imersão no mundo do cinema por meio de oficinas, palestras e debates sobre a sétima arte, o FOCO PAÍS, que apresenta o cinema de um país diferente, o ENCONTRO DE COPRODUÇÃO, que aproxima produtores de todo o mundo, e a SESSÃO CORUJINHA, com filmes voltados para o público infantil. Em quatro anos, importantes convidados marcaram presença e tiveram contato direto com o público. Passaram pelo festival personalidades como os atores Bianca Byington, Paula Braun, Djin Sganzerla, Christiane Tricerri e Ivo Muller, os diretores Frederike Jehn, Helene Klotz, Hanna Doose, Beto Brant, Renato Ciasca, Sérgio Machado, Rubens Velloso, Marcos Azevedo, Patrícia Moran, Francisco Garcia, Chico Faganello, o artista Hans Op de Beeck, os produtores David Schurmann e Sara Silveira, o crítico e escritor Jean-Claude Bernardet, entre muitos outros.

Mais informações no site cineramabc.wordpress.com