CINESESC TAMBÉM HOMENAGEIA (O CINEMA) COMUNISTA.

Programação traz o inédito Vladivostok, lançado na Rússia em dezembro de 2021, além de homenagens a Fyodor Dostoievski, Yuri Ozerov e Vladimir Menshov.

Dezesseis longas metragens compõem a programação da 8ª edição da Mostra Mosfilm de Cinema Soviético e Russo, que acontecerá este ano entre os dias 10 e 23/03, no CineSesc, em São Paulo.

Vladivostok (2021), último lançamento do Estúdio Mosfilm nos cinemas, é o filme de abertura da Mostra. Dirigido por Anton Bormatov e com roteiro e produção executiva de Karen Shakhnazarov, diretor geral do estúdio, o longa é um thriller dramático e contemporâneo.

Duas datas importantíssimas para a cultura e o cinema mundiais serão celebradas na nossa programação: o aniversário de 200 anos do grande escritor russo Fyodor Dostoievski, um dos maiores romancistas e pensadores da história da literatura, e os 100 anos do premiado diretor e roteirista Yuri Ozerov, realizador de mais de 20 filmes, entre documentários e longas metragens.

O Idiota, dirigido pelo consagrado Ivan Pyryev e lançado em 1958, é baseado na primeira parte do romance de Dostoievski, e destaca-se pela fidelidade ao texto original e pela atuação de Yuri Yakovlev, ator que ganhou destaque internacional justamente por conta da repercussão do filme.

 De Yuri Ozerov, está na programação a série Libertação, de 5 filmes, completa. Recentemente restaurado pelo Estúdio Mosfilm em 4K, o épico é considerado uma referência entre os filmes de guerra, e é uma coprodução da União Soviético com Itália, Alemanha Oriental, Iugoslávia e Polônia. Ozerov o concebeu entre 1967 e 1971, retratando os momentos mais importantes da Segunda Guerra Mundial: a batalha de Kursk, a travessia do Dnieper, a libertação de Kiev, a conferência de Teerã, as intensas batalhas por Berlim e a tomada do Reichstag, a rendição da Alemanha nazista e a conferência dos chefes da coalizão anti-Hitler em Yalta.

O ator e diretor Vladimir Menshov, famoso por sua representação do homem comum russo e da vida da classe trabalhadora em seus longas, também será homenageado na programação, com exibições de dois filmes: a comédia romântica Amor e Pombos (1984), um dos filmes mais queridos de todos os tempos pelo povo russo, e o drama Moscou Não Acredita em Lágrimas (1979), vencedor do Oscar de Melhor Filme Estrangeiro em 1981. Menshov faleceu em julho último, aos 81 anos, por complicações da Covid-19.

No sábado, 12/03, às 17h, teremos uma exibição especial do filme Rua Mercantil Nº 3 (1927), do diretor Abraham Room, considerado uma das obras primas do cinema silencioso soviético. O longa será exibido com trilha sonora composta e executada ao vivo pela pianista Dudah Lopes.

 Completam a programação: Uma Banda Divertida (1934), de Grigory Aleksandrov com música de Isaac Dunaevsky; Ilia Muromets (1956), do mestre da fantasia e dos efeitos especiais, Aleksandr Ptushko; Andrei Rublev (1966), de Andrei Tarkovsky; Os Ciganos Vão Para o Céu (1976), de Emil Loteanu, recentemente restaurado em 4K; o drama autobiográfico Os Órfãos (1977), de Nikolai Gubenko, e Enfermaria Nº 6 (2009), de Karen Shakhnazarov, com roteiro baseado no romance de Anton Chekhov.

A Mostra é uma realização do Centro Popular de Cultura da União Municipal dos Estudantes Secundaristas de São Paulo (CPC-UMES), em parceria com o CineSesc São Paulo e a Embaixada da Rússia no Brasil. Dos 16 filmes da programação deste ano, 9 estão em 4K, sendo 8 recentemente restaurados, além do lançamento, Vladivostok (2021), e todas as exibições serão no formato DCP.

8ª Mostra Mosfilm de Cinema Soviético e Russo

De 09/03 a 23/03/22

Local de exibição:

CineSesc São Paulo

  1. Augusta, 2075 – Cerqueira César, São Paulo – SP

Telefone: (11) 3087-0500

Ingressos: R$ 20,00 (inteira) e R$ 10,00 (meia entrada)